sábado, 5 de março de 2011

Diferenças entre o sábio e um tolo!

O coração do homem sábio controla suas palavras e transforma esse homem num ótimo professor e conselheiro. Pv 16:23

O tolo acha sempre que sabe tudo, por isso nada mais aprende. Acredita que chegou ao fim de todo o saber. Contudo, ao sábio nem tal coisa lhe passa pela cabeça! Aprende porque acha desde logo que não sabe nada.


O tolo promete o que não pode, pois acha que sabe aquilo que nunca aprendeu. O sábio faz mais do que promete porque está apto a fazer mais do aquilo que acha que sabe. Ele sabe mais e melhor do que aquilo que acha que sabe.

O tolo não acha que seja tolo como o sábio nunca se acha sábio.
O tolo diverte-se com a fantasia – o sábio abomina tal coisa.

O tolo não pode perder porque a derrota é sempre traumatizante para ele – o sábio perde dignamente porque acha isso algo normal entre as lições que precisa aprender para fazer melhor.

Onde qualquer tolo entra em desespero, o sábio se encoraja; onde o tolo se encoraja, o sábio fica sem quieto.

O tolo não sabe ganhar, pois o sucesso sobe-lhe facilmente à cabeça. Ele até com a tolice se ensoberbece – o sábio nem se congratula quando vence (antes agradece), pois está acostumado a vencer.

O tolo é inteligente, apenas não usa os recursos que tem – o sábio até pode ser menos bafejado pela inteligência, mas, sabe fazer uso de tudo o que tem.

A tolice nunca é sábia – a sabedoria nunca é tola. O sábio nunca será tolo mesmo quando parece que é. O tolo nunca será sábio - só deixando de ser tolo desde a profundeza de seu íntimo.

O tolo nunca se contenta mesmo tendo mais do que necessita, pois não existe satisfação para a tolice. O sábio fica satisfeito até com menos do que necessita, pois tenha muito ou pouco será sempre um bom administrador de recursos e a sua conduta e procedimento natural é administrar e não possuir. O tolo quer apoderar-se e o sábio acha que é apenas mordomo.
Por José Mateus

Fonte da Imagem: www.BancodeImagenesGratuitas.com
Posatdo por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/