A nossa atitude com a Palavra determinará o futuro dela em nossas vidas!

07:00 Irismar Oliveira 30 Comments

Um semeador saiu a semear a sua semente. A semente é a palavra de Deus. Lc 8; 5,11


A nossa atitude com a Palavra determinará o futuro dela em nossas vidas!

Por Irismar Santos
Você já parou para pensar nas centenas de pessoas espalhadas pelo mundo que ouvem a Palavra de Deus e que ela não produz a mesma essência em todas elas? Ouvem, mas continuam do mesmo jeito?  Em Lucas 8:9-15 Jesus falou da parábola do semeador que saiu a semear e explicou que os solos eram os corações e a semente era a Palavra de Deus, chamam a minha atenção nessa passagem é que Jesus fala apenas de uma semente e quatro tipos de solos e não de solos iguais e sementes diferentes,  Ele diz que quatro tipos de solos receberam a mesma semente (ouviram), mas somente um solo produziu. 

Se ele não falou de solos e sementes iguais, mais de uma semente e quatro tipo de solos, ele quer nos transmitir algo aqui e o que vejo é que ele está mostrando o valor da nossa atitude com a Palavra lançada aos nossos corações, está ensinando que há uma responsabilidade muito grande por nossa parte com aquilo que ouvimos, podemos ver isso com os quatros corações, eles ouviram a mesma mensagem, mas somente um coração foi capaz de produzir, o Senhor  está falando das nossas atitudes com aquilo que ele fala. Quando ouvirmos a Palavra precisamos segurar firme o que Deus nos falou, pois as nossas atitudes com a Palavra lançada aos nossos corações é que vai determinar o futuro da (semente) em nossas vidas. 

Solo: As sementes foram lançadas e elas caíram à beira do caminho e foi pisoteada e rapidamente foram devoradas pelas aves que representavam o diabo. A versão King James diz: E o diabo chega e tira a Palavra do coração deles, para que não venha a crer. Esse coração ouviu a palavra, mas era um solo duro e conseqüentemente vulnerável ao assalto, o diabo trabalha para que o homem não creia e seja salvo. Você já imaginou o diabo diante do teu coração tirando o que Deus falou? Precisamos rever o que estamos fazendo com a semente que é lançada aos nossos corações, O que temos feito com o que Deus tem falado? Temos feito pouco caso? Muitos quando estão ouvindo a palavra desprezam o que Deus esta falando, outros dizem: eu já sei isso, outros dizem nem TUDO que está na bíblia é verdadeiro e não percebem que naquele exato momento o diabo está roubando o que Deus falou. È vigiar a palavra a nós falada, pois satanás sabe que se a palavra cair em nossos corações vai trazer libertação, salvação, cura e alegria.

Solo: Esse solo conseguiu avançar um nível do primeiro, a semente aqui caiu e germinou, mas logo secou por não haver umidade suficiente. Esse solo cheio de pedras representa aqueles que têm prazer em ouvir a Palavra, mas de alguma forma a mensagem realmente nunca chega a eles; não deita a raiz nem cresce. Sabem que a mensagem é verdadeira, e crêem um pouco durante algum tempo; mas quando sopram os ventos fortes da perseguição, perdem o interesse. Esse coração apesar de ouvir com alegria não confia totalmente, pois guarda a pedra da incredulidade coberta com uma fina camada de fé. Há momentos em que as lutas, as provações parecem ser maiores do que as promessas que Deus nos prometeu, lembrem-se, a Palavra é como uma semente, ela precisa cair na terra, criar raiz.  Uma coisa que percebo é que a provação é o meio para a nossa fé criar raiz. Para a palavra permanece é preciso que a essa rocha de incredulidade seja quebrada para a semente ser liberada.

Solo: As que caíram entre os espinhos representa aqueles que ouvem e crêem nas palavras de Deus, mas que têm depois a fé sufocada pela preocupação, pelas riquezas, responsabilidades e prazeres da vida, esse solo também ouviu e recebeu, mas com o tempo foi sufocada. Percebemos que nesse solo a semente alcançou um terceiro estágio das duas primeiras e com isso demorou uma pouco mais sobre a terra, mas não foi suficiente para amadurecer, Deus fala aos nossos corações através da sua palavra, então os dias vão se passando, os meses e até anos e com eles vêm às preocupações da vida, o desejo de ter, os prazeres da vida que vão sufocando e não permitem que a palavra amadureça para dar seus frutos.

Solo:  O quarto e ultimo solo além de ouvir a palavra, teve a atitude que determinou o sucesso da semente, ele ouviu e a reteve, a definição de reter é guardar, conservar, não se desfazer de, segurar; não soltar, se tivermos uma boa atitude diante do que Deus fala, iremos experimentar o poder gerador que há nessa semente, e esse poder irá produzir o fruto que tem que é vida de Deus. Jesus disse que essa terra produziu e teve uma colheita com perseverança. Uma coisa que aprendi aqui é que o alvo de Deus para os seus filhos é uma colheita abundante e constante, Deus não que seus filhos dando frutos uma única vez na vida, Jesus disse que quando damos frutos o Pai é glorificado João 15. 8.  Lembrem-se os quatros tiveram a mesma oportunidade de ouvir, mas somente um teve a atitude correta: Ouviu, segurou e depois produziu com perseverança. Isso é tremendo, que o Senhor Deus possa encontrar nesses últimos dias corações que tenham atitudes da boa e generosa terra, o nosso coração é o solo, então que ele seja a boa terra.

Uma coisa que podemos aprender nessa passagem é que a semente ao ser lançada, precisa permanecer no solo dos nossos corações em constante vigília, até criar raiz, para amadurecer e assim produzir frutos, pois ela precisa chegar ao completo desenvolvimento para o qual ela foi criada. Em Hebreus 4:12 diz que a palavra de Deus é viva e eficaz, Ela tem um poder operacional em nossas vidas, ela tem força e vigor, ela  produz o efeito esperado e que dá resultado, podemos ver a grandeza que há na palavra de Deus , então todas as vezes que tiver a oportunidade de ouvir a Palavra, veja esse momento como um grande privilegio, mas também como uma grande responsabilidade, pois a sua atitude vai determinar o futuro da semente.

Fonte:  http://irismaroliveira.blogspot.com/

Fonte imagem; http://www.google.com/



 


Você também pode gostar

30 comentários:

  1. Querida Irismar,
    apreciei a bela postagem sobre a Parábola do Semeador. É interessante o que você enfatizou: a semente é sempre a boa semente, mas os solos em que ela cai é que variam.
    A propósito, se desejar, busque um selinho para você, que lembra exatamente a Palavra de Deus, na postagem de 12.03 do blog Viver. Se puder, visite a criadora do selinho, que vive na clausura e ama conhecer novas pessoas.
    Boa semana.
    Celina

    ResponderExcluir
  2. PAZ IRISMAR.
    LINDA POSTAGEM GOSTO DE TEXTOS DE FALEM DE SEMENTES, TENHO UMA FRASE QUE SEMPRE DIGO" SEMEIE SEMENTES DE ACEITAÇÃO" SEJA QUEM VC É ISSO PRODUZIRÁ FRUTOS.

    ResponderExcluir
  3. Oi Celina obrigada por sua visita e participação, sim amiga a semente é a palavra os corações é que são diferentes, todas as vezes que lembro desse texto oro para que cada vez que ouvir a palavra o meu coração seja a BOA TERRA. MUito obrigada pelo selo irei sim pegar

    Te desejo uma bela semana,

    ResponderExcluir
  4. OI Bernadete que bom receber sua visita e participação que possamos colher sobre os nossos corações a preciosa semente que tem um PODER OPERACIONAL na vida dos que ouvem e guardam!!

    Um belo dia!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é mana, depende muito de quem a recebe, uns recebem bem, e outros não. A semente em bom solo só faz germinar e Jesus dar o crescimento. Muito bom seu artigo mana. Bjs e paz!

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz.

    As sementes de Deus plantadas em nossos corações é algo indescritível, acredito que não tenha nada semelhante que possamos comprar as coisas deste mundo, está semente é pura, santa, que entra é germinada e produz frutos preciosos que a própria ciência desconhece. O problema é o nosso coração duro, a nossa incredulidade, o pecado que milita contra nós, e muitas das vezes deixamos e inclinamos para tal.
    Que a misericórdia do Altíssimo venha curar, libertar, restaurar os corações a fazermos uma limpeza em nossos corações, deixar a terra limpa, pronta para que a palavra venha e germine e dar os frutos, as melhores vinhas, vinhas preciosas, o melhor vinho para honra e glória de Cristo.
    Obrigado pelas palavras pastora, irmã em Cristo Jesus, passei para te desejar uma semana abençoadíssima pela poderosa mão do Senhor Jesus, derramando graça, paz, misericórdia, poder e unção de Deus e resplandecendo sobre sua família.

    Um abraço fraternal...

    ResponderExcluir
  7. OI Rô é verdade e o coração boa terra vai produzir frutos vai experimentar o PODER gerador da semente, que possamos ter diante do Senhor uma boa atitude quando ele falar. Obrigada por sua visita e participação

    Um bela tarde

    ResponderExcluir
  8. Pr. Carlos, como o senhor escreveu as sementes de Deus plantadas em nossos corações é algo indescritível é verdade, mas infelizmente muitos tem sido privados dessa grandeza por não reter a Palavra em seus corações, como o senhor fez o convite limpemos os corações , deixemos o martelo esmiuçar a pedra e termos uma colheita de 30,60 e até 100 vezes do que foi falado aos nossos corações.
    Muito obrigada por sua visita e por acrescentar essa postagem.

    Desejo ao senhor uma bela semana e que cresça cada dia na graça e no conhecimento de Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz Iris,

    Belo post, um dos inúmeros problemas é que as pessoas estão em busca de uma "maior produtividade", alguns chamam prosperidade, procuram sementes geneticamente modificas, pois são "mais resistentes" e dão mais lucro e é por isso que as Igrejas estão do jeito que estão.
    Olha Iris, a Clélia me disse que o pai dela está hospitalizado, oremos por ele.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio obrigada por sua visita e participação, lembrei de uma ilustração que um professor do seminário nos contou: Ele disse que um fazendeiro tinha um cavalo e um dia colocaram perto do cavalo pó de madeira e o animal comer no outro dia estava bem cheio e o dono ficou impressionado com aquilo e percebeu que ele tinha comido o pó, então no outro dia deu pó par o cavalo comer e cada dia o cavamo ficava mais bonito e roliço, o fazendeiro suspendeu por completo a comida normal que dava para o cavalo, o vizinho ficou admirando como rapidamente aquele cavalo tinha conseguindo aquele peso, aquele pelo e tamanho o dono cheio de orgulho mostrava o cavalo para todos, até que um dia ele estourou, quando se deseja um crescimento RAPIDO com sementes geneticamente modificadas as ovelhas vão explodir invés de produzir!!

    Uma bela noite amigo

    ResponderExcluir
  11. Ah Fabio esqueci de lhe dizer que já estou sabendo desde a semana passada , ela me avisou, valu amigo vamos orar!!

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,que sementes lançaste em meu coração!
    Sempre gostei da parábola do semeador e trouxeste novas revelações...Quero reter as palavras do Senhor, quero ser solo fértil e deixá-la frutificar!!!
    Beijos Iris,boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz irmã Irismar!
    Tem um presentinho no meu blog para você!
    Seu blog é maravilhoso!
    Jesus te abençoe!
    www.comyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Querida irmã!
    Os seus textos são de leitura obrigatória neste mundo gospel!
    Precisamos levar a Palavra de Deus a todos não importando se alguém vai retê-la ou não. A nossa missão é "semear". Ela, conforme o próprio Deus não volta vazia!
    Estamos juntos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Régis,obrigada pela visita e participação e também pelo indicar o Vivendo pela palavra, irei lá pegar!!!

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  16. OI Pr. Saidy, que bom receber sua visita, muito obrigada pelas palavras de incentivo. Sim a nossa parte é levar, semear essa preciosa palavra!!

    Desejo ao senhor e sua familia uma bela semana.

    ResponderExcluir
  17. Olá Iris,

    Esta parabola é muito linda e traz exemplos eternos p/ nossa vida cristã.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  18. Olá Irismar!

    Os estudos são apresentados sempre em forma de conhecimento e é com isso que crescemos e desenvolvemos nossos potenciais na forma humana! Vejo aqui os quatro corações, Arrogância, Orgulho, Medo=vítima, Simplicidade=aceitar a vida como é e experimentar! A simplicidade vem da nossa Alma que nos permite sempre a ouvir e experimentar o que a vida nos apresenta e a estar sempre abertos para aprender e desenvolver as habilidades, e mesmo quando não traz os resultados desejados, ainda assim nos mantém persistentes, pois se faz repletos de fé, que vem da confiança que gera todo o Amor do Criador para conosco e assim os Caminhos da Vida se tornam essencialmente necessários para o próprio desenvolvimento, sempre espalhando boas sementes que emitimos através da energia espiritual mantida em cada um de nós! É muito sempre compartilharmos nossos conhecimentos pois estes se fazem luz a nossa mente e nosso coração nos ligando sempre a Deus!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  19. Irismar......parabéns..sempre digo que não adianta so falar, mas sim acompanhado de atitudes ou seja de ação de acordo com que falamos.

    Adoreiiiiii
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Neusa, Jesus falou em Mateus 7:2 4 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Esse é um dos benefícios de ouvir e guardar.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  21. OI Vera, li uma frase e nunca esqueci que diz: Temos de Deus o que temos da sua Palavra, por isso é que importante paramos para ouvir seus ensinamentos sem o o orgulho, arrogância e medo como bem descreveu!!

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  22. OI Gisele desde que o senhor me mostrou a essência dessa palavra oro para que diante da sua palavra eu seja a boa terra que saiba reter o que ele me falou.

    Obrigada amiga por sua participação

    te desejo uma boa tarde

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o teu post Irismar. Conhecimento sem prática nada adianta. Porém quando se pratica o que se conhece aí surgem as vitórias, bençãos, transformações...

    ResponderExcluir
  24. OI Marcelo esse pensamento diz: O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento." (Thomas Fuller)

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  25. Olá querida Irismar!
    Linda mensagem, amiga! E num momento muito oportuno!
    Acredito muito na força das palavras e no poder que elas têm em transformar a vida das pessoas! Assim como o amor, a palavra precisa ser vista e tratada com muito carinho e respeito! Aliás, respeito é algo que, também, deve se ter com as palavras e com as pessoas (principalmente). Através das palavras que demonstramos quem somos e como enxergamos nosso próximo.
    Por isso, amiga, acredito que o solo é fértil e cabe a nós decidir quais as sementes plantaremos nele para que tenhamos boa colheita.
    E você, sempre fazendo ótimos plantios, querida! É muito bom te visitar... mesmo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  26. Oi jackie, desde que entendi esse texto quando leio a palavra de Deus, oro ao Senhor para que o meu coração seja sempre a boa terra diante do que ela fala ao meu coração , pois isso vai determinar o tamanho da colheita. A palavra de Deus quando lançada é guardada produz uma grande colheita primeiro para o que a reteve e depois para os que estão perto dele. Amiga assim como o que falamos tem um poder tanto para destruir como para dar vidas a Palavra de Deus é VIVA e EFICAZ, ela tem um poder Operacional nada vida daqueles que a escuta.Obrigada pelas palavra de incentivo!

    Amiga muito obrigada por sua vista e participação

    Te desejo uma bela noite!!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Iris
    O solo até pode ser bom, mas se não cuidarmos da semente ela morre. Da mesma forma temos que ouvir e pôr em pratica os ensinamentos de Deus, para que a semente germine sã, e dê fruto.

    Bom fim de semana

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Olá Irismar, é sempre um prazer ler suas mensagens. Concordo com o que dizes e complementaria o segundo item dizendo que é preciso regar aquela semente que sofre por falta de umidade. Esse regar seria o que você faz conosco aqui, não só planta a palavra como também a cada novo texto vai regando-a em nossos corações.
    Um GRANDE abraço menina.

    ResponderExcluir
  29. Oi Emilia, o quarto solo nos deixa essa lição que não foi só um ouvinte mais alguém que ouviu e reteve e assim veio a colheita com perseverança!! Que muitos corações BOA terra surjam !!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Ademar muito obrigada por suas palavras, minha oração é que muitos corações sejam essa BOA TERRA e que a cada dia receba esse regar!!!

    Amigo te desejo uma boa noite!!!

    ResponderExcluir