Podemos tirar algum proveito das lutas enfrentadas?

09:13 Irismar Oliveira 30 Comments

Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado (Salmos 107:29, 30).


Aprendendo A Ser Um Violino Espiritual.


Um velho fabricante de violinos escolhia, para a confecção de seus instrumentos, o lado norte das árvores, pois, era este lado que enfrentava os mais ferozes vendavais. Quando as tempestades assolavam as árvores, batendo violentamente contra elas, envergavam e gemiam, mas, era isso que lhes dava a força. O fabricante de violinos, dizia: "Elas estão simplesmente aprendendo a ser violinos." (Jeris E. Bragan)

Muitas vezes nos sentimos como árvores atingidas por tormentas. Ventos de sofrimentos nos assolam. Raios e trovões nos mostram as lutas financeiras. Nuvens negras de solidão e abandono nos enchem de angústia e desespero. Tentamos nos abrigar da tempestade espiritual que nos apavora e não encontramos um lugar adequado. Corremos para um lado e para outro, gememos, choramos, mas tudo parece em vão.

E o que podemos esperar de tal situação? Poderíamos tirar algum proveito das lutas enfrentadas? Sim! É possível -- ou quase certo -- que tais momentos servirão de fortalecimento para uma vida plena de grandes conquistas e vitórias. As dificuldades, quando ultrapassadas, nos enchem de fé e esperança. Os obstáculos, quando vencidos, fortalecem os nossos músculos espirituais. Os ventos impetuosos, empurrando-nos para lá e para cá, nos darão um equilíbrio e uma vida confiante , difícil de derrubar. Quando atravessamos, com sucesso, as intempéries da vida, nos credenciamos a seguir o resto do caminho em solo firme e pavimentado.

Se você está enfrentando tempestades em sua vida pessoal, ou conjugal, ou profissional, não se deixe abater. Persevere, creia que o Senhor está lhe preparando para uma vida vitoriosa e abençoada.

Por Tomando como referência a nossa ilustração, você está aprendendo a ser um violino espiritual.

Por Paulo Roberto Barbosa, 

Fonte da iamgem: http://www.google.com.br/ .

Você também pode gostar

30 comentários:

  1. Oi minha querida Iris, bom dia!

    Adorei ler seu texto... também acredito que todas as "tempestades" de nossas vidas, servem para nos deixar mais fortes. O aprendizado depende de cada um de nós!

    Parabéns pela bela postagem...

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Ola iris, Muito bom texto expressa verdades paralelas unsado figuras, me lembrou de uma pregação onde o salmista comparava o crente com a palmeira, pois ela diante da tempestade sempre enverga mais volta para a sua posição inicial, e tambem compara com o cedro do libano, que alem do vento suporta o calor e a ausencia de chuvas por ter raizes de qause dois metros fincadas no solo, e o seu crescimento é bem devagar mas chega atingir mais de 30 metros de altura... Essa liguagem que a biblia usa para resumir todo um pensamento é muito boa, se voce parar pra estudar o que é o cedro do libano vai ver quao rica é a mensagem embora a frase seja simples.
    "O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano" Sl 92:12
    Abraço bom dia pra voce ae.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, lindo o seu texto viu. Ele veio de encontro ao meu coração e com o momento que estou passando. Estou com problemas no meu casamento que tem me afetado emocionalmente e por isso ando sumida do blog, ando sem inspiração e me sentindo fraca.

    O que seria de mim sem o nosso Deus? É Ele me está me sustentando nesses momentos de fraqueza, sei que a vitória já é minha e que algum dia eu irei usá-la com testemunho para os coraçãos que estiverem aflitos assim como o meu está.

    Amiga peço que me perdoe, se não estou lhe visitando com frequencia. Minhas sinceras desculpas. E muito obrigado por fazer parte do meu blog e pelo seu imenso carinho. O meu muito obrigado!

    Peço que ore por mim e pelo meu casamento.
    Que Deus a abençoe sempre!
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  4. OI Luciana que bom que gostou!! O apostolo Paulo foi um homem que sofreu muito por amor o evangelho, sofreu perseguições, acoites, injustiças, calunias e fome,mas mesmo diante de tantas lutas por varias vezes aconselhou aos seus irmãos na fé a olhar para as lutas como instrumentos nas mãos de Deus e que nada se perdia, ele pode com toda autoridade escrever: E sabemos que tudo quanto nos acontece está COOPERANDO para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos plano dele. Rm 8:28

    Muito obrigada pro sua visita

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  5. OI Augusto muito bom seu comentário que vem enriquecer a mensagem, amei!! Por varias vezes podemos encontrar na Bíblia essa comparação do homem que confia no Senho a uma planta que mesmo em tempo de sequidão ou lutas continua produzindo ou que nos será algo útil para Deus e para os homens. Sl 1 diz que Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades.

    Jeremias 17:7,8 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto"

    Esse versículo que você citou é tremendo, ele fala de plantas que sobrevivem em meio a tempestades e sol causticantes.

    valeu pela dica sobre o estudo do cedro irei sim.

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  6. Muito bom post! Parabéns pelo Blog, aliás cada melhor! Grande abraço. Desejamos total sucesso a você e a toda tua família por aí.

    ResponderExcluir
  7. OI Evanir, tambem concordo que uma amizade verdadeira é algo extremamente lindo e por isso devemos valoriza cada amigo pois ele são presentes que ganhou ao longo dessa vida. Li uma frases que diz que ser amigo é muito mais que privilegio é uma responsabilidade.

    Minana mada muito obrigada por seu carinho e amizade.

    UM big abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  8. OI carlinha que bom que o senhor falou ao teu coração através dessa palavra, realmente é uma palavra tremenda aos nossos corações. Minha amada oro para que o Senhor te dê paz em meio a esse problema, que seu coração seja fortalecido e que a sabedoria do Senhor seja presente nesse momento para que saiba se comportar da maneira mais sabia. Conte com as minha ajuda e oração. Medite no salmo 142

    UM big abraçooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. OI Marcelo, que bom que gostou ela nos deixar uma palavras de animo par prosseguir mesmo em meios aos vendavais da vida sabendo que TUDO tem um FIM!!

    Obrigada por sua visita

    Boa tarde

    ResponderExcluir
  10. ÓLA MINHA DOCE AMIGA PASSEI PARA CONHECER SEU BLOG ADOREI ESTA LINDA MENSAGEM,PARABENS SEU BLOG É LINDO ILUMINADO POR UMA ENERGIA B OA E SAUDAVEL
    VENHA CONHECER MEU CANTINHO(MENTORESDELUZ.BLOGSPOT.COM)
    (AOSOLHOSDAALMA.BLOGSPOT.COM)FICAREI MUITO FELIZ EM RECEBE-LA UM ABRAÇO MARLENE

    ResponderExcluir
  11. Fabricante de violinos,
    O lado norte da árvores escolhia
    Atraídos pelo amor sentimos
    Era assim que o seu destino seguia
    Sem tempestades também
    Meu destino vou seguindo
    Quem acredita, amor tem
    Nosso senhor está ouvindo.

    Desejo para si, amiga Irismar,
    Uma linda noite,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  12. OI Malene que bom receber sua visita, olha seja bem-vinda entre nós. Fico feliz por ter que gostado volte sempre que desejar

    te desejo uma boa noite!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Iris! MARAVILHOSA postagem!!! Bah, pra mim foi muito bom vir aqui e ler estas palavras de ânimo e conforto, e amei o exemplo da metáfora do violino, que Deus possa trabalhar em nós e nos afinar ao ponto de estarmos prontos para executarmos com sucesso os planos que Ele tem para cada um de nós! Bju Bju!!!

    ResponderExcluir
  14. Que linda ilustração!Eu desejo ser esse violino espiritual, a cada luta lembrarei dessa ilustração...
    beijoos e uma boa noite amiga!

    ResponderExcluir
  15. Olá,amei o seu cantinho e estou seguindo!

    Quando puder me faça uma visitinha!

    beijinhos!

    www.ojardimdorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. OI maria que bom receber sua visita e te-la entre os meus amigos, seja bem-vinda e volte sempre que desejar.Já passei no blog, parabéns



    Abraço

    ResponderExcluir
  17. olá,muito obrigada pela visita e por seguir,volte sempre que quiser!

    Beijinhos!

    www.ojardimdorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. OI Edu, muito obrigada por passar aqui é deixar seus belos poemas.

    Abraçoooooooooooo

    ResponderExcluir
  19. obrigado gosto muito das suas mensagens, ouço tambem a rádio todas as vezes k entro na net. bjs fica com Deus.

    ResponderExcluir
  20. OI MOnica também amei essa comparação e essa palavras nos dar um animo que vermos melhor as lutas e adversidades como os ventos que estão nos lapidando para sermos violinos espirituais.Que possamos permanecer nas mãos do senhor enquanto os ventos sopram.

    Obrigada por sua visita e participação!!
    Boa noite

    ResponderExcluir
  21. OI maria que possamos glorificar ao senhor através da nossa amizade!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. OI Gisele que possamos lembrar amiga a cada tempestade possamos lembrar que elas estão fortificando as nossas raízes no Senhor.


    Amiga obrigada por sua visita te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  23. OI Evinha, fico feliz em saber que o Senhor tem falado ao teu coração através dessas mensagens que Ele seja glorificado em nossas vidas todos os dias. Que bom que que gosta da radio aproveite sempre que vier.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  24. Minha amiga,
    O crente (o servo de Deus) é igual a palmeira: enverga, mas não quebra.

    Sabe por quê? Está bem enraizado na Palavra de Deus.Quando vêm os ventos contrários, suporta, com Jesus, e vence no final.

    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  25. OI DElair verdade toda a nossa capacidade vem dele. SEm ele noa podemos nada.

    Que possamos nunca esquecer dessas verdade.

    Obrigada e uma boa noite

    ResponderExcluir
  26. Iris, não fossem as dificuldades não haveria aprimoramento.
    Parabéns pelo blog, menina.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  27. OI amigo é verdade e nesses período que o temos a oportunidade de crescer Paulo em Rm 8:28 Porque sabemos que TODAS as coisas contribuem para os bem daqueles que amam a Deus, nada se perde.

    Muito obrigada por sua visita e pelos parabéns!!

    Volte sempre que desejar

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  28. Parabéns por essa postagem, estou linkando nos melhores links vistos na semana. Abraços

    ResponderExcluir
  29. OI Fábio,olha quando entrei no blog e vi seu comentário me avisando fiquei surpresa e feliz pela indicação do blog vivendo pela palavra, o meu muito obrigada por sua iniciativa. Sempre vejo as notícias do patio pelo twitter e nunca imaginei esta qui,ssrrssr.

    Que o Senhor continue abençoado par abençoarem mais vidas.

    ResponderExcluir
  30. Iris,

    Não é nada fácil passarmos pelas tempestades, pelos vales.
    Mas Deus está sempre nos ensinando.
    Tem uma canção da Eyshila que diz assim:

    Deus está me preparando
    Para um novo tempo
    Deus está me ensinando
    A viver pra Ele cada momento
    E a tribulação só produz
    Em mim paciência
    E a solidão nunca vai me roubar
    A certeza da sua presença.
    No dilúvio
    No êxodo
    Na prisão
    Na pobreza
    Na escassez
    Na seca do sertão
    No calor do deserto
    No mar que foi aberto
    Naquele projeto
    Que nunca deu certo
    Nos enlutados que choram seus mortos
    Nos escombros de um terremoto
    Nas ruínas de um muro caído
    No choro da mãe
    Que perdeu o seu filho querido
    Nos grito de pavor
    No silêncio da dor
    Nos currais do palácio
    Nos hinos de louvor
    Na cova dos leões
    Na morte de cruz
    Nas gotas de sangue
    Que verteu Jesus
    Nas tribulações
    E nas perseguições
    Nas notas de muitas e muitas
    E muitas e muitas canções
    Me ensinando

    Deus está me ensinando a adorar.


    beijos
    Suely

    ResponderExcluir