Quando a ambição vira um problema

08:47 Irismar Oliveira 32 Comments

"As vezes a vida nos proporciona uma dádiva valiosa, e por causa da ganância humana acabamos perdendo por querer sempre mais" .
Josué Alessandro


Por Irismar Oliveira
Ter ambição é errado? Ter o desejo de conquistar, de crescer e se expandir , pode ser considera como algo ruim na vida uma pessoa? Vamos ver a definição da palavra ambição segundo o dicionário: Ambição é a vontade de ter mais, de crescer financeiramente, de expandir os horizontes profissionalmente, de adquirir bens, direitos ou poder, bom de acordo com essa definição podemos ver que não é errado ter ambição, pois desejar e trabalhar para obter algumas coisas na vida é bom e saudável. 

O problema da ambição é quando ela vem acompanhada da ganância, e aqui muitos confundem a ambição propriamente dita com a ganância que segundo o dicionário é a ambição de ganho por meios ilícitos, então pode-se concluir que a ganância é uma ambição extrema que não é sadia, pois usa de meios ilícitos para obter resultados. Para o ganancioso não importa o tamanho do que ele deseja o que importar é o que ele quer. 

A definição da palavra ganância diz que é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. 

Max Lucado descreve esse tipo de atitude da seguinte maneira: Ela é como aquela pedrinha na alma que cria desencantamento com o comum e coloca TODO o desafio nos sonhos. 

Que se não a confrontarmos, ela se transforma em um vicio insaciável de poder e prestigio; uma fome insaciável que devora as pessoas como um leão devora um animal, deixando para trás somente os esqueletos das relações....

Podemos ver que ter ambição em si não é o problema, o problema está quando ela vem associada da ganancia e quando essa associação acontece pode  levar a pessoa a fazer qualquer coisa para obter o que quer, sem se importar com quem quer que seja, ela deixa estragos horríveis por onde passa, tem um pensamento judaico que diz: 


A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem

A bíblia chama esse tipo de atitude de avareza e avareza é pecado, e como todo pecado nos afasta de Deus e do próximo.  Para finalizar meu texto quero deixar uma frase e um versículo que diz: 


Inteligente é o homem que sabe valorizar o que tem, sem perder a ambição, e sem adquirir a ganância.
-Alfredo Ananias Leonel Silva-


Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com TUDO o que possuis; porque Ele mesmo declarou: “ Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei” Hb 13: 5 



Fonte de pesquisa dos significado: http://www.wikipedia.org/
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, é casada e mãe de um filho. Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

32 comentários:

  1. Oi Iris, essa frase com esse versículo fechou sua mensagem com chave de OURO!! rs. Muito bom seu texto. Parece mentira, mas nunca tinha procurado saber a diferença entre ambição e ganância; não sabia ao certo seus significados. Pensava que era a mesma coisa, rs. Obrigada por partilhar. Um belo dia pra você!!! Que sua sacola esteja cheia de SORRISOS E FELICIDADE, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Irismar, bom dia! Excelente abordagem sobre o tenma em questão..! Sem dúvida, a "ganância" transforma o ser humano num ser irracional! Causa, num dia, a sua completa ruína..! Abraços

    ResponderExcluir
  3. OI Lane que bom amiga que gostou, pois é como tem diferença entre essas duas palavras que possamos seguir os conselhos do Apostolo quanto a nossa atitude sobre o desejos de TER.

    Também desejo que a sua sacola esteja sempre cheia de carinho e disposição

    Abraçooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. OI Aristides é verdade, a ganância e como um ladrão da vida e da alma de quem a possui. O ganancioso não vive em paz pois sempre desejando TER e para TER é preciso esta sempre ocupado, nao tem ferias.

    Muito obrigada por sua visita

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Irismar , a mensagem foi apresentada com exatidão e proporções que leva o tema ser completo . Deus continue te abençoando

    abraços
    Novo post lá no blog
    Quais são os atributos de Deus ?
    www.chamadosdedeus.com/blog

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a ambição, de crescer, de amar, para melhor ao seu irmão se puder fazer.
    Não concordo com a ambição de enriquecer com a exploração que só sabe a outros fazer.
    Viver sem ambição não faz sentido. É preciso entender o bem fazer.
    Quem o mal pratica, também, tem o direito de viver.
    Olhando sua fotografia, vejo em seu rosto,vejo uma linda senhora que sabe minhas e outras palavras entender.
    Desejo para você, Irismar, lindo fim de semana.
    Um abraço
    Eduardo.
    Mas vive sem amor e carinho ter para dar nem receber.

    ResponderExcluir
  7. A Palavra nos exorta:

    "Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei." Hebreus 13:5

    Percebemos, com isto, que nosso Deus nos exorta em Sua Palavra que não podemos dar lugar à avareza.
    Afinal, todas as coisas nos serão acrescentadas por buscar seu Reino e a sua justiça.

    Ainda assim, cuidemos para que o nosso caráter não se corrompa pelos cuidados dessa vida.

    A Paz, querida
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  8. Olá minha querida amiga Irismar, boa tarde!!!
    Belos ensinamentos minha amiga, adorei!!!
    Minha amiga, é justamente nesta má virtude que o mundo se perdeu... a ambição do ter supero e aniquilou a virtude do ser, as vontades foram direcionadas para o caminho errado... a ganância tomou conta da humanidade, infelizmente. Vamos orar para que Deus nos ajude a inverter isso!!!
    Parabéns pela excelente postagem, ótima para reflexão de todos!!!
    Tenha uma excelente e abençoada noite!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  9. OI Felipe que bom que gostou que cada dia possamos aprender o verdadeiro sentido de conquista e obter as coisas sem destruir as pessoas.

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  10. OI Edu também concordo amigo que é ter ambição para crescer é algo saudável e fundamental na vida do homem, mas nunca ser dominado pela ganancia que é capaz de matar para obter o que deseja.

    Muito obrigada pela visita e pelo carinho através da suas palavas, também desejo um belo fim de semana para todos ai.

    UM abraçooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. OI LUis descreveu bem quando disse que a ambição do TER superou e aniquilou a virtude do SER, infelizmente a nossa sociedade mede uma pessoa por aquilo que ela tem e nao por aquilo que ele é e com isso muito se deixa levar por esses vás pensamentos e muitos chegam ao ponto como diz Celio Montagna "Nada é suficiente para suprir a necessidade da ganância".


    Amigo obrigada pela visita te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. OI Delair que busquemos guardar os nossos corações desse pecado que fortemente arrasta muitos para aa destruição.

    Oremos pela nossa geração que tem sido bombardeada pela ganancia sem se importar com seus valores.

    Amiga te desejo um belo FDS

    ResponderExcluir
  13. Irismar... Muito forte, a começar pela imagem. A ambição é algo que não só nós cristãos, mas todos os seres humanos deveriam nunca deixar esse sentimento tão terrível entrar nos corações. Lembrei-me de lúcifer... A sua ambição foi tão grande que ele chegou até a querer ser mais que Deus... A ambição leva o homem a morte (literalmente). Bjos querida.

    ResponderExcluir
  14. Oi Alessandra também achei essa foto muito forte quando fiz a pesquisa para encontrar a foto e ela descreveu muito bem o que é a ganância.

    Tem uma frase que diz: O tempo passa, as pessoas mudam,
    mais a ganância prevalece.
    O mundo esta sendo destruído,
    sem ninguém sem preocupação para com as gerações futuras.
    MyllenaAlencar

    ResponderExcluir
  15. Que mensagem maravilhosa...que reflitamos se estamos sendo ambiciosos ou gananciosos! E a imagem aí das mãos - perfeita!

    ResponderExcluir
  16. Muito bem colocado amiga, realmente os ambiciosos sempre acabam se atrapalhando e perdendo as grandes oportunidades da vida.
    Abraços forte.
    Bom final de semana !

    ResponderExcluir
  17. OI Principe tem uma frase do Edu Lu que diz :
    Aquele que procura encher os bolsos,
    termina escravizado pela ganância
    e vítima de um pobre coração vazio.Esse é o preço que o ganancioso paga escravo!!

    Amigo obrigada por sua participação!!

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  18. OI Rosy precisamo diferencia uma da outra para nunca permitir que a ganancia tome lugar em nossos corações. Realmente a foto é ótima!!

    UM belo FDS

    ResponderExcluir
  19. Olá Irismar
    Precisamos pedir sempre a Deus um espirito moderado. A avareza é pecado. Como você colocou: "A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem." Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  20. OI Lucinalva é verdade amiga quantas vidas,m lares e famílias ja forma destruídas por esse pecado.

    Oremos para sermos satisfeito com o que temos e se desejarmos ter mais lutemos sem a ganancia.

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  21. Muito boa postagem Irismar. A ambição boa ou bom combate só nos faz bem. Desde que respeitemos que o outro existe. Toda competição, por menor que seja é prejudicial. Deixemos a vida correr e vivamos cada minuto extraindo e proporcionando bem-estar...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Estou passando para desejar
    E também para agradecer
    Feliz fim de semana a Irismar
    Todos no mundo com direito a viver.

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  23. Pra.Irismar, que ótimo texto!
    Deus continue te abençoando!
    Pr. Edilson

    ResponderExcluir
  24. OI Expedito é verdade a ambição quando é saudável traz benefícios, mas quando com motivações errada por menor que seja traz danos por onde passa sem si importar com o seu próximo.

    Muito obrigada por sua visita

    Te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  25. OI Eduardo muito obrigada também pelo carinho

    Abraço e uma boa noite para todos ai!!

    ResponderExcluir
  26. Pr. Edilson, amém!! Que bom que gostou!!

    Muito obrigada pela visita

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  27. Olá Iris,
    Boa noite,

    Já convivi com pessoas mto ambiciosas que passavam por cima das pessoas e sentimentos p/ obterem suas conquistas.
    Pessoas infelizes e cruéis.
    Quem tem Jesus, não procede dessa maneira.

    Texto forte e edificante. Gostei da imagem, mto original.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  28. OI Suely acredito que a ganancia é como o câncer destrói o dono aos poucos e eles nem perceber os estragos. Como disse quem tem o Senhor Jesus ja tem toda riqueza que precisa.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação

    UM abraçõ

    ResponderExcluir
  29. a ganancia cega a pessoa envolvida a ponto dela perder o verdadeiro tesouro de sua vida; as pessoas que a amam de verdade.

    ResponderExcluir
  30. OI vanessa que bom que gostou. UM bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  31. OI Menina de Deus é verdade infelizmente acontece isso, pois a perde a noção do que realmente é precioso. UM bom dia e um abraçoooooo

    ResponderExcluir