Vigia tuas Muralhas!

09:29 Irismar Oliveira 25 Comments

"O homem que não sabe dominar os seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los".
Gustave Le Bon

Uma cidade aberta, sem muralhas, tal é o homem sem autocontrole. 
Provérbios 25:28


Por Irismar Oliveira
Lendo esse texto podemos não compreender bem a comparação feita pelo sábio entre uma cidade sem muralhas e o homem sem autocontrole, no passado a maioria das cidades tinham muralhas e portas e elas serviam para a proteção da cidade contra os inimigos. Havia nessas muralhas torres de vigilância onde ficavam as sentinelas para ver quando o inimigo vinha atacar e avisava os soldados, também havia as portas que serviam para o controle do quem entrava e saia da cidade.

A guarnição de defesa era redobrada junto às portas, quando havia guerra, pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora dominada e uma das coisas que o inimigo fazia logo após ter acesso a cidade era derrubar os muros da cidade e colocar a sua bandeira ali no território conquistado. 

Então imagine uma cidade aberta, sem torres, sem portas e sem muralhas? Ela ficava vulnerável aos ataques do inimigo. A definição de Auto-controle é a capacidade de um controle das emoções, então quando não há esse controle a pessoa se torna dominada ao invés de controlar.


O homem sem auto-controle é como moradores de uma cidade que não vigiou seus muros, que não guardou suas muralhas, que não vigiou seus sentimentos, que  não teve uma base de orientação para eles e as portas ficaram sem proteção, o inimigo entrou derrubou os muros e o levou cativo. 


Assim como as muralhas tinham sua importância, as portas também, pois através delas era permitida a entrada e saída das pessoas. Podemos comparar essas portas às entradas da nossa vida nas quais determinam as nossas ações como os olhos e os ouvidos, ou seja, o que ouvimos e vemos entram por essas portas e podem nos levar a ruína. Ao deixarmos essas portas abertas, uma vez que o inimigo tenha acesso, entra derruba a muralhas nos captura e nos faz seus escravos. "Toda pessoa se torna servo daquele por quem é vencido". II pedro 2: 19

Lendo o comentário da Bíblia King James achei interessante quando diz:

Este versículo pode ser assim traduzido, literalmente do original hebraico: “Conservar o espírito dentro dos limites da sensatez bíblica”, e comunica a ideia de uma abstinência auto-imposta não apenas em relação aos vícios e imoralidade, mas as emoções desenfreadas e aos pensamentos sórdidos e negativos de toda espécie. No N. T , essa capacidade de autocontrole em grego transliterado enkateia “ manter sob controle” ou “dentro dos limites da sabedoria bíblica” é um dom oferecido a todo crente sincero, como um dos gomos do fruto do Espírito Santo Gálatas 5:23( Biblia King james)


As nossas armas atuais para proteger as nossas muralhas são a oração e a palavra de Deus, com a oração vigiamos nas torres contra os ataques do inimigo e com a palavra controlamos quem entrar e sai da cidade, usando essas duas armas a nossa cidade está protegida e fortificada. Que o Senhor abra nossos olhos para ver a importância de valorizarmos a nossas cidade, vigiando suas muralhas e portas, pois uma vez derrubadas somos fortes candidatos a ser  escravo dos sentimentos e emoções


Fonte: Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, é casada e mãe de um filho. Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

25 comentários:

  1. Tem uma pregação do pastor Silas Malafaia que é tremenda, ele frisa muito bem isso! Vencido pela maldade, se torna escravo da maldade.
    Vencido pela dor, se torna escravo da dor.
    É uma mensagem tremenda se se você ainda não viu, recomendo que veja. Fique com Deus pastora Irismar!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima mensagem Irismar!

    Parabéns! Gosto muito de ler seus estudos! Que aprendamos a vigiar e a nos manter vigilantes! Que não sejamos cidade aberta para que não recebamos as investidas do inimigo...

    Que a oração e a leitura da palavra seja exercício constante em nossas vidas!

    Obrigado!

    Obs.: Irei postar essa mensagem em meu blog com o devido crédito!

    Deus continue te abençoando grandemente! Posso não comentar, mas estou sempre lhe visitando!

    Abraços,

    Danilo

    ResponderExcluir
  3. Cidades com muralhas e portas, para dos inimigos se defenderem. sentinelas vigilante para o inimigo ao longe verem.
    Foi assim no passado. Hoje o inimigo outras tácticas usa. Governa, faz o que muito bem quer e abusa.
    Não venho aqui para de política falar. Venho para ler e entender o que escreveu Irismar.
    Já li, e penso ter percebido as intenções de Deus Senhor.
    Me despeço, com Deus a vou deixar.
    Até amanhã, o mais tardar.
    Um abraço para você, Irimar
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. OI Nestor é verdade quem vence passa a dominar, quem nos submetemos se torna o senhor seja para a vida ou morte. Obrigada pela indicação da mensagem pois ainda não vi.

    Um boa tarde

    ResponderExcluir
  5. OI Danilo que bom receber sua visita e saber que gostou! Sim que possamos nos manter vigilantes das investidas do inimigo.

    Obrigada também pelas visita e por sempre esta postagem em seu blog os artigo do Vivendo pela palavra.

    Te desejo uma abençoada semana.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. OI Edu, gostei e vou destacar "Cidades com muralhas e portas, para dos inimigos se defenderem. sentinelas vigilante para o inimigo ao longe verem".
    Que assim seja nossos corações com portas e muralhas!!

    Te desejo uma boa semana

    ResponderExcluir
  7. Segundo a Bíblia...O homem que domina alíngua domina o coropo todo.

    Muito boa analogia

    Abraço e paz

    ResponderExcluir
  8. OI Aclim é verdade, é um dos grandes sinais do dominio-próprio!!

    Muito obrigada te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  9. Irismar,
    Ontem mesmo vi o Pr. Silas Malafaia pregando sobre esse tema.
    Se o nosso espírito não sobrepor a carne fica fácil sermos vencidos e escravizados por aquilo que a Palavra chama de concupiscência.
    Só mesmo pelo conhecimento da Palavra vencemos toda escravidão.
    A Paz, querida.
    Missionária Delalr.

    ResponderExcluir
  10. OI Delair o Nestor também falou sobre essa mensagem, mas não assisti ela, depois vou ver se consigo assistir. Paulo escrevendo aos Rm 8: 5,6 diz: Aqueles que se deixam controlar por sua natureza inferior, vivem tão somente para agradar a si próprios; mas aqueles que seguem o Espírito Santo, constatam que fazem as coisas que agradam a Deus. Seguir o Espírito Santo conduz à vida e à paz, mas seguira velha natureza leva à morte.

    A inclinação para a carne traz morte.

    Obrigada amiga por sua visita

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  11. Romanos 7

    19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
    20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
    21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
    22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
    23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.
    24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
    25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. OI Aclim como Paulo declarou digo:

    Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!

    O que antes era impossível em Cristo a vida é possível.

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  13. A Paz de Cristo minha irmã e Pastora Irismar.

    Hoje não necessitamos de muralhas contra possíveis ataques de inimigos, pois temos uma arma infalível e letal que Deus nos permite usar, à Bíblia a palavra do Deus vivo usar a oração buscar a santificação, está disponível para todos os servo de Deus se revestir da armadura de Deus, sendo um combatente fiel e determinado a caminhar com as sandálias da paz.
    “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
    pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, (Efésios 6.11-19 – NVI).
    Desejo uma semana abençoada pela poderosa mão do Senhor Jesus, Ele é gracioso e misericordioso, Ele faz o que lhe a praz e toda terra está cheia da Sua Glória, não há outro Deus como Jesus, Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo.

    Um abraço fraternal a você minha irmã e para toda a sua família, do seu amigo e colega Pastor Carlos Leão.

    ResponderExcluir
  14. Oi Iris, muito bom seu texto. Ontem na escola bíblica, a gente estudou exatamente sobre AS PORTAS, no livro de Neemias. Gostei muito do estudo! Aprendi o significado de cada porta! É como uma irmã falou: "Uma porta com trinco somente dentro, ou seja, nós que temos o controle de quem vai entrar e sair." Um grandeeee abraçoo! Tenha uma ótima semana : ) Abraço.

    ResponderExcluir
  15. OI Pr. Carlos muito obrigada por nos deixar esses textos que nos fortalece mais e mais. Que possamos aprender cada dia usar essa arma que nos foi confiada pelo nosso DEus!!

    Meu pastor uma bela semana par o sr e sua família!!

    Abra;o

    ResponderExcluir
  16. OI minha amada que bom , também gosto muito do estudo sobre as portas no livro de Neemias, j[a li um livro da valnice sobre essa assunto. Essa frases obre os trico e otima e verdadeira
    "Uma porta com trinco somente dentro, ou seja, nós que temos o controle de quem vai entrar e sair.

    Amiga obrigada por sua visita

    Uma bela semana

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto! Precisamos estar alertas e acima de tudo em oração! O poder de um cristão está na oração! Quem não toma as armaduras de Deus, não resiste no dia mal, se descontrola! Que todos nós que lemos este texto que você publicou, possamos não só o ler, mas também o ouvir e entende-lo!

    Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  18. OI amigo [e verdade quem não toma as armaduras e nem vigia nesse batalha que acontece todos os dias, fica vulnerável as investidas do inimigo e pode ser atingido a qualquer momento. Amem que possamos compreender e praticar.
    Meu amado irmão muito obrigada por sua visita

    Te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  19. O crente que não ora e nem lê a bíblia está realmente vulnerável....daí o inimigo entra e finca sua bandeira! Deus me livre disso - quero uma muralha bemmmmm grande ao meu redor....ALELUIA!

    ResponderExcluir
  20. OI Rosy que os Senhor abra os nossos olhos para essa batalha contra as nossas vidas pois o diabo sabe o que acontece com uma vida que se rende aos sentimento e emoções.
    Guardemos a nossa preciosa vida em Cristo usando as armas que temos disponível.

    Uma bela semana

    Abra;o

    ResponderExcluir
  21. Iris, Salomão diz ainda: "...quem rompe um muro, morde-lo-á uma cobra." (Eclesiastes 10:8)
    Isso me faz lembrar de quando Adão e Eva romperam o muro da "cidade fortificada" que o Senhor lhes havia edificado lá no Éden.
    Precisamos nos revestir de toda a armadura de Deus. Vale lembrar que em Efésios 6, quando Paulo descreve esta armadura, ele fala bem no final sobre vigiar, nunca escuto os pregadores mencionar que vigiar faz parte desta armadura.Eu creio que é algo fundamental, vigiar. Assim como fazia o sentinela posto na torre dos muros das cidades fortificadas.
    Que pelo Espírito sejamos conduzidos a toda a verdade e seremos guardados salvos de todo o perigo eminente.
    Muito bom o estudo, amiga!
    Bjs e paz.

    ResponderExcluir
  22. OI Denise obrigada por enriquecer a postagem com seu comentário, a vigilância é uma das armas importante nessa caminhada!! sim amiga, que possamos pelo Espírito sejamos conduzidos a toda a verdade e seremos guardados salvos de todo o perigo eminente.

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  23. nossa lindo essa postagem
    muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  24. OI Luis que bom que gostou, obrigada pela visita


    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  25. Por isso não podemos nos deixar ser vencidos pelo inimigo
    Um simples pecado nos torna servos do maligno se não consertarmos para com deus.
    Que deus abençoe

    ResponderExcluir