A obediência começa no coração!

09:42 Irismar Oliveira 32 Comments


Obediência de Coração!
Esta não é a linguagem austera do mandamento. É a voz de nosso Pai em toda a afetuosa persuasão da promessa — filho meu. Ele já nos havia instruído a buscar e a procurar a sabedoria, bem como a enxergar as suas bênçãos inigualáveis. Agora Ele nos chama a um exercício prático — não te esqueças dos meus ensinos. O voluntarioso esquecimento do nosso coração (Pv 2.17; Sl 9.17, 10.4; cf. Pv 4.23; Dt 4.23; Sl 119.93,76), e não a debilidade da memória (para a qual uma ajuda especial é suprida, embora temamos que seja também muito negligenciada — Jo 14.26), é o que está implícito nessas palavras. Permita que o seu coração, como a arca da aliança, seja o lugar de guardar os meus mandamentos (Pv 4.4; Dt 11.18; Is 52.7). E não é este o nosso desejo como filhos —“tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos” (Sl 119.5; cf. Sl 119. 69,129), enquanto nossa incapacidade consciente se apodera da promessa da aliança — “na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei” (Jr 31.33)?

Na verdade, nenhuma lei, exceto a de Deus, pode refrear o coração. Toda a obediência aceitável começa ali. O coração é a primeira coisa que vagueia longe de Deus; também é a primeira coisa a voltar para Ele. Observe o princípio vital (Pv 4.13; Rm 6.17). Toda religião, sem isso, é apenas um nome; e, por mais que o crente professo lance mão de muitos artifícios para dar vida ao seu cristianismo, todos os artifícios falharão — “Assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó” (Is 5.24). Se cada momento fosse repleto de ações de benevolência ou de piedade externa, e, mesmo assim, o coração não fosse despertado a guardar os mandamentos, a voz de repreensão seria ouvida: “Quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?” (Is 1.12). O deleite do homem interior (Rm 7.22) imprime excelência no serviço. Este prazer e a perseverança no dever fluem de uma graciosa transformação do coração (veja Ez 11.19; 36.26-27).

Nesta obediência também repousa o nosso interesse, não apenas a nossa obrigação. A recompensa desta obediência (e precisamos acrescentar — uma recompensa da graça) é uma vida longa e feliz — o maior bem deste mundo (Sl 34.12; Pv 4.10, 9.11, 10.27). Os ímpios, sem dúvida, vivem vida longa, enquanto os piedosos às vezes não chegarão à metade de seus dias. Os ímpios morrem com aparente conforto externo; os justos, em dificuldades externas. No entanto, dias longos são uma promessa para os justos, quer na terra, quer no céu, como seu Pai achar melhor. Em si mesma, a promessa no tocante à vida não possui qualquer encanto. Para o ímpio, é uma maldição (Gn 4.11-15; Is 65.20); para o povo de Deus é uma provação de fé e paciência (Gn 27.46; 1 Rs 19.4; Jó 7.16; Fp 1.23-24; Ap 22.20); e para todos é fadiga (Sl 90.10; Ec 12.1). Todavia, a paz resultante desta obediência constitue a alegria no caminho árduo (Sl 119.165; Is 32.17; 48.17-18) — paz com Deus mediante "a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1 Pe 1.2; cf. Rm 5.1; Ef 2.13-14; Cl 1.20); paz eterna na casa e na presença de Deus (Sl 37.37; Is 57.2), onde todas as contendas de uma carne rebelde e todas as investidas de uma vontade perversa e obstinada terão cessado para sempre. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” (Ap 22.14).

                                                                                                            Por Charles Bridges

Fonte Imagem: http://www.google.com/
Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/

Você também pode gostar

32 comentários:

  1. Irismar lindo texto é um estudo profundo sobre a obediencia eu creio que a obediencia é o principio de tudo para sermos bem sucedidos.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Muitos se dizem obedientes a palavra de Deus,mas vivem com mascaras, haverá o dia em que Jesus voltar onde todos serão julgados seguindo as suas obras e feitos,e é neste dia que veremos quem são os verdadeiros adoradores.Deus ira desmascarar toda obra do inimigo e exaltara aqueles que foram fieis ate o fim,então obedecer verdadeiramente de todo coração fara com que no dia do julgamento não sejamos envergonhados mas teremos o privilegio de estar com o Pai na cidade Santa onde não haverá nem choro nem sofrimento!Lindo texto amiga.Fique na paz do Senhor e tenha um otimo dia!kiss

    ResponderExcluir
  3. OI amiga é verdade e essa verdadeira obediência começa no coração que se rende ao Senhor, que possamos ter todos os dias essa disposição de rendição ao nosso DEus!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, temos que obedecer a Deus... mesmo parecendo que o gramada do vizinho é mais verde. Mas Deus tem um proposito em nossas vidas e recompensa maior virá.

    http://www.botefee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiane baseada pelos princípios de Deus a verdadeira obediência é no coração ela flui de lá, somos convidados a fazer diante de DEus um exame para ver as verdadeiras motivações e serviços que realizamos!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Erick, que bom receber sua visita seja sempre bem-vindo!!paulo sabia da importância da palavra em nossas vidas que escrevendo aos Colossenses disse; Habite Ricamente a Palavra de Deus em vossos corações, pois somente ela pode nos dirigir de acordo com o que agrada a DEus!!

    Obrigada te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  7. "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens." Atos 5:29
    Prefiro obedecer a Deus, criador de todas as coisas.
    O homem é falho e imperfeito, sempre tende a fazer leis e tradições que favoreçam a si mesmo, sem se importar com a aprovação de Deus ou não.
    Quanto as leis humanas devemos seguir e respeitá-las, mas sempre ciente que Deus está acima de todas as coisas, principalmente do conhecimento físico.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marivam uma coisa que aprendi é que o homem longe de Deus e seus princípios é capaz de qualquer coisa. Só Deus, pode refrear o coração dos homens e implantar valores não valorizado e respeitado!!

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  9. Olá querida! a paz. Belo e edificante texto, onde nos leva a ter um cuidado profundo com o nosso coração. A boca fala do que o coração está cheio, se atentamente ouvimos a palavra de Deus e colocamos no mesmo o temor em obedecer á Deus, automaticamente o nosso coração estará sencível a voz do Espirito santo.
    Deus abençoe...
    e que nossos corações possa carregar esta obediência.

    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Adrielle, somos aconselhado sobre TUDO que guardamos devemos guardar o nosso coração, assim com a obediencia começa nele, o desviar também!!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!!

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  11. Texto de Charles. Para mim existem apenas dois mandamentos e nada mais: Ama a Deus; Ama ao próximo. Não creio em nenhum outro. Infelizmente muitos servos do Sr. passam por necessidades neste mundo, e isso é algo que não compreendo bem. Creio eu que o Sr. prove o seu servo, não só em espirito mas materialmente também, não que todo crente va ser rico, viver em mansões nesta vida, porém sempre lhe proporcionará o Sr. o suficiente para suas necessidades conforme a sua fé e conforme as suas obras. Jó foi fiel, foi obediente e foi reconpensado. Não que devamos obedecer ao Sr. pensando em recompensas, mas estas são uma consequência natural para aquele que coloca o Sr. e seu próximo em primeiro plano.
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  12. OI Ademar, Jesus resumiu os 10 mandamento em apenas dois que na realidade vivendo eles você esta vivendo os 10, em Mateus 22:37 - 40 Jesus respondeu: "'Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, sua mente e sua alma'. Este é o primeiro e maior mandamento. O segundo em importância é parecido: 'Ame a seu semelhante tanto como ama a você mesmo'. Todos os outros mandamentos e todas as exigências dos profetas nascem destas duas leis, e se cumprem se você lhes obedecer. Guarde apenas estas e descobrirá que está obedecendo a tudo o mais'". A verdadeira obediência não é interesseira , tipo vou fazer isso para receber aquilo, o servo obedecer porque teve um coração mudado e aprendeu essa verdade, temos os nossos métodos de medir a prosperidade, lhe digo que já vivi de meios salário minino e eu era próspera, alguém pode dizer só ,pode ser doida,srsrsr, pois uma pessoa prospera é quem tem muito dinheiro, não não é pois nunca fiquei sem comer, sem roupa , sem calçado, não comprava fiado e não devia a ninguém, vi todos os dias o cuidado de Deus de uma maneira tremenda sobre a minha vida e a minha casa. Quando aprendemos com Ele que devemos servir por Ele e não por aquilo que Ele pode dar isso é tremendo é em TODO tempo!!

    Obrigada amigo por sua participação!!!

    ResponderExcluir
  13. Vim fazer-lhe uma visita, e ao mesmo tempo agradecer suas palavras e asua visita.

    ResponderExcluir
  14. Oi irmão Antonio, muito obrigada pela visita, seja bem-vindo e volte sempre que desejar!!

    Te desejo uma bela noite!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá minha querida amiga! estive ausente alguns dias por motivo de enfermidade e, hoje recebi um preocupante diagnóstico médico, e vivo a experiencia de andar com Deus no perigo do vale, mais minha fé é que Deus esta comigo, e nada me acontecerá se não for da sua vontade. Se puder ore a favor da minha saude ficarei grato. Do seu amigo e irmão em Cristo Eneas

    ResponderExcluir
  16. Oi meu irmao Eneas muito obrigada pela atenção de vim aqui fazer uma visita e partilhar esse momento que esta passando, obrigada por dividir a carga, iremos sim orar!!

    Oremos pela restauração do seu corpo em nome do nosso Senhor Jesus!!
    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  17. Olá, iris, eu amei esta postagem, e vou divulgar-la pois as vezes a pessoa até faz algo, mas o seu coração estiver fechado para tal coisa, então não foi obediência.
    Bjs Flor, tenho um carinho especialíssimo por Ti.

    Tenha uma ótima semana!
    Cris

    ResponderExcluir
  18. Olá pastora Iris, graça e paz.

    Estava com saudades da Senhora e dos seus comentários tão equilibrados e cheios de amor...

    Eu ia publicar este seu artigo no meu blog mas ...como eu já indico sua página resolvi não fazê-lo, só para que a Senhora não esqueça, visito sua página todo os dias, é muito bom ficar ouvindo sua seleção de músicas e lendo seus artigos.

    Um final de semana com paz e que o Senhor JESUS te proteja e te guarde.

    Seu conservo, Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  19. O seu blog é uma benção de Deus.
    Transmite-nos paz e sabedoria.
    Parabéns por mais este belissimo artigo, a obediência é sabedoria.

    Abraços e bom fim de semana

    Emilia

    ResponderExcluir
  20. OI amiga Cristina pode abençoar outras vidas sim, precisamo aprender todos os dias que muitas vezes o coração é enganoso só o Senhor o conhece.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  21. Amigo Iveraldo só tenho lhe agradecer por sua atenção e carinho que tem demonstrado desde o inicio desse blog, olha pode postar quanto mais forem alcançados sobre a verdadeira obediência melhor!! Sempre é bem-vindo aqui!!

    Obrigada por sua visita e partiicpação!!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  22. OI Amiga Emilia, muito obrigada pelas palavras de incentivo. Que bom que gostou do texto, em provérbios 1:7 fala sobre o principio da sabedoria: Mas como é que um homem se torna sábio? Em primeiro lugar, respeitando e obedecendo ao Senhor. Somente os tolos se recusam a ser ensinados e desprezam a sabedoria.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  23. Olá minha linda. Eu iria comentar quase que exatamente a mesma coisa que você colocou em uma das respostas: Jesus resumiu os 10 mandamentos em 2 leis, que na verdade são 3, mas acabam sendo uma só: AMAR. Amar a Deus, amar a si mesmo e amar ao próximo. 3 em 1.
    O modelo do VT é o modelo segundo o coração do homem, o modelo do NV é segundo o coração de Deus.
    Por isso Jesus disse que não veio revogar a lei. Ele apenas mostrou a única maneira de conseguirmos cumprir esta lei.
    Mais uma vez parabéns pelo post, bjs.

    ResponderExcluir
  24. OI amiga Gisele muito obrigada por enriquecer essa postagem com seu comentário, é verdade Jesus não veio revogar a lei, Ele apenas mostrou a única maneira de conseguirmos cumprir esta lei, podemos ver isso em em Rm 8:2 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós.

    Deus pôs em -ação um plano diferente a fim de nos salvar. Enviou seu próprio Filho, em corpo humano como o nosso - com a exceção de que o nosso é pecador - e destruiu o controle do pecado sobre nós, dando-Se a Si mesmo como sacrifício por nossos pecados.
    Nossa esperança é Jesus Cristo o filho de Deus!!

    Obrigada te desejo um bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  25. Amei o seu blog,que Deus te abençoe mais e mais,
    beijos querida...

    ResponderExcluir
  26. OI Mary, muito obrigada por sua visita e participação, seja bem-vinda!! Volte sempre que desejar

    Te desejo uma bela noite!!!!

    ResponderExcluir
  27. OI IRISMAR
    quero parabenizar o seu lindo trabalho q vc faz no seu
    blog.
    adorei muito a postagem linda que vc pois no seu blog
    prbns.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luiz, muito obrigada por sua participação e pelas palavra de incentivo!! Que bom que gostou, uma boa noite para você

    Te desejo um bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  29. Estou seguindo o seu site. Parabéns pela sua inicitativa de divulgar a verdade do Reino de Deus! Quero convida-lo a visitar o meu blog, e caso deseje também segui-lo, o endereço segue abaixo, Deus lhe abençoe!

    http://sidonemeditandonapalavra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. OI Sidone que bom receber a sua visita também saber que esta fazendo parte, seja bem-vindo!!!

    Uma boa semana para todos!!

    ResponderExcluir