Preocupação o que ela nos faz?

09:54 Irismar Oliveira 37 Comments

Quando você se aninha sobre as suas preocupações, o resultado final dessa incubação é a eclosão do desespero. Paul E. Holdcrat

Como lidar com as Preocupações?
Por Irismar Santos
Preocupação é o Ato ou efeito de preocupar ou preocupar-se, inquietude, cuidado, idéia antecipada; idéia fixa. Preocupação é ocupar-se antecipadamente com situações  que talvez nunca aconteça, é sofrer por antecipação, é deixar-se absorver por sentimentos negativos que passam a controlar com aflição o coração.

Preocupação o que ela nos faz?

Bem nenhum a preocupação pode nos fazer, pois ela vem para nos deixar ansiosos e aflitos com coisas que talvez nem aconteça, a preocupação tem o poder de torturar os que permitem ela dominar.


Aprendi que preocupação não paga as minhas contas nem resolver os meus problemas, o que ela fazer é me neutralizar e com isso me impede de buscar ajuda para lidar com as situações.  


Como lidar com as preocupações?

Paulo escrevendo aos Filipenses no capitulo 4: 6,7  nos orienta como lidar com elas

Oração: 
Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês

Agradecer:
Todos as preocupação sejam  conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

Resultados:
Paz: Vamos experimentar a paz de Deus que excede TODO entendimento
Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender.

Mente protegida:
Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranqüilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus. O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nEle, aos que concentram seus pensamentos nEle. Confiem para sempre no Senhor, porque no Senhor Deus vocês encontrarão a força que nunca se acaba.Isaias 26:3


Deixem com Ele todas as suas preocupações e cuidados, pois Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo o que se relaciona com vocês. 1 Pedro 5:7

Fonte; Vivendo pela palavrahttp://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

37 comentários:

  1. Oi minha querida Irismar!
    Muitas de nossas preocupações são, de fato, inquietações de nossa mente ou coração. Aqui em casa meu marido vive me advertindo sobre isso...rsrs...pois tenho a péssima mania de sofrer só em pensar que meus filhos sofrerão... Apesar da consciência das experiências e no quanto elas, sendo boas ou não, fortalecem a todos, ainda assim, como mãe fico sempre preocupada... faz parte. É o mundo e talvez até por nossa própria experiência "alimentamos" várias preocupações... e isso, sem dúvida, só nos sobrecarrega e amarra, tornando a caminhada mais pesada...
    Eu rezo e entrego nas mãos de Deus tudo aquilo que foge da minha compreensão e poder.
    Grande beijo, minha linda! Fica em paz!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. É, preocupações quem não tem? Eu estou fazendo uma coleção, são tantas q me perco, kkkk. Mas Deus nos ajuda, e alivia todas elas. Penso o que seria de nossa vida sem Esse Deus tão grande? Que alivia nosso fardo e nos ajuda a carregar a nossa cruz. Que Deus continue te abençoando. Saudades! Kiss♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Jackie, é verdade temos as preocupações que podemos chamar de normais como os cuidados com os filhos, mas essas também tomam conta do nosso coração e nos privar de uma vida tranqüila, o texto orienta : Não se aflijam com NADA, o que podemos é orientar os nossos filhos o caminho certo.
    Amiga obrigada por sua visita e participação!!!

    ResponderExcluir
  4. Coisa séria isso. Como ministro do evangelho sei bem o que isso pode causar. Ótimo post Irismar!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo sim a preocupação é algo muito serio, existem pessoas que são totalmente controladas por elas, mas precisamo entender que permitir elas em nossas vidas nao muda nada.

    Amiga e irmão em Cristo muito obrigada por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Irismar.
    No momento minha preocupação é que segunda volto a trabalhar, estava muito bom em casa, poder entrar neste site a qualquer hora era o máximo.
    Como você citou já estou sofrendo por antecipação.
    Excelente texto, parabéns, vou tentar retornar e reler talvez me conforte, nunca se sabe, Deus é pai.
    Com carinho abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga Kaoma lendo teu comentário lembre do texto de Mateus 6:34 quando o Senhor Jesus ensinava a multidão disse: "Portanto não fiquem preocupados com o dia de amanhã, já é suficiente a preocupação de cada dia".Por isso que vivemos sofrendo porque cada dia tem as suas preocupações e quando tentamos colocar as de amanha amiga a carga fica pesada.

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  8. AMIGA QUERIDA...OBRIGADAAAAA VC É MTO ESPECIAL!!!! BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. Querida Irismar,

    Esse trabalho de não deixar as preocupações tomarem contam de nós nos neutralizando é um exercício complexo, mas que deve ser feito. O mundo nos gera essa insegurança, mas como você bem colocou se acreditarmos que Deus rege todas as coisas e que nada é feito para o nosso mal esse sentimento não nos assustará mais.

    Parabéns pelo belo texto!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  10. OI Gisele com certeza é complexo, pois mexe com os nossos sentimentos e quando não estamos bem ficamos vulneráveis a mais preocupações, tem um pensamento que diz: A preocupação deveria levar-nos à ação e não à depressão.
    Karen Horney.
    Obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  11. Olá Irismar!

    A preocupação é uma forma mesmo de falta de confiança e quando não confiamos em Deus, não podemos confiar na vida e entregar tudo o que não é para estar no controle! Nos dias atuais há muita inversão de valores, ao invés que confiar em Deus e na vida que Ele provê a nós, preferimos ficar apegados ao medo do que nos pode ocorrer e com isso estaremos realmente atraindo o mal em nossa vida. É preciso confiar em Deus e manter nosso coração no compasso da confiança no bem e com isso nos mantemos em paz e podemos seguir tranquilos e atentos ao momento presente onde tudo acontece e passamos nos voltar mais ao Amor, pois aprenderemos estar envolvidos com essa sutil energia que permeia o Universo!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  12. Oi Susy, obrigada amiga por sua visita pelo carinho!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  13. Oi Vera, gosto de pensar em uma criança de maõs dadas com seu pai andando pelo rua, quando aparece um cachorro e vem ao seu encontro aquela criança fica com medo , mas seu pais lhe assegura que não deve ter medo pois ele está ali , pega ela e coloca nos braços, aquela criança simplesmente descansa. O cachorro ainda está lá mais ela esta segura e ela não chora mais, nem tem medo por que confia em seu pai.
    Um dos maiores inimigos do homem é a incredulidade, pois preocupação só vai sair quando a fé assumir a direção!!! Somo convidados a confiar em Deus e em sua palavra
    Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.Salmo 37:5

    Obrigada amiga por sua participação.
    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  14. OI Carla rir das tuas coleções,srsrsrsr, essas das não é bom fazer coleção não viu? Sim amiga temo um DEus que a cada dia levar as nossas cargas que possamos descansar nele cada dia!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  15. Olá minha queridíssima amiga !!!

    Excelente postagem e para uma preocupada de carteirinha como eu, caiu como uma luva !!
    Vivo preocupada com tudo, mas o pior, preocupada com aquilo que não depende de mim, aí sim a coisa fica feia !!
    Achei maravilhoso a sua forma de encara isso, tendo consciência de que a preocupação só nos deixa paralisados e sem discernimento para resolver as questões !! Vou em lembrar mais disso !!
    Adorei !!
    Um super beijo !!!

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga eu era pior do que peru,srsrsrs começava a sofrer 30 dias antes quando tinha algo para resolver e também sofria tentando resolver os problemas dos outros, mas graças a bondade do Senhor Jesus ,ele começou abrir meus olhos e mostrar que isso só me trazia prejuízo. Quando aprendi que preocupação não paga as minha contra , não muda as pessoas nem os problemas amiga veio o descanso e colocar elas diante do Senhor é como andar de bicicleta não pode parar!!!

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. Apesar de que as preocupações não mudam as situações e podem fazer mal a saúde, mas é impossivel não se preocupar com a vida, a família, ums mais outros menos mas certamente inerete aos seres humanos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Oi Fatima é verdade amiga elas não podem MUDAR e o pior é que podemos ficar doentes. Sim todos os dias temos as preocupações do dia-a-dia o que não podemos é permitir que elas passem a dominar o nosso viver, deixei até um texto para a amiga Kaoma quando o Senhor Jesus disse Portanto não fiquem preocupados com o dia de amanhã, já é suficiente a preocupação de cada dia.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  19. É impossível não nos preocuparmos, pois quem é responsável sempre se preocupa com algo, mas devemos descansar nEle, mesmo sabendo que é difícil , mas crendo que o dia de hoje já basta o seu mal. Paz querida. Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga queridaaa!

    A preocupação paralisa mesmo a gente. Ela não deixa raciocinarmos direito.
    Mas como vc citou, a medida que vamos deixando as coisas nas mãos do Senhor, aprendendo a descansar nEle, vamos tendo tranquilidade.
    Eu já passei por tantas preocupações nessa vida até aprender a descansar...ufa...até me cansa lembrar.
    Hoje ainda me pego preocupada muitas vezes, mas o grau vai diminuindo conforme a gente caminha com o Senhor.

    Um beijo enorme, obrigado pelo teu imenso carinho e tenha uma noite de um doce descanso.

    ResponderExcluir
  21. "O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nEle, aos que concentram seus pensamentos NEle." DEUS É FIEL!!!
    Amiga! saudades!
    Obrigada pelo carinho.
    Meu pai se recupera muito bem, graças a DEUS.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Rô é verdade elas estão presentes no nosso dia-a-dia, mas mesmos essas que podemos roubar a nossa paz, são pequenos detalhes como falta agua em casa ai uma dona de casa pode ficar a mil com essa situação,esses detalhes podemos levar ao senhor em oração e partilhar com eles essa situação e poderemos receber a paz mesmo faltando agua!!

    Obrigada minha amada por sua visita e participação!!Uma bela noite

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida esse é um dos males da preocupação nos paralisa e nos levar a uma unica visão o problema. Como é transformador quando começamos a levar ao senhor essas preocupações, seja a mínima possível e isso como já falei é algo diário, pois foram as antigas ainda tem as que vão surgindo!!Como voce disse quando nos aproximamos do Senhor o grau de preocupação vai diminuindo, vamos aprendendo a descansar lançando sobre ele TODAS as preocupações!!


    Obrigada por sua visita e participação!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  24. OI amiga Clélia sim ele conservará em PAZ, que benção podemos desfrutar no meio das lutas há promessa de Paz. Amiga que bom fico feliz pelas boas noticias sobre seu pai.Obrigada por sua visita e participação

    Te desejo uma bela bela noite!!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo post. Eis aí um grande mal que precisa ser vencido. Pois a vontade do Senhor é que vivamos livres de preocupações! Grande abraço. Obrigado por também participar de nossos blogs sempre! MarceloIEVV

    ResponderExcluir
  26. As preocupações são um mal capaz de nos tragar e consumir e não servem para nada, como você muito bem ja expressou em seu post. Devemos viver dia a dia, confiar no futuro e em Deus e resolvermos nossos problemas conforme estes vão surgindo e não tentar faze-lo por antecipação. Tal atitude apenas nos faz sofrer espiritualmente e gerá consequencias fisicas. Devemos nos resguardar deste mal e ter consciência que tudo tem seu momento.
    GRANDE abraço minha GRANDE amiga,

    ResponderExcluir
  27. OI Ademar quando aprendemos que as muitas preocupações não traz benefícios passaremos a desfrutar melhor a vida, pois como o Senhor Jesus já advertiu cada dia tem seus males e sofrer por antecipação traz prejuízo a nossa saúde!!. Hoje só tenho a louvar ao Senhor por me ensinar a desfazer dessas cargas tão pesadas partilhando com ele e confiando que ELE é PODEROSO para me ajudar!! Obrigada por sua participação!!

    Amigo te desejo um belo dia!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Marcelo sim a preocupação é algo muito serio, existem pessoas que são totalmente controladas por elas, mas precisamo entender que permitir elas em nossas vidas nao muda nada.

    Amigo e irmão em Cristo muito obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  29. Essa Mensagem é uma Benção.
    Nos ensina que apesar de passar-mos por tantas lutas. Deus nunca nos dessanparará, e no tempo certo, as vitórias irão chegar.
    entrega o teu caminho ao SENHOR confia NELE e o mais ELE tudo fará.

    ResponderExcluir
  30. Oi Marivam sim cada dia tem as suas dificuldade e com elas as preocupações mas somos convidados e dividir essas cargas com aquele que é capaz de nos fortalecer e nos ajudar tirar os olhos do que muitas das vezes tem o poder de destruir.

    Obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  31. Olá Irissss,
    Aprendi com uma amiga aqui no site que é melhor ser dono de uma moeda que ser escravo de duas, rsss, e isso quer dizer pra mim que tem muita gente arrumando sarna pra se coçar.

    A preocupação é uma coisa normal da vida, ela é até benefica pois atraves dela conseguimos priorizar certas coisas e não ser levianos na vida, agora a preocupação exacerbada é um inicio de ansiedade e isso com o tempo fica cronico. E temos que cortar esses exageros em nós, fico vendo pais agendando aulas e mais aulas para os filhos, na segunda isso, na terça aquilo, quarta e quinta àquilo outro... fazendo das pessoas seres hiperativos e estressados logo cedo... E criança ja é agitada normamente, mas tem pais que vão lá e ainda pioram a situação... viram adultos assim, inquietos em excesso. E o que mais impressionante, como eu li num artigo, é que essas crianças são fracas em aptidões que lidam com a atenção, concentração... ja viu entao como nao vai ser o adulto... hipertenso.
    Obrigado por partilhar conosco esse bom tema,
    grande abraço, bom dia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. OI amigo é verdade,srrssr,!! Olha você num ponto muito importante a criança, como é importante a base que elas vão ter, pois como bem falou elas vão ser os adultos de amanhã. Muitas recebem uma carga muito pesada desde novas e algumas já mostram sintomas de frustração. Lembrei de Pv 22: 6 Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Isso vale para valores e atitudes diante da vida.
    Amigo,obrigada por sua participação
    Te desejo um bela tarde!!

    ResponderExcluir
  33. Verdade Irismar, tento não me preocupar muito...mas confesso que é difícil diante das circunstâncias não resolvida. Mas sei que faz mal para o físico, emocional e espiritual.....Agora não sei como seria nossa vida sem preocupação acho que seriamos um tanto omissos também. Quando conseguimos descansar no Senhor é claro que conseguimos dormir em paz, porem no dia seguinte acordamos agradecemos a Deus e logo lembramos das circunstância diversas a resolver.
    Parabéns Irismar, estou dando pitaco correndo...adoreiiiiiiiiii
    Abs.

    ResponderExcluir
  34. Oi Neusa sim elas fazer parte da nossa vida pois estamos vivo, o problema das preocupações é quando elas passam a nos dominar. Acredito que o gostoso da vida é saber que elas existirem e até batem a porta do nosso coração, mas não nos domina, pois a paz que Deus nos oferece não é com ausência de problemas mas é a paz dentro deles.

    Por que ficar triste e agitado, minha alma? Não é preciso! Confie em Deus; eu ainda louvarei o Senhor, o Deus que sempre me ajuda.Salmo 42:11 Davi aqui aprendeu a mudar a visão das preocupações!!


    Obrigada minha amada por sua participação!!!

    ResponderExcluir
  35. Tens razão Iris
    Eu deixo-me muito envolver por pensamentos negativistas, a minha filha diz que eu até azaro as coisas.
    Há coisas que não matam mas moem, e dão-me cabo da cabeça,mas rápido caio em mim e no ridiculo da situação. Afinal é como dizes preocupações não pagam dividas, nem resolvem problemas.
    Abs

    ResponderExcluir
  36. OI amiga as preocupações são como o cupim dentro do nosso coração e seu alvo é nos destruir aos poucos, sim amiga nunca nenhuma preocupação pagou uma conta minha,srsrsrsr, mas lhe digo confiar e descansar em Deus me dar equilibro para passar pelas lutas.

    Obrigada pela sua visita e participação!!!

    UMa bela noite

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Leticia Araujo e eu sofro muito com esse negócio de preocupação, isso é tao ruim pois só me faz ter pensamentos negativos, só fico pra baixo.. Sofro muito tbm de anciedade..`
    Porém quando vejo que a coisas estão fora do meu controle, peço socorro a Deus para me livrar destes pessimos habitos, que tendem a pertubar a minha vida constantemente..

    Adorei o post, acho que mesmo se temos problemas ounão temos sempre que entregar nossa vida ns mãos de Deus, pois só ele pode nos libertar de tudo e qualquer mal..

    ResponderExcluir