O Inverno Chegou...

08:15 Irismar Oliveira 16 Comments

Se o inverno chegou, a primavera não estará distante. 
Percy Bysshe Shelley

Os Benefícios do Inverno!

Por Irismar Santos
Todo cristão passa por momentos difíceis e alguns que não compreende o que está acontecendo.  Existem momentos em nossas vidas em que podemos compará-los como as quatro estações do ano e uma das estações que mais temos dificuldade de compreender é a estação do inverno. 

Talvez você esteja passando por essa estação e não está compreendendo o que está acontecendo com você e tem perguntado o que está acontecendo comigo? No inverno algumas coisas acontecem como a principal delas que é queda da temperatura, nele as noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, assim é na vida espiritual, toda aquela alegria e fervor que antes era percebido já não e tanto e o tempo parece que parou. 

Será que há benefícios no inverno? Será que podemos aprender alguma coisa nessa estação? 

O apóstolo Paulo escreveu Rm 8:28 e disse: E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos plano dele. Quero partilhar com vocês um texto que descreve muito bem os benefícios do inverno em nossas vidas é de uma grande mulher de Deus chamada Jeanne Guyon. 

Vejo o inverno como uma estação que dá excelentes exemplos do trabalho de transformação do Senhor na vida do cristão. Quando ele chega, é como se o mundo vegetal refletisse a imagem da purificação, mediante a qual Deus remove as imperfeições da vida de seus filhos. 

Quando o frio tem início nas asas de uma tempestade de inverno, as árvores vão gradualmente perdendo as folhas. O verde logo é trocado pelo tom de marrom funesto; e as folhas caem e morrem. Presencia-se a perda da bonita vestimenta do verão. Que sensação experimenta você, ao contemplar essa pobre árvore? Você sente como que uma revelação. 

Debaixo de todas as lindas folhas estão toda espécie de irregularidades e defeitos. Eles eram invisíveis em razão das folhas que os cobriam. Agora começam a ser revelados! A árvore já não é bonita na sua superfície aparente. Mas será que ela mudou? Não de todo. Tudo continua a ser exatamente como era antes. Tudo prossegue sendo como sempre foi! É certo que as folhas já não estão lá para esconder o que é real. A beleza da sua vida exterior apenas apenas ocultou o que sempre estivera lá. 

A mesma coisa acontece com você. O mesmo sucede com todo cristão. Nós podemos parecer bonitos... até que a vida desapareça! Então não haverá dúvida: o cristão irá mostrar-se com todos os seus defeitos. Se Deus não trabalhar para purificá-lo, você se mostrará despido de todas as suas virtudes! Contudo, dentro da árvore existe uma vida; e assim como a árvore, você não está se tornando pior; está simplesmente se vendo como realmente é! É preciso saber que no interior da árvore de inverno ainda há uma vida que produziu lindas folhas na última primavera. 

Não, o cristão no mais profundo do seu ser não foi privado de sua virtude essencial. Ele não perdeu vantagens; apenas perdeu algo humano, o senso da própria bondade pessoal, e em seu lugar descobriu sua total desventura. Ele perdeu a comodidade pelo fato de seguir o Senhor. Essa comodidade nasceu mais em virtude da ignorância sobre si mesmo do qualquer outra razão. 

Assim como acontece com a árvore acontece com você

O cristão, espoliado e exposto, aparece perante os próprios olhos como algo desnudo; e todos que estão a sua volta lhe vêem pela primeira vez os defeitos - defeitos que estavam privilegiadamente escondidos, ocultos pelas graças externas. 

Algumas vezes tal revelação é tão devastadora para o orgulho do cristão, que ele simplesmente nunca se recupera, decidindo ser um cristão em outro nível; ou renunciando totalmente a idéia de seguir o Senhor. 

Através do inverno, longo e frio, a árvore parece estar morta, como muitas da floresta. Mas ela sabe que isso não é verdade. No momento parece que a destruição é total, mas na verdade repousa em algum lugar. 

Essa árvore está se submetendo a um processo que preserva sua vida e a fortalece. Afinal, o que o inverno faz com ela? Ele faz com que seu interior se contraia. A vida que está no seu interior não vai mais ser usualmente consumida! Ela vai ficar concentrada no interior do seu tronco e na porção mais oculta de sua raiz, sendo empurrada até bem fundo. 

O inverno preserva a árvore - não importa o quanto ela pareça estar morta. É verdade que suas folhas caem, deixando-a deformada e exposta; no entanto, nunca esteve mais viva! Durante o inverno, a fonte e o princípio da vida ficam mais firmemente estabelecidos do que em qualquer outra estação. 

Nas outras estações a árvore tem de utilizar toda sua força de vida para adornar-se e embelezar-se. Mas ela faz isso despendendo muita vida, extraindo sua vitalidade das raizes e das partes mais profundas do tronco. É preciso que exista um inverno. Ele é necessário para que ela viva, sobreviva e floresça; e volte a florescer

A virtude tem uma maneira interior de fazer com que o cristão pense profundamente, enquanto desaparece totalmente da superfície, deixando os efeitos externos e naturais notadamente visíveis! 

Se temos os olhos para ver, então nos damos conta de que isso é bonito. 

A graça faz exatamente a mesma coisa com a nossa vida. Deus levará as folhas. Algo fará com que elas caiam. A virtude externa entrará em colapso. Ele faz isso para fortalecer a principal das virtudes. A fonte da vida deverá ser reconstruída. Alguma coisa bem lá no interior da alma ainda funciona. Em algum lugar dentro do espírito as funções que são consideradas as mais importantes (na estimativa de Deus) nunca descansam. O que continua ainda está muito bem escondido. É a humildade. 

O que está acontecendo é o puro amor. 

O que continua na parte mais interior é a renúncia e o desprezo pelo eu. O homem interior está fazendo progressos. A alma está aventurando-separa adiante, dentro do interior. Verdadeiramente, parece que as manobras de Deus estão concentradas nas partes externas do cristão, e nem por um momento se pode vislumbrar que não seja agradável á vista. No entanto, não se desenvolveu na alma nenhum novo defeito! Somente faltas antigas vieram a tona! E por estarem expostas cicatrizam mais facilmente. 

Se você ousar desafiar a peregrinação espiritual, lembre-se dos dias de calamidade, do período de seca, e do tempo que o homem chamará de inverno espiritual: A vida está lá! 

Se o inverno vier ...


Fonte Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte do texto: http://www.odiscipulo.com
Fonte da imagem:http://www.google.com/

Você também pode gostar

16 comentários:

  1. Parabéns abençoada, por esta postagem que reflete DEUS na natureza, tudo o que ele criou nos serve pra reflexão, para entender seus propósitos.

    Fika na Graça que é de graça!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcio é verdade podemos aprender sim pois o seu propósito para nossa vida é a nossa maturidade!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia!!

    ResponderExcluir
  3. OLá Pastora!!!! vim deixar uma palavrinha,para abençoar seu dia.


    ‎--» E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei. (Isaías 42:16)
    Feliz quarta
    MARIA

    ResponderExcluir
  4. Escreve de mais *-*

    muito bom.



    http://www.botefee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, obrigada por sua visita e participação e e partilhar esse texto!!

    Te desejo um belo dia!!!

    ResponderExcluir
  6. O melhor é que o inverno sempre vem e assim podemos ser transformados, nunca ficaremos so mesmo jeito, as folhas são trocadas. Eu sinto que já estou começando a entrar no inverno, mas creio que a primavera sempre vem.
    Lindo seu texto Irismar. Quando virá o livro?? Bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô é verdade NUNCA ficaremos do mesmo jeito , por mais que ele demore um pouco mais, uma coisa é certa ele passa e deixa grandes rendimentos para a planta!!

    Amiga quanto ao livro boa pergunta,srsrs, olha o Senhor permitindo esse ano o segundo livro vai sair!!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Erick, obrigada amigo por sua visita e por sua participação, que bom que gostou dos benefícios do inverno!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  9. Creio que em todas as estações podemos aprender algo novo.O inverno é algo dificil de se passar devido a temperaturas baixas,e assim também é na nossa vida,existem momentos em que nossa fé esta fria como o gelo,por coisas tão pequenas pensamos em desistir de tudo,mas Deus sempre esta do nosso lado nos ensinando como agir e nos aquecendo nos momentos gelados da vida.Quando entendemos que essas estações são necessárias para nosso próprio crescimento,ai sim conseguimos passar por elas e depois ver todos os frutos brotando prontos para serem apreciados!Muito bom o texto minha flor.Fique com Deus e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  10. OI Daiane assim como as quatro estações passam na vida espiritual não é diferente e em cada uma DEus tem um propósito de nos ensinar para levar a maturidade, no inverno essa baixa temperatura de sentimentos e emoções que damos tanto valor cessa e teremos que viver por fé exclusivamente, podemos ter a certeza que Deus está trabalhando!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Iris, você escreve muito bem amada.
    Que texto tocante, lindo.
    Que o inverno me ensine a estar aconchegada nos braços de Jesus.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida é verdade amiga corre para ele pois ele é a melhor pessoa para nos orientar, consolar e nos sustentar durante essa estação!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  13. Olá Iris querida!
    O título e o texto estão lindos, minha querida!
    Eu penso que passamos pelo mesmo processo das estações... Temos em nós essas estações, não é?
    Em meu caso, creio que o inverno me permita o recolhimento às reflexões para que depois as flores nasçam e o Sol renove nossas forças...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  14. OI jackie é uma coisa que podemos aprender também com cada estação é que cada uma nos deixar um aprendizado e que também ´me passam. Por mais longo que uma inverno seja , ele preserva a árvore - não importa o quanto ela pareça estar morta. Tudo que Deus fez é perfeito !!

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  15. E ORAI PARA QUE A VOSSA FUGA NÃO SEJA NO INVERNO...Mateus 24:20

    Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém, águas vivas,metade delas para o mar Oridental,e metade dela para o mar Ocidental: no ESTIO e no INVERNO...Acontecerá isso.Zacarias 14:8

    Mas, diante de cada INVERNO na nossa vida DEUS nos diz:
    EIS QUE PASSOU O INVERNO: A CHUVA CESSOU, E SE FOI...Cantares 2:11

    Lindo post amiga.
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  16. È verdade amiga TUDO passa só o Deus é ETERNO, peçamos sabedoria a Deus para passar pelo inverno!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir