É o Perdão e não o Tempo que cura todas as feridas!!

10:27 Irismar Oliveira 24 Comments


Então Pedro veio a Ele e perguntou-lhe: "Senhor, quantas vezes eu devo perdoar um irmão que pecar contra mim? Sete vezes?""Não!" respondeu Jesus, "Setenta vezes sete! Mateus 18:21

Por Irismar Santos
Quem nunca ouviu as seguintes frases “o tempo cura ”“ com o tempo passar”, muitas pessoas acreditam que o tempo cura uma mágoa, a dor de ser traída, humilhada, eu particularmente não concordo que o tempo cure as mágoas, feridas, dores, se o tempo curasse não teríamos tantas pessoas magoadas e revoltadas umas com as outras há dez anos ou mais. 

Quanto tempo é necessário? O tempo esta relacionado a cada tipo de pessoa? Cada uma tem seu tempo? Depende do tamanho da ofensa para o tempo curar? Será que isso é verdade, não concordo também com esses pensamentos, o que acredito é que nós determinamos esse tempo por decisão, o que acontece na realidade é que seguramos quem nos ofendeu parando o passado e empurramos a ofensa até o dia em que decidimos ou não perdoar, então não é questão de tempo e sim de decisão. 

Aprendi quando um dia falava com o Senhor em oração e dizia – Senhor eu não consigo perdoar fulano de tal, já tentei, mas sempre que vejo sinto tudo de novo, o Senhor falou algo que nunca esqueci: Você pode perdoar você não quer perdoar, e você não quer perdoar porque essa é a única arma que você tem contra quem te feriu, naquele dia aprendi que a falta de perdão era uma arma de proteção que eu usava muito bem, pois ela tanto servia para me proteger , como para me vingar de quem me prejudicou.

Compreendi naquele dia que não era uma questão de tempo e sim de uma decisão, pois quando ouvi isso lembro que orei e disse eu perdoou fulano, eu solto essa arma de defesa e quando vi aquela pessoa, olhe para ela e falei para mim mesma já esta perdoada, não vou, mas segurar essa arma, pois sou livre e a partir daquele dia o que antes era difícil não foi mais, se não tivesse compreendido que era uma decisão, provavelmente ainda hoje tivesse com meu coração ferido, pois a traição foi grande e a dor chegou a ser quase insuportável. 

O que cura uma ofensa? O PERDÃO, aqui está o que nos cura das dores, ofensas e das mágoas feitas em nós, um dos principais ensinos do Senhor Jesus foi sobre o poder do Perdão, e em nenhum dos seus ensinamentos ele falou de tempo e sim de decisão. Aprendi que perdão é uma decisão, não estou aqui negando a dor da traição, mágoa, da humilhação, da calunia, pois já passei por essas dores e sei o quanto é doloroso, o que falo aqui é a decisão de não levar sobre nós uma carga que não nos fará bem algum. 

Os que lançam sobre o tempo a sua liberdade é por dois motivos: por medo de ser machucado novamente, por isso usam a arma da proteção não perdoando quem os feriu, segundo: não liberam perdão como uma maneira de se vingar de quem lhe ofendeu, precisamos entender que não precisamos ter medo de ser machucado novamente, pois se não formos por que já nos feriu seremos por outros que vão passaram por nossas vidas e usar o perdão como vingança é como diz esse pensamento: Guardar ressentimentos é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Albert Einstein 

Aprendi que enquanto viver haverá pessoas que vão nos ferir mágoa e machucar, aprendi também que enquanto viver é preciso ser LIVRE e a única maneira de ser livre é perdoar quem nos decepcionou, traiu, machucou e feriu, é preciso ser um profissional em perdão. 

O que a falta de perdão faz: nos deixa fechados para novos relacionamentos e novas amizades, ouvi de uma pessoa que foi muito ferida e não perdoou o seguinte: “O amigo de hoje é um forte candidato a inimigo amanha”, uma pessoa dessa não desfruta a vida no sentido de ter amigos e ser amiga, pois não confia mais nas pessoas, quando Jesus nos ensinou sobre perdoa era como se ele dissesse: Agora vá meu filho (a) a vida continua, olha ao teu redor há muitas pessoas legais no mundo, não se feche para a vida e para as novas amizades, continue a viver sem o peso e a carga das mágoas e das feridas, seja LIVRE, através do perdão. Quando Jesus ensinou sobre perdão ele não disse: com o tempo você perdoa ou quando você sentir que deve perdoar, não ele disse: perdoe, sei que isso não entra muito bem nos ouvido de quem foi ferido, pois no fundo queremos é vingança pela maldade feita a nós, achamos injusto Deus exigir que devo perdoar a quem me feriu e não olhamos pelo outro lado que quando ele disse perdoe ela estava dizendo essa é a única maneira de você ser livre das dores causadas e uma vacina que nos protege é o remédio que ele deixou para se tomar diariamente para não morrer. 

O que tempo faz? Nessa questão ele é como a ferrugem e o cupim vão aos poucos destruindo o que há de mais belo em nosso coração que é a capacidade de acreditar nas pessoas sem o medo ser ferido destrói também a capacidade de acreditar no amor de Deus, pois a segunda coisa que a falta de perdão nos faz é nos levar a deixar de acreditar no amor de Deus por nós.  O que o tempo pode nos fazer é ensinar o que precisamos aprender na vida, mas curar seja lá qual for à dor não!!Podemos aprender com o tempo o valor da fidelidade, da amizade, do amor!! " O tempo ensina, mas não cura"- Martha Medeiros

Quando Jesus disse para Pedro quantas vezes ele deveria perdoar o irmão, Pedro não compreendia a extensão do perdão, ele só compreendia a quantidade  quer dizer, ele só compreendia o que pode ser medido ou contado. Precisamos dar o que temos recebido.

Tire os olhos dos que te machucaram, solte as armas de defesa e vingança  use a vacina que lhe deixa livre para prosseguir!!

Fonte: Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

Você também pode gostar

24 comentários:

  1. Oi Iris querida,bom dia!
    Tremenda esta sua mensagem,concordo com você quem ja não passou por isso,Perdoar quem te magoou.Como é dificil a pessoa reconhecer que perdoou aquele irmão,amigo ou ate um parente proximo.Já ouvi muitas pessoas falarem assim eu libero perdão,eu já perdoei aquela pessoa mas não quero nem saber dela proxima de mim.Eu não concordo,no meu ver isso nào é um perdão verdadeiro,para mim este é o perdão da boca para fora,pois o coraçao ainda esta cheio de magoa.
    Eu ja passei por isso algumas vezes,vivi situações que nunca imaginei passar.Sei que somos falhos que tambem maogoamos quem nos cerca mas é preciso tomar uma atitude de reconhecer o erro,dar o primeiro passo,eu ja fiz isso ja perdoei quem me magoou,e sei que para que Jesus me perdoe devo perdoar primeiro.Mas o perdão tem que ser verdadeiro,tem que ser de coração,não da boca para fora.oro ao Sr. todos os dias para que meu coração transmita so o amor ao meu irmão ao próximo,nao quero carregar magoas,risteza e rancor,Quero meu coração limpo para que eu possa ser honrada pelas bençãos que o Sr. tem para mim e poder falar em teu nome com toda verdade e com autoridade.Afinal quem somos nós,se até Jesus perdoou nossos pecados,morreu na Cruz para nos salvar, porque não podemos perdoar nosso irmão.
    Beijos,e me desculpa o tamanho do comentario.
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Paz Irismar Isso indica que não devemos nem lembrar-mosde quantas vezes perdoamoa alguém, devemos perdoar aqueles que verdadeiramente se arrependem, os rabinos ensinavam que era necessario perdoar os ofensores, mas somente tres vezes mas Jesus veio para mudar isto. Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Olá Iris,
    Dizem que a vida longa nao ementa ninguem muitas vezes aumenta os pecados.
    Abrção.;

    ResponderExcluir
  4. ate entao nunca tinha pensado desse jeito, ate nao concordava com esse papo de tempo cura, aschava que depende da situação....mas a observação do perdao foi ótima....

    realmente, e saber perdoar é para poucos... eu me excluo dessa, por enquanto

    ResponderExcluir
  5. OI Rita , obrigada por enriquecer a postagem com seu comentário, também creio nisso que quando perdoamos ficamos livres de tudo para prosseguir, comi vc escreveu nos também ofendemos tanto o nosso próximo como ao próprio Deus e não gostamos de receber perdão. Não podemos agir como o exemplo que o Senhor Jesus deixou do home que teve a divida perdoada e quando encontrou um que lhe devia não perdoou.

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  6. OI Andre,quando ha o verdadeiro perdão você lembrar para usar como um exemplo mas aquela lembrança não mais determina os seus sentimentos pois a pessoa foi liberta da dor pelo perdão!!Ah com o é glorioso quando aprendemos a perdoar.

    Obrigada por sua visita e participação!!


    Te desejo uma bao noite

    ResponderExcluir
  7. OI Emerson, eu também era uma pessoa que não perdoava, eu era muito rancorosa e opiniosa, era como Pedro só compreendia a quantidade do perdão e não a sua extensão e como isso perdi muitas coisas na vida, mas graças a bondade o Senhor Jesus que meus olhos foram abertos e então compreendi e lhe digo o que costumo dizer para meus amigos que a melhor que tem é ser LIVRE!!!

    Amigo obrigada por sua participação, te desejo uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  8. OI Emerson, eu também era uma pessoa que não perdoava, eu era muito rancorosa e opiniosa, era como Pedro só compreendia a quantidade do perdão e não a sua extensão e como isso perdi muitas coisas na vida, mas graças a bondade o Senhor Jesus que meus olhos foram abertos e então compreendi e lhe digo o que costumo dizer para meus amigos que a melhor que tem é ser LIVRE!!!

    Amigo obrigada por sua participação, te desejo uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  9. A Força do Perdão - Sérgio Lopes


    PERDOAR É MUITO MAIS QUE ESTENDER A MÃO
    E DIZER EU TE PERDOO MEU IRMÃO
    USAR A VOZ É FACIL
    APERTAR A MAO TAMBEM
    O DIFICIL É REVELAR O CORAÇÃO

    MAS SE O CORAÇÃO PERDOA
    É FACIL PERCEBER
    POIS O CORAÇÃO É CUMPLICE DO OLHAR
    PERDÃO QUE SAI DO CORAÇÃO É JOIA RARA DE ENCONTRAR E
    ESTA NA SINCERIDADE DE UM OLHAR

    SE EU TE MACHUQUEI
    RECONHEÇO QUE ERREI
    EU AGORA PERCEBI
    QUANTO MAL EU TE CAUSEI
    COMO VOU FALAR DE AMOR
    SE EU NAO SOUBER AMAR?
    EU PRECISO DE VC PARA ME ENSINAR
    EU ME ARREPENDI
    E REVELEI MEU CORAÇÃO
    AGORA É SUA VEZ DE ME ENSINAR UMA LIÇÃO
    PRECISO DE VC
    PRA CONHECER A DOR
    OU CONHECER A FORÇA DO PERDÃO..

    ResponderExcluir
  10. OI Mariva, obrigada pelo letra da musica do Sergio lopes, como diz a musica: Quando O CORAÇÃO PERDOA É FACIL PERCEBER, isso é uma grande verdade, como falamos, olhamos e agirmos revelam se verdadeiramente houve perdão. Que possamos usar essa arma tão poderosa e sermos livres!!

    Obrigada por sua participação, te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  11. Olá Irismar!

    É incrível quando podemos perceber que o tempo, ao contrário de curar, cria mais resistência, bloqueios, e quanto mais passa, mais nos prendem a tudo isso! Por isso que quando nos percebemos assim, o melhor é agir em direção do perdão, de atitudes que curam aquele momento, e não nos deixar perder no vazio e na dor que só nos leva a segurar mesmo a arma, como se tivesse que defender de algo sempre! Esta é uma das grandes prisões que nos mantemos onde geralmente nos faz viver uma vida estagnada, com tantas capacidades, sem poder mover nada do lugar, sangrando a cada momento! Quando confiamos no bem, na vida, no Criador, então, alcançamos enxergar de outra forma assim como nos relatou, e então, a libertação acontece! E é maravilhoso saber que na vida há tanta bondade, beleza em sua infinita ordem da vida! Muito bom este tema, sempre é muito bom compartilharmos temas sobre o perdão e o tempo!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  12. OI Vera é verdade o tempo tem esse poder de gerar resistência e nos levar a viver em mundo fechando para o novo, as portas ficam bloqueadas como os portões de uma castelo em que ninguém consegue penetrar.


    Obrigada amiga por sua participação!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  13. A PAZ AMADA, CONCERTEZA PRECISAMOS LIBERAR O PERDÃO, POR VEZES NOS MACHUCAM TANTO CERTAS SITUAÇÕES QUE ACHAMOS ISSO IMPOSSIVÉL, MAIS QUANDO FAZEMOS ISSO DE TODO NOSSO CORAÇÃO VEM O ALIVIO DA PARTE DE DEUS, POIS ESTAMOS FAZENDO A COISA CERTA..QUE ESSE DOM DE PERDOAR ESTEJE DENTRO DE NÓS SEMPRE...BJOS KÁ

    ResponderExcluir
  14. Devemos jogar ora as arm as e receber as Bencaos proindas de um coracao q AMA e perdoa.

    Bjim amiga!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ká sabe uma coisa que aprendi que o poder vem na obediência, muitos servos naõ desfrutam do poder de Seus por não obedecer a palavra e DEus!!

    Obrigada amiga por sua visita .

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  16. OI Pra. Thais sim amiga se tiver que ficar segurando algo deve ser o amor que ja esta derramado em nosso corações!!

    Obrigada lhe desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. A Palavra de Deus nos molda de forma que esses setenta vezes sete que Jesus ensinou entranhe no nosso caráter.
    Em várias situações nos vemos relevando os mais fracos na fé. E isso, aos olhos de Deus, é bom, pois Ele espera que sejamos pacientes, mansos, misericordiosos, sem corromper sua Palavra, ou seja, sempre pregando a Verdade que liberta, para ver se esses alcancem a Salvação.
    Perdoar é libertar-se de raízes de amargura que acabam contaminando aos que estão ao nosso redor.
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  18. OI Delair é verdade amiga pois ele já derramou o seu amor em nossos corações precisamo aprender a exercitar esse dom através das ações!!!

    Obrigada por sua visita, te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  19. Olá irmã Irismar!
    Como é interessante ver no mundo muita gente que gosta de fazer contas! Assisti 3 cultos nesta semana - basta! Visitei o Pastor 15 vezes no ano passado - suficiente! Disse para o meu cônjuge: "te amo!" - cansei! Perdoei 7 vezes aquele irmão - agora ele não tem perdão!

    O tempo é um bom remédio, mas aquilo que não foi perdoado, sempre volta!
    Preciso esquecer as contagens e perdoar sempre!
    Grande reflexão!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. OI Pr. Saidy, o tempo é uma agente para nos ensinar, nao podemos é usa-lo como uma desculpa para adiamos a decisão, sabe uma coisa que aprendi o PODER vem pela a obediência se obedecermos veremos a sua ação em nossas vidas.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  21. Olá Iris,

    Boa noite amada,

    O perdão é o melhor caminho p/ a libertação da nossa mente e do nosso coração.

    beijos
    suely

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  23. OI Suely é verdade ficamos livres e deixamos que nos ofendeu também.

    Obrigada amiga !

    ResponderExcluir
  24. Will, que bom receber sua visita e saber que gostou. Volte sempre que desejar

    UM belo dia

    ResponderExcluir