A porta foi aberta para o pecado?

09:21 Irismar Oliveira 22 Comments

Há algum tipo de pecado incorporado ao seu estilo de vida? 


Por Jonathan Edwards
As instruções para você auto-examinar-se quanto a algum pecado do qual talvez você não esteja crente já foram dadas. Como estão as coisas na sua vida? Você acha que está vivendo em algum caminho mau? Não estou perguntando se você está livre de pecado. Isso não é o esperado, pois não há quem não peque (lRs 8.46). Mas há algum tipo de pecado incorporado ao seu estilo de vida e prática? Sem dúvida alguns estão limpos nessa questão, alguns "irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor... que guardam as suas prescrições, e o buscam de todo coração; não praticam a iniquidade e andam nos seus caminhos" (SI 119.1-3). 


Permita que sua consciência responda sobre como você vê sua própria vida. Você pratica algum pecado pela força do hábito? Você se deu permissão para isso? Se esse for o caso, considere o seguinte: 

Se você tem procurado a salvação e ainda não a encontrou, a razão disso pode ser algum tipo de pecado em sua vida. Talvez tenha se perguntando qual é o problema que o deixa tão preocupado em relação à sua salvação — quando diligentemente você a tem buscado — e ainda não teve retorno. Muitas vezes já implorou a Deus, e ele ainda não atentou para você. Outros recebem conforto, mas você ainda permanece em trevas. Mas isso não deve surpreender, se você se agarrou a algum pecado por muito tempo. Não é isso uma razão suficiente para que todas as sua orações e todas as suas pretensões deixem de ser atendidas? 

Se você tem tentado reter seu pecado enquanto busca o Salvador, você não está buscando a salvação da maneira correta. O caminho certo é abandonar sua perversidade. Se você tem algum membro corrupto e não o corta fora, corre o risco de ele o levar para o inferno (Mt 5.29,30). 

Se a graça parece que estar definhando ao invés de florescer na sua alma, talvez a causa disso seja algum tipo de pecado. A maneira de crescer na graça é andar em obediência, e ser muito determinado nisso. A graça vai florescer no coração de todo aquele que vive dessa maneira. Se você vive em algum caminho mau, ele será como uma doença incubada sugando sua vitalidade. 

O pecado então o manterá pobre, fraco e desfalecido. Basta que um pecado seja praticado habitualmente para anular sua prosperidade espiritual e frear o crescimento e a força da graça em seu coração. Ele entristecerá o Espírito Santo (Ef 4.30). Ele impedirá a boa influência da Palavra de Deus. O tempo que ele permanecer será como uma úlcera, que o mantém fraco e deficiente, embora você se alimente da melhor e mais proveitosa comida espiritual. 

Se você caiu em grande pecado, talvez algum tipo de pecado na sua vida tenha sido a raiz fundamental do seu grande fracasso. Uma pessoa que não evita o pecado e não é meticulosamente obediente, não pode ser guardada dos grandes pecados. O pecado em que vive será sempre uma abertura, uma porta aberta, pela qual Satanás encontrará a entrada. E como uma brecha na fortaleza, por onde o inimigo pode entrar e encontrar seu caminho. Se você caiu num pecado terrível, talvez seja essa a razão. 

Ou se você permite algum tipo de pecado como um escape para sua corrupção, ele será como uma brecha numa represa que, se abandonada, se abrirá sempre mais até que não seja mais possível contê-la. 

Se você vive em trevas espirituais, sem sentir a presença de Deus, a razão disso pode ser algum tipo de pecado. Se você lamenta não ter um pouco da doce comunhão com Senhor; se sente que Deus o desertou; se Deus parece ter lhe escondido sua face e raramente lhe mostra evidências da sua glória e graça; ou se parece que você foi deixado tateando e vagueando no deserto — essa pode ser a razão. Talvez você clame a Deus freqüentemente. 

Talvez você passe noites em claro e dias tristes. Se está vivendo desta maneira, é muito provável que essa seja a causa, a raiz dos seus desenganos, o seu Acã, o causador de problemas que ofende a Deus e traz tantas nuvens de trevas sobre sua alma. Você está entristecendo o Espírito Santo, e por isso você não recebe o seu conforto. 

Cristo prometeu que se revelaria aos seus discípulos, mas com a condição de que eles guardassem os seus mandamentos: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14.21). Mas se você rotineiramente vive em desobediência aos seus mandamentos, não é de se admirar que ele não se manifeste a você. A maneira de receber o favor divino é andar perto dele. 

Se você duvida da sua salvação, talvez algum tipo de pecado na sua vida tenha levantado essas dúvidas. O melhor jeito de se ter a clara evidência da sua salvação é por meio de um andar junto a Deus. Isso, como já notamos, é também a maneira de se ter a graça florescendo na alma. E quanto mais graça vigorosa de Deus em nós, mais provável é que seja vista. E quando Cristo se revela a nós, temos a certeza do seu amor e favor. 

Mas se você vive com algum tipo de pecado, não é de surpreender que isso diminua grandemente a sua certeza. Afinal de contas, isso subjuga o exercício da graça e esconde a luz da face de Deus. E pode acontecer de você nunca saber se é um verdadeiro cristão até que tenha abandonado totalmente o pecado no qual vive. 

Se Deus o reprovou, talvez algum tipo de pecado em sua vida explique o motivo. Provavelmente a prática de um hábito pecaminoso ou o fato de tolerar um ato maldoso tenha sido a razão de ter recebido uma reprovação e um castigo dolorosos. Às vezes, Deus é excessivamente severo no trato com seu povo pelos seus pecados neste mundo. Deus não permitiu que Moisés e Arão entrassem na Terra Prometida porque o haviam desobedecido e pecado com seus lábios nas águas de Meribá. E como Deus foi terrível quando tratou com Davi! Que aflição levou para sua família! Um dos seus filhos violentou sua irmã; outro matou o irmão e depois de expulsar seu pai do trono na vista de todo Israel, deflorou a concubina de seu pai perante todos. O seu fim foi terrível; machucou completamente o coração de seu pai (2Sm 18.33). Imediatamente depois, aconteceu a rebelião de Seba (2Sm 20). No fim da vida , Davi viu seu outro filho usurpar o trono. 

Quão severamente Deus tratou Eli por ele ter vivido no pecado, não refreando seus filhos da maldade! Os dois filhos foram mortos no mesmo dia, e o próprio Eli morreu violentamente. A arca foi levada cativa (ISm 4). A casa de Eli foi amaldiçoada para sempre; o próprio Deus jurou que a iniqüidade da casa de Eli nunca seria expiada por meio de sacrifícios e ofertas (ISm 3.13,14). O sacerdócio foi tirado de Eli e transferido para outra linhagem. Nunca mais houve um sacerdote na família de Eli (2Sm 12.31). 

O motivo das repreensões divinas que recebeu é algum tipo de pecado na sua vida? Na verdade, no tocante aos acontecimentos da Providência, você não pode ser julgado pelo seus vizinhos, porém com certeza você deveria se perguntar se Deus esta contendendo com você (Jó 10.2). 

Se a morte lhe causa medo, talvez seja porque você está vivendo em algum tipo de pecado. Quando pensa na morte, você se encolhe a esse pensamento? Quando tem uma doença, ou quando alguma coisa ameaça sua vida, você sente medo? Os pensamentos de morte e a eternidade alarmam você, embora seja um cristão? 

Se você vive num caminho mau, provavelmente essa seja razão de seus medos. O pecado deixa a sua cabeça sensual e mundana e, portanto o impede de desfrutar de uma alegria celestial. O pecado diminui a graça e impede o desfrute das antecipações do conforto celestial que, de outra maneira, você desfrutaria. O pecado impede o sentimento da presença e do favor divinos. Sem isso, não é de espantar que você não veja a morte diante de si sem temor. 

Não permaneça em qualquer tipo de pecado. Se, ao ler este texto, você percebeu que vive em um tipo de pecado, considere que de agora em diante, se viver da mesma maneira, estará vivendo com um pecado conhecido. Se era ou não era conhecido no passado, você talvez tenha vivido assim inadvertidamente. Mas, agora, que é consciente dele, se continuar nele, seu pecado não será um pecado da ignorância, mas você se mostrará como um dos que vivem intencionalmente em caminhos de pecados conhecidos.

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/
Postado por Vicendo pela palavra:http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. AH! o PECADO...armadilha lançada dia a dia na vida daquele que quer mudança...corpo lavado, remido, santificado...templo do ESPÍRITO.
    Quando nos livraremos dele?!
    Pensamentos...desejos...atos...iras...contendas...raiva...rancor...ódio.
    ME ESVAZIE TODOS OS DIAS SENHOR!!!
    PERDOA-ME...
    SARA-ME...
    TRANSBORDA-ME...

    Amiga estou em J.Pessoa e indo prá casa agora.26 horas até chegar lá...ore por mim.
    FICA COM DEUS.
    Você esta linda nessa foto...uma mocinha macaxeira...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Esse texto nos convida a examinarmos nossas vidas com Deus diariamente.
    Nossa esperança é de sermos aprovados, de alcançar a Salvação, de crescermos espiritualmente, de vencer toda fraqueza e avançar para o fortalecimento...
    Oh, Senhor , nos ajude a detectar a mínima coisa que possa nos fazer perder a bênção e nos livre de pecar contra ti através delas. Amém!
    A Paz!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz irmã!

    Este texto é um verdadeiro banho de água fria! Obrigado por ter compartilhado conosco. É um verdadeiro: Desperta tu que dormes!!!! Fiz questão de imprir e meditar nele outras vezes mais.

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  4. OI meu cafezinho, rssrsrsrsr gostei da mocinhamsrsrs!!

    Como clamou Paulo em Rm 7: 23

    Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior? Mas, graças a Deus! Isso foi feito por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele me libertou.

    Que possamos vier por e para aquele que destruiu o poder do pecado.

    Amiga que o senhor seja com você de volta para casa, que ele seja contigo na entrada e saída.

    Um abraçoooooooooo

    ResponderExcluir
  5. OI Delair é sim amiga esse texto é como uma lupa sobre o coração, as motivações e as acoes. Como você orou que o senhor nos gurde de pecar contra ele, que os nossos olhos sejam abertos para ver os mínimos detalhes.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. OI Pr. Samuel, achei tremenda a essa mensagem pois ela nos incentiva a fazer uma vasculhada e ver o minimo pois menor que seja é perigoso, como tem uma frase que diz: O problema com os pequenos pecados é que eles nunca permanecem pequenos.

    Desejo ao Senhor uma bela leitura

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  7. Amiga, os pecadinhos são a causa das mortes espirituais na grande maioria, pois são coisas que muitos não linguam, estão acostumados e com isso entristecem o Espírito Santo e não conseguem viver a plenitude da vida Cristã.

    Que Deus possa estar consciêntizando seu povo concernente as essas coisas.

    Bjim para ti e uma bela semana. kkk

    Pra Thaís Itaborahy

    http://palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI Pra. Thais como citei para o Pr.Samuel que
    o problema dos pequenos pecados é que eles nunca permanecem pequenos, um dia vão crescer e com isso traz danos tanto pequenos como grandes.

    Que o Senhor abra os nossos olhos para ver o que esta por detrás do que muitas vezes achamos que é normal.

    Muito obrigada por sua visita um belo FDS!!

    ResponderExcluir
  9. Não tenho medo,tenho fé
    O fato de estar avisando na postagem
    meus problemas é para evitar criticas
    destruitivas como já aguentei.
    E tudo que menos quero
    é me afastar de vocês .
    Até havia prometido a um grande amigo
    não postar nada sobre problemas meus.
    Como levo tudo muito a serio minhas amizades virtuais
    que são mais que reais.
    Me deixa ama-los como vocês merecem ..
    Não quero me isolar magoar a mim mesma,
    e pessoas querida.
    Para quem não sabe existe uma campanha
    na net contra levar cola nas visitas por esse
    motivo me explico tanto.
    Minha unica pergunta que fiz ao médico
    se eu não poderia teclar após o procedimento
    cirurgico..Ele disse que essa era a
    unica coisa que poderia fazer depois de ter
    explicado como iria usar meu teclado.
    Como disse na postagem essa será a ultima
    que fasso para dar explicações ..Se fiz isso foi por
    não conseguir viver londe de vcs.
    Deus abençoe o seu final de semana beijos
    no coração,Evanir.
    E agora querida Pastora??
    O justo vive pela fé..

    ResponderExcluir
  10. Oi Querida amiga e Pra Irismar! gosto muito de (1Corintios 11. 28)Quando Paulo fala da instituição da ceia do Senhor:"Examine-se,pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice" É muito triste quando vejo um crente recusar a ceia, por sentir-se em pecado. Paulo diz: "Examine-se, e coma" Ou seja, a ceia não é para santos impecáveis, mais para pecadores arrependidos, que identificando pecado confessa e pede perdão, reconciliando com Deus. O belo texto diz que precisamos examinar-mos e fazendo isso, é claro que encontraremos indignidades, e o passo a seguir é arrependidos confessar, e assim estarmos participando do corpo de Cristo. Fique na graça do Pai

    ResponderExcluir
  11. OI Evanir, faz pouco tempo que tive o privilegio de te conhecer e senti que é uma pessoa que tem o desejo de abençoar, amiga quanto a criticas não podemos deixar elas determinarem a nossa postura e nos levar a uma tristeza e sim a uma reflexão para melhorarmos. Acredito que só em voce tirar um pouco do teu tempo para ir visita alguém e deixar uma palavra ja é uma benção!!

    Se sinta abraçada.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. OI Eneas é verdade quando somos confrontados com a Palavrar é o amor de Deus nos corrigindo para o nosso bem. Hoje li em Apocalipse 1:5
    Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados. Que aprendemos a desfrutar do perdão do senhor Jesus.

    Amigo muito obrigada e uma boa noite

    ResponderExcluir
  13. Oi Iris,
    essa mensagem é pra examinar nossa vida e pedir ao Senhor libertação para as áreas que deixamos o pecado nos escravizar.Deus é poderoso pra nos fazer resistir ao pecado, mas precisamos fechar as brechas.
    Beijoos amiga, tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
  14. OI Gisele é verdade amiga e como uma lupa de DEus no nosso interior que possamos nos submeter a sua limpeza!!

    Amiga muito obrigada por sua visita, te desejo um bom FDS.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Cantares de Salomão 2:15
    Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor.

    As coisanhas pequenas não deixam as vinhas darem frutos.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado,sempre cuidando das ovelhas.
    DEUS te abenÇoe.

    ResponderExcluir
  17. OI Aclim é verdade, sabe uma coisa que é certa é que se estivermos sempre perto do Senho essa sensibilidade de perceber esses pequenos pecados são mais fáceis necessário, logo dele a nossa sensibilidade fica como tivesse bloqueada.

    Muito obrigada por sua visita te desejo um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. OI Maria que bom que gostou, que possamos receber esse cuidado do pai todos os dias sobre as nossas vida pois ele nos ama e sabe o melhor.

    Um abraço e um bom FDS

    ResponderExcluir
  19. PAz Irismar que boa postagem, temos que resistir ao pecado se quisermos vivver eternamente com Cristo.FIca na Paz do SEnhor Jesus!

    ResponderExcluir
  20. OI Andre também achei uma benção essa mensagem e nos convoca a uma vida de santidade no mínimos detalhes.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bao noite

    ResponderExcluir
  21. Olá Iris,

    Que palavra tremenda.

    Gostei muito.

    Vida no altar do Senhor é uma vida de renúnia da nossa carne e do pecado.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  22. OI Suely também achei tremenda essa mensagem!!

    Amiga obrigada por sua visita

    Te desejo uma boa semana,

    ResponderExcluir