Características da Esperança que não se desespera!!
A esperança que não se desespera
Por Hernandes Dias Lopes
A esperança é o oxigênio que nos mantém vivos. Quem não tem esperança vegeta, não vive. Quem passa os anos de sua existência na masmorra do desespero, acorrentado pelo medo e subjugado pelas algemas da ansiedade, conhece apenas uma caricatura da vida. A vida verdadeira é timbrada pela esperança, uma esperança tão robusta que espera até mesmo contra esperança. Foi assim com Abraão, o pai da fé. Deus lhe prometeu um filho, em cuja descendência seriam abençoadas todas as famílias da terra. Abraão já estava com o corpo amortecido. Sua mulher, além de estéril, já estava velha demais para conceber. A promessa de Deus, porém, não havia se caducado. Contra todas as possibilidades humanas, contra todos os prognósticos da terra, contra todo o bom senso da razão humana, Abraão não duvidou por incredulidade, mas pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus e esperou mesmo contra a esperança, e o milagre aconteceu em sua vida. Isaque nasceu e com ele a esperança de uma descendência numerosa e bendita.
A esperança que não se desespera tem algumas características:
1. Ela está fundamentada não em sentimentos humanos, mas na promessa divina. Abraão não dependia de seus sentimentos, mas confiava na promessa. Deus havia lhe prometido um filho e essa promessa não havia sido revogada. Abraão já estava velho e seu corpo já estava amortecido, mas esse velho patriarca não confiava no que estava em seu interior, mas naquele que é superior. Não vivemos pelo que sentimos, vivemos agarrados na promessa. Não devemos nos estribar em nossas emoções instáveis, mas na Palavra estável e inabalável daquele que não pode mentir. As promessas de Deus não podem falhar. Ele é fiel para cumprir sua Palavra. Devemos tirar os olhos de nós mesmos e colocá-los em Deus. Dele vem a nossa esperança. Ele é a nossa esperança. Nele podemos confiar.
2. Ela está fundamentada não em circunstâncias, mas naquele que governa as circunstâncias. A fé ri das impossibilidades, pois não é uma conjectura hipotética, mas uma certeza experimental. A fé não lida com possibilidades, mas com convicção. O objeto da fé não está no homem, mas em Deus. A fé não contempla as circunstâncias, mas olha para aquele que está no controle das circunstâncias. Abraão sabia que Deus poderia fortalecer seu corpo e ressuscitar a fertilidade no ventre de sua mulher. Sabia que o filho da promessa não seria fruto apenas de um nascimento natural, mas, sobretudo, de uma ação sobrenatural. A esperança que não se desespera não olha ao redor, olha para cima; não vê as circunstâncias, contempla o próprio Deus que está no controle das circunstâncias.
3. Ela está fundamentada não nas ações humanas, mas nas intervenções divinas. Abraão e Sara fraquejaram por um tempo na espera do filho da promessa. O resultado dessa pressa foi o nascimento de Ismael. A ação humana sem a condução divina resulta em sofrimento na terra, mas não em derrota no céu. O plano do homem pode ser atabalhoado, mas o plano de Deus não pode ser frustrado. Deus esperou Abraão chegar a seu limite máximo antes de agir. Esperou que todas as possibilidades da terra cessassem antes de realizar seu plano. Então, a promessa se cumpriu, o milagre aconteceu e Isaque nasceu. O limite do homem não limita Deus. A impossibilidade do homem não ameaça Deus, pois os impossíveis do homem são possíveis para Deus. Quando o homem chega ao fim dos seus recursos, Deus ainda tem à sua disposição toda a suprema grandeza do seu poder. Deus faz assim para que coloquemos nele toda a nossa confiança, para que tenhamos nele toda a nossa alegria e para que dediquemos a ele toda a glória devida ao seu nome.
Fonte do artigo: http://hernandesdiaslopes.com.br
Quando nossa esperança está em Cristo a vitória é certa,pois na hora perfeita Ele vem e nos abençoa.
ResponderExcluirQue possamos a cada dia renovar a nossa esperança em Deus pois Ele pode todas as coisas!
Um grande abraço!
OI Leny muito boa sua dica renovar a esperança no Senhor Deus aquele que honra a sua palavra.
ResponderExcluirMuito obrigada te desejo uma bela tarde!!
Abraço
Fé e esperança são duas coisas que nunca morre, mesmo o maior incrédulo crê e tem esperança em algo, por que crê e espera.A suprema esperança e confiança do crente não deve estar em seres humanos , nem em bens materiais, nem em dinheiro; 1Tm 6.17;antes deve estar em Deus, no seu Filho Jesus e na sua Palavra.
ResponderExcluirAmiga muito obrigado pelas visitas la no blog.Deus te abençoe sempre.Fique na paz tenha um otimo dia!Bjus
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8
OI Daiane a esperança em Deus e na sua palavra nunca focaliza as coisas que se veem, como Paulo disse pois Esperança que se ver não é esperança, como vou esperar por algo que ja vejo? A esperança e a fé são companheiras e para elas estarem firmes é preciso ter uma boa base que é o Deus todo poderoso que não falha.
ResponderExcluirMuito obrigada por sua visita um bom FDS
Tenho a mesma ESPERANÇA de Sara e Abraao!!!
ResponderExcluirOI Lucinha que essa esperança se fortaleça cada dia no Senhor e nas suas promessas. Uma boa noite
ResponderExcluirPalavra de Deus, qto mais eu como mais fome sinto.
ResponderExcluirAbraço
Voltarei
OI Aclim que bom receber sua visita e sua participação aqui no vivendo, seja bem-vinda e volte sempre que desejar.
ResponderExcluirUma boa noite e uma belo FDS
Olá Iris,
ResponderExcluirPodemos ter esperança quando nos lembramos de tudo o que Jesus fez por nós naquela rude cruz.
Gostei mto da mensagem.
Gosto do Pr.Hernandes,
beijos
Suely
OI Suely é verdade amiga por isso não podemos deixar de olhar para ele.
ResponderExcluirObrigada por sua visita
Te desejo um belo dia