Características de um insensato.

10:28 Irismar Oliveira 21 Comments

Tens visto um homem precipitado no falar?  
Maior esperança há para um tolo do que para ele. 
Provérbios 29:20

As Características do insensato

Por Martyn Lloyd-Jones 
1) Pressa
Quais as características do insensato?A primeira é que ele vive com pressa. Os tolos estão sempre com pressa; querem fazer tudo de uma vez; não têm tempo para esperar. Quantas vezes a Escritura nos adverte contra isso! Ela nos fala que o homem piedoso e reto «não se precipitará». Ele nunca se rende à agitação, à excitação e à pressa. Ele conhece a Deus e sabe que os decretos, os propósitos e o plano de Deus são eternos e imutáveis. 

2) Impaciente
O insensato é impaciente; ele nunca tem tempo; está sempre interessado em atalhos e resultados imediatos. Ele é o tipo de homem que diz: preciso ter um casa de uma vez; não há tempo para o alicerce. Está sempre com pressa, ele não se preocupa em receber instruções. 

3) Não recebe instruções
Ao mesmo tempo, por causa dessa mentalidade, ele não se preocupa em receber instruções; não dá atenção às normas que regem a construção de casas o que. . . é uma coisa séria, e quem deseja edificar uma casa devia. . . dar-se conta de que devem ser observados certos princípios de construção, se alguém quer ter um edifício satisfatório e durável... 


O homem prudente anseia por saber a maneira certa de fazer as coisas; sendo assim, ele dá ouvidos à instrução e está disposto a ser ensinado. Mas o insensato não se interessa por isso; ele quer uma casa; não quer ser molestado por regras e regulamentos. «Vamos levantá-la», diz ele. É impaciente, avesso à instrução e ao ensino, dizendo que o que ele quer é «ir adiante com a obra». . . 

Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/

Você também pode gostar

21 comentários:

  1. Ei amiga,

    Realmente as características de uma pessoa insensata são exatamente estas...Pessoas impulsivas, não pensam antes de agir, tem pressa de se defender e argumentar e na maioria das vezes metem os pés pelas mãos tomando decisões erradas e ultrapassando o que poderia ser perfeito e verdadeiro. Sempre esta de mal humor e com sua impaciência consegue até mesmo ferir pessoas que ama pelo simples fato de não gostar de ouvir ninguém agindo segundo o impulso e não a razão...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cecilia é verdade e isso é por não parar para aprender, o insensato despreza o caminho para a sabedoria.

      Obrigada pela visita. Uma boa noite

      Excluir
  2. Adorei, simplesmente perfeito, bjs Iris.. tenha um lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, também gostei muto e a parte em que diz: É impaciente, avesso à instrução e ao ensino. Com o é precioso sermos ensináveis. Uma boa noite

      Excluir
  3. amém.deus tem um plano para cada um de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ‎Janaina é verdade e feliz aqueles que atenta para as suas instruções. Uma bela noite

      Excluir
  4. ola querida que palavra linda..estou assim hoje..mas Deus é meu ajudador...ainda bem que tenho ele por mim...conto com suas orações...bjs fik na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rosana, fico feliz que a palavra tocou no seu coração e quer a cada dia , vc seja conduzida pelas orientações do Senhor.

      Mito obrigada pela visita

      Um belo dia

      Excluir
  5. Interessante!

    "A pressa é inimiga da perfeição" bem que disse esse autor desconhecido.

    até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Aleixo quando desprezamos as instruções essa escolha tem consequências com toda certeza e a presa so revela que uma pessoa esta fazendo isso.

      Obrigada pela visita

      Um bom dia

      Excluir
  6. Irismar,
    Todos nos queremos agir prudentemente.
    Mas pra isso temos que dar mais ouvidos a voz de Deus, isto é, à Palavra.
    Insensatez é uma barreira que precisamos transpor com a ajuda do Espírito Santo de Deus.
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI DElair as instruções foram deixadas para nos orientar e quando as depressamos logo vem as consequências. Podemos até fazer algo nas pressas, criando atalhos, mas iremos perceber que esse nao é o melhor caminho seja em qualquer area das nossas vidas.

      Um belo dia

      Excluir
  7. A ansiedade, para mim, é o pior de todos...pois ela é capaz de nos esconder entre escombros e não nos deixar ver a claridade da LUZ.

    Mas...vamos que vamos!!
    Saudades amiga.
    Beijos e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Amiga é verdade e com isso pegaremos ou faremos coisas que depois nos arrependeremos.


      Quer a luz da palavra de DEus nos guie nesse mundo agitado.

      Abraço amiga!!

      Excluir
  8. Oi Iris!
    Ótimo texto querida.
    Que sejamos sábios, pois o Senhor quer trabalhar nos nossos corações, no nosso caráter.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cida busquemos nele que é a própria sabedoria para que possamos aprender a cada dia obedecer o que ele nos deixou e nao entrar por atalhos..

      Te desejo uma bela tarde

      Excluir
  9. Olá Irismar

    Nesta vida o essencial é ter paciência diante das adversidades, muitas vezes não é fácil agir assim, porém com a ajuda de Deus torna-se mais fácil. Tenha um lindo dia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lucinalva é verdade pois se nos redermos a presa poderemos pagar um preço muito alto, pois todas as nossas decisões tem consequências.

      Abraço e uma bela tarde

      Excluir
  10. Irismar, realmente uma bela postagem, infelizmente acabei me identificando e sou um pouco impaciente, um pouco insensato, até porque o ser humano tende a ter muitas resistencias pela visão critica e isto atrapalha muito à aceitação de algumas situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Geraldo essa identificação é uma passo bom para as mudanças em nossas vidas. Já fui uma insensata do tipo não quero ler as instruções, mas graças a bondade do meu Pai, tenho aprendido a para e ouvir e continuo nesse processo.

      Muito obrigada por sua participação

      Boa noite

      Excluir
  11. Bom dia Irismar: Já fui uma insensata do tipo não quero ler as instruções, e quando ia lê algo antes dava uma olhada no final do texto e achava que já tinha o conhecimento de tudo. Sou grata a Deus por ter sido assim (por um breve tempo) porque aprendi a espera em Deus e ter paciência foi um processo doloroso mas valeu apena. Geraldo dos Santos tão somente confia em Deus. E Ele vai te dar graça e paz.

    ResponderExcluir