O que digitei irá salvar vidas ou matá-las?

07:00 Irismar Oliveira 14 Comments

"Não se una com outros em suas objeções capciosas. Pode estar na moda criticar e duvidar, mas é danoso, arrogante e rebelde" 
Charles Spurgeon


Ética na Blogosfera Cristã

Amigos do Vivendo pela palavra hoje quero partilhar com vocês um texto do  Eliseu  Gomes do blog Belverede , ele postou esse texto essa semana lá no blog da UBE e quando li amei, pois é o que creio que precisamos na blogosfera cristã, pedi permissão para postar  seu artigo e ele nos permitiu. Depois que comentei  o artigo voltei  e vi um dos seus comentários  que achei rico para complementar o seu artigo e coloquei no final do artigo.

Primeiramente, digo que sou um mero observador, não tenho presunção de ditar regras. 

Como blogueiro evangélico, eu proponho que façamos uma pequena reflexão sobre as razões de publicar o que publicamos em nossos blogs cristãos. 

Com o passar dos dias, cada vez mais nós encontramos nas vitrines das lojas brasileiras computadores com mais avanços tecnológicos e preços menores. Resultado: as vendas vão de vento em popa. Então, é fácil prever que a tendência quanto à popularização da comunicação via Internet é aumentar a participação de cristãos na Blogosfera Evangélica. 

Já ouvi alguém fazer um comparativo entre os anos anteriores à invenção de Gutemberg e a popularização dos blogs. Martinho Lutero, com bastante propriedade, fez uso da Imprensa para efetuar a Reforma Protestante. Mas, e os evangélicos do século 21? Qual reforma eles querem fazer ao blogar? 

A web é o mundo em versão virtual. É uma janela aberta para o mundo, e o blogueiro acertadamente pressupõe que existe liberdade para se expressar. Mas tenho navegado e lido muitos artigos e às vezes sinto apreensão ao que leio. Infelizmente, tenho a impressão que alguns colegas estão digitando sem ter um editorial definido para comunicar e não estão levando em conta os parâmetros que Jesus Cristo nos deixou, pois os conteúdos parecem não condizer com a favorável condição evangelística que a Internet é para quem é evangélico. 

Na Blogosfera Cristã não está surgindo apenas os blogs evangelísticos. Alguns blogs seguem a linha da apologética. As postagens são em tom crítico, são ousadas, mas os autores não levam em consideração que tais mensagens têm público-alvo definido e a Internet é um circuito amplo, é composta de internautas de todas as espécies. Ou seja, leitores que não têm nada a ver com o assunto trombam em icebergs e correm o risco de naufragar. 

Em Provérbios 25.11, encontramos a observação de Salomão sobre relacionamento interpessoal. Ele escreveu que as palavras ditas na hora certa são como maçãs de ouro em salvas de prata. É algo elegante se situar no local ideal e agir em tempo oportuno. 

Existem muitos usuários da Internet que ainda não tomaram posicionamento quanto a sua condição espiritual. Eles são almas espiritualmente famintas, confusas e sem rumo, são agnósticos e ateus. Necessitam do Pão da Vida, precisam saborear João 3.16 e Atos 4.10. E também há os inimigos da fé cristã. 

Na Grande Comissão, a ordem que Jesus Cristo deixou aos discípulos foi evangelizar, fazer discípulos e batizá-los. Mas, infelizmente, alguns blogueiros usam a janela virtual para publicar composições com diversidades de temas, mas nunca criaram um artigo com pauta evangelística. Eles parecem não ter interesse de mostrar aos perdidos como se faz para entrar no céu. 

Bogueiros que se intitulam como apologistas da fé, com ética cristã questionável, tão-somente, blogam com a finalidade de criticar irmãos. Qualquer um que se apresente dizendo que aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mas não pertence à denominação evangélica que eles fazem para são alvos certeiros de suas palavras duras. 

Minha impressão é que eles estão em êxtase, sentem o afã de se expressar às massas incalculáveis de prováveis leitores, almejam ganhar notabilidade e passam por uma onda de catarse. Porém, são blogueiros sem propósito evangelístico. É como aquela pessoa que recebeu uma hora cheia para falar ao microfone, não conhece o perfil dos ouvintes, e não tem nada claro para dizer a eles. Então, o conteúdo da mensagem entregue não é apropriado ao público-alvo. Mesmo que a mensagem seja importante, não será recebida com o grau de importância que possui. Não basta dizer algo acertado, é necessário que a mensagem seja entregue na hora certa e ao público certo também. 

Para ser um blogueiro evangélico não basta possuir um computador plugado em banda larga e dominar os segredos das configurações do blog. É necessário ter o que dizer e se fiar sempre pela reta justiça ao falar a Palavra do Senhor. A comunicação constrói e destrói em grandes proporções. O apóstolo Tiago escreveu que a língua tem enorme poder avassalador. A consequência da palavra pronunciada sempre estará muito além do controle e noção de quem a pronuncia ou escreve. Então, no frigir dos ovos, antes de levar sua mão a pressionar a tecla “enviar” releia o texto que escreveu e pergunte-se: 

- O que digitei irá salvar almas ou matá-las? 


- O que digitei é apropriado para a leitura pública ou apenas para uma reunião ministerial, em porta fechada, da turma de obreiros da minha igreja? 


Comentário resposta feito pelo Eliseu


Exercer apologética é importante. Mas existe o critério bíblico para fazer isso: 

1 - Os apóstolos não criticaram erros de pessoas publicamente

2 - Pedro não criticou erros dos discípulos sob autoridade de Paulo e nem vice-versa.

3 - As cartas pastorais, onde encontramos a apologética dos apóstolos, não eram lidas em praças públicas, eram lidas no recinto das igrejas.

4 - A crítica se é realmente cristã não aponta apenas erros, aponta também para as soluções do problema. Pois o propósito dela é sempre edificar, não é destruir.

Autor do texto E.A.G. 


Eliseu Antonio Gomes -  faz parte da equipe da UBE blogs  e tem  o  blog: Belverede
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

Você também pode gostar

14 comentários:

  1. Excelente texto no que diz respeito à ética.
    É comum ver "cristãos" comentando, em sites ditos cristãos, como se fossem do mundo, com linguajar chulo, ofensas, ironias, nem parece que são "crentes ou discípulos de Cristo".
    Pregar o Evangelho e se posicionar contra falsidades ou maus comportamentos com autoridade na Palavra é uma coisa. Agora, palavrões, ... envergonham o Evangelho de Cristo.
    E isso vale para todo tipo de publicação, isto é, de diversos gêneros textuais, e áreas de divulgação.
    No nosso caso, que publicamos na área de Evangelismo, ainda mais, devemos nos comportar com tal: servos de Deus! Até em chats lê-se absurdos que não dá nem vontade de participar.
    Que pena! Ambientes que deveriam ser de formação de opinião e conhecimento acabam por nos desanimar de participar. E é melhor assim, pelo menos não estaremos envergonhando a Jesus.
    A Paz, querida Irismar.
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  2. O glória a Deus. É isso mesmo, a igreja tem que reagir, que negocio e esse de expor coisas indevidas em rede social?

    Precisamos pregar o evnagelho de Cristo e não besteiras e aquilo que causa separação!

    Ótimo texto.

    Deus abençoe Iris, sempre enriquecendo a vida dos leitores.

    Pra Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga Delair concordo plenamente com seu comentário, pois temos visto cada dia situações e posturas que nos envergonham. Muitos poderiam usar se espaço para erguer vida, mas ao contrario estão destruindo e muitas das vezes alegando que estão defendendo a igreja. Existe uma diferença muito grande em defender a fé e critica pessoas. Que o Senhor levante um exercito de homens e mulheres que façam a diferença nesse mundo virtual.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  4. OI Pra. Thais é verdade esse negocio de expor está sem controle entre muitos servos que sem sabedoria postam assuntos que não erguem vidas. Hoje muitos tem seus folhetins de fofoca gospel ontem estão sempre atualizados.

    Que o senhor nos guarde e nos direcione para a verdadeira sabedoria que vem do céu.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. O seu blog tem sido muito edificante pra mim...um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha que o nosso Deus seja glorificado através das nossas atitudes todos os dias, muito obrigada por seu carinho e pelas palavras que as recebo como incentivo. Uma boa noite

    ResponderExcluir
  7. Olá Iris,

    Ótimo texto.

    A Ética é essencial e necessária e os príncipios cristãos tb.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  8. OI Suely é verdade como cristãos principalmente os principio bíblicos que o nosso DEus nos deixou.

    Amiga muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  9. Se o que eu digitar,servir para corrigir,e repreender os pecadores,então isto estará salvando as pessoas dos seus pecados quando elas se arrepedem.
    Infelismente hoje em dia,as pessoas na internet,ou em outro lugar só sabem é adular as pessoas,e por isto,muitas pessoas se perderão em seus pecados,porque quase não exitem mais servos de Deus na terra para repreender os pecadores e transgressores da santa lei Divina.

    ResponderExcluir
  10. OI João, levar a mensagem da cruz é uma coisa e difamar vidas é outra coisa, o quer temos visto é que muitos blogs na linha evangélica usam muito mais seus espaço para difamar uns aos outros do que levar a Preciosa Palavra de Deus, precisamo entender o que o homem sem Deus ao ler um tipo de mensagem dessa não vai compreender e isso não vai levar a salvação deles.

    MUito obrigada por sua particpação!!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso, como tenho aprendido através do seu blog.
    Peço permissão para repassar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. OI Gorete fico feliz e que a cada dia o senhor possa fortalecer para prosseguir e que ele seja cada dia glorificado em nossas vidas. Minha amada pode sim, só lhe peço par manter os credito do autor que é o Eliseu Gomes, que muitas pessoas posam ler esse artigo e meditarem. Muito obrigada por sua participação pelas palavras que as recebo com incentivo ! Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente, não gosto de massacre na blog esfera seja de que tipo for.

    Meu blog tem o objetivo de Mostrar as pessoas que é Fácil ter religião , mas é difícil ser Cristão.

    Pois não basta dizermos que somos Cristãos que pertencemos a esta ou aquela igreja e ter os bolsos cheios de pedras.

    Deus sabe de todas as coisas e nós devemos saber de nós e ao invez de promover a discórdia devemos promover o amor, pois Jesus nunca usava seus discursos para ofender as pessoas.

    Seu segredo estava talvez na inspiração dada pelo Pai , nos aprendizados através das suas andanças mas por certo mesmo que como homem, sempre foi educado além de íntegro e honesto.

    Paz que Jesus nos abençõe.

    ResponderExcluir
  14. OI Miss. Bella vc escreveu algo importante sobre a pessoa de Jesus que diga que noa era talvez era esse o segredo Seu segredo estava na inspiração dada pelo Pai,acredito que muitas pessoas que acreditam esta defendendo o evangelho criticando os outros orasse ao senhor e pedisse direção como deveria agir seria algo tremendo.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir