Ter o controle da vida é ser LIVRE!!

16:17 Irismar Oliveira 20 Comments

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João: 8:32).

Eu tenho o comando da minha vida ! 


Por Irismar Oliveira
Você já leu ou ouviu a expressão" Eu tenho o comando da minha vida" ou "Você pode comandar a sua vida" Essas expressões estão relacionadas  à proteção ou seja é alguém que usa meios para se proteger de qualquer coisa ou pessoa que possa lhe causar danos. Acreditamos que ter o comando da vida é não permitir que certas coisas nos aconteçam ou que pessoas nos magoe não é verdade? Mas será que  manter o controle da vida é isso? 

Algumas pessoas passaram por algumas experiências difíceis e delas saíram machucadas, magoada, ferida, traída e humilhada, então criaram armas de defesa que é passar a vida tentando manter o controle das circunstâncias e de pessoas que passam por sua vida e na meno suspeita  sobre alguém ela descarta sem pensar duas vezes ou foge das situações que considera uma ameaça. Essas pessoas parecem com uma planta que tem aqui no interior do Ceara, quando tocamos nelas se fecham. 

Viver uma vida assim não é fácil, pois é preciso manter a vigilância 24 horas,  sobre as circunstancias e principalmente sobre as atitudes das pessoas. Quem vive assim pagar um preço altíssimo e uma das coisas é passar pelas fases da vida sem desfrutar dela, o ser humano precisa aprender que ninguém com toda sua sabedoria e inteligencia tem o controle sobre as circunstâncias ou sobre as atitudes das pessoas

Não estou dizendo que não devemos vigiar e se guardar de determinadas situações e pessoas que sabemos que podem nos machucar, mas o que não podemos permitir é nos tornar escravos do que nos fizeram no passado e com isso nos fecha para o novo, para o hoje, para as nossas possibilidades, para os novos amigos. 

Muitos têm levado suas vidas dessa maneira e nem pensam em mudar, só que elas não percebem que o que elas julgam como ter o “controle da vida” na realidade, o que aconteceu com elas foi que se tornaram um vigilante sem direito a descanso, ferias ou feriados, em outras palavras tornaram-se em um escravo. 

Será que essa é a melhor maneira? Será que podemos nos orgulharmos  que temos o controle de nossas vidas dessa forma fechada para a vida sem acreditar em mais ninguém? Será que não tem uma outra maneira? Percebo que as pessoas que levam a vida controlando as circunstancias e as atitudes dos outros são até sinceras quando dizem isso que tem o controle, mas podemos ver que no seu interior não são livres, existe as vezes lá dentro um pouco de amargura, raiva e tristeza. Aprendi que quem tem verdadeiramente o controle das suas vidas por mais difícil que ela seja, são as pessoas que tem seus corações livres, para essas pessoas não é o que o acontece ou que venha acontecer que determina sua vida e  reações, mas o que fortalece o seu coração!! 


Se perguntarmos quem tem o controle de suas vidas uma criança ou um adulto? Sem duvida diremos que é o adulto, pois sabemos que a criança  tem suas limitações em fazer determinadas escolhas, dizer que elas não tem controle em certa parte tem razão, mas se observamos bem podemos ver que em certa parte elas têm o comando de suas vidas, pois são livres das mazelas que tem o poder de controlar e determinar as atitudes que nós os adultos dizemos ter o controle da vida mais que na verdade nos controlam. 
Uma criança pode não tem o controle da vida sobre o que comprar, pagar, para onde ir, mas ela é um ser LIVRE das mazelas, do ódio, rancor, da inveja e é isso que lhe permite desfruta melhor a sua vida!!! 



Quando uma criança cai, ela rapidamente se levantar e começa a correr livre da vergonha de ter caído ou do que os outros vão pensar dela. 


Quando alguém lhe faz chorar, pouco tempo depois ela esta rindo e abraçando quem lhe fez derramar as lagrimas, pois não é vingativa. 


Quando ganha um presente, ela não tem dificuldade em partilhar com seu amiguinho, pois tê-lo por perto é maior do que o presente que ganhou, ela não é egoísta. 


Quando um amiguinho toma seu brinquedo ou deixa ela de lado e vai brincar com outra criança e depois volta lhe chamando para brinca ela vai, ela não guarda rancor.

Assumi o controle da vida é muito mais do que viver tentando se proteger  é  SER livre para levantar-se, começar de novo, acreditar novamente, perdoar outra vezes é desfrutar cada fase da vida. 

Um dia Jesus uso como exemplo as crianças e disse: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando a Si uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.  


No reino de Deus atitudes de adulto não funcionam. Quando os princípios do reino de Deus,  regem as nossas vidas no reino dos homens não somo controlado, mas temos o controle!! 

E se queremos ser LIVRE para desfrutarmos cada fase da vida é necessário ser como uma criança confiando a nossa vida para aquele que tem todo o controle. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e Ele tudo fará” Sl 37:5

Ter o controle da vida é ser LIVRE!


Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, Fez esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

20 comentários:

  1. Em Filipenses 4:13 "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece", aprendi que a palavra "posso" significa - posso "administrar" todas as situações Naquele que me fortalece.

    Diante dessa verdade afirmo que homem não deve se ensoberbecer ao ponto de achar que possa comandar sua própria vida, pois quem nos dá o fôlego de vida é Deus. Sem Ele no comando, seguimos para o caminho da morte espiritual.

    Permaneçamos, então, na humildade e debaixo de suas mãos potentes que certamente Ele nos guiará a caminhos retos.
    A Paz querida,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  2. OI Delair o homem pode até dizer e pensar que tem o controle da sua vida mas na verdade o que ele é um escravo pois somente quando experimentamos a liberdade que o Senhor nos dar é podemos viver essa vida livres!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  3. Oi Iris, ontem dei uma lida rápida no texto e não tive tempo de comentar, e agora resolvi ler de novo, pois Deus sempre fala comigo através de seus textos, rs. Muito forte essa frase: (No reino de Deus atitudes de adulto não funcionam.)

    *A parte mais linda dessa mensagem é a parte que você cita as crinças, falando da sua pureza, da sua inocência da sua verdade, e principalmente da sua LIBERDADE! Realmente elas não podem ter certas escolhas, mas mesmo assim são livres! Glórias a Deus por isso. Que possamos ser como crianças nos braços do Pai.

    *Ahh, gostei do "BIG beijo" que você deixou no meu blog, rsrs, gostei!! Abraçooooooooooo. ♥

    ResponderExcluir
  4. Deixe que os mortos enterrem seus ossos.
    "não podemos permitir é nos tornar escravos do que nos fizeram no passado e com isso nos fecha para o novo, para o hoje, para as nossas possibilidades, para os novos amigos. "
    Muito bom amiga seu texto é maravilhoso.
    Abraços forte.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Iris,
    realmente a melhor liberdade é ser livre das mazelas da vida...E Jesus nos dá essa liberdade!Aleluia!
    Amiga, tenha um lindo dia!beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Cada um do comando de sua vida
    Voando com a sua imaginação, amar, e caminhando
    Feliz, pela distância percorrida
    Amar, e ser amado, fazer e ser feliz
    Deus nos ensinou, não devemos
    Suas lições esquecer.

    Desejo excelente fim de semana
    para você, Irismar,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Belissimo texto. Realmente a crianca, sem rancor, sem preocupacoes, confiante, eh ao mesmo tempo livre.

    ResponderExcluir
  8. OI lane é verdade amiga as crianças não podem fazer determinadas escolhas, mas fazem as melhores que é ser livre e desfrutar muito bem a vida.

    Muito obrigada por sua visita e participação que sempre enriquece a postagem!!

    Abraço e um bom FDS

    ResponderExcluir
  9. OI Gisele sempre digo que não tem coisa melhor do que SER livre e graças ao Senhor Jesus podemos desfruta dessa liberdade!!!

    Amiga obrigada por sua visita

    Abraço e um bom FDS

    ResponderExcluir
  10. OI Eduardo quando guardamos os conselhos que recebemos podemos sere bem-sucedidos porque os conselhos do SEnhor são para vida e paz!!

    Amigo obrigada te desejo um bom FDS

    Abraçooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. OI Celina é verdade elas por serem livres desfrutam melhor a fase em que estão passando em quanto os adultos se tornam presos do sentimentos e amarguras.

    Amiga te desejo um belo FDS

    ResponderExcluir
  12. Olá minha querida amiga Irismar, boa noite!!!
    Belo texto, bons ensinamentos, adorei minha amiga!!!
    Minha amiga, você nos faz por algumas vezes a pergunta "temos o controle de nossas vidas?", acredito que o controle pleno e absoluto ninguém tem, controlamos na medida do possível, pois temos um grande vício que não conseguimos eliminar, apenas controlar e administrar, mas continua vivo dentro de nós, são os vícios do orgulho e do egoísmo, o lobo do mal... podemos alimentar o lobo do bem, ele vai prevalecer, mas o do mal fica lá dentro e ao menor deslize ele aparece... Quando adultos, não conseguimos manter a inocência e a pureza de quando criança...
    Parabéns pelo maravilhoso texto, adorei minha querida amiga!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
    Um feliz fim de semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  13. OI Luis com todas certeza o ser humano não tem o controle absoluto sobre a sua vida e nem sobre o que acontece, mas infelizmente algumas acreditando nisso se tornam escravos tentando manter esse controle. Gosto muito do versículo onde o aposto Paulo faz uma bela declaração: POSSO TODAS as coisas NAQUELE que me FORTALECE - Filipenses 4:13 é aqui que esta o segredo. Os corações que tem Jesus Cristo como o dirigente dos seus corações, podem todas as coisas!!!

    Muito obrigada por sua visita

    UM belo FDS

    ResponderExcluir
  14. OI Príncipe, sabia que tem momentos que precisamos ir ao velório dos sentimentos que tem o poder de bloquear a nossa vida como as tristezas e amarguras, depois de enterra-los voltar para casa e ver que a vida continua.


    Amigo obrigada por sua visita

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  15. Oi Iris!

    Quanto texto lindo! Vou ler todos e comentar em alguns. Ultimamente minha vida está corrida, e o tempo tem ficado escasso para mim. Por isso tenho participado pouco! Fico triste, mas depois entendo que não posso controlar tudo na minha vida. Inclusive meus momentos na vida virtual.

    Achei muito boa essa mensagem, pois nos faz refletir muito sobre nossas vidas e como temos administrado ela. Eu tenho mania de tentar controlar tudo, e depois vejo que as coisas acontecem do jeito que precisam acontecer. Ou seja, podemos até controlar nossas vidas, mas quem decide ela é Deus.
    No entanto, em determinados momentos percebo que a liberdade é o passo para o controle, e você está certíssima. Ser livre, deixar as coisas acontecerem naturalmente, levantar, se reerguer, começar uma nova vida, perdoar, amar, tudo isso faz parte de uma vida controlada e equilibrada. Deus conduz as coisas, e nós simplesmente vivemos o que ele reservou para nós.

    Beijos amiga! Sdes!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Iris,

    Seus textos sempre são primorosos. É uma combinação perfeita das imagens com as palavras.

    Parabéns

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  17. OI Isa, menina ontem lembrei de você, também tenho entrado pouco!! Amiga para quem confia em Deus e depende dele sabe que o homem pode até fazer planos mas a resposta final vem dele!! Que vive tentado controlar tudo e todos não vive melhor. O salmista disse uma coisa que acho tremenda TODOS os dias da minha vida estão nas mãos do Senhor e isso fazia com a vivesse cada dia pois sabia que ele tinha o controle, nada acontecia em vão.

    Muito obrigada por sua visita e carinho
    Te desejo uma bela semana

    Abraçooooo

    ResponderExcluir
  18. OI Suely, amiga obrigada por suas palavras e que bom que gostou. Que o Senhor te fortaleça cada dia para prosseguir.

    Obrigada pelo carinho

    Abraçooooooo

    ResponderExcluir
  19. Olá minha querida Iris

    O homem que não sabe controlar seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los

    Beijãooooo

    ResponderExcluir
  20. OI Jobenia só hoje vim ver seu comentário e quando vi, fui perceber que usei essa frase na minha postagem de hoje.

    tem um versículo que gosto muito que parece com essa frase que diz
    "Toda pessoa se torna servo daquele por quem é vencido". II pedro 2: 19

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir