Relacionamentos Abusivos

22:21 Irismar Oliveira 0 Comments


Vampiros de Relacionamentos 

Dia 02: Relacionamentos Abusivos

Pessoas controladoras, críticas, carentes, hipócritas – por que sentimos como se fossem vampiros da vida real? Talvez porque eles sejam! 


Pense nisso. Se o relacionamento com essas pessoas pode sugar toda a sua vida, então… ok, você entendeu. 


Mas espere. Na ciência, quando um organismo tira algo de maneira prejudicial de outro sem trazer benefício, é chamado de relacionamento parasita. Sim, injusto e desigual, mas ainda assim é chamado de relacionamento. Vê onde isso vai dar? Um relacionamento que precisa de dois. Um está tomando e o outro está de alguma forma dando. 

Não é diferente de um relacionamento abusivo. Uma pessoa está tomando algo enquanto a outra está permitindo algo. 


Isto pode parecer simples, mas pode ser confuso e doloroso quando você está no meio desse relacionamento. Alguém toma todas as decisões ou aproveita todas as oportunidades. Não importa o quanto você dá, não é suficiente. Talvez seja sexo, poder, dinheiro, ou culpa que eles usam para obter aquilo que desejam. Talvez façam tudo para todos ao seu redor, porque querem que as coisas sejam feitas do jeito certo; não percebendo como isso deprecia as contribuições dos outros. Talvez eles sejam o cônjuge ou chefe que fala a maioria das vezes de forma passiva-agressiva ou apenas em tom de ameaça. Ou talvez como a maioria de nós, as vezes pode ser um maníaco por controle.


Ok, pare bem aqui. Tire um minuto para respirar e orar. 


Jesus, com teu amor me mostre os relacionamentos onde de maneira não saudável tomei algo ou permiti que me tomassem algo. Dai-me força e coragem para dar passos em direção à cura e à libertação. Substitua minha necessidade de controlar ou agradar aos outros por Seu amor, confiança e liberdade. Amém.


Você é um controlador? Peça ajuda a algumas pessoas em quem você confia. Lembre-se que Deus faz alguns de seus trabalhos mais surpreendentes através de relacionamentos. Converse com seu cônjuge, amigos e pense seriamente em conversar com um conselheiro. Você provavelmente tem alguma dor que Deus quer curar. Possivelmente você já passou algum tempo doloroso sendo controlado por si mesmo. 


Você é permissivo? Fale com algumas pessoas que são constantemente vitais e confiáveis. Se você está em uma situação segura com a pessoa que está te controlando, converse com ela sobre isso e estabeleça alguns limites. Se fizer sentido, envolva outra pessoa na conversa. Se você está experimentando abuso físico ou emocional, diga a uma pessoa confiável como um conselheiro, pastor, ou uma autoridade de imediato. 


Memorize isso para quando você precisar: Foi para liberdade que Cristo nos libertou. 

Você também pode gostar

0 comentários: