Fiéis em Meio a uma Geração que não Teme a Deus!

14:31 Irismar Oliveira 10 Comments


Não te desamparem a benignidade e a fidelidade;

ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração  e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Pv 3,4

Por Irismar Santos
Vivemos numa sociedade em que ser fiel a Deus e a sua Palavra é coisa do passado ou coisa de doido, e como em todas as épocas a fidelidade dos cristãos a Deus é colocada a prova. Ao ler a Bíblia, encontramos grandes exemplos de homens fieis a Deus e a sua Palavra entre aqueles que não o temia. Dos vários exemplos que podemos encontrar na Bíblia, quero citar seis que podemos aprender muito com eles. Daniel , Os Recabitas, Nabote e os Três jovens - Sadraque, Mesaque e Abednego.
Fiel: È aquele que não muda, firme, perseverante, constante, observância rigorosa da verdade.
Vejamos algumas características do fiel.
1)    Perseverante: È uma pessoa que se mantém firme todos os dias e não uma só vez, não é em uma só área mais em todas as áreas. Daniel foi levado como escravo para a Babilônia e passou por momentos muitos difíceis, primeiro quando chegou à babilônia ele tinha que comer as comidas do rei, a bíblia diz que Daniel atentou em seu coração não comer as comidas oferecidas pelo rei, depois quando teve sua vida ameaçada continuou fazendo o que fazia continuamente. “E Daniel, quando soube que o escrito estava assinado, entrou em sua casa, e três vezes ao dia e sobre seus joelhos se ajoelhava, orava e dava graças, como antes costumava fazer”. Dn 6: 10
2)   Obediente: E uma pessoa que guarda, zela e vigia o que lhe foi ensinado independente do tempo. O profeta Jeremias levou os recabista a câmara e ofereceu vinho a eles , veja a resposta deles ao profeta: “Então eles disseram: Não bebemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou: Jamais bebeis vinho, vós e vossos filhos. Em todos nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas. E assim obedecemos e fazemos tudo que nos ordenou Jonadabe nosso pai”-  Jr 35: 8,10. Fazia 250 anos que Jonadabe tinha morrido e eles continuavam obedecendo ao que Jonadabe tinha ensinado.
3)   Honra ao Senhor: A pessoa que é fiel é independente do lugar que esteja ou das pessoas que estejam a sua volta, ela é firme em honra ao Senhor. Os três jovens quando confrontados e ameaçados de serem lançados na fornalha por não adorar a estátua do rei, tiveram essa postura: O rei perguntou - Isto é verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis os meus deuses, nem adorais a estátua de ouro que levantei? Os três jovens responderam: Nós não necessitamos te responder sobre isto. Se assim for, o rei, nosso Deus, a quem servimos , é poderoso para nos resgatar da fornalha de fogo ardente, e de tuas mãos. “Mas se não fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantastes”. Dn 3:16-18, essa atitude de honrar a Deus, ao invés de honrar ao rei no meio de tantas pessoas que pensavam diferente, os levou a fornalha ardente.
4)  Firme: E uma pessoa de convicções fortes, mesmo nas adversidades, não importa o que aconteça ela é imutável, é uma pessoa decidida.  Acabe ofereceu uma nova terra ou um alto valor pela vinha de Nabote, mas ele foi firme e não vendeu sua vinha, ele sabia que não podia vender suas terras por preço nenhum, pois Deus tinha deixado em sua Palavra como deveria proceder quem tinha uma vinha. I Reis 21:1-5

O preço de ser fiel
·       Vida de renuncia: Renunciar é deixar voluntariamente, desistir, desprezar. Ser fiel paga-se um alto preço, e muitas vezes esse preço é não ter, e dizer não para os seus próprios sentimentos, para o conforto, para a sua própria vida.
Daniel: Rejeitou os manjares do rei e renunciou a sua própria vida, não a considerou como o bem mais precioso.
Os três jovens: Rejeitou agradar o rei
Os recabistas: O prazer de beber vinho, pois em toda a sua vida nunca tinham tomado
Nabote: abriu mão de levar vantagem num negocio, disse não ao bom preço por suas terras ou outro campo.
·       São invejados pelos os homens: O homem fiel paga o preço de conviver com a inveja dos homens, ele é como uma vitrine sendo observado 24hs por dia, ele  causa desconforto e é uma ameaça aos seus opositores. Os invejosos fazem qualquer coisa para eliminar o fiel, pois ele é uma perturbação na vida deles.  O homem fiel causa inveja, raiva nos que não são e nem tem os princípios de fidelidade.  
·       São alvos de Satanás: O inimigo odeia os fiéis, ele tenta destruí-los, pois sabe que esses homens e mulheres é que farão à diferença nesse mundo, eles são os que têm aprendido a amar ao Senhor de todo o coração. Satanás tem raiva do homem que ama e é fiel a Deus, e ele vai com toda ira contra esses servos, usando armas para destruí-los como: Acusações; invejas; calunias; perseguições; traições e até a morte. Seu alvo é CALAR esses homens.

Os benefícios de ser fiel
·       Protegido pelo Senhor
·       Ser honrado
·       Uma consciência limpa
·       Escape para cada adversidade
·       Graça disponível nos momentos difíceis
·       Ser a pessoa que Deus confiará seus propósitos a realizar na terra, Deus honra as pessoas que valorizam os valores eternos.
·       Ser a pessoa que os homens estão procurando para administrar grandes tarefas e resolver os problemas aparentemente impossíveis.

Ser fiel é uma das características da noiva de Cristo na terra.

Fonte: Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte da imagem http://www.google.com/

Você também pode gostar

10 comentários:

  1. Sempre ouvimos que Deus é fiel, precisamos ensinar e aprender mais a ser fiel, ter realmente fidelidade para que Deus faça a parte dele nesta relação.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Pra.Irismar!

    Estarei postando esta maravilhosa reflexão em nosso humilde site com a devida autorização de vossa pessoa, sei que através de mensagens como esta que muitos alcançarão a salvação em Cristo Jesus.

    Em Cristo

    José Ailton
    www.extremosulgospel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Belo texto...foi muito edificante para minha vida... postei no HDA com os devidos creditos

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR!!!
    DÁ uma passadinha no meu blog também indiquei seu blog como um blog de qualidade, PARABÉNS, e aproveita dá um aconferida na postagem " PRECIOSA DO JARDIM DO SENHOR", FICA NA PAZ DO SENHOR ..

    Desculpe pela pressa...

    ResponderExcluir
  5. Ai ai, o que dizer dessa ministração? Dizer que é abençoadora é uma redundância, uma vez que ela fala por si só...
    Como é bom poder vir aqui e sempre sair edificada e preparada para edificar.
    Filipenses 1:2-6
    Naná :D
    http://sonhoebrigadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem, por esta definição biblica, diria que tem muita gente fiel e muito menos tementes a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Meus amados quero agradecer a visita e os abençoados comentário que só vem acrescentar essa palavra.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde amigo principie!! A fidelidade a Deus é algo que aprendemos sim amigo, por isso que o próprio Seus orientou que deveria ser ensinado entre seu povo. Deus orientou ao Rei que ele deveria te ruma copia da lei e ler todos os dias pois essa atitude o levaria aprender a Temer( honrar) a Deus, então uma das maneiras para aprendermos a amar a Deus e ler a sua Palavra. Um belo fim de semana para vc. e muito obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz Irismar!

    Excelente postagem. Eu já fui taxado de muitas coisas desagradáveis por causa da minha conduta, não que eu seja tão exemplar quanto Daniel ou os outros homens de Deus que você citou, mas já fui reprovado por muita pessoas pelo fato de ser jovem e ser pastor, me disseram que estou deixando de curtir a vida, que quando eu quiser recuperar não vou mais ter chance, vou estar velho, essas coisas... Tudo porque tenho tentado ser fiel a Deus. Realmente servir a ele nessa geração é uma "loucura" mas os benefícios que recebemos, os quais você sabiamente enumerou, são precisos de mais, e qualquer desconforto por Cristo vale muito a pena, é leve e momentãnea tribulçao, produz ETERNO PESO de glória. Quero continuar sendo fiel, mesmo que pareça "doidice" pra esse mundo!
    Peço sua permissão para imprimir esse seu texto e comparilhar com os irmão aqui, onde a fonte, isto é, você mesma rsrsr será devidamente citada (a quem honra, honra).

    Fica na paz amada!

    ResponderExcluir
  10. OI amigo Pr. samuel, muito obrigada por enriquecer esse artigo. Pode usar e abençoara vidas!!!

    ResponderExcluir