Os Beneficio da Intimidade com Deus!!

08:02 Irismar Oliveira 5 Comments

Como você quer se relaciona com Deus, como  visitante ou como  morador?

A história de hoje é de uma mulher da cidade de Suném, mas conhecida como a Sunamita. Podemos aprender com ela os benefícios de um relacionamento.

Por Irismar Santos

Certa vez Eliseu passou por Suném, e uma mulher rica e de boa posição na cidade o convidou para almoçar em sua casa. Depois disso, toda vez que Eliseu passava por ali, parava para almoçar ou jantar. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Vamos fazer um quarto para ele, lá em cima do terraço; colocaremos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um lampião. Assim, quando ele passar por aqui, terá um quartinho para descansar. Concorda? - E assim fizeram. 2 Reis 4: 8- 36

 Antes de iniciar um relacionamento duas coisas são necessárias.

Observação: Uma das definições de observar é examinar, olhar com atenção, ela estudou, analisou a vida daquele homem e chegou a uma conclusão- E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Qualquer relacionamento que temos hoje se iniciou pela observação, seja o amigo (a), namorado (a) ou esposo (a), antes fizemos um estudo da pessoa, essa mulher analisou, estudou a vida do profeta. O nosso relacionamento com Deus só será possível quando percebermos o seu valor e isso vem por estudarmos a sua Palavra.

Ação: Ato ou efeito de agir, após observar o profeta e chegar a uma conclusão de que ele era um santo homem de Deus ela não ficou só ai ela tomou uma atitude. Vamos fazer um quarto para ele, lá em cima do terraço; colocaremos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um lampião. Assim, quando ele passar por aqui, terá um quartinho para descansar. Essa mulher queria muito mais do profeta, ela não o queria só como visitante mais como morador, ela disse: Eu o quero mais pertinho de mim, vou trazer ele para dentro da minha casa.  A intimidade com Deus para ser desfrutada precisa ir além da observação, ela deve vim seguida de uma ação, ela poderia ter fica só observando, admirando e não ter feito nada, na vida espiritual é a mesma coisa, podemos escolher só admirar a Deus e sua grandeza e não tomarmos atitude alguma. Ela preparou um quarto e colocou nele alguns utensílios para que Eliseu desfrutasse daquele lugar, também podemos separar um lugar, uma hora diariamente em nossas vidas para que possamos ter-lo mais próximo, os utensílios que colocaremos lá devem ser a oração e a Bíblia, um bom livro.  Essa mulher ao perceber que o profeta era um santo homem de Deus tomou uma atitude, lhe digo que Deus é muito maior, pois ele é o Deus do profeta, então que atitude tomará?
Os benefícios do relacionamento:
Ela investiu num relacionamento mais próximo com o profeta e como conseqüência veio os benefícios.  Quando investimos no nosso relacionamento com Deus começamos a ver os rendimentos desse investimento.

Dialogo aberto: Ela agora tinha o profeta dentro da sua casa, e o canal do dialogo estava muito mais aberto do que quando ele vinha tomar um cafezinho. O profeta depois que entrou no seu quarto disse a Geazi: Procure a dona da casa e diga-lhe que eu quero falar com ela, ela foi chamada a presença dele para receber algo. Como filhos de Deus, somos chamados para um relacionamento aberto com Deus, através das orações e leitura da sua Palavra.

Necessidades são reveladas: O profeta não era mais só um visitante que fazia um lanche, mas alguém que estava dentro da casa, e isso proporcionou uma observação maior por parte daqueles visitantes. Quando passamos a conviver mais perto das pessoas as nossas falhas e deficiência são mais visíveis, Geazi disse para o profeta depois que ela saiu do quarto dizendo que não precisava de nada: Ela não tem filhos e seu marido é velho. Veja que a necessidade dela era não poder gerar filho, pois naquela época uma mulher não ter filhos era uma desonrar, mas ela não falou que não tinha filhos e pediu um, porque será? Ela pode ter perdido as esperanças de gerar devido seu marido já ser velho ou por achar que não precisava de nada mesmo. Se algumas pessoas hoje tivessem a oportunidade de ouvir a mesma pergunta, diriam preciso de muitas coisas, mas logo perceberíamos que tudo estava relacionado às nossas necessidades materiais ou sentimentais, e assim como ela não perceberia o que realmente estava faltando. Muitos cristãos não produzem frutos espirituais e nem percebem isso, muitos estão levando uma vida cheia de ódio, rancores, malicia, adultério, fornicação, falta de perdão, sem misericórdia, fingidos, mas quando perguntamos como vai? Eles respondem - eu estou bem, e tudo isso é resultado de não ter um relacionamento mais próximo de Deus. Muitos levam uma vida medíocre com seus ventres fechados e secos.

Mudanças começam acontecer: Outro beneficio do relacionamento que aconteceu com aquela mulher foi  que  ela ficou grávida e teve seu filho conforme a palavra do profeta ,ela já não era mais a mesma, seu ventre que antes estava seco e sem vida, passou a funcionar. Quando investimos no relacionamento com Deus começamos a produzir frutos espirituais como o Amor, fé, domínio próprio, perdão, santidade, passamos de homens rudes a amáveis, vingativos a perdoadores, de infiéis a fieis, insensíveis a pessoas sensíveis.  Deus deseja abrir os úteros secos e atrofiados de homens e mulheres, fazendo-os gerar frutos, a bíblia diz que quando damos frutos o pai é glorificado. Para ver mudança em sua vida é necessário tomar uma atitude, não fique só observando, invista diga - eu o quero mais perto de mim.  Sabe uma coisa que aprendi é que nunca um homem é rico o suficiente que não precisa de algo, Deus deseja nos perguntar o que você precisa?

Estabilidade nas adversidades: O texto continua dizendo que um dia o filho dela que já estava um rapaz saiu para visita o pai no trabalho e lá sentiu uma dor de cabeça e dessa dor morreu. Vejamos a postura dela diante de tão grande tragédia: A mãe, aflita, levou o corpo do filho para o quarto do profeta, e o deitou na cama; saiu, deixando a porta bem fechada. Foi depressa procurar o marido e pediu que lhe preparasse logo uma das jumentas, pois tinha de ir procurar o profeta e voltar depressa. Mas por que tem de ser hoje?Perguntou o marido; hoje não é dia de festa religiosa, nem é o dia de descanso. Porém ela respondeu: Tem de ser hoje; e é muito importante! Assim, ela colocou os arreios na jumenta e, montando, saiu depressa. Não quero parar em lugar algum, nem mesmo para descansar, disse ela ao criado que acompanhava; vamos parar, ou andar mais devagar, somente quando eu disser. Essa mulher sabia com quem falar e desabafar sua dor, estabilidade não é negar a dor de perder algo, mas é saber se comportar diante das lutas, e sabendo com quem falar.  Muito quando passam por momentos difíceis tem a tendência de se desesperar e sair contando para todo mundo, menos para Deus. A estabilidade nas dificuldades não é baseada em nossa capacidade, mas na capacidade daquele que fez a promessa, e Ele sabem como resolver as nossas perdas.


Como você quer se relacionar com Deus, como um visitante ou com um morador?

Queridos amigos é necessário manter uma relacionamento com aquele que conhece TODAS as nossas necessidades e é capaz de mudar a nossa historia. 

Fonte: Vivendo pela palavra-  http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte da imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

5 comentários:

  1. Oi amiga Irismar.
    Pensei que tivesse entrado no blog errado!rsrs
    Ficou muito bonito seu novo lay-out, uma benção!
    Uma benção também a postagem.
    Eu procuro deixar meu quartinho sempre preparado para o meu Mestre, poi Ele me visita constantemente.
    Parabéns e Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI amigo, rsrsrsrs, muito obrigada por sua visita, comentário. Que bom que gostou mudei essa semana. Um bom fim de semana para vc.

    ResponderExcluir
  3. Irmã Irismar parabens pelo seu novo formato de Blog.Está otimo. Parabens. Muito edificante sua materia publicada.
    Deus te abencoe irmã!

    ResponderExcluir
  4. OI Joseval, que bom que gostou amigo obrigada viu? Amém que ela seja de edificação para tua vida. Um bom fim de semana para vc.

    ResponderExcluir
  5. Oi Antonio, muito obrigada por sua visita e por seu comentário, também obrigada pelas palavra de incentivo!!! Um belo fim de semana

    ResponderExcluir