Cuide das suas emoções e ela cuidará da sua saúde!!

07:30 Irismar Oliveira 30 Comments

Emoções na Doença e na Saúde

Dieta e exercícios não são o segredo único e completo para a saúde. O aspecto psicológico também exerce uma importante influência nesta questão. 

A revista Newsweek de 3 de Outubro de 2005 publicou uma matéria de capa abordando o tema: doenças cardíacas e emoções. Mostrou que dieta e exercícios não são o segredo único e completo para a saúde cardiovascular. Muitas evidências em estudos científicos sugerem que o aspecto psicológico exerce influência importante nesta questão. 

Em Janeiro de 1994, 4:30 da tarde houve um terremoto perto da Los Angeles. Dentro de uma hora, após o terremoto, e pelo resto daquele dia, pessoal médico procurou ajudar pessoas aglomeradas ou bloqueadas dentro de edifícios assustadíssimas e diante de uma onda de ataques cardíacos dentre as pessoas que haviam sobrevivido ilesas ao tremor. 

Nos meses seguintes ao terremoto, pesquisas em duas universidades examinaram relatórios médicos do Condado de Los Angeles, encontrando incrível aumento de mortes cardíacas que pularam de 15.6 (média diária), para 51 no dia do terremoto! 

A maioria destas pessoas que tiveram o ataque cardíaco tinha história de doença coronária ou fatores de risco tais como alta pressão arterial. Mas os que morreram não estiveram envolvidos em esforços de resgate e nem haviam estado sob escombros. Por que eles morreram? Um artigo na revista científica The New England Journal of Medicine explica que “o estresse emocional pode precipitar eventos cardíacos nas pessoas que são predispostas para os mesmos.” (Newsweek, p.50, Oct 3, 2005). Aquelas pessoas estavam extremamente assustadas! 

Edward Suarez, professor associado de psiquiatria e comportamento humano da Duke University encontrou que 50% das pessoas que têm ataque cardíaco não têm alto colesterol. O risco de fatores sociais e psicológicos são tão grandes como a obesidade, o tabagismo e a hipertensão arterial para produzir ataques cardíacos. Pessoas com alto escore de testes que medem níveis de raiva, hostilidade ou depressão têm níveis duas vezes mais alto de Proteína-C-Reativa, que é um marcador inflamatório correlacionado com risco cardiovascular. 

Debra Moser, professora de enfermagem da University of Kentucky em Lexington apresentou no Congresso da Associação Americana de Cardiologia em 2004 o resultado de uma pesquisa envolvendo 536 pacientes que tiveram ataques cardíacos. Ela mediu níveis de ansiedade com teste psicológico de múltipla-escolha, verificando se as pessoas tinham ou não posteriores complicações como um segundo ataque cardíaco enquanto estavam no hospital. As que tiveram o mais alto nível de ansiedade medido nos testes foram quatro vezes mais propensas a sofrer complicações do que as com níveis baixos. 

Por outro lado, emoções positivas têm um papel importante para nossa saúde. Karen Matthews, da University of Pittsburgh, observou 209 mulheres com pós-menopausa saudável durante três anos. Ela encontrou que as mais otimistas tinham menos espessamento em suas artérias carótidas (que levam sangue para o cérebro). O resultado foi de 1% nas otimistas para 6.5% nas pessimistas. 

Dr. Dean Ornish, da California University em São Francisco, recomenda que as pessoas melhorem o relacionamento afetivo com os outros, busquem ser mais abertas, evitem solidão e isolamento social, manifestem compaixão, perdoem, exerçam altruísmo, serviço voluntário para a comunidade, procurem um grupo de apoio emocional se necessário, desenvolvam sua espiritualidade. Pessoas após um ataque cardíaco têm risco de morrer dentro de seis meses quatro vezes mais se permanecerem sozinhas e deprimidas, segundo Ornish. Na Yale University homens e mulheres que se sentiam mais amados e apoiados tiveram menos bloqueio em suas artérias coronárias. 

“Amai-vos uns aos outros.” “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?” 

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza 

Fonte da imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

30 comentários:

  1. Bom dia amiga, obrigado pelo comentário e o imenso carinho que tem por mim.

    Como é difícil não se preocupar, não se abalar, não ficar estressado, cansado, triste, com medo, etc... Mas Deus nos ajuda a atravessar momentos assim, quando temos que enfrentar as dificuldade Ele esta sempre junto da gente. Fique na paz amiga. Deus te abençoe. Kiss♥

    ResponderExcluir
  2. OI Carla é verdade estamos vivos e somos vulneráveis os sofrimentos, as lutas e dificuldades,mas o nosso mestre deixou o meu remédio para seus filhos o AMOR que possamos viver por ele e através dele!!

    Obrigada por sua visita e participação e carinho!!

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  3. Olá Irismar.
    Sabes aquela linda mensagem que enviastes e eu falei que voltaria a ler.
    São palavras sábias que eu por pressa não segui no meu dia.
    Exagerei com preocupações antecipadas e agora estou cuidando do corpo com uma virose.
    por ganâncias em minhas vontades.
    Agradeço por ter passado um ensinamento, esperar chegar a hora e não ficar com precipitações. Um lindo dia e com muito amor para sua família é o que desejo. Com carinho, abraços. Kaoma

    ResponderExcluir
  4. Oi kaoma quero lhe agradecer por deixar seu depoimento, é verdade quando deixamos as preocupações teremos um certo controlo sofremos as conseqüências . Que possamos saber cuidar mais da nossa saúde emocional, até porque TUDO passa NADA é eterno só Deus e a sua palavra permanece para SEMPRE!!Amiga obrigada pelo carinho, te desejo um belo dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa postagem... Parabéns Irismar!!! Continue nessa prestação de serviço mulher de Deus. Pois a Palavra do Senhor recomenda fortemente: Não estejais ansiosos, inquietos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo obrigada por sua participação e pelas palavra de incentivo!! E verdade existem varios texto na bíblia que nos orienta sobre os cuidados da vida emocional e como eles podem nos sufocar nos impedindo de ter uma vida melhor, é muito bom ser LIVRES e foi para isso que Cristo veio para nos dar essa liberdade!!

    Obrigada te desejo um belo dia, fica na paz!!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Irismar!
    Sem dúvida alguma, o equilíbrio do corpo saudável, com a mente, igualmente saudável provoca benefícios para a alma, coração... e isso reflete nas relações. Uma outra coisa que faz bem demais à saúde é o sorriso... O sorriso desencadeia sensações, abre portas (externas e internas) e promove um tipo de cura espiritual.
    Parabéns pelo belo artigo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. OI jackie essa dica é ÓTIMA, uma das coisas que agradeço a Deus é a capacidade de poder das umas boas gargalhadas como é bom, valeu por sua participação e acrescentar essa dica!!

    Te desejo um belo dia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Irismar!

    Simplesmente maravilhoso esse texto. A busca pelo equilibrio é necessária, mas não é nada fácil.
    Mas a última parte destacada por você é uma lição de casa a todos: perdoar, buscar elevar a espiritualidade, fazer trabalhos voluntários, cuidar das relações interpessoais, etc.
    Mas muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar essa necessidade já que estão submersas nesse mar de problemas.
    Portanto, acredito que a ajuda de amigos e familiares é importante para ajudar a pessoa a detectar esses problemas.
    Parabéns pela escolha do artigo!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  10. OI Gisele ,é isso, muitas pessoas não conseguem enxergar essa necessidade que é tão importante mas que fica em segundo plano ou nem faz parte da vida dela, damos mais prioridade a coisas que não até nos destrói, que possamos ter os olhos abertos para ver, pois um abismo chama outro abismo !!

    Obrigada por sua participação, te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, por incrível que pareça seu post está inteiramente relacionado ao do meu blog.(aquele que vc comentou) o do infarto feliz.
    parabéns pelo blog, você ganhou mais um leitor assíduo.
    Qualquer hora quando sobrar um tempinho dá uma passada por lá.
    Abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. OI amigo Paulo, pois é quando vi a tua postagem lembrei, sim eles estão relacionados, eles se complementam. Obrigada amigo pela visita e participação!!

    te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  13. Olá Dona Irismarrr!
    Gosto muito do termo de um pastor usa que diz que somos seres Psico/Bio/Socio/Espiritual.
    Tudo isso em uma unidade, alias unidade seria duas coisas ou mais coisas que se juntam, agora unicidade são duas coisas ou mais coisas que se juntam para se tornarem uma, pois elas se fundem, assim como é Pai, Filho e Espiritio santo, são uma unicidade, se fundem e se tornam um, o homem e a mulher depois de casados se tornam um, tambem se fundem...

    Ja que somos uma unicidade nao da pra achar que cuidando mais do corpo isso fará bem a vida mental e intelecutal, nao, você precisa sair da academia e ir a uma biblioteca se exercitar também...
    Cuidar da metne é como cuidar das emoções pois o pensamento gera um descarrego emocional. Até disse outro dia num post que pensamentos mal administrados se tornaram em más atitudes.

    Até mesmo o pecado é sugerido na mente, aceito nas emoções e se transforma em pratica fisica, em atitudes... que podem fazer mal para o corpo todo e espirito, pois o pecado gera morte espiritual, e até fazer mal para a vida alheia, como no caso de Adão.
    Tudo interligado, somos esse sistema complexo que exige muito do nosso tempo pra mante-lo funcionando bem...
    Seu texto é muito reflexivo da pra passar um bom tempo falando disso, obrigado por compartilhar amiga. grande abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ PASTORA, A PAZ DO SENHOR, SEI QUE A SENHORA É UM VEÍCULO DO SENHOR PARA NÓS FILHOS DE DEUS, QUERO TI AGRADECER A VISITA EM MEU ORKUT E PELA SUA MENSAGEM, EU LOUVO A DEUS PELA A SUA VIDA E SEUS LIVROS ABENÇOANDO AS PESSOAS COM SUA TROCA DE SABEDORIA DOS CÉUS, EVANGELIZANDO ESSE POVO QUE AINDA NÃO RECEBEU OU NÃO ENTENDEU O CHAMADO DO SENHOR. JESUS TI ILUMINE MAIS E MAIS, FICA NA PAZ.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Pois é mana, não podemos nos entregar a tristeza, preocupação, ansiedade e solidão. Isso sempre vira um quadro de depressão, ou seja, sempre termina em um quadro de problemas cardíacos. Devemos buscar em Deus e lançar sobre Ele toda nossa ansiedade, pois ele tem cuidado de nós. Paz!

    ResponderExcluir
  17. Realmente a chave para um boa saúde física é manter uma vida emocional e espiritual saudáveis. Afinal, somos corpo, alma e espírito, importa que sejamos cuidados em todos os aspectos, e que cuidemos de uma forma muito especial de cada área da nossa vida. Ótimo texto! Bjsss! Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  18. Concordo em gênero numero e grau com as matérias e estudos que trouxeste e com sua interpretação do conjunto. Com certeza o principal responsavel pelos nossos males fisicos somos nós mesmos! Ao nos colocarmos em situação depressiva, ou aquela pessoa que parece ter prazer em dizer tenho isto, não posso aquilo outras ainda chorando miséria. Quanto mais repetem estas coisas mais maus agouros se aproximam delas, é como se as estivessem convocando!!!
    Devemos nos policiar com relação a isso, quando escolhemos dizer 'é muito dificil, não vou ' voce ja esta declarando sua derrota e isso se aplica a nossa saúde também!!!
    Abraços menina!

    ResponderExcluir
  19. OI Augusto é verdade somos um sistema complexo que exige muito do nosso tempo pra mante-lo funcionando bem, fomos formado de corpo alma e espírito, infelizmente muito apenas cuidam do corpo vivemos dias em que tem se feito grandes investimentos no físico se o tempo que é gasto com o corpo fosse com as emoções teríamos homens e mulheres muito mais saudáveis!!!
    Amigo muito obrigada por sua colaboração nessa postagem, te desejo uma boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Verá muito obrigada por suas palavra de incentivo atraves dessas palavras, muito obrigada também por sua visita e participação!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Amiga Irismar esse é um assunto muito serio,
    pois o Amor, tão trazido e tão levado e tão caluniado, é uma força renovadora. O amor é magnífico porque cria coesão. No amor tudo está vivo, como um rio que se renova a si mesmo. No amor a gente sempre pode renovar-se, porque ordena tudo. No amor não há usurpação, não há transferência, não há medo, não há ressentimento, porque quando tu te ordenas, porque vives o amor, cada coisa ocupa o seu lugar, e então se restaura a harmonia.
    Agradeço por estar postando sempre materias de ótima qualidade.

    ResponderExcluir
  22. Oi Marivan lembrei de 1 Co 13 quando descreve o verdadeiro AMOR, esse amor que NUNCA acaba pois vem do próprio Deus que é AMOR!!

    Obrigada por sua participação e pelas palavra de incentivo!!

    Uma boa tarde!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ademar em provérbios diz que a vida e a morte estão no pode da língua, o que falamos hoje determina muito como estaremos amanhã. Obrigada por sua participação!!

    Amigo,te desejo uma boa tarde

    ResponderExcluir
  24. Oi Rô isso é verdade não podemos, deixar a tristeza, preocupação, ansiedade e solidão, entrarem e sentarem em nossas vidas,e comom isso é importante, pois podemos ver pessoas que algum tempo atrás estavam bem e hoje se encontram num quadro de depressão tão grande que desenvolveu doenças. Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  25. Oi Monica sim amiga não somos formados só de corpo, uma das parte do home que tem sido mais valorizada!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma boa tarde

    ResponderExcluir
  26. OI Augusto é verdade somos um sistema complexo que exige muito do nosso tempo pra mante-lo funcionando bem, fomos formado de corpo alma e espírito, infelizmente muito apenas cuidam do corpo vivemos dias em que tem se feito grandes investimentos no físico se o tempo que é gasto com o corpo fosse com as emoções teríamos homens e mulheres muito mais saudáveis!!!
    Amigo muito obrigada por sua colaboração nessa postagem, te desejo uma boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  27. Quase tudo já foi dito pelos amigos acima.
    Só quero acrescentar algo bem interessante passado pelo fime "Monstros SA", que a Globo exibiu semana passada à tarde.
    Pode parecer infantil, mas às vezes, estes filmes nos trazem importantes lições.
    Enquanto os monstros assustavam as crianças o nível de energia conseguido através dos gritos era x e todos ficavam extremamente estressados, monstros e crianças.
    Quando os monstros descobriram que as risadas e a alegria das crianças produzia 10 vezes mais energia e era muito mais gratificante fazê-las rir do que se apavorar, eles se uniram em um objetivo comum e muito mais produtivo.

    Acho que dá para fazermos um paralelo entre a ficção e a realidade.
    Quantos de nós já não adentrou um ambiente e o sentiu "pesado" e acabou se sentindo mal?
    É um tema extenso demais para um comentario, mas quero concluir dizendo que as nossas emoções interferem não só na nossa saude, como também na saude dos que estavam ao nosso redor.
    Medo, angustia, alegria, etc... são contagiosos e contaminantes, para o bem e para o mal.

    Muito bom o post, linda. Bjs.

    ResponderExcluir
  28. Oi Gisele obrigada por enriquecer essa postagem com seu comentário que nos traz essa ilustração!! Sim podemos não só nos prejudicar como prejudicar que esta perto!!

    Obrigada por sua participação!!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  29. Iris, sou nova por aqui, mas já li diversos artigos seus... mas, esse em especial me chamou a atenção, pois o emocional, "acaba" mesmo com o fisico.... o bom é que sempre temos mensagens como as suas...parabéns pelo seu espaço!
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi Rosa seja bem-vinda ao dihitt ! Muito obrigada por tirar um pouco do seu tempo para ler as postagens, é verdade o ,cansaço emocional afeta e muito o nosso físico, quando Jesus veio a terra , muito não compreenderam sua mensagem pois alguns desejam uma libertação exterior e ele veio trazendo a maior libertação que o home poder ter que é ser livre internamente, assim ele tem estrutura para viver!!

    Muito obrigada pro sua visita e participação e por esta seguindo o Vivendo pela palavra!! Seja bem-vinda.

    UM belo dia!!

    ResponderExcluir