O Senhor é a nossa segurança e a nossa Paz!!

10:54 Irismar Oliveira 23 Comments

Ficaremos tranquilos, mesmo se houver grandes  enchentes 
e terremotos tão fortes que façam tremer os montes  mais
 altos. Salmo 46: 3


O Senhor é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia.

O salmo 46 fala sobre segurança e paz que povo de Deus tem disponível. Esse salmo serviu de inspiração para a composição do hino Castelo Forte escrito por Martinho Lutero, vou colocar umas partes do hino e depois veremos os versículos para meditarmos. 

Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza. 

A nossa força nada faz:
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos. 

Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz
O Senhor dos altos céus.
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.

Que Deus a luta vencerá,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, poder,
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino


O salmista destaca no primeiro versículo três coisas que o Senhor é para os seus filhos. DEUS É NOSSA proteção e nossa força. Ele é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia.






Proteção: Ação ou efeito de proteger; apoio ajuda socorro: a proteção da lei. Tomar a defesa de alguém ou de alguma coisa: proteger os fracos. / Defender; preservar; amparar; resguardar. 

Força: Toda causa capaz de agir, de produzir um efeito 

Ajuda: Auxílio, socorro, assistência, favor: dar ajuda a alguém. 

Nos versículos seguinte ele nos mostra que Deus é a nossa segura e a nossa Paz.

Deus é a nossa Segurança. O salmista depois de mostrar três coisas que o Senhor é para nós, ele diz  que não devemos ficar perturbados mas tranquilos. Por isso, não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar. Ficaremos tranquilos, mesmo se houver grandes enchentes e terremotos tão fortes que façam tremer os montes mais altos. Ele diz acalme-se temos Ele como nossa segurança!

Há um rio que corre mansamente pela cidade de Deus, um rio 
que enche de alegria quem vive lá, o santo lugar onde vive o Grande 
Deus. Salmo 46: 4


Deus é a nossa Paz. Nos versículos seguintes ele descreve o lugar onde Deus habita e diz que há tranquilidade apesar das grandes confusões. Há um rio que corre mansamente pela cidade de Deus, um rio que enche de alegria quem vive lá, o santo lugar onde vive o Grande Deus. Deus mesmo vive ali. Por isso, apesar da confusão por toda parte, ela permanece tranquila, guardada e protegida por Ele. 




O salmista diz que mesmo diante de tais fatos podemos fica tranquilos porque O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção. Que texto tremendo. Por fora pode está TUDO se destruindo, mas por dentro há paz, porque ele está lá; e onde Deus habita não há confusão. Nesse texto ele diz: Ele diz acalme-se Ele é a nossa paz! Deus é a nossa Paz, e paz não é ausência de lutas mais é tranquilidade em meio às guerras

Deus esta acima dos inimigos. Esse texto fala da fúria das nações que duram pouco, pois quando ouvem a voz do Senhor se calam ele esta acima dos nossos inimigos. As nações gritam e se agitam iradas, mas quando Deus fala, a terra se derrete submissa os povos se encolhem, com medo e respeito. 


Um convite para ver as suas grandes obras:

Nesses versículos recebemos um convite para ver as grandes obras do Senhor já realizou. Há momentos que precisamos trazer a memória os grandes feitos que Ele realizou. Venham, vejam as grandes obras do Senhor! Vejam como ele castigou várias nações com a destruição! Ele acaba com a guerra em todo o mundo, quebrando as armas e queimando os carros de guerra.

A ordem de Deus para o seu povo.
O salmo finaliza deixando uma ordem para ficarmos tranquilos, sossegados e isentos de cuidados e assim podemos conhecer que Ele está entre nós e por isso não devemos temer!! Fiquem quietos! Saibam, de uma vez por todas, que Eu sou Deus! Todas as nações da terra hão de honrar o meu nome!O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção.




( Autor: Irismar Oliveira)




Você também pode gostar

23 comentários:

  1. Graça e paz irmã tenha um bom dia...

    Fico muito feliz em ler o seu texto, pois ele bate certinho com o culto ministrado ontem a noite pelo pastor da igreja onde eu congrego. As coisas estão acontecendo, os sinais estão parecendo. E só povo de Deus está ciente disso. Por isso a necessidade de nos redimirmos de nossos pecados, pedir perdão por todas as nossas iniqüidades, para que possamos habitar com o senhor nessa linda cidade descrita pelo salmista. Texto maravilhosos esse irmã, muito o brigado pela oportunidade de estar a cada dia aprendendo mais, mesmo tropeçando e muitas vezes caindo, sinto que estou indo no caminho certo...

    Deus abençoe você

    Obs: se Possível, visite meu blog www.averdadededeus.blogspot.com e divulgue para seus leitores, para que possamos trocar idéias e louvar ao senhor...

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Iris,

    Lindo post, lindo Texto Sagrado, lindo hino, Castelo Forte, lindas imagens, linda mensagem agora nada lido é como nós estamos nos relacionando com Deus, pois para que esta Palavra se cumpra em nossas vidas é necessário que estejamos no centro da vontade de Deus, e é aí que a coisa pega, para muitos.
    Que possamos nos colocar onde Deus quer e que possamos lançar sobre Ele todas as nossas dores e ansiedade, esperando nEle sempre.
    Linda mensagem minha irmã. Fica com Deus, uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. OI Almir o salmista fez uma pergunta ao Senhor no salmo 15 quem habitara? E lá podemos ver a resposta. Há uma condição para entrarmos na presença do Senhor que possamos desfrutar do seu perdão e desfrutar da sua presença.

    Amigo muito obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabio é verdade é necessário estarmos no centro da sua vontade e ai sim temos essas promessas. Costumo dizer que algumas pessoas vivem totalmente fora da palavra e acreditam piamente que serão abençoadas por Deus, Ele não vai dizer- Eis desmantelado não temas porque estou contigo! DEus tem compromisso com a sua palavra e é por que aqueles que estão passando por lutas mais estão obedecendo podem descansar nas promessas de que ele é a segurança e a paz do seu povo!!

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Amada irmã Irismar,

    Está escrito "que os rios levantam seus ruídos e suas ondas (problemas do dia a dia), mas o Senhor é mais poderoso que o ruído de grandes águas"!(Salmos 93)

    Que nós possamos nos lembrar dessa verdade e confiar Nele a cada dia!

    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  6. OI Delair obrigada por acrescentar a essa postagem esse salmo é verdade amiga por isso somos convidados a ver os grandes feitos ja realizados por Deus em nossas vidas precisamos trazer a memória seus feitos e louvar por sua fidelidade!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo anônimo obrigada por sua visita e participação, que bom saber que acha o Senhor é a segurança e paz do seu povo!

    Olha te desejo uma boa semana!!

    ResponderExcluir
  8. PROTEÇÃO...FORÇA...AJUDA.
    De que precisamos mais?!
    DEUS até mesmo nas angústias, tristezas, catástrofes continua sendo GRANDIOSO.
    O que merecemos DELE? NADA...
    Fomos salvos pela GRAÇA e isso...NOS BASTA.

    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS...sempre.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por visitar nosso site. É uma honra receber este tipo de comentários que nos motivam a ir além de cada dia. Aqui está o acesso direto aos nossos banners em tamanhos diferentes.

    http://joseluisavilaherrera.blogspot.com/2006/01/sitios-tecnolgicos.html

    Saudações.

    ResponderExcluir
  10. OI Clelia os povo que DEus escolher e os fez filhos tem a sua disposição esses recursos que cada dia possamos deixar de ouvir as mentiras do nosso adversários e ouvir as palavras do nosso Deus que é fiel e verdadeiro!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma boa tarde e uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  11. OI José Luis obrigada por sua visita também e por me dar a oportunidade de enriquecer as minha postagens com belas imagens, que cada dia vc seja prossiga avante!!
    Obrigada por em passar o link do banner

    Uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Irismar saudade de vc/
    Como sempre suas postagens são uma bençãao!
    Beeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Elane obrigada por sua visita amiga e participação!Obrigada também pelo carinho através de suas palavra. Que esse salmo fique guardado em teu coração de que DEus é a sua segurança e paz!!

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  14. TODAS AS COISAS COMPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. È verdade amiga nada se perde na vida dos filhos de DEus, mesmo a noite mais longa e a prova mais difícil no final nos levara para o propósito de Deus que é nossa maturidade..

    Obrigada por sua participação, te desejo uma boa noite.

    ResponderExcluir
  16. Amem Irmã Irismar! esse é um dos meus hinos preferidos, ele exalta a grandeza e fortaleza do Deus a quem servimos.

    ResponderExcluir
  17. Querida irmã Irismar! O seu texto é a realidade do que vivi esses ultimos dias. Os exames feitos atestavam o indicio de grave problema. A expectativa era sombria, mas a fé no Deus que é refugio e fortaleza socorro bem presente, me fizeram confiante, acima de tudo por tuas orações e por de outros também. A ameaça desvaneceu na negativa de uma contra prova Aleluia ! Gloria a Deus. Obrigado por tudo, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Linda mensagem Iris,de consolo, refúgio e fortaleza em Deus...
    Quantas verdades num único Salmo, precisamos conhecê-las e nos apegar à Palavra pra que tenha significado pra nossa vida!
    Beijos amiga, tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  19. Existe um corinho que diz:
    "Não tenha sobre ti,
    um só cuidado, qualquer que seja.
    Pois um, sómente um,
    seria muito para ti.
    É meu, sómente meu todo trabalho.
    E teu trabalho é descansar em Mim."
    Complementa o Salmo 46 e o que você disse:"O salmo finaliza deixando uma ordem para ficarmos tranqüilos, sossegados e isentos de cuidados e assim podemos conhecer que Ele está entre nós e por isso não devemos temer!!"
    Valeu, querida, bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Joseval, esse hino ele tem uma mensagem tremenda de um homem que aprendeu a ver a segurança e a paz de Deus em meio as perseguições!!

    Obrigada amigo por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  21. Oi Eneas que benção poder ler seu comentário em que testifica a ajuda bem presente de Deus em sua vida, glórias a Deus, Louvemos ao Senhor !!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  22. Oi Gisele sim amiga é uma palavra de consolo do nosso Deus aos nossos corações pois diante das adversidades podemos ficar tranqüilos pois ele é a nossa segurança e paz, que o Espírito santos nos consolo quando nos encontramos diante das lutas

    Amiga obrigada por sua visita e participação ~!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  23. Oi Gisa obrigada por nos deixar a letra desse abençoado hino com uma mensagem tremenda.
    Pois um, sómente um,
    seria muito para ti. As vezes tentamos levar o que nao podemos por isso nos cansamo rápido.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir