Tá difícil? Busque animo no Senhor!

07:30 Irismar Oliveira 37 Comments

Assim como os montes cercam a cidade de Jerusalém, o Senhor cerca e protege o seu povo, hoje e eternamente. Salmo 125

                    Quando Deus te Reanima.

Por Ronaldo Lidorio                                          
Sabemos que a vida humana é marcada pela inconstância do coração. Há dias em que somos tomados pela esperança e outros marcados pela melancolia da alma. Há dias de encorajamento e dias de inquietante desmotivação. Há dias de paz e dias de angústia. Dias de alegria e dias de amargura. Dias bons e dias maus.


Perante esta inconstância da vida somos confrontados com um Deus totalmente constante, estável, firme e inabalável.

A Bíblia nos apresenta Deus como o sol do meio dia, as inabaláveis montanhas de Sião, o forte cedro do Líbano e as altas muralhas de Jerusalém. C.S. Lewis nos lembra que o Senhor não se abala, e esta é a certeza que temos de que seremos salvos.

Davi é um exemplo de inconstância humana como talvez nenhum outro personagem na Palavra. Foi guerreiro implacável e na força de Deus derrotou o gigante Filisteu. Por outro lado adulterou com Bate-Seba e traiu Urias, um de seus leais soldados. Reconstruiu Jerusalém que passou a ser chamada cidade de Davi. Mas também magoou seus filhos e foi um desastre como pai. Era temente ao Senhor e foi chamado homem segundo o coração de Deus. Entretanto, em sua família houve incesto, assassinato, mentiras e traição.

Talvez um dos momentos de maior melancolia e desespero tenha acontecido quando, voltando de uma batalha, exausto, encontra Ziclague, sua cidade, saqueada e destruída. E todas as mulheres e crianças levadas cativas. Seus homens, amargurados, falam em apedreja-lo. E ali se encontra Davi, caído, sem consolo e esperança. Mas algo inesperado acontece, e este é o texto que tem sido usado por Deus muitas e muitas vezes para me reanimar: “E Davi se reanimou no Senhor seu Deus”.

Esta frase, encontrada no primeiro livro de Samuel, capítulo 30, verso 6, revela-nos uma das mais poderosas obras de Deus na vida de seus filhos. Levantar-nos quando tudo parece perdido. Abrir o caminho quando não sabemos para onde ir. Fazer romper o sol quando estamos presos na neblina da vida. Dar-nos perseverança quando a vontade é parar.

O que mais me intriga é que este reanimo veio absolutamente do Senhor pois não havia ali elementos de esperança. Caiu destruído, levantou reanimado.

Tenho pensado e orado para que Deus nos reanime especialmente em três áreas: casamento, ministério e emoções.

Casamento: O hedonismo é talvez o maior elemento da nossa atualidade que contribui para a inconstância conjugal. Ele nos ensina que nós nascemos para nós mesmos, não para Deus, não para o outro. Não para a esposa ou o marido. E se eu me torno o centro inquestionável de minha relação com minha esposa e marido, esta relação só durará enquanto eu estiver feliz.

Ministério: Perante as tribulações, angústias, questionamentos e críticas, o que nos alimenta, em nossos ministérios, não é nossa capacidade humana ou o companheirismo do que está ao lado, mas sim Deus. A maior certeza que um ministro tem em seu ministério é que ele precisa desesperadamente de Deus. Se esta certeza um dia faltar perderemos o rumo e o ânimo. Estaremos caídos sem haver quem nos levante.

Emoções: A ansiedade humana é um dos aspectos mais corrosivos da alma. Conheço inúmeros irmãos e irmãs que, tomados pela ansiedade crônica, que não passa, pela insatisfação constante do coração, tornaram-se secos, perderam a brandura, não gargalham. Vivem sempre a espera que amanhã seja melhor, menos triste. Que algo novo aconteça.

Se olharmos para Davi naquele dia, ele estava acabado. Sem família, sem cidade, sem liderança, sem futuro. Mas a reação de Davi, mesmo que forjada por Deus, indicou uma atitude necessária para cada um de nós: Obediência. Ele se levantou!

Davi se reanimou em Deus. Levantou-se e perseguiu os Amalequitas, com alguns de seus homens. Tomou de volta as mulheres e crianças, e o despojo. Reconstruiu a cidade e habitou nela. Recuperou o respeito de seus homens com o brilho de quem um dia iria reinar sobre toda Israel. 
E serviu a Deus. Pois se levantou quando Deus disse: levanta-te.


Fonte Imagem: http://www.google.com/
Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/

Você também pode gostar

37 comentários:

  1. Amém por essa palavra tão edificante num início de semana!

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza nossa fonte é o Senhor!!! Muito bom, post!!! Aliás, o Senhor é uma fonte inesgotável pra nossas vidas sempre!!! Uma ótima semana pravc e toda tua família sempre!!! paz

    ResponderExcluir
  3. OI Cida também achei muito edificante, temos um Deus que é constante que NUNCA muda, glórias a Deus por isso!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela semana,

    ResponderExcluir
  4. OI Marcelo é verdade, lembrei quando Davi faz um a declaração sobre o Senhor e diz TODAS as minhas FONTES estão em TI, ele vivia essa realidade!!

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Mais um belo texto!
    "..o meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra".

    Abraços,
    Adilson

    ResponderExcluir
  6. OI Pr. Adilson é verdade é dEle que vem a nossa salvação e os livramentos. Descansemos em suas promessas todos os dias!!

    Obrigada por sua visita e participação!!!

    Um belo dia para o sr e sua familia!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    Bom dia.
    Saiba que suas palavras foram as que eu precisava ouvir nesse momento, pois realmente estou necessitando reerguer-me...
    Obrigado de coração.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  8. OI Glauco lembrei do texto de Isaías 40:31,31 que diz: Vocês ainda não entendem? Ainda não ouviram que o Deus eterno, o Criador de todo o mundo, nunca Se cansa nem perde suas forças? Ninguém é capaz de imaginar a grandeza da sua sabedoria. Ele dá forças aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem, de tanto cansaço ) mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças. Glórias a Deus Ele nunca se cansa , nem se fadiga.

    Que essa palavra produza frutos em nossos corações!!

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigaaa,
    amei, amei, super amei o texto. Abençoadíssimo. Ótima escolha. Tu és tremendamente usada por Deus.

    Ótima semana para vc amiga. Fica na paz Kiss♥

    ResponderExcluir
  10. OI Carla essa palavra é uma benção né amiga? Fico feliz por tewr falado ao teu coração também!!

    Que possamos guarda-la e ver muitos frutos!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  11. O esgotamento espiritual é coisa seria.
    Foi como aconteceu a Asafe, fez ele olhar pra si e comparar com a vida dos impios ao ponto de dizer:

    Na verdade que em vão tenho purificado meu coração e lavado as minhas maos na inocencia. salmos 73.13

    Alias Asafe é a prova de que ninguem está isento de precisar de reavivamento espiritual... Ele também é a prova de que Deus reaviva, pois como ele mesmo disse:

    Neste momento estava bruto como um animal irracional, nao tinha entendimento, tudo era muito confuso pra que ele chegasse a ter uma resposta... E Deus o libertou, nos dando esperança assim de nos mover novamente dessa exaustão espiritual.

    O Espirito Santo é tão íntegro que não esconde nenhum fato ocorrido nas biografias de pessoas escolhidas, tudo documentado, e essa crise de Asafe que se iniciou ao ficar vendo a vida de seus ricos vizinhos, poderosos, e opulentos... termina com uma das frases mais impactantes do salmo 73

    "A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração".

    Os problemas podem exaurir, e sem duvida eles nos cansam, nos paralisam, Asafe é a prova disso, o inferno tem lá suas vitorias temporarias... Mas o Triunfo pertence a Deus!!!!

    Boa meditação Irismar
    Parabens pelo tema abortado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Augusto é verdade Deus permitiu ser registrado TUDO com propósito como diz em Rm 15:4 diz: Estas coisas que foram registradas nas Escrituras há tanto tempo servem para nos ensinar a paciência e para nos animar, a fim de que aguardemos esperançosamente o tempo em que Deus vencerá o pecado e a morte.
    Amigo como finalizou teu comentário: Os problemas podem exaurir, e sem duvida eles nos cansam, nos paralisam, Asafe é a prova disso, o inferno tem lá suas vitorias temporarias... Mas o Triunfo pertence a Deus!!!! Em Cristo somos mais do que VENCEDORES!!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  13. Muito boa sua postagem, nos faz lembrar que só O SENHOR pode nos reanimar diante dos possíveis desanimos ou similares que nos impedem de prosseguir na jornada.
    PAZ!

    ResponderExcluir
  14. OI Marcio é verdade é dele que vem o nosso socorro e dele que vem a nossa capacidade!!

    Obrigada por sua visita e participação!!
    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  15. “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS PARA QUE O NOSSO CORAÇÃO ALCANCE SABEDORIA.” (Salmos 90.12)

    Devemosviver em função do direito que Deus tem sobre a nossa vida. Essedireito tem prioridade sobre os outros interesses humanos.

    ResponderExcluir
  16. OI Marivan obrigada por nos deixar esse texto , pois ele demonstra a sabedoria do salmista de querer viver plenamente os dias que Deus lhe permitiu.

    Obrigada por sua participação!!!

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  17. Amiga
    É bom ouvir essas palavras.
    Excelente texto

    beijos
    joana

    ResponderExcluir
  18. OI Joana que bom que gostou!! Amiga que essa palavra seja uma semente que produza frutos para glória de Deus !!!

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  19. GRAÇA E PAZ AMADA! EXCELENTE POST!

    É MARAVILHOSO QUANDO NOS SENTIMOS TÃO CANSADOS E ENFRAQUECIDOS, SEM FORÇA ALGUMA PRA IR EM FRENTE, E DO NADA VEM AQUELA PAZ, AQUELA ESPERANÇA, DO NADA QUER DIZER QUE DE REPENTE DEUS VEM E NOS CONSOLA, E NOS ENVIA UMA PALAVRA DE ÂNIMO, AS VEZES NO NOSSO PRÓPRIO CORAÇÃO. EU TENHO CERTEZA QUE FOI ISSO QUE ACONTECEU COM DAVI, O SENHOR LHE FALOU LÁ ONDE NÓS PODEMOS OUVI-LO COM MAIS CLAREZA, NO NOSSO CORAÇÃO. E QUANDO DEUS NOS INJETA ÂNIMO PODEMOS ASSIM VENCER TODO MAL QUE NOS ATEMORIZA E SURPREENDE, PORQUE DEUS NÃO NOS REANIMA À TOA, ELE O FAZ PARA SERMOS VITORIOSOS!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA IRMÃ!
    EM CRISTO,
    IR. SAMUEL

    ResponderExcluir
  20. Quando entrei aqui e vi este texto me lembrei de um louvor que sempre ouço em momentos dificeis.O nome do Louvor é: Há Momentos.Por isso vou compartilhar com vocês.

    Há momentos que na vida

    Pensamos em olhar atrás

    É preciso pedir ajuda

    Para poder continuar


    E clamamos o nome de Jesus

    E clamamos o nome de Jesus

    E clamamos o nome, o nome de Jesus

    Ele nos ajuda a carregar a cruz


    Fique na Paz do Senhor e tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  21. Oi amada.
    Veenho dizer q vc foi uma das escolhidas para participar da Campanha Quem ama cuida.


    http://www.buscando-a-deus.blogspot.com/2011/04/campanha-quem-ama-cuida.html

    ResponderExcluir
  22. È verdade Pr. Samuel é como o bálsamo derramado em nosso espírito que nos limpara a visão para ver o que Ele esta vendo e assim prosseguirmos avante!!

    Pr. Samuel obrigada por sua visita e participação!!

    Desejo ao sr e sua familia uma bela semana !

    ResponderExcluir
  23. OI Daiane amiga obrigada por compartilhar a letra desse hino sim há momentos que precisamos pedir ajuda e a nossa ajuda vem do Senhor, glórias Deus por isso!!

    Há momentos que na vida

    Pensamos em olhar atrás

    É preciso pedir ajuda

    Para poder continuar
    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma boa semana.

    Abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  24. OI Elane, obrigada amiga por me indicar dessa campanha que também estou fazendo parte!!

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  25. Palavra maravilhosa Iris,
    Ânimo pra começar a semana e depositar nossa confiança totalmente no Senhor!
    Beijos amiga,fica na paz!

    ResponderExcluir
  26. OI Gisele sim amiga uma palavra em que nos convida a buscarmso no Senhor o animo que precisamo para prosseguir avante!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  27. Oi Amiga, que palavra perfeita hein?... olha, pra mim foi !! Veio na hora certa, como diz na Biblia, a palavra de Deus nunca voltará vazia, e no meu momento atual ela veio certeira !!!!
    Em poucas palavras esclareceste a realidade do casamento, do ministério e das emoções. Ainda sou nova e aos poucos já estou aprendendo que casamento vai muito além da nossa própria, exclusiva e única satisfação... e agora estou vencendo a luta contra a ansiedade, e exatamente como você descreveu... a ansiedade deteriora com a vida da pessoa, nos deixa doentes, frustrados e extremamente infelizes. Hoje, a alegria do meu momento presente é a graça de Deus, é adorar a Deus e fazer sua vontade, pois nossa jornada aqui na terra é breve e passageira !!!!!
    Deus te abençõe!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. OI Sabrina que bom que gostou e foi abençoado!! Esse texto é do missionário Ronaldo que tem sido benção para a igreja do Brasil e nos abençoou no dia de hoje com essa tremenda palavra!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!
    Te desejo uma bela noite

    Um abarçooooooooo

    ResponderExcluir
  29. Oi amigo Ricardo, muito obrigada por indicar o vivendo pela palavra esse mimo irei pegar!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  30. É verdade, amiga querida. Somente Deus poderá nos libertar de todos os infortúnios, transformar nosso fardos pesados em verdadeira bênçãos. A Palavra nos descreve inúmeras situações onde, quanto tudo parecia impossível, o Senhor vem e restaura e traz o refrigério.
    Belíssima palavra, parabéns e obrigada por compartilhar.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  31. oi Fiesta sim amiga é verdade homens como Daniel na cova dos leões que pode ver o livramento diante de uma situação que o homem não podia resolver!!

    A presença de Deus é o que o home busca para suprir TODAS as nossas necessidades, mas infelizmente as vezes nos comportamos como uma criança que é enganada por uma bala ao invés de uma bela refeição!!

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  32. Oi querida!

    Lindo texto... Deus sempre será nossa coluna e nossa base... nas dificuldades é que devemos demonstrar nossa verdadeira fé... pois Ele nunca nos abandona...

    bjs minha amiga!!!
    Lu

    ResponderExcluir
  33. Oi Luciana Deus deixo dois canais para nos relacionar com Ele que é a oração nela podemos expressar as nossas limitações, dificuldade e medos e ler a sua palavra podemos ver o seu amor ilimitado, sua força e graça para sustentar o homem, infelizmente muitos não tem desfrutado desses meios!!

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  34. Olá Irismar,
    Graça e Paz!!!!

    Gostei muito do texto, precisa ler essa palavra hoje. Precisamos busca-lo de todo o nosso coração.

    Obrigada,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  35. Suely sim essa palavra é uma benção para os nossos corações!!

    Louvo a Deus por nos abençoar através de palavras tão edificantes!!

    Obrigada minha amada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  36. RAFAEL MARCOS GARCIA9 de junho de 2013 às 20:12

    Obrigado Senhor por mais um dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael obrigada pela visita seja sempre bem-vindo

      Excluir