Não se detenha nas coisas que você pode ver.

09:43 Irismar Oliveira 24 Comments

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Corintios 4:18


Paulo foi um homem que soube o que era sofrer. Vejamos os seguintes versiculos. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 2 Coríntios 4: 7-11

"Portanto não desanimamos! Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está em plena renovação dia após dia. 2 Coríntios 4:16 

Lendo esses versículos podermos fazer a seguinte pergunta: Como pode alguém passar por situações difíceis como perseguição, injustiça que muitas vezes deixavam ele perplexo, abatido e declarar que não desanimava, mais que estava diariamente em plena renovação? Qual era o segredo de Paulo para não se desgastava no interior mesmo sofrendo no exterior?

O que Paulo deixa para nós nesses versiculos é que nos dias maus para quem olhamos determina se haverá desgaste ou renovação.  




Como Paulo via as lutas e aflições? 

1) Que as lutas eram passageiras e leves: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação". Aqui esta o primeiro segredo de Paulo, ele vi que as lutas que enfrentava diariamente eram suaves e que logo passariam. Ele os via os nossos sofrimentos e aflições e pensava afinal de contas, eles são bem pequenos e não durarão muito tempo. 


2) Que as Aflições produziam uma gloria eterna: "produz para nós um peso eterno de glória mui excelente". Aqui esta o segundo segredo, Paulo cria que as aflições produziam uma gloria incomparável de valor eterno, Entretanto, este curto tempo de angústia resultará na mais rica bênção de Deus sobre nós para todo o sempre! Em Rm 8:18 ele falou também a esse respeito quando disse: "Contudo, aquilo que sofremos agora é insignificante, se compararmos com a glória que Ele nos dará mais tarde".


3) Ele fixava seus olhos nas coisas eternas: "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas". Aqui estava o terceiro segredo, Paulo, não olhava para aquilo que podia ver atualmente, as dificuldades que o rodeava, mas olhava para frente, para as alegrias do céu que ele ainda não via. Ele acreditava que as aflições logo desaparecerão, mas as alegrias futuras durarão eternamente.

As aflições fazem parte da vida do cristão, e, isso é algo que não podemos negar. Algumas dessas aflições são devastadoras, cheias de dores e angústias, mas Paulo nos deixa essa palavra de que elas são leves comparados a gloria e que são passageiras comparadas à eternidade. Podemos também ver nesses versículos que não estamos sozinhos nesses momentos, pois a presença e o cuidado do Pai e certa. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. 

Creia....
Tudo passa, até a tristeza passa, pois não devemos nos prender as circunstancias, pois Tudo passa, nada é eterno só Deus e sua palavra duram para sempre. 

( by Irismar Oliveira)







Você também pode gostar

24 comentários:

  1. Amiga Irismar,
    A compreensão da nossa vitória contida na Palavra, especificamente nessa palavra pregada pelo nosso irmão apóstolo Paulo,se torna fundamental para continuação da nossa caminhada. Que Deus nos fortaleça a cada dia.
    Deus abençoe a sua vida e da sua Igreja!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  2. OI minha amada é verdade precisamos ser fortalecido para prosseguir e é necessário olhamos para o que é eterno e encontramos na Preciosa Palavra que DEus nos deixou.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  3. Divinamente essa palavra veio do coraçao de Deus para meu coraçao!olhar nao pra barreira mais para o deus poderoso nos faz ultrapassa-las e vence-las amem !

    ResponderExcluir
  4. OI keila, quando fixamos o nosso olhar em Deus e em suas promessas conseguimos saltar esses obstáculos sim e podemos dizer como Paulo abatidos, mas não destruídos;, glorias a Deus por isso, Paulo sempre mostrava que o cristão viver pela fé, que a cada dia busquemos essa força para prosseguir avante!! Te desejo um belo dia e uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  5. irmã amo ler suas mensagens tem me edificado muito,essa passagem de corintios é a minha predileta..que DEUS continue iluminando sua vida te dando sabedoria pra tudo!!bjao

    ResponderExcluir
  6. OI Ana, obrigada pelo carinho através dessas palavra. Esses versículos também são benção para a minha vida, pois procuro lembrar deles nesse caminhada de a nossa força vem de olharmos para o que é eterno. Obrigado por sua participação!! Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz Iris,

    Olha, as pessoas as vezes se perdem nas dificuldades, nos problemas, nas coisas ruins que aparecem e acabam esquecendo que Deus, somente Ele, pode nos ajudar, nem nós mesmos podemos fazer nada, absolutamente nada sem a permissão dEle.
    Os problemas sempre existiram e sempre existirão, não podemos sequer escondê-los, mas não devemos esquecer que somente em Cristo teremos vitória.
    Senti sua falta semana passada, viu? Uma ótima semana.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  8. OI Fábio você falou uma verdade nas lutas muitos de nós nos perdemos nas dificuldades e esquecemos de olhar para Deus.

    Em hb 12:2 Diz olhar firmimente para Jesus, se não iremos parar.

    Obrigada pelo carinho depois ire lá

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post , ja estou te seguindo , seja membro do meu ,www.falacristao.com.br

    ResponderExcluir
  10. bênção este blog... e é valioso demais abordar temas como este. Shalom!

    ResponderExcluir
  11. Voltados para o rono, obrigada por sua visita e participação seja bem-vindo e volte sempre que desejar.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. OIO Pr. LInaldo obrigada por sua visita e pelas palavars que as recebo com incentivo.

    Uma boa noite e uma bela semana para o sr e sua família

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga Irismar! eu fico indignado com o evangelho distorcido pregado por ai, onde dizem que o crente não tem que ficar doente, ou sofrer é só determinar com fé e tudo se resolve. Uma parente minha ficou determinando a sua cura, e quando ficou muito mal foi ao médico, então ele disse se tivesse vindo aqui antes, teria cura, mais agora não tem mais jeito, e ela morreu. Quando nós lemos este texto, vemos que Paulo foi um dos que mais sofreu, e ele até orou, mais Deus disse: "A minha graça te basta".É incrível um pastor ficar ensinando na igreja que nós temos o poder de determinar, e Deus tem obrigação de nos atender do jeito que pedirmos. Misericórdia......é um desabafo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Amiga,
    muito boa essa mensagem.
    Que O Senhor nos fortaleça, para que tenhamos o vigor necessário diante dessas situações. Sem murmurar, mas glorificando em todo o tempo pelo que está por vir.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  15. OI Eneas na caminha crista iremos encontrar lutas e dificuldades, lutas e aflições se assim não fosse não teríamos tantos texto que nos incentiva a confiar e a prosseguir. Que voltemos para a palavra e busquemos os conselhos do Senhor pois esse é o melhor.

    UM belo dia e muito obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  16. OI Isabela amém amiga que busquemos essa fortaleça todos dos dia e que possamos aprender a olhar para o que nos ajuda a se renovar cada dia

    ResponderExcluir
  17. Nada melhor do que o conforto de DEUS em nosso coração, as regras da vida é vive la na certeza que em cada momento seja ele qual for , alegria ou tristeza, desanimados ou atribulados o SENHOR não nos deixa só, ele tem zelo, cuidado,conforto,paz, as lutas vem, as vezes com tanta força, que parece que não vamos aguentar, parece que estamos sos, mas a nossa força tem se aperfeiçoado em nossas fraquezas, simplismente por sabermos que o nosso REDENTOR vive...abraços com carinho e admiração Pastora Irismar..e que a semente que tens plantado a cada dia esteje sempre gerando frutos.....

    ResponderExcluir
  18. OI Cecilia é verdade pois é nas fraqueza que temos a oportunidade de desfrutar da graça e prosseguir avante.

    Minha amada muito obrigada por sua participação e uma bom dia!!

    ResponderExcluir
  19. OI Adilou que bom que gostou, muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  20. Sabe, querida. Sempre achei Paulo radical demais. Mas, quando Deus provocou uma revolução em minha vida (isso depois de 38 anos de vida cristã intensa) e eu pude conhecer Paulo mais "intimamente", me apaixonei por este irmão valoroso que, mesmo depois de ser apedrejado a ponto de seus inimigos acharem que o tinham matado, se levantou, entrou na cidade, recebeu cuidados e logo em seguida partiu para mais uma viagem missionaria.
    O que mais me encanta neste irmão é que ele foi direto à fonte. Quando Jesus o interpelou na estrada para Damasco, ele não quis aprender com a igreja primitiva, não. Ele recebeu o evangelho das mãos do proprio Jesus, já ressucitado. E foi por isso que ele conseguiu suportar tantas aflições. Só depois de mais de 3 anos foi que ele procurou os irmãos e passou a interagir com eles.
    Sei que familia é importante e nossos irmãos em Cristo são a nossa familia. Gosto de ouvi-los e de compartilhar experiencias.
    Mas a base da minha fé, e da "nossa fé", deve ser esta: um relacionamento diario com Jesus, vê-lo literalmente ao nosso lado, caminhar com Ele, de mãos dadas, sentindo o calor da Sua mão.
    Poucos sofreram tanto, quanto Paulo. Ele chegou a dizer que até da vida "deseperou". Mas foi firme até o fim, inclusive quando se dirigiu à Jerusalém para ser morto. Ele sabia que seria morto e foi, firme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. OI Gisele , Paulo é um homem que não só pregou o evangelho ele viveu, tudo que ele nos deixou fez parte da escola do Espirito Santo que ele participou, gosto muito de Filipenses 4: 11-13 onde ele descreve uma grande verdade sua base : Não estou dizendo isto porque estava precisando, pois aprendi a viver alegremente, tenha muito ou pouco. Sei viver com quase nada ou tendo tudo. Já aprendi o segredo para viver contente em qualquer circunstância, quer com o estômago satisfeito, quer na fome, na fartura ou na necessidade; porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder.

    Ele disse eu APRENDI, e toda a sua capacidade vinha do Senhor Jesus Cristo.

    Minha amada muio obrigada por enriquecer a postagem com seu Comentário.

    Boa noite

    ResponderExcluir
  22. Iris,

    Gosto de mais dessa passagem bíblica.

    Deus nos deu exemplos eternos p/ que possamos segui-los e sermos bem sucedidos.

    Linda mensagem.

    bjos
    Su

    ResponderExcluir
  23. OI Suely é verdade amiga precisamos ter os olhos fixo no SEnhor.

    Abraço

    ResponderExcluir