Não Desperdice Sua Mente!

06:56 Irismar Oliveira 16 Comments


Desligue seu ídolo (introdução)
Esta postagem não é contra possuir uma TV, mas contra ela possuir você.

Introdução

 John Piper em “O que podemos fazer na prática para nos tornarmos mais devotos?
 diz:
“O primeiro passo é reconhecer a necessidade de nos tornarmos mais devotos. Temos que reconhecer que existem muitas coisas que nos roubam tempo e atenção no nosso dia-a-dia, por isso é necessário escolher uma hora e um local para a reflexão de forma a não sermos bombardeados pela televisão, pelo rádio, pelo telefone ou até pela internet.
Em vez de ocuparmos o nosso tempo com essas coisas superficiais, devemos antes entregar-nos às nossas Bíblias e a Deus num ambiente calmo. Para nos tornarmos mais devotos devemos ser capazes de nos darmos a nós mesmos através da meditação e da leitura da Sagrada Escritura.”

Em “Conselho aos Pastores: Como Ajudar o Seu Povo a Encontrar Mais Satisfação em Deus”, Piper também nos adverte:
“Ajude o seu povo a desligar a televisão. Há poucas coisas na nossa cultura que nos inibam espiritualmente de tal modo como a televisão o faz. Mesmo os programas apelidados de ‘bons’ são, de uma maneira geral, banais, pouco estimulante do intelecto e estão longe de serem considerados enriquecedores e de cultivarem a capacidade de alegrar-se em Deus. Além disto, se considerarmos o impedimento dos anúncios que acompanham quase todos os programas, não é de estranhar que muitos dos nossos Cristãos praticantes sejam espiritualmente incapazes de ter pensamentos elevados e emoções profundas.”

É fato que gastamos atualmente muito tempo com TV, internet e afins. Não que haja algo errado em ver TV ou acessar a internet. Mas não podemos achar que ler 10 minutos a Bíblia terá muita força contra 2 horas de TV. Como cristãos devemos levar “cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10:5). Precisamos entender que:

1) Nossas mentes foram feitas para amarem a Deus.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:3
Se você tem um zelo enorme por Deus e pelas coisas de Deus, mas não tem entendimento de doutrinas básicas, Paulo fala em Romanos 10:1,2 que você não é salvo. Isso é sério! Todo seu zelo é vazio, porque no fim você não está amando a Deus com toda sua mente, levando seu entendimento sujeito a Cristo, mas está pensando conforme a carne, que é inimiga de Deus (Romanos 8:6,7).
Não queremos também cair no outro extremo de amar a Deus com todo entendimento, mas sem toda “força”. Devemos amar a Deus com tudo: vontades, pensamentos, emoções e obras.

2) Nossas mentes devem se encher de pensamentos grandes e nobres.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)
Isso parece tedioso para você? Talvez seja porque você acha que esse tipo de pensar é semelhante ao anjinho sentado numa nuvem tocando por toda eternidade a mesma música. Deus não deu uma mente para você pensar pouco e pequeno. Deus lhe deu uma mente para você pensar muito e de forma grandiosa sobre a glória de Cristo e o bem da humanidade. Deus lhe chamou para ter pensamentos sobre a beleza dos Atributos de Cristo, pensamentos de como levar as pessoas a este Maravilhoso Salvador, pensamento de como alimentar o faminto, ajudar o pobre, combater a injustiça, pensamentos de como levar o Reino e fazer a Vontade do Pai ser na Terra como é no céu. Uau! Isso é difícil. Por isso que você precisa de toda sua mente. Precisa treiná-la para pensar nessas coisas e não em como vai acabar a próxima novela (aliás, elas acabam todas iguais — sério que você não percebeu?).

3) Nossas mentes devem estar preparadas e prontas para a ação.
Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1 : 13,14,15,16)

Este “portanto” significa que sua mente deve estar pronta como consequência da pregação do Evangelho e do o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. Porque você é salvo, você deve ter a mente preparada. Mas preparada para quê? Para vida de santidade. Para viver a vida alerta de um soldado em guerra, a vida de um trabalhador que espera seu Senhor chegar a qualquer momento. Suas horas de TV e internet têm lhe deixado mais atento a santidade e ao retorno de Cristo ou mais acomodado? Medite nisso.

Não Desperdice Sua Mente!

Fonte: Por Vinícius Musselman Pimentel. © Voltemos ao Evangelho Website: http://voltemosaoevangelho.com

Você também pode gostar

16 comentários:

  1. Oi Irismar! depois que eu comprei uma TV de 42 polegadas digital som stereo, é uma tremenda tentação que rouba a nossa atenção, além disso tem amigos que chegam na hora do nosso estudo, tem telef, tem compromissos sociais, tem serviço de evangelização nas ruas, e sabe arrumar um tempo para ler a Biblia é uma briga com o cansaço e o sono. Mais descobri uma saida, levantar bem cêdo e antes de tudo sentar pra ler e orar. Sabe, tem dado certo. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. OI Eneas isso é verdade as distrações vem e roubam mesmo esse tempo, só não podemos ficar sem nos alimentar. Essa palavra do Pr. John é uma convocação preservar a nossa mente.

    Obrigada por sua visita!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz amiga e irmã Irismar!

    Faz tempo que não apareço por aqui né? Devido algumas circunstâncias estive um pouco ausente da net, mas estou voltando aos poucos. Realmente a televisão pode nos roubar bastante tempo, quando estamos assistindo parece que o tempo pára ou coisa assim. Hoje além da TV temos a internet também. Precismoa lutar bastante para dividir e organizar o nosso tempo para ficarmos deficiente em nossa comunhão com o Criador. Lendo o que o irmão Enéas comentou creio que deva ser a melhor forma de vencermos esse problemas, além do mais estaremos dando as prímicias do nosso dia ao Senhor, é maravilhoso isso!

    em Cristo,
    Ir. Samuel

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pr. Samuel que bom poder receber sua visita seja bem-vindo,srsrsr!!

    Acredito que assim como criamos estratégia para outras coisas que consideremos importantes na vida podemos fazer isso na vida espiritual!!

    Obrigada por sua visita e participação!!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. É verdade: nós temos que ter limites pra tudo. Senão alguma coisa fica pra trás.
    Esse é outro exercício que temos que praticar: saber organizar nosso tempo, porque causa muita ansiedade, frustração e cobrança de nós mesmos e dos que convivem conosco ,quando nos sobrecarregamos com muitas coisas que, no fundo, não são de valor realmente.
    A TV e a net são duas coisas que tomam mesmo nosso tempo. Se tirássemos esse mesmo tempo pra ler a Palavra heim...?
    Essa é pra pensar...!!!
    Grata pela visitinha no nosso blog e volte sempre!!!
    A Paz!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ AMADA.. QUE POSSAMOS TER SOMENTE JESUS COMO NOSSO IDOLO, POIS É O ÚNICO CAPAZ DE FAEZR TUDO POE NÓS... BJOS KÁ

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, ótima postagem!!!
    Vou te contar que lá na minha adolescencia teve uma época que ficamos sem TV. Naquele tempo também não tinha internet, então tivemos que nos acostumar sem. Só tínahmos o toca discos onde escutávamos hinos da igreja.
    Foi uma época que eu jamais esqueço, pois foi maravilhoso. Depois de vir da escola eu fazia minhas tarefas, lanchava com os meus pais e ia ler, conversar com as amigas que chegavam lá em casa, ou ia pra igreja.
    Foram alguns anos assim e depois, quando o meu pai comprou uma tv melhor, ela não me escravizou, pois eu sabia como era bom tê-la desligada.

    Estamos no tempo do fim, precisamos cuidar com tudo que rouba a nossa comunhão com Deus. E isso também se aplica a internet, e como.

    Beijos querida e fica na paz!

    ResponderExcluir
  8. OI Delair como disse amiga essa é pra pensar e tomar uma decisão, somos os resultado do que comemos , se isso reflete no nosso corpo não tem como não refletir no espirito.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  9. OI Ká, estamos sendo convidados a colocar o senhor como prioridade em nossas vidas e rever alguns valores né amiga?


    Obrigada por sua visita e participação!!!

    Te desejo um bela noite!!!

    ResponderExcluir
  10. OI Cida achei ótimo esse seu testemunho sobre a tv, sabe amiga, costumo dizer para os amigos : podemos viver sem as coisas, só não podemos é nos costumar a ficar sem o Senhor em nossas vidas!!!

    Obrigada por sua visita e participação!!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  11. Temos mesmo de nos policiar, Irismar.
    No duelo da internet versus Palavra, o mais comum é vencer a internet, e nem sempre a usamos para falar de Jesus.
    Obrigada pela mensagem.
    Celina

    ResponderExcluir
  12. OI celina isso é uma verdade no nosso dia-a-dia e que nao podemos deixar para depois.

    Amiga obrigada por sua visita.

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Iris,

    boa noite querida amiga!!!

    Fiquei dias ausente devido meu trabalho (viagens). Hj estou aqui p/ ler as postagens e ser muito edificada como sempre.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  14. OI Suely sempre é bom receber sua visita!!

    Muito obrigada por suas palavra de carinho e atenção!!

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  15. Oi Irismar, tudo bem com você. Amei seu blog, inclusive copie alguns levando as fotos do rodapé que já estão na postagem.

    Coloquei um link do seu blog na minha pagina e me tornei seguidor. Veja meu blog, e caso sinta em seu coração que é possível ser seguidora do meu, sinta-se a vontade.

    Abraço e ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Francisco LIma que bom receber sua visiat e saber que gostou desse espaço, seja sempre bem-vindo. OLha tentei ir ao seu blog por duas vezes ontem e hoje e lá diz o seguinte: Perfil não disponível
      O Perfil de Blogger que você solicitou não pode ser exibido. Diversos usuários do Blogger ainda não optaram por compartilhar publicamente seus perfis.

      MUito obrigada por esta seguindo Vivendo pela palavra. aguardo seu retorno.

      Boa noite

      Excluir