Uma mente Renovada Avalia e Valoriza o que é Bom!!

08:45 Irismar Oliveira 20 Comments


E não vos moldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente. Rm 12: 2a

No dia 09 de Junho postei a introdução dessa mensagem com o tema Não desperdice sua Mente, que é uma mensagem do Pr. John Piper a Desligue seu ídolo, hoje vou postar a segunda parte 
Toda Vida como Adoração 
Por John Piper 


Uma mente profundamente renovada 

Agora deixe nos voltar e examinar o que Romanos 12:1-2 quer dizer com esta perspectiva. A raiz da vida cristã no versículo 2 é uma mente profundamente renovada. Ela não só pensa claramente, mais avalia verdadeiramente e valoriza com precisão e aprova com firmeza e guarda com paixão o que é bom, aceitável e perfeitoIsto é totalmente relevante para nossas vidas diárias porque 95% das coisas que fazemos durante o dia, nós fazemos sem nenhuma reflexão prolongada e lógica. Nós agimos espontaneamente de acordo com o espírito da mente que está em nós (Efésios 4:23) – ou como Jesus disse, de acordo com a abundância do nosso coração (Mateus 12:34).

Então, para viver a vida cristã com alguma autenticidade nós precisamos estar no processo de uma renovação profunda que vai além do pensar corretamente. Depois o versículo 2 diz que a renovação profunda da maneira como aprovamos e avaliamos e valorizamos a realidade nos leva a uma vida transformada que não se conforma com este mundo. 

Agora a não-conformidade não é somente externa e forçada, mas interna e natural e livre. Ela flui dos nossos novos valores e avaliações e de onde nosso tesouro está. Mas ela nos muda externamente e nos separa da conformidade com o mundo. Nós nos achamos fazendo coisas que Paulo chama de “a vontade de Deus”. Deus tem um padrão de vida que ele nos chama para viver que concede novos poderes de aprovação do que é bom e bonito e verdadeiro, e novos valores e novos tesouros. 

São coisas boas, coisas agradáveis, coisas perfeitas – maneiras diferentes de falar sobre o que Deus nos chama para fazer em diferentes contextos.  Agora, como isto está relacionado com o versículo 1? Como isto está relacionado com o sacrifício vivo dos nossos corpos oferecido a Deus, que é o nosso culto espiritual? Acho que é simplesmente uma maneira de descrever o que este oferecimento de culto é. O que o versículo 2 descreve é um sacrifício vivo, porque na renovação da nossa mente uma maneira toda de saborear e avaliar e aprovar e valorizar e guardar o mundo morre. Nós somos, como Paulo diz, “crucificado para o mundo e o mundo está crucificado para nós” (Gálatas 6:14). Então a renovação é um morrer de velhos valores e nascimento de novos. É o morrer de hábitos antigos de valorizar a televisão e a comida e o dinheiro, e o brotar de novos desejos espirituais.


Fonte da imagem http://www.google.com.br/

Você também pode gostar

20 comentários:

  1. Oi, Irismar.
    Bom dia!
    Continuando a refletir no sentido do seu artigo, quando abraçamos a vida com Jesus, vivemos não mais nós mas Cristo em nós.
    Um abraço. Da
    Celina

    ResponderExcluir
  2. OI celina não foi em vão que Paulo nos deixou o seguinte conselho " Habite Ricamente em vós a Palavra de Deus" esse é o segredo de um viver em cristo assumindo o que ele nos diz.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  3. Ola querida. coloquei seu blog em minha lista de blogs... pois gosto muito de seu blog .. percebo o carinho que tem pelas pessoas.. Deus abençoe sua vida mais e mais.

    http://thuanysales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OI Thuany, muito obrigada por colocar o vivendo na palavra na sua listar de blog e pelas palavras carinhosa.

    Te desejo um belo dia e volte sempre!!!

    Um abraçooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Irmã Irismar este artigo é oportuno e traz consigo algumas lições bastante práticas.

    Renovação de mente é importante. Há pessoas que nunca querem essa renovação, afirmando que nasceram como a Gabriela" e vão morrer assim!
    Essa renovação deve ser algo espontâneo e livre, sem qualquer coação.
    Acredito que muitos dos que fazem parte do Corpo de Cristo, ainda estão apegados às coisas velhas do velho homem, por isso Paulo nos aconselha a experimentar essa renovação. Com isso a nossa vida ganha um novo sentido!
    Até breve.

    ResponderExcluir
  6. OI Iris querida,hoje vim aqui por outro motivo tem um selinho pra vc lá no blog,passa lá para pegar ok.Deus te abneçoe muito,Beijos...

    ResponderExcluir
  7. olá irismar a paz de cristo,tenha um dia maravilhoso. medite; Com efeito, grandes coisas fez o senhor por nós; por isso, estamos alegres. (salmos 126-3) um grande abraço linda.

    ResponderExcluir
  8. Quando diáriamente nos alimentamos da Palavra , Ela cria raizes em nossa vida, e nos faz muitas vezes mudar de direção, transformando e renovando nossa vida, fazendo.nos a cada dia mais semelhantes a Cristo Jesus.
    Um abraço em Jesus O Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Pr. Saidy, essa da Gabriela infelizmente é verdade, muitos nao tem experimentado a boa, perfeita e agradável vontade de Deus e so poderemos experimentar indo para a Palavra de Deus!!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  10. OI Rita, obrigada minha amada pelo carinho de indicar o Vivendo pela palavra.

    Uma bela tarde pra você

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucia, muito obrigada por sua visita e por me deixar esse texto para minha meditação!!



    Te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  12. Amiguinha...saudades de tú...
    Beijos.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Irmão Antonio isso é a mais pura verdade o que escreveu: Quando diáriamente nos alimentamos da Palavra , Ela cria raizes em nossa vida, precisamos entender que só teremos o que investimos..

    Muito obrigada por sua visita e participação!!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga! conversando com um irmão ele me disse: (Ser crente é levar uma vida de muito sofrer, pelas renuncias que temos que fazer)Sabe, quando sofremos por aquilo que renunciamos, nós ainda não somos convertidos.Quem sabe estamos agonizante, mas ainda vivos carnalmente e os valores terrenos ainda nos seduz. (Rom.6.1O)Paulo nos diz:Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Só poderá de fato vencer o mundo o crente que para ele morreu.Fique na paz

    ResponderExcluir
  15. OI Clélia, olha daqui a pouco vou comer bolo de macaxeira com um cafezinho,srsrsrsr. Amiga obrigada por seu carinho.

    Um abraço e uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida Irismar!

    que pena que aki no pc que estou, a saída de som está bloqueada, mas, só pelo que li no texto esse assunto parece ser muito interessante já que fala da renovação das nossas mentes, que na minha opinião é o maior campo de batalha do crente!!!

    Deus abençõe amada, seus artigos são muito edificantes, A PAZ.

    ResponderExcluir
  17. Oi Eneas, costumo dizer que muitos cristão ja tem uma nova identidade mas vivem com a identidade do passado, Paulo nos convidou a desenvolver a nossa salvação e com isso deu vários conselho para que isso aconteça. Ja temos uma nova identidade , temos a nossa disposição um banquete, mas estamos comendo um sanduíche frio.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  18. OI Alice, acredito que você vai gosta do vídeo também, sim amiga as batalhas acontecem na mente como disse a pregadora Joyce Meyer a mente uma campo de batalha. Para vencer essa batalha só com a arma do Espirito.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  19. TEM SELINHO PRA VOCÊ LÁ NO http://orandoaosenhornossodeus.blogspot.com/
    É O SELINHO QUE GANHEI DA RITA TE OFEREÇO COM CARINHO.
    ABRAÇOS CHEIO DE PAZ DIANA

    ResponderExcluir
  20. OI Diana, obrigada minha amada pelo carinho de nos indicar a receber esse selo.

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir