Como lidar com os ataques e traições dentro da Igreja.

07:00 Irismar Oliveira 16 Comments

Enfrentando Ataque e Traição de Membros da Igreja

Como um pastor enfrenta o ser atacado por
alguns de seus membros de igreja mais apoiadores?

Por Brian Croft
Uma das situações mais dolorosas com que você se depara no ministério ocorre quando aqueles que são seus maiores apoiadores se voltam contra você. Posso lembrar que tremi ao ler estas palavras de Spurgeon: “Prepare-se para quando o seu mais querido irmão o trair”. O quê? Você está dizendo que isso acontecerá.

Em mais de 16 anos de ministério, ainda posso lembrar a carta mais dolorosa e odiosa que já recebi. Era de um dos mais queridos apoiadores e defensores de meu ministério e de mim mesmo, um irmão que acabara de deixar a igreja por causa de uma decisão difícil que tivemos de tomar e que o afetava pessoalmente.

Como você enfrenta esse tipo de traição? 3 sugestões:

Reaja com longevidade em mente. A reação natural que todos temos é lidar como se o problemaTIVESSE de ser resolvido agora mesmo. O fato é que raramente temos o poder de produzir qualquer tipo de reconciliação entre nós e a parte ofendida, especialmente se eles interrompem a comunhão e abandonam a igreja. Isso não significa que não tentamos, mas o fato é que freqüentemente a reconciliação não acontece com rapidez. Isso nos leva à próxima sugestão.

Não diga nem faça qualquer coisa que você lamentará anos depois. Embora o pastor seja freqüentemente o alvo, ele também tem o poder e as condições na igreja para manipular a situação em seu favor. Por exemplo, pessoas saem furiosas por causa de uma situação, e na próxima assembléia a congregação quer saber por quê. Quando me vi nessa situação e fui tentado a expressar para a congregação, naquele momento, toda a mágoa, ira, frustração e desapontamento, não o fiz pela graça de Deus. Não cometa esse erro. Eu queria, mas não parecia correto. Quando olho para trás e recordo aquela assembléia, atacar verbalmente aquelas pessoas que não estavam presentes teria sido pecaminoso e teria fechado a porta para uma reconciliação futura com elas, anos depois. Por isso, permaneci em silêncio.

Assegure-se de ter outros homens ao seu redor para ajudá-lo a discernir as acusações. Essa é a razão por que você precisa de outros pastores ao seu redor. Um ataque pessoal contra você, seu caráter e seu ministério exige uma opinião mais objetiva para avaliar acuradamente as acusações. Um ataque pessoal dirigido por um membro de igreja amado sempre incitará as emoções que obscurecerão o seu julgamento. Deixe que outros pastores que o conhecem bem e podem falar honestamente sobre a sua vida avaliem as críticas. Há verdade nelas? Outros homens biblicamente qualificados em sua igreja que conhecem a pessoa que o ataca serão os seus melhores meios de discernimento. Então, submeta-se a esses homens.

A razão por que resolvi escrever sobre isto é esta carta significativa que recebi na semana passada. Foi escrita pela mesma pessoa que escreveu a mais dolorosa carta que mencionei antes. A essência da carta é resumida nesta seção:

Por vários anos, tenho lutado contra a ideia de escrever-lhe. Realmente, eu não sabia o que dizer ou como tratar do assunto. Quero pedir-lhe perdão pela carta que lhe escrevi quando deixei a igreja. Senti-me magoado e traído por você, quando na realidade eu estava enganado. Por favor, aceite meu sincero pedido de perdão.

Uma carta bastante amável foi também enviada para minha esposa. Quão bondoso é o Senhor para nós nesses momentos! Embora eu ainda sustente a decisão que tive de fazer, certamente fiz algumas decisões dolorosos em meio ao processo de lidar com aquela situação desagradável. A carta mais recente nos levou, eu e minha esposa, a refletir sobre a humildade genuína dessa pessoa e sobre a graça de Deus o dom da reconciliação com alguém que era e ainda é muito querido para nós.

Infelizmente, como muitos de vocês, também poderia escrever este post sobre outras situações que ainda não foram resolvidas, e lágrimas se formam em meus olhos quando penso nesses relacionamentos desgastados. Isso sempre fará parte do ministério pastoral. No entanto, estou aprendendo que o horário de Deus para essas questões é comumente bem mais devagar do que o nosso. Deus nos amadurece como pastores à medida que esperamos. 

Portanto, enquanto isso, nos dolorosos momentos de traição, atente para estas sugestões. Apegue-se a Cristo como sua consolação, alegria e aquele que sempre estará com você nesses momentos. Não esqueça de pedir a Deus que um dia restaure qualquer relacionamento que ainda está rompido. Estou aprendendo com a admirável bondade e poder de Deus. Ele é capaz.

Brian Croft é o pastor da Auburndale Baptist Church, em Louisville (Kentucky). Além de contribuir para o blog do ministério 9 Marks, Brian também escreve em seu próprio blog, em: practicalshepherding.com . Brian é casado com Cara, e têm quatro filhos
Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/
Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

16 comentários:

  1. É irmã, um dos maiores entraves para que um ministério não flua, para que um ministro seja privado de uma relação com Deus, é uma maneira que o diabo procura afectar os ministros com outros irmãos para que não haja fluir de Deus. Nós não só temos que ter isso em mente para que não guardemos rancor de outros como também fazer o máximo por não ofender ninguém e pedir perdão as vezes necessárias.

    ResponderExcluir
  2. é pa.... esqueci-me de mandar um abraço. tudo de bom! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Oi Andre com toda certeza isso é uma verdade e todo lider passa por essa prova e somente buscando ao Senhor esse momentos e que sairemos com danos e com aprendizado, se tentarmos resolver a nossa maneira o problema fica mais serio.

    Amigo muito obrigada por sua visita e participação.

    Um abraço pra vc também e um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor! Essa postagem veio no hora certa rs! Falou comigo, e com toda certeza posso dizer: é a mais pura verdade! A alguns tempos atrás aconteceu algo comigo, e quase que eu "tomava" a decisão errada! Mas primeiro conversei com meu Deus, e ele me ajudou a tomar a decisão certa!

    E aprendi que quando isso acontece, devemos medir as palavras, e ter cuidado, pois qualquer coisa errada... fica difícil!

    Que Deus continue te abençoando!
    http://geracaoirreversivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, só trai que está perto, precisamos estar preparados para essas possibilidades, mas crendo que o SENHOR vai dar a vitória aos perseverantes não aos ingratos.
    Metanóia e reforma da igreja com o ES já.
    Na graça que é de graça.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel como é precioso o aprendizado que DEus nos que proporcionar, e muitos desse ensinos vem através dessas situações como disse o segredo é ir ao Senhor e medir as palavra, pois manha danos maiores podem vim

    Um belo dia !!!!

    ResponderExcluir
  7. Para mim só há um comentário.

    É mais fácil conquistar uma cidade do que um irmão ofendido. É fato, é real, é mancha que não se apaga. Por mais que digamos que somos de Deus, não podemos esquecer que somos homens, e como tal, débeis e fracos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Iris, já até enviei isso para um amigo.

    Bjim no coração querida,

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  9. OI Marcio enquanto tivermos aqui estaremos sujeitos a esse tipo de situação, mas acredito que o meu caminho é ir para o Senhor que conhece o coração e pode nos orientar diante desses fatos e as dicas do Pastor depois de orar nao fale nada que pode se arrepender amanha.

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  10. OI Erlom você citou um texto que realmente mostra os danos da ofensa , que como membros ou lideres quando depender de nós tenhamos paz com todos.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  11. OI pra. Thais que bom amiga que os senhor nos capacite cada dia a lidar com essas atitudes pois elas surgem até de onde as vezes podemos achar que não venham, mas precisamos saber que somos humanos e que estamão sujeitos a essas situações. Uma coisa dia evitemos sermos responsáveis por tais atos, mas se acontecer o caminho é pedir perdão.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  12. Essa é uma verdade nua e crua,acompanhei um caso na igreja em que um jovem chamava sua líder de mãe de tanto carinho que ele tinha por ela,tempos depois ele foi PROMOVIDO na igreja e a 1ª atitude foi barra-la na entrada da igreja,um absurdo como se houvesse dois ceus

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana isso acontece muito e algumas pessoas nao compreendem do porque quem estava mais perto fez isso o nosso maior exemplo é o nosso Senhor Jesus dois dos seus discípulos traíram e Ele soube lidar com essa atitudes, podemos aprender co mo mestre Jesus.

    Uma boa noite e um bom FDS

    ResponderExcluir
  14. Olá Iris,

    Boa noite,

    Estou passando p/ desejar um fds abençoado.

    bjos
    Suely

    ResponderExcluir
  15. Oi minha amada também te desejo um belo fim de semana.Obrigada pelo carinho

    Um big abraçoooooo

    ResponderExcluir