A verdade sobre a verdade!

21:32 Irismar Oliveira 0 Comments

E conhecereis a verdade, e a verdade vos 
libertará. João 8:32

A verdade é uma força de libertação!

O que assusta não é a verdade, o que assusta é o modo como alguns dizem a verdade. Tem gente que pensa que a verdade pode ser dita de qualquer maneira, não pode.

A verdade tem que ser dita com amor, porque a verdade é uma força de libertação e não de humilhação. "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
Produzir liberdade, essa é a razão da existência da verdade. 

Em razão disso, se dita com o dedo em riste, se gritada furiosamente, a verdade perde a sua força libertadora, e, não raro, produz o inverso do que deveria produzir, ao invés de liberdade de consciência, gera raiva, decepção, frustração e desistência. 

É um desrespeito para com a verdade dizê-la de qualquer modo, em qualquer lugar, em qualquer tom de voz; não, a verdade exige ser dita com amor e sabedoria. Assim como existe tempo certo para todas as coisas, existe tempo certo também para dizer a verdade. 

E, mais que isso, não basta saber a hora certa de dizê-la, é preciso também saber – e respeitar - se o outro está no seu tempo de receptividade da verdade. É evidente que, sob alguns estados alterados de consciência, ninguém está preparado para ouvir a verdade; nesse caso, dizer a verdade a quem não está num estado de consciência receptível a ela, é, no mínimo, perda de tempo. 

Penso que, se não há amor, mesmo que se fale a língua dos anjos e dos homens, ainda não se está preparado para falar a verdade a quem quer que seja. De modo que - se não há amor, isto é, se a intenção não é gerar a liberdade do outro, mas sim a sua humilhação, o melhor a fazer nesse caso, para o bem de ambos, isto é, daquele que fala e daquele que ouve, é calar-se... Porque a verdade, é que a verdade só pode ser dita em amor, e nunca em rancor. Pensei nisso.

Autor: V. B. Mello

____♥♥____


Fonte do Artigo: Alimento da Alma


Você também pode gostar

0 comentários: