Perseverante ou Tolo?

14:13 Irismar Oliveira 0 Comments


A vida com equilíbrio é bem melhor!   


Uma das virtudes que mais admiro numa pessoa é a perseverança. Mas, como tudo na vida, perseverança também precisa de equilíbrio. Quem é perseverante precisa ficar atendo pois pode entrar por um caminho que depois não vão saber discernir  se estão sendo perseverante ou tola. Digo isso porque passei na pela um tempo de tolice e foi preciso um sacolejar da vida para entender que algumas das minhas "perseveranças" na verdade eram  tolices. 


Alguns sinais que não já não estamos mais sendo perseverantes, mas agindo tolamente.



Adiar descanso. Trabalhar, limpar, trabalhar, arrumar, eu preciso fazer isso, preciso resolver aquilo outro. Depois ouvimos muito: Estou tão cansado!  E alguém nos diz: Saia um pouco. Vai curtir  a vida". Não tenho tempo! Hoje não posso! E assim os dias vão passando e o descanso necessário ficando para o amanhã que nunca chega para essas pessoas. 

Todos nos sabemos da importância de trabalhar e resolver algumas coisas, mas é sábio o descanso. Ás vezes o descanso que precisamos não é só os 30 dias de férias ( corpo) ás vezes a mente precisa descansar. ÁS vezes precisamos nos afastar de lugares, de algumas pessoas, de situações, de algumas conversas. Assim como o corpo a nossa  mente também precisa repousar. 

Veja se anda adiando um descanso merecido e faça algo por você!



Manter relacionamentos doentios: As pessoas perseverantes são as que mais trabalham pelas suas relações ( família, amizades, namoro, casamento, trabalho, igreja) Não estou dizendo aqui que devemos desistir do nosso trabalho ou das pessoas na primeira frustração, aborrecimento, decepção ou traição. Não é isso, mas quem é perseverante também precisa ser cuidada valorizada, respeitada. Toda relação existe de ambos, cuidados, amor e respeito. Insistir além da conta nos relacionamentos destrutivos não é saudável. Para insistir numa relação doentia é preciso anular o amor-próprio, é aceitar viver de migalhas, é desprezar os seus sentimentos. 


Insisti numa relação que não traz ou não te leva a felicidade, não é ser perseverante é agir tolamente. A pessoa perseverante sabe quando deve parar ou abrir mão do que lhe prejudica. Liberte-se de qualquer relacionamento que não te faz bem. Um relacionamento é para fazer bem, acrescentar, multiplicar coisas boas e saudáveis ao nosso espirito e ao nosso coração.



Levar o mundo nas costas: A pessoa perseverante tem dessas coisas querer levar o mundo todo nas costas . Gente que se sente "feliz" se tiver resolvendo os problemas de todo mundo. Viver assim além de desgastantes é tolice pura.


A pessoa perseverante gosta de ajudar, mas também sabe que cada um deve fazer a sua parte. Ela não vive em função de resolver os problemas do mundo. Não se desgaste por trabalhos que não são seus, que não lhe diz respeito. A pessoa perseverante não é o salvador da pátria.


Lembra da orientação que recebemos no avião: Coloque primeiro a sua máscara para depois colocar na pessoa que está do seu lado. Fazer isso não é egoísmo  é cuidado consciente.

Lembra do versículo: Ama o teu próximo como a ti mesmo.
Você só vai conseguir amar de verdade o outro quando se amar de verdade.



Só sabe dizer SIM: Essa é cruel, e quem nunca passou por essa fase que solte o primeiro NÃO. Diz sempre sim para tudo e para todos, não importa a hora ou a situação só para não manter ou não perder ninguém A pessoa perseverante sabe diz NÃO sem se sentir culpada. Não é salutar nas relações e também para o nosso coração.



Acredite...

Na vida tudo com equilíbrio é bem melhor!   




( by Irismar Oliveira)


*****









Você também pode gostar

0 comentários: