Não tenha pena de se livrar das pessoas tóxicas.

11:14 Irismar Oliveira 2 Comments


Os danos que as pessoas tóxicas causam são cruéis.


Sempre tem alguém tentando ajudar um amigo(a), namorado, conjugue, um colega de trabalho, um patrão que ele(a) vive num relação tóxica, mas os seus belos conselhos não servem de nada, já observou? 

Nem todos vão se livrar das pessoas tóxicas por conselhos. Algumas só vão conseguir depois que sentir na hipoderme os danos que elas podem causar.  Acredito que todos nós já nos relacionamos com pessoas tóxicas, e como a maioria, demoramos para nos livrar delas, principalmente com as que temos algum laço efetivo.




Hoje o nosso artigo é sobre essas pessoas. 
Quem são essas pessoas? O que elas podem causar? Como identificar?  Estou errados em cortar os laços com esse tipo de pessoas? O que fazer com as relações tóxicas?

Quem são essas pessoas? 

Achei uma definição que diz: Pessoas tóxicas são aquelas que preferem ficar com o uso negativo das palavras e as utilizam para provocar danos, causar medos, cultivar amarguras e gerar lágrimas sem qualquer propósito ou a fim de beneficiar a si mesmos. As mesmas carregam, dentro delas, problemas cardíacos, hábitos e atitudes negativas. ( Fonte: Amente é maravilhosa).



O que essas pessoas podem causar?

A definição de tóxico diz o seguinte: É aquilo que produz efeitos nocivos no organismo. Que contém veneno. As pessoas tóxicas são aquelas cujos sentimentos e atitudes são ruins e afetam as nossas vidas. 

Infelizmente muitas relações são assim, causam danos a nossa saúde física, mental e espiritual e mesmo assim insistimos em mantê-las. 


Como identificar essas pessoas?

Você pode está dentro de uma relação assim e não perceber ou percebeu, mas é um dependente emocional e como tudo em nossas que nos traz danos, não podemos brincar com a nossa saúde. 

Geralmente quem vive nesse tipo de relação leva um certo tempo para perceber e colocar um ponto final, em alguns casos leva-se anos para perceber ou cortar o laço. Espero que esses sinais possam te ajudar a identificar os tóxicos da vida.

Pessoas que adoram chamar a tenção pelo vitimismo (sentimento de ser a sempre a vitima da historia ou da vida)

* Pessoas arrogantes: Gente soberba. Que abusa da autoridade para demonstrar que é melhor ou mais importante que outro.

* Pessoas invejosas: Aquele que não consegue sentir alegria pelo sucesso do outro independente da área. 

* Pessoas manipuladoras: Aquele que ilude, manipula. faz a cabeça da outra pessoa. Que tenta convencer o outro que só ela ou que deseja que está certo.

* Pessoas controladoras: Que exerce controle sobre as pessoas ou situações por puro interesse 

* Pessoas mentirosas: A mentira faz parte da sua vida. A sua vida é uma mentira. Usa a mentira para tudo.

* Pessoas negativas: Nunca tem uma palavra de confiança, fé e esperança.
* Pessoas gananciosas: Pessoa que é capaz de qualquer coisa para ter o que deseja.

* Pessoas que adoram julgar: Aquele que nunca tem tempo para sentar e ouvir o outro, nunca tem misericórdia do outro. 

* Pessoas fofoqueiras: Aquele que faz fofoca, que se intromete em assuntos alheios.

* Pessoas egoístas: É aquele que colocar sempre os seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar.

* Pessoas mesquinhas: É aquele que é excessivamente agarrado a dinheiro e/ou propriedades; que não tem facilidade para dividir; é avarento ou sovina.

* Pessoas mau-caráter: É aquele que é capaz de atos traiçoeiros; que ou quem não é pessoa confiável. 



Estou errado se cortar os laços com esse tipo de pessoas?


Um dos danos que essas pessoas causam, é fazer com o outro acredite que não pode sair ou abandonar elas. Eles conseguem gerar um sentimento de culpa do tipo: Eu não posso fazer isso. Ele(a) vai mudar. Ele(a) é boa. Ele(a) precisa de mim. 

Não, essas pessoas não precisam desse tipo de ajuda. Elas precisam é contemplar no espelho as suas obras e o que elas podem causar. E elas só vão conseguir isso, quando os mantenedores das suas más atitudes, deixarem elas seguirem sem elas.

Não, você não está fazendo nada de errado ao cortar os laços com as pessoas toxicas. Na verdade você está ajudando elas e se protegendo.


O que fazer com as relações toxicas: 


* Não finja que as atitudes delas não prejudicam. Gente esse ponto é cruel. Por favor, parem de fingir que as atitudes dessas pessoas não te prejudicam. Se prejudica,  se não é bom, diga isso para elas. Não tenha medo de falar a verdade, muitas precisam ouvir a verdade. E a verdade pode libertar alguns.

* Não viva agradando essas pessoas, elas não entendem essa linguagem. Não estou aqui, incentivando você ser grosso(a) ou antipática com essas pessoas, ms também não precisa fazer das tripas o coração para viver agradando ou bajulado elas. Pare com isso o mais rápido possível. Gente assim quanto mais agrado, mas cruel elas ficam. Se conhece ou viver com alguém assim SILENCIE as palavras e as atitudes. 

* Aprenda a viver sem essas pessoas: Você além de poder viver, você pode viver bem melhor. Não dependa desse tipo de pessoas, elas sabem que tem o controle sobre as suas vitimas. 

* Diga não para essas pessoas: O não além de preventivo e protetor. A maioria dessas pessoas não aceitam um não, mas elas precisam ouvir. Diga sem medo e sem culpa e siga avante! 

* Ore por essas pessoas: Essas pessoas estão doentes espiritualmente, o comportamento delas denunciam isso. 




Muitas pessoas vivem e aceitam as pessoa toxicas por terem laços com elas. Muitos acreditam e até sentem culpa, que não podem desistir delas, afinal alguém precisa ajudá-las e esse alguém será ele(a).


Corte os laços sem medo e sem culpar. Acredite pessoas assim, a melhor ajuda que podemos fazer, é se afastar delas. E bem de longe pedir a DEUS que as liberte.  Os danos que essas pessoas causam são cruéis, por isso não sinta culpa, não tenha medo, nem pena de se livrar delas. 

( by Irismar Oliveira)




Você também pode gostar

2 comentários:

  1. Amei o texto.Estou passando por uma situação com uma pessoa tóxica e estava me sentindo um pouco culpada por dizer não para essa pessoa manipuladora e sem respeito.Mas ao ler esse artigo me senti em paz ,e tive a certeza que estou agindo certo.Agradar esse tipo de gente não faz a pessoa gostar da gente e sim nos manipular cada vez mai e aproveitar de nossa bondade.
    É um mal que precisa ser eliminado mesmo da nossa vida.Não tem o que fazer mesmo.Só se afastar e orar pela pessoa.
    Obrigado por compartilhar esse texto que me ajudou muito!!!☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sentimento e decisão nesse exato momento.

      Excluir