[REFORMANDA] Celebração dos 493 anos da Reforma Protestante (3)

09:36 Irismar Oliveira 2 Comments


Sola Scriptura



“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” II Timóteo 3:16,17

Somente por meio das Escrituras - a revelação tanto da Pessoa quanto da vontade de Deus - o homem pode conhecê-Lo, ser salvo e habilitado para a boa obra do Senhor. Entretanto, cresce em nossos dias uma visão da irrelevância das Escrituras onde ela não é mais a autoridade final em questões espirituais entre o Homem e Deus, mas apenas uma dentre muitas fontes de autoridade a respeito de Deus e a prática cristã.

Somente nas Escritura, e unicamente nela, aqueles que almejam serem usados pelo Senhor devem se apoiar. As Escrituras como Palavra de Deus (“Toda a Escritura é inspirada por Deus”) constituem-se como o único meio proveitoso (“e útil”) pelo qual analisamos se devemos crer em algo como sã doutrina (“para o ensino”) ou rejeitá-lo (“para a repreensão”).

Somente pela Escritura, e unicamente por ela, temos o padrão de prática, pois ela é útil “para a correção”, ou seja, ela revela qual é o comportamento e proceder errado - o que nós não devemos fazer - mas também aponta “para a instrução na justiça”, para a prática correta que devemos cultivar e crescer.

Somente a Escritura, e unicamente ela, é o meio pelo qual Deus apontou como instrumento de capacitação e habilitação para todo o servo e serva de Deus, “afim de que todo homem”, tenha a provisão necessária (“seja perfeito”), e o treinamento necessário (“perfeitamente habilitado”), para o santo trabalho do Senhor (“para toda boa obra”).

Auto-exame:
1) Para entender os atributos de Deus você recorre a Bíblia ou ao senso comum de sua geração? Exemplo: Quando a Bíblia diz que Deus é amor, você simplesmente assume que isso significa que Deus ama a todos igualmente ou confere para ver se e como isso é atestado no resto da Escritura?

2) Você consegue dar base bíblica para os elementos praticados no culto que você participa?

3) Um dos problemas dos fariseus é que eles colocavam cargas extras sobre as pessoas que as próprias Escrituras não colocavam. Quando você diz para alguém que algo é errado (quer seja homicídio ou ingestão de bebida alcoólica), você está claramente se baseando nas Escrituras e mostrando isso para a pessoa?

4) Em sua busca por santificação, a Bíblia tem tomado um lugar de destaque? Você tem resistido à tentação com suas próprias forças ou usando a Palavra de Deus, assim como Jesus?

Fonte:  Website: voltemosaoevangelho.com

Você também pode gostar

2 comentários:

  1. Oi!!Parabéns pelo blog!Que o Senhor a cada dia se revele a ti. Abraços!
    http://amigadedeus1209.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dado ao descaso de muitos para com a Palavra de Deus, o DIA virá em que todo joelho se dobrará confessando que só o Senhor é Deus.

    ResponderExcluir