Você acredita no que fala?

09:04 Irismar Oliveira 15 Comments


Há mais esperança para o tolo do que para um homem que fala sem pensar no que diz. Provérbios 29:20

Por. Irismar Santos
Acreditar no que se fala é uma questão que muitos não pensam, você sabia que não temos noção como isso é importante, pois esta relacionada a honrarmos o que falamos, seja nos relacionamentos, nos negócios ou na vida de um modo geral.  Já parou para pensar que durante o dia soltamos muitas palavras e a maioria delas não foi avaliada.

Provavelmente você nunca parou pensou sobre isso, eu mesma nunca tinha parando para refletir sobre esse assunto na essência, até que um dia uma pessoa chegou e disse - quero que senhora faça isso pra mim, eu disse tudo bem, passou uns meses e um dia eu fui informada que outra pessoa é que ia realizar o que ele tinha falado comigo. Naquele dia Deus abriu meus olhos e começou a me instruir sobre o valor do que falamos para as pessoas, pois quando falamos ou prometemos algo para alguém, elas vão acreditar e esperar cumprirmos o que prometemos.

Acreditar no  que falamos esta relacionado em  honrar o que falamos e como falamos com as pessoas.
                                        
Honrar o que falamos: Tem coisas que falamos e achamos que não tem valor nenhum, só que precisamos entender que não é bem assim, pois o que falamos para as pessoas elas vão acreditar e vão esperar, é ai que entra a questão de acreditamos ou não que falamos, pois quem ouviu acreditou e vai lhe cobrar.
Já parou para pensar em quantas promessas feitas por você que não foram cumpridas? Em quantas pessoas, até hoje estão esperando você cumprir o que prometeu? E as que estão sofrendo porque você se arrependeu da promessa feita? Vejamos uma coisa simples do nosso dia-a-dia: Prometemos que vamos à casa de um amigo, tal dia e tal hora, quando chega o dia não vamos ou se vamos chegamos atrasados e isso é normal para muitos, e o pior é que não procuramos corrigir esse pecado, é isso mesmo, quando prometemos algo e não cumprimos estamos mentindo e mentir é pecado. Muitos se acostumaram a chegar atrasados em seus compromissos, há não pagar suas dividas no dia, quando assumimos um compromisso as pessoas vão aguardar honrarmos o que prometemos, sabemos que há os imprevistos e quando acontecer, procure explicar, faça uma ligação e diga por que não deu certo, mas quando você sabe que dava para fazer, que não houve imprevistos, que estava ao seu alcance realizar e não fez é preciso rever seus valores na questão honrar a palavra.
Tenho um amigo que é conhecido por não cumprir os horários, se você precisar dele ele só chega meia hora depois do combinado e isso virou uma característica dessa pessoa. Não prometa algo que você sabe que não vai cumprir e se prometeu, procure honrar o que você falou “O justo embora jure em seu prejuízo, não muda” salmo 15:4. Lembre-se, as pessoas acreditam no que você fala, é por isso que elas te vendem fiado, te emprestam um livro, um DVD, dinheiro, espera quando te convida, elas investem o que tem porque acredita em você.
 Agora a pergunta é: Você acredita e honra o que FALA, já devolveu o DVD que pediu emprestado, o dono esta esperando? Pagou o dinheiro que estava devendo o dono conta com esse dinheiro? Fez aquela ligação que prometeu que ira fazer? E a visita ao amigo, ele esta aguardando? Uma das características de uma pessoa integra é que ela cumprir o que fala. Existem pessoas que são conhecidas por não honrar a palavra, muitas já perderam a credibilidade diante da família, dos amigos e da sociedade. Pense bem antes de prometer.

O Modo como falamosO modo como falamos com as pessoas também revela se acreditamos no que falamos, em provérbios 18:21, diz que a vida e a morte estão no poder da língua, se acreditássemos no que falamos teríamos mais cuidando quanto ao modo como falamos com as pessoas.  
Não compreendemos a dimensão que existe nas palavras proferidas contra alguém, assim como podemos erguer uma pessoas com uma palavra de ânimo, podemos destruir vidas com o que falamos, é só ver quando estamos com raiva de alguém o que usamos para ferir o outro? Palavras duras e agressivas, comentários ofensivos, fofocas que machucam quem as ouve, podemos causar danos enormes através do que falamos, não importa se é algo grande ou pequeno, um simples comentário ou até mesmo uma opinião que fazemos sobre alguém pode deixar estragos como mágoas e feridas por muitos anos no coração das pessoas.
Usamos os que falamos como uma arma poderosa para destruir o outro, existem pessoas que são profissionais em ferir os outros e usam a seguinte frase: Eu só falo a verdade! Gosto de dizer que há dois modos de dizemos a verdade para alguém, podemos escolher falar a verdade com sinceridade e disposição de ajudar ou podemos usar a VERDADE como uma arma para nos vingar e dizer eu sou melhor do que você. Geralmente quem usa essa expressão só FALO a verdade, não gosta de OUVIR a VERDADE, lembre-se fale para ao outro o que você gostaria de ouvir, esse é o princípio que precisamos usar antes de falamos com alguém. Precisamos aprender a passar pela peneira o que vamos falar sobre uma pessoa, precisamos aprender que há poder no que falamos.

Essa questão de não acreditarmos e honrarmos o que falamos, reflete no nosso relacionamento com Deus você sabia? Pois como temos a tendência de medir as pessoas pelo que somos, Deus não escapa das nossas medidas e com isso vem às duvidas sobre seu caráter, sua Palavra e o que Ele promete, quantas vezes vêm à famosa duvida: Será que Ele vai cumprir o que prometeu? A bíblia registra o caráter de Deus sobre o que Ele fala e como fala, Ele honra a sua Palavra porque acredita nela, Ele sabe que ela não volta vazia, ela tem um poder operacional na vida daquele que a ouvem.  

“Deus não é o homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Tendo ele dito não o fará, ou tendo falado, não cumprirá? Números 23:19

Na esperança da vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1: 2

        Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaias 55: 10,11



A palavra de um homem bom revela os ricos tesouros do seu íntimo. Um homem de mau coração está cheio de veneno, e sua palavra revela isso". 
".Mt  12:36
 Vamos pensar antes de falarmos pois as pessoas acreditam em nós!!!

Você também pode gostar

15 comentários:

  1. Oi querida!
    Boa semana pra você!!!

    Realmente, precisamos pensar e muito antes de falar. Gostei muito da explanação do teu texto.
    Nossas promessas...hum...quantas promessas não cumpridas.
    O Senhor tem me feito ver isso, que preciso cuidar com o meu falar, principalmente porque tenho uma filhinha que ouve tudo e cobra tudo o que dizemos.
    Beijos amada e fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga essa questão é mais seria do que imaginamos, que possamos aprender a valorizar cada palavra que dizemos!!Uma bom dia

    ResponderExcluir
  3. Grande Irismar, na verdade acredito que tirando alguns (muitos) mal intencionados que usam da palavra com intuito unico de enganar, de iludir, muitos infelizmente não sabem exatamente o que falam, não por dolo mas na maioria das vezes por ignorância e outras tantas por descuido mesmo faz da palavra uma arma.

    ResponderExcluir
  4. Oi Iris, bom dia. Acho que isso também tem muito haver com o crédito que temos abrimos a nossa boca.

    Ótimo texto amiga. Fica na paz.
    Pra Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Joselito, muito obrigada por enriquecer esse artigo, isso é verdade tem aqueles que infelizmente usam a palavra para enganar outros e como deixam estragos por onde andam, mas logo isso é percebido, um dia ficamos sabendo quem é quem por aquilo que falam. Que possamos aprender cada dia o valor do que falamos e prometemos. Um bom dia e obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  6. É verdade minha amiga Irismar!A palavra sempre nos orienta:
    "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna". Mateus 5:37
    Se dissermos sim, que seja sim e se não que seja não! Um excelente ponto de vista esse Amiga...
    Deus te abençõe...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo Maurinei,essa é uma questão muito seria e importante para refletirmos, pois sempre estamos usando as palavras. Precisamo vigiar o que falamos e prometemos. Uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Pensar antes de falar um lema para que tem a boca muito grande ou pra quem é cuidadoso com o que que diz e agi. A sua pergunta é muito inteligente e visa algumas de nossas ações que muitas vezes fazemos como um mecanismo comum da nossa mente que seria falar o que querem ouvir e acabamos não sabendo o que dissemos para aquela pessoa e seguimos normalmente a nossa vida. Devemos mesmo prestar atenção no que fazemos e no que falamos porque podemos acabar magoando pessoas por simplesmente não dar atenção no que falamos.

    Ótimo Post gostei bastante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Hugo, vc falou em uma coisa que realmente é verdade. Muitas vezes fazemos como um mecanismo comum, falamos de +e ouvimos pouco, Voce sabia que as vezes precisamos nos ouvir? Obrigada por sua participação e uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  10. Olá querida Iris!
    Amiga linda,temos que viver o que falamos.
    Que a nossa palavra seja sim ou não.
    Aprendi que não existe talvez,dúvida não procede de nosso divino Deus.
    Se não for para viver o que falo,prefiro ficar de boca fechada,causa menos estrago.
    Parabéns amiga por essa postagem!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga Claudia!Isso é verdade, viver o que falamos é tão forte que as vezes não temos noção dessa verdade, pois somos conhecidos por aquilo que falamos e honramos. Aprendemos muito quando estamos ouvindo e erramos menos.Uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. GRAÇA E PAZ AMADA! AS NOSSAS PALAVRAS SÃO TÃO IMPORTATES, PODEM SER ARMAS LETAIS, PODEM SER ANTÍDOTO PARA A MORTALIDADE, PODEM SER O ARRIMO OU O PRECIPÍCIO DE MUITO GENTE. MUITAS VEZES EU OUVI O QUE NÃO QUERIA E AQUILO CONTRIBUIU PARA ME TORNAR UMA PESSOAS MELHOR, POR OUTRO LADO JÁ FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO ALGUMAS PESSOAS NÃO CUMPREM O QUE PROMETEM A MIM. PENSO QUE SE VOCÊ NÃO HONRA A SUA PALAVRA COM OS HOMENS, MUITO MENOS COM DEUS. HÁ PESSOAS QUE MENTEM TANTO QUE CHEGAM A ACREDITAR EM SUAS PRÓPRIAS MENTIRAS, ISSO NÃO É CONVENIENTE AOS FILHOS DE DEUS, SE VOCÊ PROMETEU, CUMPRA, SE VOCÊ NÃO TEM UMA BOA PALAVRA PARA DAR A ALGUEM QUE PRECISA, NÃO DIGA NADA, MAS PRECISAMOS TER MUITO CUIDADO COM O QUE DIZEMOS.VOCÊ FOI MUITO FELIZ EM TRAZER ESSE TEMA IRISMAR. DEUS TE ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pr. samuel, muito obrigada por trazer sua opinião acrescentado a esse tema que é muito importante para os filhos de Deus, ter cuidado sobre o que falamos. Um bom dia e muito obrigada por sua bela participação.

    ResponderExcluir
  14. perfeito concondo que ***Acreditar no que falamos esta relacionado em honrar o que falamos e como falamos com as pessoas.***

    estramamente correto . Bom fosse de todos pensasem assim , teriamos um mundo melhor !!!

    ResponderExcluir
  15. Há mais esperança para o tolo do que para um homem que fala sem pensar no que diz. Provérbios 29:20
    .
    .
    PERFEITO(AINDA MAIS OUVINDO O HINO DA CASSIANE).....=**

    ResponderExcluir