A vontade humana sob o domínio do pecado não é livre.

08:18 Irismar Oliveira 24 Comments

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Efesios 2:1

A Incapacidade da Vontade Humana

Por Arthur W. Pink

Está na esfera da vontade humana a capacidade de aceitar ou rejeitar o Senhor Jesus como Salvador? Visto que o evangelho é anunciado ao pecador e que o Espírito Santo o convence de sua condição de perdido, está no poder de sua própria vontade resistir ou render-se a Deus? As respostas destas perguntas definem nossa opinião a respeito da depravação do homem.

Todos os crentes concordam com o fato de que o homem é uma criatura caída. Mas, freqüentemente, é muito difícil determinar o que eles querem dizer ao utilizarem o vocábulo “caído”. A impressão geral parece ser esta: o homem não está mais na mesma condição em que saiu das mãos do Criador; ele está sujeito a enfermidades e herdou tendências perversas; mas, se empregar ao máximo as suas habilidades, o homem será, de alguma maneira, capaz de desfrutar o máximo da felicidade.

Oh! quão distante isso está da terrível verdade! Enfermidades, doenças e a morte física são apenas ninharias em comparação com os resultados morais e espirituais da Queda! Somente quando examinamos as Escrituras Sagradas, podemos obter alguma ideia correta a respeito da extensão dessa terrível calamidade. Quando dizemos que o homem é totalmente depravado, estamos afirmando que a entrada do pecado na constituição humana afetou todas as partes e todas as faculdades do homem. A depravação total significa que o homem, em seu corpo, alma e espírito, é escravo do pecado e servo de Satanás — está andando de acordo com “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2).

Não precisamos argumentar em favor desta verdade; é um fato comum da experiência dos homens. O homem é incapaz de atingir suas próprias aspirações e concretizar seus próprios ideais. Ele não pode fazer as coisas que gostaria de fazer. Existe uma incapacidade moral que o paralisa. Esta é uma prova de que ele não é um ser livre e que, ao contrário disso, é um escravo do pecado e de Satanás. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (Jo 8.44).

O pecado é muito mais do que uma atitude ou uma série de atitudes; é a constituição do próprio homem. O pecado cega o entendimento, corrompe o coração e separa o homem de Deus. E a vontade do homem não escapou dos efeitos do pecado. A vontade está sob o domínio do pecado e de Satanás. Portanto, a vontade não é livre. Em resumo, as afeições amam e a vontade escolhe de acordo com o estado do coração; e, visto que este é enganoso e desesperadamente corrupto, mais do que todas as coisas, “não há quem entenda, não há quem busque a Deus” (Rm 3:11) 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/
Posatado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

24 comentários:

  1. Olá amiga, parabpens!!! Seu blog está lindo, adorei. Bjs e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Roberta e Monica, obrigada por sua visita e por esta seguindo o Vivendo pela palavra,seja bem-vindos e volte sempre que desejar.

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Irmã Irismar pela sua visita! Agradecemos a Deus por nos resgatar das coisas que lhe são desagradáveis.

    ResponderExcluir
  4. OI amiga, tudo bem? Muito, mas muito obrigado mesmo, por ter aceito o convite. Bem os dias de postagem pode ser quando Deus tocar no seu coração. Mas eu vou ver direitinho com as meninas e te falo.

    Deus será glorificado!!!

    Já te mandei o e-mail.
    Dia de paz
    Kisses♥

    ResponderExcluir
  5. Mana Iris, o homem vive em uma depravação total, por isso creio que o homem morto em seu pecado nunca virá para Deus, pois morto não faz nada, não tem força. Só Pelo Espírito Santo que convence. Amo este assunto. Bjss

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus que preparou um caminho de volta para o nosso verdadeiro destino, a vida eterna do lado dEle.

    Bjim no coração amiga.

    Pra Thaís

    ResponderExcluir
  7. OI Carlinha amém que tudo seja para louvor do nosso DEus!!

    UMa bela tarde!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. OI Pra. Thais é verdade quando os nossos olhos são abertos e contemplamos quem eramos e o que somos hoje só podemos louvar a Deus por seu grande amor com que nos amou.

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  9. OI Rô é isso mesmo como alguém que esta morto pode fazer algo, também fico maravilhada com esse tema pois diante de tal realidade do que eramos e o que somos hoje há uma grande alegria em nossos corações, Paulo diz que com o seu grande amor nos amou sendo ainda seus inimigos.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  10. OI Joseval sim amigo louvemos ao Senhor por tao grande amor e por te abertos os nossos olhos do pecado que mantém o homem cegos e presos.

    Muito obrigada também por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  11. amiga linda,vi seu comentário la no meu blog e fiquei feliz q vc tenha pensado em mim no mesmo momento em que te enviei o comentário,sinal de que mesmo longe estamos ligadas né.O Texto de hoje também esta uma benção,porque apesar de nossas fraquezas e limitações,Deus tem nos estendido as suas mãos e nos feito andar segundo os Seus caminho,é na fraqueza do nosso ser que deus se manifesta né flor.Muito obrigado por dividir conosco uma mensagem tão sabia.Fique na paz e tenha um ótimo dia.Ah e obrigado pelas suas visitas,é sempre uma benção.Te amo muitao!

    “Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?” Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Mateus 18: 1 a 4.

    ResponderExcluir
  12. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;não vem de obras, para que ninguém se orgulhe...Efesios 2:8

    Querida Iris,A Paz do Senhor!
    Nos oferecer completamente como um sacrifício vivo a Deus,esta é a verdadeira adoração que devemos oferecer.Deixar que Ele os transforme por meio de uma completa mudança. Assim nós conheceremos a vontade de Deus.
    Beijos,tenha uma excelente final de tarde.

    ResponderExcluir
  13. Oi amada irmã! que bom que vc publicou este importantíssimo assunto.Sou apaixonado por ele, e publicando mensagem sobre esse assunto já fui criticado por causa disso. Mais nós que temos a revelação do Espírito Santo, temos a obrigação de falar dessa verdade que muitos ainda não conhecem. Disse Jesus:"Ninguém pode vir a mim, Se o Pai que me enviou não trouxer". Jesus está dizendo que o pecador só pode vir a Ele, se for trazido pelo Pai.Primeiro ele diz: "Ninguém pode" porque está morto, e um morto não tem vida,não tem atitude, não tem vontade própria, só a misericórdia agindo na sua vida e ressuscitando injete nele fé suficiente para que creia. Esse assunto é apaixonante,desculpe vou parar senão isso aqui vira sermão kkkkkkkkk fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. OI Rita quando o nosso coração é aberto para entender essa verdade realmente temos motivos para louvar e reder graças por seu grande amor.

    Amiga muito obrigada pela visita te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  15. Oi Eneas, fique a vontade para se expressar, também amo esse tema, depois que meus olhos foram abertos para essa realidade lendo as escrituras que me mostra quem eu era e o que Deus fez. Uma coisa que Paulo sempre procurava orientar os cristãos era sobre a antiga vida sem Deus e a nova vida , vida essa dada pelo senhor por isso ele orava para que os olhos espirituais fossem abertos para compreender, e ele orava era pelos próprios cristãos pois enel sabia da importância de compreender todos plano da salvação.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  16. OI Daiane, e eu pensava justamente sobre a sua ausência, estava sentindo sua falta e quando vi lá estava a linda,srsrs. Amiga em Rm 5 diz que mesmo sendo inimigos de Deus ele nos amou, estávamos mortos e eramos seus inimigos e com seu muito amor nos amou e nos resgatou do império das trevas e nos transportou para luz do seu filho amado a saber Jesus Cristo.

    Minha amada muito obrigada também por sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  17. A Paz do Senhor Pastora....Que Deus continue lhe usando de forma extraordinária.....Em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  18. OI Lia, amém!! Muito obrigada pelas palavras de incentivo que cada dia possamos glorificar ao senhor Deus!!! UM bela noite

    ResponderExcluir
  19. Sabe irmã,eu soube o quão deplorável é o estado de quem se considera "livre"mas na realidade não passa de um escravo do pecado,a nossa alma chora por dentro enquanto a nossa carne ri dela!mas pela IMENSA MISERICÓRDIA DO SENHOR JESUS hj eu posso dizer que sou LIVRE!!!GLÓRIAS A DEUS!!!!um forte abraço...

    ResponderExcluir
  20. Lucinha quando temos os olhos abertos para compreendemos essa verdade de Deus desfrutamos melhor a nossa vitoria em Cristo, por isso que Paulo nos diz que somos mais que vencedores por meio de Cristo. Um abarçoooooo

    ResponderExcluir
  21. Olá Iris,
    boa noite,

    A única e verdadeira certeza que temos é da nossa salvação e da vida eterna com Cristo.
    Ninguém poderá nos tirar isso.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  22. OI Suely e essa verdade foi nos dada pelo nosso Deus que nos amou de tal maneira e que abriu os nossos olhos e hoje podemo ver essa verdade.

    Amiga muito obrigada por sua visita!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  23. Bom Dia , Amada tudo bem contigo ?

    Eu creio que sim , que esta tudo ótimo , por que os filhos e filhas do Deus Todo
    poderoso , vive aqui nesta baixa terra de Peregrinação , somos Peregrinos estamos aqui
    por tempo , até que todos nossos irmãos tenham a rica oportunidade de se arrepender
    e Deus , por ser Amor , Misericórdia esta dando esta tempo a todos usando de seus filhos
    que se permitem serem usados pelo Espírito Santo de Deus , para nos evangelizar desta mesma maneira como Deus , te usa Amada , Olha Maravilhoso Texto , muito bom mesmo
    Parabéns , abriu minha visão para muitas coisas principalmente para lutar contra o
    pecado ....

    Abraços Carinhosos

    ResponderExcluir
  24. OI Daniela, graças a bondade do nosso Pai celeste estou bem, amiga esse tema é uam dos meu preferidos, pois mostra a grandeza e amor de Deus pelo homem que se encontra morto, fraco e debilitado e quando os olhos espirituais são abertos podemos ver e desfrutar desse imenso amor, como Paulo nos diz mesmo sendo seu inimigos ele nos amou e muitos mais nos dará agora reconciliados.

    Fico feliz de que a tua visão foi ampliada para essa questão e que a cada dia possamos desfrutar dessa preciosa liberdade conquistada na cruz., muito obrigada pelas palavras que as recebo como incentivo.

    Um belo FDS

    ResponderExcluir