Formas pelas quais as pessoas fogem dos problemas

16:29 Irismar Oliveira 0 Comments



FORMAS PELAS QUAIS AS PESSOAS FOGEM DE SEUS PROBLEMAS

É comum as pessoas fugirem dos seus problemas porque não querem ter responsabilidade por suas ações. A maioria das pessoas procura o caminho mais fácil em vez de procurar a escolha certa. Alguns fogem fisicamente de seus problemas, saindo de casamento para casamento, de emprego para
emprego. Outros fogem mentalmente de seus problemas usando drogas e álcool. Mas os problemas não desaparecem ao evitá-los.

Cada escolha que fazemos traz resultados. Se escolhermos nunca limpar a casa, finalmente tudo se estragará. Se decidirmos não ir ao supermercado, cedo ou tarde não teremos mais comida em casa. O problema é que queremos fazer escolhas erradas e obter resultados certos, mas isso não funciona. Sempre colhemos o que semeamos (veja Gaiatas 6.7-8). Se escolhermos fazer o que é certo, conseqüentemente, quebraremos o ciclo de problemas que vêm contra nós.


1. Algumas pessoas fogem dos problemas dando desculpas. Quando Deus as confronta com algo, elas dizem: "Bem, estou agindo assim porque estou cansado". Ou, "Agi dessa forma porque tenho sido maltratado toda a minha vida". Uma desculpa é um motivo recheado com uma mentira.

O problema com as desculpas é que, enquanto permanecermos com elas, não veremos mudanças.Jesus contou a história de um homem que planejava um grande banquete e convidou muitas pessoas (veja Lucas 14.16-24), mas, um por um, eles deram desculpas com os motivos pelos quais eles não poderiam ir.

O primeiro disse que estava muito ocupado com um pedaço de terra que tinha acabado de comprar, o outro deu a desculpa de ter comprado bois que precisavam ser cuidados e o terceiro disse que não poderia vir porque tinha acabado de se casar. Assim, o homem convidou todos os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos das ruas e encheu sua casa com pessoas que desejavam ser abençoadas. Aqueles com desculpas nunca experimentaram o grande banquete que tinha sido preparado para eles.

2. Outra forma de as pessoas fugirem de problemas é culpando outros por tudo que está errado. Adão culpou Eva por comer o fruto proibido; ele culpou até Deus por ter-lhe dado a mulher, enquanto Eva culpou a serpente por enganá-la (veja Gênesis 3). Os israelitas culparam Moisés por sua miséria no deserto e desejaram voltar ao seu lugar de escravidão no Egito (veja Êxodo 14.10-12).

Lembro-me de quando me cansei de culpar a todos pelos meus problemas. Tudo era falha de Dave ou da minha educação. Tive de ver que eu era meu único real problema.  Jesus disse: "Por que você olha apenas para uma pequena partícula que está no olho de teu irmão, mas não toma consciência e considera na trave de madeira que está no teu próprio olho"? (Mateus 7.3).


Desfruto tremenda liberdade agora, mas isso foi conquistado enfrentando a verdade sobre mim mesma. Deus me mostrou que eu tinha má atitude, e meus problemas não seriam resolvidos até que eu mudasse. É difícil mudar, mas tive de enfrentar o que Deus tinha me revelado.

Somente conquistamos a liberdade ao ouvir a verdade e fazer o que Deus nos diz para fazermos. Por exemplo, se Deus disser que você tem problemas porque sente inveja, você continuará a perder as bênçãos até lidar com isso. Você terá de começar a se alegrar quando coisas boas acontecerem com outras pessoas. Seja o que for que mantenha você em escravidão, terá de ser confrontado com a verdade antes que você possa prosseguir.

3. As pessoas também fogem de seus problemas ao se manterem muito ocupadas. Podemos nos manter ocupados até mesmo ao fazermos a obra da igreja e não termos tempo para ouvir a Deus. Eu estava no ministério em tempo integral, ajudando pessoas a resolver seus problemas, quando Deus
falou comigo: "Joyce, você está tão ocupada em fazer as coisas para mim que você nunca passa tempo comigo". Tive de dar uma olhada honesta em meu tempo e parar de fazer muitas coisas que não estavam dando frutos.

Permanecer ocupada estava me ajudando a evitar questões que eu precisava resolver. Paulo orou para que nós, a Igreja, aprendêssemos a perceber o que é vital: E isso eu oro: que o vosso amor possa abundar mais e mais e estender-se ao seu pleno desenvolvimento em conhecimento e em toda profunda percepção [que vosso amor possa manifestar-se em maior profundidade de conhecimento e num discernimento mais abrangente].

Assim, que vós possais aprender mais seguramente a perceber o que é vital, e aprovar e valorizar o que é excelente e de real valor [reconhecendo o excelente e o melhor, e distinguindo as diferenças morais], e serdes imaculados, puros, sem falhas e irrepreensíveis [assim que com corações
sinceros, corretos e imaculados possais chegar] no dia de Cristo [não tropeçando nem levando outros a tropeçar] (Filipenses 1.9,10).

Precisamos saber ao que dizer sim e o que rejeitar. Tive de aprender como dizer não porque decidi fazer cada dia compensar o que eu tinha perdido nesta vida. Muitas vezes, o que parece bom é um inimigo do melhor. Por exemplo, Deus disse a uma mulher que eu conhecia que ela precisava
parar de gastar tanto tempo ajudando outras pessoas e passar mais tempo com seu próprio filho.

Precisamos saber o que Deus quer que façamos com nosso tempo, e somente aprendemos o que Ele quer passando tempo com Ele em oração. Se ouvir a Deus é difícil para você, eu o encorajo a ler meu livro intitulado How to Hear from God (Como ouvir Deus). Nele eu compartilho muitas formas de Deus comunicar-se conosco, e como isso sempre se alinha com Sua Palavra e nos leva à paz.

4. A procrastinação é outra forma comum de fugir dos problemas. Damos desculpas, acusamos os outros e dizemos que estamos muito ocupados, e assim protelamos algo que Deus nos disse para fazer. Pensamos que o faremos mais tarde, mas esse mais tarde nunca chega. "Tornamo-nos tardios
ou surdos para ouvir".

Ageu 1.2-7 mostra o que acontece com aqueles que desprezam o que Deus lhes disse para fazer: Assim fala o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada (embora Ciro já tivesse ordenado que isso fosse feito 18 anos antes).

Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa (do Senhor) permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos e ponderai no que tem acontecido a vocês. Tendes semeado muito e recolhido pouco; colheis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso caminho (sua conduta passada e presente) e como tendes vivido. Temos de nos motivar a fazer o que Deus nos diz para fazer, quando Ele nos diz para fazer. Salomão escreveu; "Aquele que observa o vento [que espera por todas as condições favoráveis] nunca semeará, e aquele que considera as nuvens nunca colherá" (Eclesiastes 11.4).

Se você olhar para suas circunstâncias, você protelará o que Deus está lhe dizendo para fazer. Pode mesmo parecer que seja o pior momento para fazer o que Deus disse, mas há uma unção no "agora", se Deus lhe disse para agir. Não é bom passar nosso tempo fugindo dos problemas. Precisamos
diminuir a marcha, discernir o que é vital, aceitar a responsabilidade por nossas ações e, se necessário, simplesmente dizer: "Eu estou errado e peço desculpas". Não devemos deixar a procrastinação nos roubar as bênçãos de Deus.

Se quisermos desfrutar o melhor de Deus para nossa vida, devemos parar de dar desculpas, de culpar os outros e de ser ocupados demais para fazer o que Deus nos diz para fazer. Ele pode nos pedir para dar, ajudar, orar, perdoar, para pedir perdão ou alguma coisa mais. Mas seja o que for, precisamos aprender a ser "pessoas do agora" que ouvem a Deus e agem rapidamente quando Ele fala conosco.

(Trecho do livro da Joyce Meyer - BELEZA EM VEZ DE CINZA)

Você também pode gostar

0 comentários: