Mulher virtuosa, quem a achará? Eu achei!!!

00:31 Irismar Oliveira 6 Comments


 Mulher virtuosa quem a achara? 

Quando lia provérbios 31, ficava assustada, pois esse texto é daquele tipo de leitura que não nos estimula muito, pelo contrario faz a gente ficar meio envergonhado, pois a personagem principal é maravilhosa, perfeita, ela era demais, parecia que não tinha nem um defeitinho, nem um se quer, ai pensava nunca vou ser essa mulher. Essa mulher tornou-se um tipo de padrão inalcançado para algumas de nós, ela tornou-se até motivo de brincadeiras entre os cristãos, alguns brincam dizendo que ela é tão difícil de achar que até hoje estão procurando. “Mulher virtuosa quem a achara”? 

Um dia estudando esse texto, comecei a perceber que havia tarefas temporais (que passam com o tempo) princípios, e valores que não mudavam com o tempo. Quando lia essa passagem, ficava presa aos instrumentos que ela usava para realizar suas tarefas e com isso a rotulava como a tal, e não olhava as virtudes do seu caráter o que a movia para realizar as tarefas executado por ela. A lição deixada nessa passagem bíblica são os princípios e valores e não os instrumentos utilizados. Percebi que se ela vivesse nos dias atuais ela não usaria o fuso, mas continuaria não fazendo mal, que ela teria um coração livre, que ela ia se importar com as necessidades dos carentes, os instrumentos teriam mudado, mas o seu caráter não. Por isso eu não deveria medir o meu valor pelos instrumentos usados por ela no passado, mas pelos seus princípios, os valores era o segredo. 

Foi ai que comecei a ver essa mulher com um olhar diferente, ela já não mais me amedrontava, não era algo impossível, comecei ver ela aqui na minha casa, na igreja, no meu bairro, nas minhas amigas, nas minhas amadas irmãs em Cristo, pois o que determina uma mulher ser virtuosa é ter valores e princípios eternos dentro do seu corações dado pelo nosso Deus, graças à bondade do nosso Deus comecei a ver diferente. 

Veja algumas coisas que a mulher virtuosa fazia e que a mulher atual não faz. 

Busca a lã e o linho 
* Plantar na sua própria terra 
* Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. 
* Tercia as roupas da família, que dizer ela fazia o pano e depois a roupa. 
Faz para si tapeçaria de linho fino 
* Faz panos de linho fino 

É muito importante entendermos que os instrumentos que essa mulher usou no passado não devem ser a base para dizermos que não há entre nós Mulheres Virtuosas.

Agora veja algumas virtudes que a mulher virtuosa tinha e que muitas mulheres atuais têm, e isso sim é que deve ser a base para dizermos que há entre nós Mulheres Virtuosas. 

* Confiável: O Seu marido tem plena confiança nela, ela é uma pessoa confiável, ela passa segurança para os que estão próximo dela. Há entre nós muitas mulheres confiáveis, em que podemos contar nossos segredos e lutas.

* Anda em Amor: faz ao seu marido sempre o bem e nunca o mal. Ela não é uma pessoa vingativa, rancorosa, a Bíblia diz o filho de Deus anda em amor e o amor não danifica a imagem do próximo, não faz mal 1 Coríntios 13 

* Alegre e voluntária: com alegria trabalha com as próprias mãos, não faz as coisas, obrigada, sabe das suas responsabilidades. Não é murmuradora, zangada, ranzinza, ela tem prazer de realizar e é feliz por isso. Existem milhares de filhas de Deus espalhada por esse mundo que são alegres e verdadeiras abençoadoras de vida. 

* Disposta: antes do romper da aurora, ela se levanta a fim de preparar a comida da família, ela não é preguiçosa –31:13 e 31:37, saber que tem que fazer e faz. Muitas cuidam de suas casas, trabalham fora e ainda ajudam nos serviços da igreja. 

* Administra em casa e fora de casa: e dar tarefas as suas serva, sabe usa a sua autoridade para ordena a sua casa e os que nela moram, não é desleixada 31: 16,18 

* Perseverante: mesmo tarde da noite sua lâmpada não se apaga firme nos seus propósitos 31:18. Fico pensando em muitas mulheres que conheço que tem tudo para desistir da vida, mas aprenderam a perseveram e esperar no Senhor. 

* Misericordiosa: abre a mão ao aflito e necessitado, ela é sensível as necessidades do próximo. Muitas têm prazer de partilhar o que tem pouco. 

* Prevenida: quando chega o inverno ela não se preocupa, faz investimentos para o futuro, não é tola e nem gasta tudo que tem!Existem muitas que não tem nem o ensino fundamental, mas são verdadeiras economistas 

* Forte e otimista: força e dignidade são suas vestes e não tem medo do futuro. Mulheres guerreiras, que confiam no Senhor por isso são fortes. 

* Tem dignidade: o modo de proceder infunde respeito e decência. Mulheres que não se curvam ao sistema mundano que usa a mulher com objeto. 

* Sábia: abre a boca com sabedoria e fala com prudência. Quantas têm conseguido grandes conquistas através de sua sabedoria, em esperar o tempo de Deus. 

* Observadora e cuidadosa: acompanha seus servos e cuida dos negócios da casa, ela sabe tudo que acontece em seu lar, nada passa despercebida por ela 

* Elogiada: seus filhos fazem questão de elogiá-la. 

A beleza é uma ilusão, e a formosura é passageira; contudo, a mulher que temer ao Senhor, essa será honrada. 

* Temente: Tudo passa as tarefas do dia-a-dia, a beleza, mas de todas as virtudes a maior e mais sublime é temer ao Senhor. A mulher que Temer ao Senhor terá como conseqüência ser honrada pelo próprio Deus e a mulher virtuosa será recompensada por seus merecimentos, e suas boas obras proclamada á porta da cidade. 

Ao termino desse artigo, você marido, filho, você mulher possa dizer: eu encontrei a mulher virtuosa, e ela está dentro da minha casa. Quantas mulheres você e eu não conhecemos que deixam de comprar algo para elas, para poder suprir as necessidades de seus filhos e marido? Quantas não acordam pela madrugada e vão trabalhar fora de casa e quando retorna vão realizar as tarefas do lar, quantas não repartem seu pão com um vizinho que passa necessidade, quantas do pouco que seus maridos ganham ainda conseguem poupar no final do mês? Quantas mulheres apesar de ter um esposo difícil procuram não falar mal deles? Quantas mulheres andam de um modo digno no meio de uma sociedade, que tem perdido seus valores e a mulher passou a ser tratada com um objeto? Quantas mulheres têm uma vida que não é fácil, contudo são pessoas sociáveis, alegres e dispostas a trabalhar? Hoje algumas mulheres ainda costuram para sua família, mais outras vão às lojas e aos shoppings comprar roupas para os nossos filhos e maridos e os mantém limpos e agasalhados, algumas não plantam para comer, mas vão aos supermercados e não deixam faltar comidas nas despensas de suas casas. Mas algumas mulheres talvez me digam, não tenho todas essas qualidade, pode até ser que não existam todas, mais uma coisa é certa, existe virtudes em você sim, pois o próprio Deus já iniciou a boa obra em sua vida, e é Ele quem vai terminar. E de todas as virtudes que há em você, nunca esqueça temer ao Senhor é o principal e um dos benefícios de temer é que seremos honradas pelo próprio Deus. 

( Autor: Irismar Oliveira) 

****


Você também pode gostar

6 comentários:

  1. Lindo, lindo amiga! Amei,que todas nós servas do Altíssimo possamos ser essa mulher virtuosa, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Isabel amém!! Que possamos buscar no senhor o que precisamo.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá,querida! Passiei pelo seu blog e o amei.Postagens singelas e de uma profunda reflexão.
    Vou seguí-lo,bjs e paz!

    ResponderExcluir
  3. Sou uma mulher que vive buscando maturidade espiritual a cada dia,meditando sempre na palavra de DEUS.

    "Eu sou o Senhor. Quem confia em Mim nunca será envergonhado! " Isaías 49: 23 Espera no senhor e confia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anonimo é bom saber do teu desejo e busca e como citou Is 49:23 que é um dos versículos que gosto muito que noa será decepcionada.

      Muito obrigada pela visita e volte sempre que desejar

      Um belo dia

      Excluir