As cicatrizes servem para nos fazer lembrar o nosso estado atual.
"Vinde e tornemos para o Senhor, porque Ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida e no-la atará. Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante d'Ele", Os. 6:1,2
A OVELHA BURRA
Por José MateusUm escravo, sendo liberto, vem com todas as marcas do seu sofrimento. Um buraco na orelha que o faz lembrar a escravidão e onde antes havia um brinco; cicatrizes nas pernas onde as correntes feriam noite e dia que o podem retirar da realidade do dia de hoje; rugas e pele queimada do sol e do frio que ainda o fazem entristecer-se com recordações tristes e enchê-lo de dó dele próprio; a sua aparência desfeita pela severidade de haver dormido, vivido, comido e conversado com um mestre severo: o pecado.
Mas, a liberdade chegou e os brincos, correntes e pesos sumiram para sempre – o Libertador é realmente fiel. E, assim, o ex-escravo entra na vida ainda marcado pela vida anterior, cicatrizado ou cicatrizando; olhando-se num espelho reflete ainda a vida antiga a qual já não existe mais para ele (existindo para outros ainda) – a qual traz-lhe memórias de tortura e até mágoas. Mas, que escravos serão estes, tão tolos assim? Porque será que, em vez de se lembrarem do passado, não lhes sobe à cabeça que estão livres dos seus pecados agora e isso para sempre, se é que estão? Ao invés de as memórias lhes trazerem alegria, entristecem-se assim tanto? As cicatrizes servem para nos fazer lembrar o nosso estado atual e nunca aquilo porque passamos! Crente: deixe de ser tolo! As cicatrizes e buracos nas narinas e orelhas mostram que foi liberto, que já não é o escravo que costumava ser! Ou preferia ver ali um anel e umas correntes em seus tornozelos ainda? "E libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça (…). Mas agora, libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação e por fim a vida eterna", Rom.6:18,22. E por fim a Vida eterna... agora, já. “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”,Apoc.21:4,5.
É por essa razão que apenas ao terceiro dia Deus tem como nos sarar: quando a ovelha esquece o perigo por onde passou, Os.6:2. Como Deus usa métodos estranhos para ela poder esquecer os locais e perigos por onde andou! Um bom Pastor parte a patinha da ovelha para ela ter uma dor atual com a qual se entreter, isso para poder esquecer a outra antiga. Será que ainda levamos Deus a mal quando nos fere para não mais voltarmos ao local das nossas muitas lembranças de desvios? É sabido que todas as ovelhas carregam dentro de si a tendência de voltarem morbidamente ao local onde passaram por apuros, perigos e ameaças! Lembram-se da morte, daquilo porque passaram e esquecem-se da Vida. (É que as ovelhas sempre voltam ao local onde estiveram em perigo. Então, os pastores quebram uma pata delas para esquecerem o que passaram durante o tempo que a patinha delas sara e para não mais voltarem para lá. Elas ficam ocupadas com uma nova dor que não mata e que salva). Crente, não vê, não entende que as suas cicatrizes já não trazem correntes nelas, que o buraco no nariz, na orelha já não tem nenhum anel e só ficaram as marcas? De que se vai lembrar olhando as suas marcas? A Vida ou a Morte? As tristezas passadas ou as alegrias atuais?
"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra", Os. 6:3. Que cheguemos ao dia que, sempre que nos lembramos do pecado, seja porque vivemos agora e não mais porque o tivemos em nós, despedaçando nosso ser. Agora que já se foi, não deixe que venha despedaçar seu interior de novo e sem razão. Só você poderá mudar o curso dos pensamentos do seu íntimo.
Parabéns, abençoada muito edificante essa mensagem!
ResponderExcluirOii,paz benção,passando pr ti dar um bom dia,e presentear teu blog com um selinho,é facil Ufa rsrsrsr,é só copiar colar o selo em teu blog,e presentear mais 5 blogs,o selo é o primeiro que esta no post psiu amo vocês,o nomi do selinho é este blog é uma jóia ta, qualquer duvida me da um oi no Sonhos De Deus,fica com nosso papai Ei vc e teu blog é muito especial pr mim e Sonhos De Deus,um final de semana iluminado paz!!!
ResponderExcluirBom dia Iris,
ResponderExcluiresta reflexão nos leva a olhar para as cicatrizes com olhar de gratidão...Deus deixa elas ali pra que ao olharmos possamos ver o quanto nos ama e o resgate que um dia nos trouxe a libertação!
Beijos amiga, bom sábado!
Nossa, este texto chaou mesmo a minha atenção! Pois é o que tenho pensado nestes últimos dias.. As cicatrizes nos lembram mesmo.. mas podemos fazer diferente! Parabéns! Seguindo seu blog! Deus abençoe
ResponderExcluirOi Valquiria, obrigada pelo carinho irei pegar o selo!! Uma bela tarde amiga
ResponderExcluirOi Gisele é verdade como diz o texto: Crente deixe de ser tolo! As cicatrizes e buracos nas narinas e orelhas mostram que foi liberto, que já não é o escravo, então só temos que louvar, pois somos livres!! Amiga obrigada e um belo fim de semana.
ResponderExcluirOi Juliana, obrigada por sua visita e participação!! Amiga seja bem-vinda e muito obrigada por esta fazendo parte do Vivendo pela palavra.
ResponderExcluirTexto maravilhoso com passagens que são verdadeiras lições. Bênçãos de Deus a você. Forte abraço.
ResponderExcluirOI Marcio, obrigada por sua visita e que bom que gostou!! Te desejo um belo dia.
ResponderExcluirOi Ródrio, é verdade!! Por isso que o Apóstolo Paulo orava que os olhos dos cristãos fossem abertos para compreender o sentido da verdadeira liberdade em Cristo!! Muito obrigada por sua participação!!
ResponderExcluirUm belo fim de semana.
Oi Iris!
ResponderExcluirQue bela e verdadeira mensagem!
Que possamos ver sempre de onde fomos resgatados e gratos sejamos gratos ao Senhor pela Sua salvação e por ter nos libertado.
Beijos querida.
Graça e paz irma Irismar!
ResponderExcluirToda gratidão ao Senhor pela sua bondosa misericórdia, senão estariamos em maus lençois...
Oi amiga Cida é verdade que possamos conservar um coração grato e livre do passado, pois o Senhor ja nos livrou. Um bom fim de semana, obrigada por sua visita e participação!!
ResponderExcluirMARAVILHOSO POST!
ResponderExcluirGrandiosa palavra.
"Cicatrizado ou Cicatrizando"
Se já estamos cicatrizados...Glória a DEUS!
Mas...Se estamos Cicatrizando...é sinal que queremos a CURA.
Beijos amiga.
FICA COM O BOM deus.
Iris, tem selinho pra você lá no blog ;)
ResponderExcluirAhhh! Amoo vim aqui e ficar escutando as músicas...
Beijos
Olá Irismar querida!
ResponderExcluirAs cicatrizes são, sim, para nos lembrar... não ao sofrimento passado, mas pela bênção de ter superado e curado as feridas...
Grande beijo, minha linda!
Jackie
Oi amiga Jackie,é verdade as cicatrizes devem ser vista como sinal de liberdade! Como diz o texto deixei de ser tolo: olha para elas, são sinais de liberdade. A bíblia diz que se o Senhor nos liberta verdadeiramente seremos LIVRES, então é só crer e desfrutar da liberdade!!
ResponderExcluirAmiga te desejo um belo domingo!!
É verdade, muitas vezes vivemos presos pelo passado, esquecendo que o Senhor Jesus na cruz do calvário já pago a nossa divida. Linda mensagem! fk na paz do Senhor.
ResponderExcluirOI Nathalia é verdade amiga já somos livres!!!
ResponderExcluirObrigada pro sua visita e participação!!
Um boa dia