Caminhando na paz

16:11 Irismar Oliveira 0 Comments


DOMINE A PAZ NA MENTE
O fruto dessa justiça será paz; 
seu efeito será tranqüilidade e confiança para sempre . - Isaías 32:17

O rabino de Kelm (Rússia do século XIX) era conhecido por dizer: "Uma pessoa que dominou a paz de espírito ganhou tudo".

Em Gênesis 37 , aprendemos que Jacó deixou a casa de Labão e voltou para a terra de Canaã. De acordo com a tradição judaica, o único pedido de Jacó quando retornou à Terra Santa foi viver com paz de espírito. O capítulo começa dizendo-nos que Jacó se estabeleceu na terra de seus pais. Os rabinos ensinam que quando Jacó se estabeleceu fisicamente em Canaã, ele também pediu a Deus a habilidade de ser “estabelecido” de uma maneira mais espiritual após as décadas de turbulência que ele havia suportado até o momento. Jacó queria viver em shalom , em paz e sossego.


Ironicamente, o que se segue é um dos episódios mais inquietantes da vida de Jacob. Nós lemos sobre a divisão entre o filho favorito de Jacó, José, e seus irmãos, que culminou com a venda de José a nômades que se dirigiam ao Egito e Jacó ao saber que seu amado filho estava morto. O que poderia ser mais inquietante do que isso!

Os sábios judeus explicam que quando Jacó pediu a Deus tranquilidade, foi exatamente quando a separação entre José e seus irmãos começou. Porque Jacó queria tranquilidade, Deus lhe enviou rivalidade e divisão? Como isso faz algum sentido?

Quando Deus permitiu mais tumulto na vida de Jacó, não foi porque Ele negou o pedido de Jacó; na verdade, Ele estava concedendo isso. Foi somente através da experiência de extrema turbulência que Jacob seria capaz de aprender a experimentar a tranquilidade constante.

Se você já viu um surfista experiente surfar nas ondas de um mar agitado, você entenderá como esse conceito funciona. No caso do surfista, não importa quão turbulentas sejam as águas. As ondas sobem e descem, elas espirram e caem. No entanto, o surfista permanece calmo, montado no tumulto com total confiança.

Certamente, Deus poderia ter concedido o pedido de paz de Jacó com a ausência de qualquer tumulto. Mas isso seria uma paz condicional - uma que poderia ser quebrada a qualquer momento. Deus queria dar ao seu amado servo uma tranqüilidade ainda maior - uma que fosse mais profunda e mais estável, uma que Jacó pudesse superar com a turbulência da vida.

Deus queria que Jacó aprendesse que a tranquilidade e a paz vêm de dentro, não das condições sem ela. Uma vez que Jacob pudesse passar pelo pior que a vida tinha a oferecer, ele poderia aprender a superar qualquer coisa. Jacob descobriu uma paz que duraria pelo resto de sua vida.

Talvez você conheça algumas pessoas que aparentemente têm facilidade na vida, mas elas estão em constante tumulto por dentro. Outras pessoas têm sua parcela de problemas e, no entanto, permanecem calmas e indiferentes. O segredo está em quão conectados estamos à suprema fonte de paz - Deus.

O judaísmo tem uma tradição de longa data de se conectar a Deus em paz e tranquilidade através de oração e reflexão tranquilas. Deve ser o objetivo de todo crente manter um lugar de fé e calma mesmo nas situações mais perturbadoras, mantendo os olhos fixos firmemente em Deus.

Faça da paz uma prioridade. Até que façamos do shalom um objetivo que estamos comprometidos em alcançar, é muito menos provável que o consigamos. Dê a si mesmo tempo e espaço para praticar shalom , conectando-se a Deus, deixando o controle e confiando nos caminhos de Deus diariamente.

( Devocional sobre SHALOM - biblegateway)

Você também pode gostar

0 comentários: