Mude o seu dia pelo que você pensa e diz

09:33 Irismar Oliveira 0 Comments

 




Joyce Meyer

Transformando sua vida por meio de pensamentos e palavras positivas . Quanto mais eu vivo, mais percebo o quão forte é a conexão que existe entre nossos pensamentos e nossas palavras. 

Sinceramente, acredito que essa conexão é uma das coisas mais importantes que podemos aprender em nossas vidas.


Os problemas de muitas pessoas estão enraizados em sua maneira de pensar, o que pode realmente produzir muitos dos problemas que enfrentam.



Como isso acontece?

Bem, uma mente negativa produz palavras negativas e, consequentemente, uma vida negativa. Nossas palavras podem realmente se tornar armadilhas que nos levam a continuar nosso ciclo de pensamentos e ações negativas.


Sim, todos nós somos tentados a falar negativamente, mas não temos que ceder a essa tentação.


Para mudar nossas palavras, precisamos começar a pensar sobre o que estamos pensando e em seguida, fazer algumas mudanças reais.


Deixe-me mostrar como...


Não caia na armadilha do pensamento negativo: Porque eu permiti muitos anos de pensamentos e falas negativas em minha vida, eu me tornei uma pessoa extremamente negativa e azeda. Minha filosofia tornou-se: "Se você não espera que nada de bom aconteça, não ficará desapontado quando isso não acontecer".


Você já se sentiu assim? Por ter encontrado tantas decepções, tive medo de acreditar que algo de bom pudesse acontecer comigo. Eu tinha desenvolvido uma visão terrivelmente negativa de tudo.


Se eu tivesse continuado a acreditar nessas mentiras sobre nunca ter superado meu passado, nunca teria superado meu passado.


Novos pensamentos, novas possibilidades: Com a ajuda de Deus, sou continuamente lembrado de que meu passado não precisa controlar meu futuro. Não preciso da ajuda de Deus em minha vida para desistir - preciso da ajuda Dele para continuar!


Agora sei como é importante para mim entender que minha vida não teria se endireitado até que minha boca o fizesse...


E como os dois estão ligados, minha boca não se endireitaria até que minha mente o fizesse.


Mudar suas palavras e pensamentos definitivamente não é uma coisa fácil de fazer, mas com a ajuda de Deus, todas as coisas são possíveis.


Seja paciente consigo mesmo.

Temos que escolher pensar e falar positivamente. Não vem naturalmente e não acontece da noite para o dia. Na verdade, é preciso muita prática.


Haverá dias em que você terá contratempos, mas apenas levante-se, tire a poeira e comece de novo.


Quando um bebê está aprendendo a andar, ele cai muitas e muitas vezes antes de ganhar confiança para andar. Falhar de vez em quando – o que você fará – não significa que você é um fracasso. Significa simplesmente que você não é perfeito e não faz tudo certo o tempo todo.


Bem, ninguém mais quer!


Se você foi consumido por pensamentos e falas negativas, o caminho para sua liberdade começa quando você enfrenta o problema sem dar desculpas para isso.


Seja paciente consigo mesmo. À medida que você muda seu pensamento, suas palavras mudam... e sua vida também.



Desejamos um abençoado dia. Fiquem com Deus e até a próxima palavra do dia. 

0 comentários:

Coloco as peças da minha vida no altar do Senhor

20:17 Irismar Oliveira 0 Comments


 O Salmo 5:3 nos inspira a buscar a Deus logo pela manhã, apresentando nossas vidas, anseios e desafios a Ele com fé e esperança. Esse ato de colocar as “peças da vida no altar” simboliza entrega, confiança e disposição para ouvir a orientação divina.


Esperar e vigiar também mostra a importância de estar atento à resposta de Deus, que pode vir de formas inesperadas. É um convite para começar o dia com um coração aberto e dependente d'Ele.



Esse versículo ressalta a prática de um hábito espiritual profundo e transformador. A entrega simboliza a humildade de reconhecer que nossas vidas estão nas mãos de Deus. A confiança reflete a certeza de que Ele está cuidando de cada detalhe, mesmo quando não compreendemos tudo. E a disposição de esperar com atenção mostra nossa fé ativa, que busca a direção divina em cada passo.


Esse hábito nos desafia a não apenas apresentar nossas petições a Deus, mas a cultivar um coração vigilante e sensível à Sua voz. É um lembrete de que começar o dia assim nos fortalece para enfrentar qualquer situação com serenidade e sabedoria. Um versículo inspirador para a vida prática e devocional! 


0 comentários:

Confiando em Deus em tempos difíceis

19:49 Irismar Oliveira 0 Comments

 

Como confiar em Deus em tempos difíceis

Joyce Meyer


Você se lembra da última vez que passou por uma situação desafiadora ou difícil? Talvez você esteja no meio de um agora. Geralmente não ficamos entusiasmados em passar por eles. Na verdade, quando surgem problemas, às vezes perguntamos: "Por que isso está acontecendo?"


Muitas vezes, acontecem coisas que simplesmente não entendemos. Mas tudo bem – Deus não espera que tenhamos tudo planejado. Podemos confiar que Ele sabe e cuidará de tudo. Ele quer que olhemos para Ele e digamos: "Deus, não tenho ideia do que vou fazer, mas confio em Ti para cuidar de mim".


A verdade é que, quando enfrentamos situações difíceis que não entendemos, uma das melhores coisas que podemos fazer é confiar em Deus. Isso permite que Ele pegue as coisas erradas que aconteceram e as resolva para nosso benefício. Romanos 8:28 (NVI) diz: E sabemos que Deus opera em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.

Podemos confiar que Ele está conosco em todos os desafios que enfrentamos e, no final, sairemos mais fortes no final.


Ao longo dos anos, Deus me ensinou muito sobre o que significa confiar Nele. Por exemplo, anos atrás, eu realmente tive que confiar em Deus quando Ele me disse para largar meu emprego para que eu pudesse ficar em casa e estudar mais a Palavra de Deus. Mesmo que Deus estivesse me preparando para o ministério de tempo integral, foi difícil porque estávamos com falta de US $ 40 por mês do que precisávamos apenas para pagar nossas contas mensais.


Por seis anos, tivemos que ter um milagre todos os meses em nossas finanças, e não fazia sentido para mim por que estava demorando tanto para o nosso avanço. Mas Deus estava me ensinando como confiar nEle para tudo. Eu olho para trás agora e sei que Deus estava usando essa situação para o meu bem e me preparando para fazer o que estou fazendo no ministério agora.


Ficando confortável com o não saber

Aprendi por experiência própria que colocar minha confiança em Deus significa que haverá algumas perguntas sem resposta. Essa foi uma lição difícil para mim, porque eu naturalmente quero entender tudo... saber o que está acontecendo para que eu possa sentir que estou no controle.


É apenas da natureza humana tentar descobrir as coisas. Então, quando estamos no meio de uma situação, podemos rapidamente nos encontrar tentando raciocinar sobre ela. Geralmente queremos saber "Por que, Deus, por quê?" ou "Quando, Deus, quando?" Queremos saber agora como tudo vai funcionar.


Mas quando confiamos em Deus, temos que nos sentir confortáveis em não saber tudo – não saber como Deus vai realizar o que precisa ser feito e não saber quando Ele o fará.


Em vez disso, Deus quer dirigir nossos caminhos (ver Salmo 23:3; Salmo 37:23), e isso significa que Ele às vezes nos conduz de maneiras que não fazem sentido para nós. Se tentarmos descobrir tudo, experimentaremos luta e confusão. Mas há uma maneira melhor.


Em vez disso, podemos nos apoiar completamente Nele, acreditando que Ele quer o melhor para nós. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, especialmente quando a "vida" acontece - quando não conseguimos ver como tudo vai funcionar e somos tentados a resolver o problema com nossas próprias mãos.


Mas Provérbios 3:5-8 diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; submete-te a ele em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas...


Entrando no Descanso de Deus

Dizer que confiamos em Deus é uma coisa, mas quando realmente confiamos Nele e nos apoiamos Nele, entramos em Seu descanso. É um tipo especial de descanso que você pode ter mesmo em meio a circunstâncias difíceis. Nem tudo precisa ser perfeito e você não precisa ter todas as respostas, mas você está confiando em Deus para cuidar de você.


A maioria de nós passou a vida tentando cuidar de nós mesmos, mas devemos aprender a confiar nossas vidas aos cuidados Dele. Quando tentamos fazer as coisas com nossas próprias forças e deixar Deus de fora, ficamos desgastados e frustrados. Mas quando nos apoiamos totalmente em Deus, isso nos traz Sua paz. Quando paramos de tentar descobrir tudo, Deus pode ser Deus em nossa vida.


Quero encorajá-lo a confiar em Deus completamente em todas as áreas de sua vida. Lembre-se de que Ele está sempre do seu lado e está lutando por você enquanto você passa pelos desafios de sua vida. Ele te ama e tem o seu melhor interesse no coração em todos os momentos, e Ele está perto de você quando você está sofrendo mais (Salmo 34:18).

0 comentários:

10 razões pelas quais podemos ter esperança em épocas difíceis.

12:37 Irismar Oliveira 0 Comments

 


10 razões pelas quais podemos ter esperança em épocas difíceis. 



Texto de Debbie McDaniel

Leitura Bíblica : "O amor inabalável do Senhor nunca cessa; Suas misericórdias nunca terminam; elas se renovam a cada manhã, grande é a sua fidelidade. (Lamentações 3: 22 e 23)

Às vezes, os dias podem parecer cansativos e a vida pode ser difícil. As circunstâncias podem mudar ao nosso redor ou nos encontrarmos diante de grandes batalhas. Talvez estejamos passando por uma doença difícil, ou por estações sombrias, e não importa o quanto tenhamos orado, a dificuldade parece durar muito tempo.

O que significa que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã?

Deus nos lembra dessa poderosa promessa em Sua palavra que oferece paz aos nossos corações em tempos difíceis. Foi escrito para o Seu povo quando os tempos eram muito difíceis. Isso nos dá grande esperança nas batalhas que enfrentamos hoje, como raios de luz rompendo a noite mais escura.


Pois tão certo quanto o sol nasce todas as manhãs, podemos ter certeza de que Suas misericórdias nunca terminam. Eles nunca são baseados em quão bons somos, mas apenas em Seu caráter firme. Sua compaixão por nós é renovada todas as manhãs, e cada dia é um presente direto de Suas mãos. Podemos confiar em Seu coração por nós. 


Aqui estão 10 maneiras de ter esperança quando os dias ficam difíceis e longos, 10 maneiras de lembrar que pela manhã, temos novas misericórdias.

10 razões pelas quais podemos ter esperança em temporadas difíceis:


1. Deus perdoa e redime:


"Louvai ao Senhor, ó minha alma, (...) que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que redime sua vida do poço e o coroa de amor e compaixão, que satisfaz sua vida com coisas boas para que sua juventude seja renovada como a da águia. ... O Senhor é compassivo e misericordioso, tardio em irar-se, abundante em amor. ... Porque, quanto mais alto estão os céus acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem, quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós a nossa transgressão. ..." (Salmo 103, versículos 2 a 5, 9, 11 e 12)


Não importa o que enfrentemos hoje, as promessas de Deus permanecem verdadeiras. Em épocas difíceis, pode parecer mais fácil reclamar de tudo do que oferecer louvor a Deus. Mas há grande poder em escolher colocar nosso coração e nossa mente em Cristo; oferecendo-Lhe louvor por quem Ele é e como Ele está trabalhando em nossas vidas. Ele nos redime do poço. Ele nos satisfaz com coisas boas e nos renova. Lembrar-se das promessas de Deus e escolher louvá-Lo e confiar em Sua Soberania é o primeiro passo para encontrar esperança nas épocas difíceis.


2. Não somos definidos pelo nosso passado – Deus nos liberta:

"... Eis que faço novas todas as coisas..." (Apocalipse 21, versículo 5)

Os rótulos que uma vez nos definiram nunca são permanentes. O inimigo adoraria usar essas palavras sobre nós para nos manter presos ao arrependimento ou à vergonha. Mas Cristo veio para nos libertar. E por causa disso temos esperança, especialmente nos dias difíceis.


Sua palavra nos lembra que Seu estandarte sobre nós é o amor. Seu rótulo é duradouro. Não desaparece se explodirmos novamente. Não desaparece com o tempo se formos inconsistentes. Ele brilha. Tão certo quanto o sol nasce todas as manhãs, ele respira uma nova esperança e oferece um novo começo todos os dias. Redimidos. Amado. Chamado. Restaurado. Querido. Forte. Alegre. Cheio de esperança.


3. Ele é maior que esta batalha:

"Ah, Senhor Deus! Eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido! Nada é difícil demais para você." (Jeremias 32, versículo 17)


Deus muitas vezes nos lembra que Ele é maior do que o problema, o obstáculo, o gigante e o medo. Ele é um Deus de milagres que trabalha em nome de Seus filhos, mesmo onde não podemos ver completamente. Quando confiantes nessa verdade, podemos confiar plenamente Nele. Podemos não entender tudo deste lado do céu, mas Deus é sempre fiel. E Ele pode fazer em apenas um momento, o que pode levar anos para trabalharmos por conta própria. O poder de Deus ainda é maior do que as obras das trevas e muito mais forte do que qualquer coisa que possamos enfrentar aqui.



4. O poder de Deus é aperfeiçoado em nossa fraqueza:

"Mas ele me disse: "Minha graça te basta, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, de bom grado me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim. É por isso que, por amor de Cristo, tenho prazer nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições, nas dificuldades. Pois quando estou fraco, então sou forte." (segundo Coríntios 12, versículos 9 e 10)


Certamente nunca é fácil, mas a verdade é que nosso maior crescimento e perseverança vêm das estações difíceis. Através de lugares difíceis, Deus nos leva a uma humildade e dependência mais profundas Dele. Quanto mais cedo pudermos abraçar essa verdade, mais cedo poderemos ser cheios do poder de Seu Espírito sobre todos os problemas. Podemos encontrar grande alegria e ser capazes de dizer com confiança o que Paulo proclamou nesses versículos: "quando estou fraco, então sou forte". É a lição mais verdadeira de aprendizado, "menos de mim, mais dEle", e produz o fruto abundante de uma vida escondida em Cristo.


5. Deus trará propósito através desta provação e a transformará para sempre:

"E sabemos que Deus trabalha em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8, versículo 28)


Como crentes em Cristo, podemos nos apegar a essa promessa. Deus nunca desperdiçará nossa dor. Ele vai dar a volta por cima para sempre. Cada batalha. Cada tempestade dolorosa. Ele nunca nos permitirá caminhar por uma luta profunda sem permitir que ela traga maior esperança e propósito, tanto em nossas próprias vidas quanto em nosso lugar neste mundo. Cada marca de escuridão é redimida quando estamos em Cristo. É o que Ele faz de melhor. Ele traz beleza e foça, esperança e bondade de cada jornada difícil e dia quebrado. Nosso Senhor nos tira das profundezas e nos leva a um propósito maior e abençoa à frente. Restaurado. Redimidos. Renovada. Realocado.


6. Ele nos lembra de escolher a alegria:

"Amados, não vos surpreendais com a provação ardente entre vós, que vos sobrevém para a vossa prova, como se alguma coisa estranha vos acontecesse; mas, na medida em que participardes dos sofrimentos de Cristo, alegrai-vos..." ( primeiro Pedro 4, versículos 12 e 13)


Se vivemos o suficiente, sabemos que isso é verdade: as provações que enfrentamos fazem parte da vida. Nenhum de nós está imune a tempos difíceis. Deus lembra repetidamente em Sua palavra que as dificuldades fazem parte de nossa jornada. Isso nos torna mais fortes, nos dá resistência, edifica nossa fé. Ele nos diz para não nos surpreendermos com os problemas que enfrentamos, mas para 'continuarmos a nos alegrar'. Eu precisava deixar isso afundar fundo novamente.





"Persista em alegrar-se." Porque, na verdade, é uma escolha. Pode ser difícil continuar escolhendo a alegria quando a vida parece nos pressionar. Mas Deus quer aliviar nossos fardos e nos lembrar que ainda há esperança pela frente.


7. Deus nos cobre sob seus cuidados:

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo habitará à sombra do Todo-Poderoso. Direi ao Senhor: 'Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio!' Ele o cobrirá com Suas penas, e sob Suas asas você encontrará refúgio..." (Salmo 91, versículos 1 e 2, e 4)


O inimigo sempre nos tentará a acreditar que somos esquecidos e abandonados. Temos que fazer a escolha de passar por cima de suas armadilhas. Podemos não estar cientes, mas Deus está nos guiando, nos carregando, mesmo quando não entendemos como estamos passando cada dia. A Bíblia está repleta de incontáveis lembretes de que Ele nos ama e que Sua Presença nos cobre, vai à nossa frente e nos envolve por trás. Deus nunca nos pede para enfrentar as lutas isolados.


8. Deus está no controle, então não precisamos nos preocupar:

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." (Salmos 46, versículo 10)


Uma das coisas mais difíceis que aprendi na vida, especialmente nos tempos difíceis, é simplesmente esta: fique quieto, mais.



Quando estamos tão propensos a nos apressar e nos preocupar, isso pode ser um grande desafio. Mas nunca devemos permitir que as pressões do que estamos enfrentando atrapalhem apenas passar o tempo necessário na Presença de Deus. São realmente os minutos mais importantes do nosso dia e trarão paz ao nosso espírito e força ao dia.


O que quer que esteja preocupado com você, confie-o ao nosso poderoso Deus. Fale com Ele. Ele conhece seus fardos e se importa. Leia Suas palavras e ore de volta a Ele. Pense neles dia e noite. O tempo gasto com Deus nos ajuda a parar de entrar em ciclos de preocupação, à medida que nossos corações e mentes se concentram mais Nele. O próprio Deus que faz o sol nascer todas as manhãs, que nos criou e tudo o que vemos, também nos mantém seguros em Seus cuidados e nos lembra que Ele não perdeu o controle. Nunca.


9. Deus conhece o nosso caminho e está nos levando:

"Mas ele sabe o caminho que eu tomo; quando ele me provar, sairei como ouro." (Jó 23, versículo 10)


Quando nos encontramos lá na tempestade, é fácil começar a pensar que ela pode nunca acabar. Mas não devemos ficar presos lá, esta é apenas uma temporada de tempo. Deus promete nos ajudar e nos ajudará a passar para o outro lado da luta. Ele conhece o nosso caminho e está construindo beleza e força. Ele promete que sairemos "como ouro", testados, testados e verdadeiros.


Lembre-se de que você está apenas de passagem. Seremos mudados para melhor, mais fortes, brilhantes, beleza aprofundada por dentro.


10. Deus nos dá Sua graça e misericórdia para cada novo dia:

"O amor inabalável do Senhor nunca cessa; suas misericórdias nunca chegam ao fim; eles são novos a cada manhã, grande é a sua fidelidade. (Lamentações 3:22-23)


Todas as manhãs, Deus está esperando para se encontrar conosco, com o novo enchimento de Seu Espírito, com força para o dia seguinte. Ele nos oferece as ricas bênçãos de Sua graça e misericórdia que nunca se esgotam. E aqui está o que esses presentes significam para nossas vidas:

 Graça = receber o que não merecemos

Misericórdia = não receber o que merecemos


E sou imensamente grato por ambos. Tenho certeza de que você também é. Deus é tão bom, sempre gracioso e amoroso. Ao se aproximar d'Ele hoje, que você sinta Sua presença poderosa ao seu redor em todos os aspectos.


Oração do dia:

Querido Deus, Oramos para que o Senhor nos dê um coração que busque a Ti acima de tudo neste dia. Obrigado porque Suas misericórdias se renovam a cada manhã, e porque Sua fidelidade é maior do que podemos imaginar. Escolhemos encontrar nossa alegria e força em Ti hoje. Confiamos que o Senhor nos conduzirá por esta fase sombria, fortalecidos, restaurados, reluzentes como ouro, com um propósito maior para o caminho à frente. Em nome de Jesus, amém.


Muito obrigada por ouvir a palavra do dia. O nosso  desejo é que essa palavra o ajude a compreender melhor o propósito e o significado da Palavra de Deus em sua vida hoje e sempre.

Desejamos um abençoado dia. Fiquem com Deus e até a próxima palavra do dia. 


0 comentários:

Fundamentos da Identidade de Cristo

15:04 Irismar Oliveira 0 Comments

 



Fundamentos da Identidade de Cristo

Medite nos Versículos:

a)Efésios 2:10: Esse versículo se baseia na ideia de que somos criados por Deus, transformados em Cristo, e chamados para um propósito que envolve ações que glorificam a Ele..

b)2 Coríntios 5:17 Este versículo destaca a transformação que ocorre em nossos novos seres quando aceitamos a Cristo.

c)Gálatas 2:20: Aqui, Paulo fala sobre a união com Cristo e como essa relação redefine nossa Identidade.

d)Romanos 8:1-2 Este versículo reforça a ideia de que a Identidade em Cristo nos liberta da condenação e do pecado.

e)Efésios 1:4-5 Este trecho ressalta que, em Cristo, somos escolhidos e adotados como filhos de Deus.


Reflexão: A base de nossa Identidade está em sermos criados por Deus para boas obras. Abaixo exemplos de como cada Temperamento reflete um aspecto único dessa criação divina.

Nossa Identidade como seres humanos, criados por Deus para boas obras, se manifesta de maneiras distintas em cada Temperamento. Os Temperamentos SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO e FLEUMÁTICO refletem características únicas que podem ser vistas como dons divinos. Cada um deles traz uma contribuição especial ao mundo, permitindo uma diversidade de formas de servir e amar aos outros. Essa pluralidade é uma expressão da criatividade e sabedoria de Deus na formação de cada um de nós.

O Temperamento SANGUÍNEO, por exemplo, é frequentemente associado à alegria, entusiasmo e sociabilidade. Essas pessoas têm uma capacidade natural de inspirar e motivar os outros, trazendo luz e vitalidade às interações sociais. Seu dom de comunicação e abertura para novas experiências permite que elas realizem boas obras através da construção de relacionamentos e do encorajamento ao próximo, refletindo o amor de Deus na comunidade.


Por outro lado, o Temperamento MELANCÓLICO traz uma profundidade de reflexão e sensibilidade que pode ser essencial para compreender e ajudar os que sofrem. Indivíduos MELANCÓLICOS tendem a ser empáticos e introspectivos, frequentemente utilizando suas habilidades analíticas para abordar questões complexas e fazer obras de justiça e cuidado social. Já o Temperamento COLÉRICO se destaca pela liderança e determinação, impulsionando mudanças e ações decisivas em prol do bem-estar coletivo. Por fim, os FLEUMÁTICOS são conhecidos pela paciência e diplomacia, promovendo a harmonia e a paz em ambientes muitas vezes tumultuados. Dessa forma, cada Temperamento reflete um aspecto único da criação divina, unindo-se em uma tapeçaria rica e multifacetada de boas obras.


Tarefa: Escreva como você vê o seu Temperamento Dominante como parte do plano de Deus para a sua vida.

0 comentários:

Identidade e Temperamentos

11:54 Irismar Oliveira 0 Comments


 IDENTIDADE & TEMPERAMENTOS


Texto de Paula Valente

Medite nos Versículos:

a) Salmos 139:14 "Eu te louvo porque me fizeste de um modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Minha alma sabe muito bem disso."

Este versículo nos lembra que fomos criados de maneira única por Deus. Reconhecer nossas características, sejam elas associadas a um temperamento ou a outros aspectos de nossa identidade, é um passo essencial para entender nossa própria valorização e propósito.

b) Romanos 12:6 "Temos, porém, diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se o seu dom é profetizar, profetize de acordo com a fé que você tem."

A diversidade de dons e Temperamentos reflete a rica tapeçaria que Deus criou na humanidade. Ao reconhecer nossos talentos e características pessoais, podemos usá-los para servir aos outros e cumprir o propósito que Deus nos reservou.

c) Gálatas 5:22-23 "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."


Este versículo destaca a importância de cultivar características que refletem o caráter de Cristo. Ao compreendermos nossos Temperamentos, podemos trabalhar para desenvolver os frutos do Espírito em nossas vidas e relacionamentos, promovendo autenticidade e conexão genuína com os outros.

d) 1 João 4:19 "Nós amamos porque ele nos amou primeiro."

O amor de Deus por nós é a base de nossa identidade e propósito. Ao reconhecer essa verdade fundamental, podemos ser mais genuínos em nossas relações, aprendendo a amar aos outros de maneira autêntica, independentemente de nossos Temperamentos.

e) Provérbios 27:17 "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro."

Este versículo ilustra a importância das interações e relacionamentos em nossa jornada de autoconhecimento. Nossas diferenças, incluindo os temperamentos, nos permitem aprender uns com os outros e nos moldar de maneira a crescer em caráter e maturidade.


Reflexão: A busca pela compreensão da nossa Identidade é uma jornada constante, marcada por questionamentos sobre quem somos e qual é nosso propósito. Os Temperamentos – Melancólico, Sanguíneo, Fleumático e Colérico – desempenham um papel crucial nessa reflexão, influenciando nossas percepções e interações. Reconhecer e aceitar essas características nos permite potencializar nossas habilidades e compreender nossos desafios. Este devocional nos convida a refletir sobre como nossa identidade é moldada pela relação com Deus e com os outros, promovendo um autoconhecimento profundo e autenticidade em nossas ações, visando fortalecer nossos relacionamentos e nossa essência verdadeira.




TAREFA: Reflexão e Autoconhecimento Através dos Temperamentos:

Objetivo: Promover uma reflexão pessoal sobre sua identidade e como os temperamentos influenciam suas interações e percepções.

Instruções:

1. Leitura Reflexiva: Revise o texto apresentado sobre a busca pela compreensão da identidade e o papel dos Temperamentos: Melancólico, Sanguíneo, Fleumático e Colérico.


2. Identificação dos Temperamentos: Pesquise e descubra qual dos quatro temperamentos você mais se identifica. Para isso, reflita sobre suas características e comportamentos.

3. Análise das Características: Liste pelo menos três características positivas e três desafiadoras do seu Temperamento escolhido. Pense em como essas características afetam suas relações com os outros e seu relacionamento com Deus.

4. Reflexão em Oração: Reserve um tempo para orar, pedindo a Deus entendimento e clareza sobre sua Identidade. Peça também ajuda para potencializar suas Habilidades e enfrentar seus Pontos de Atenção.

5. Escrita Criativa: Escreva um breve parágrafo (5-7 frases) descrevendo como você pode usar o autoconhecimento sobre o seu Temperamento Dominante para melhorar suas relações interpessoais. Inclua uma ação específica que você pode tomar na próxima semana.

6. Compartilhamento: Se sentir à vontade, compartilhe suas descobertas com um amigo ou em um grupo, promovendo um diálogo sobre Identidade & Temperamentos.

Dica: Encontre um lugar tranquilo para realizar essa tarefa e se permita um momento de introspecção e honestidade consigo mesmo.

0 comentários:

Enfrentaremos provações, mas sempre podemos sair vitoriosos.

20:34 Irismar Oliveira 0 Comments

 



Arma 3: O Sangue de Jesus


Ela não tem medo da neve para a sua casa, porque toda a sua casa está vestida de escarlate. Provérbios 31:21 (KJV) 


O escarlate representa o sangue de Jesus. A neve simboliza as duras realidades e estações da vida. Nossas famílias enfrentarão provações e enfrentaremos desafios ministeriais ou profissionais, mas SEMPRE podemos sair vitoriosos. Pelo sangue de Jesus, podemos navegar por épocas difíceis sem medo. Apocalipse 12:11 (AMP) declara: "E eles o venceram e venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do seu testemunho, pois não amaram a sua vida e renunciaram à sua fé, mesmo quando confrontados com a morte." O sangue de Jesus garantiu a vitória para nós. Lutamos a partir de uma posição de vitória quando vivemos conscientes dessa verdade e pleiteamos o sangue de Jesus como defesa contra os ataques do inimigo. Mais do que nunca, devemos envolver o poder no sangue de Jesus e buscar uma revelação mais profunda do poder no sangue de Jesus.



Oração: Pai, agradeço-te por me fazeres uma mulher virtuosa. Agradeço-vos pelo sangue de Jesus. Eu desenho a linhagem para defesa contra todos os ataques à minha casa. Pelo sangue de Jesus, decreto a libertação de minha família de todas as forças contra nosso crescimento espiritual. Pelo sangue de Jesus, destruo todas as interferências do inimigo contra o cumprimento do propósito de Deus para nossas vidas. Obrigado, Pai, pela vitória! Aleluia!


Esperamos que você tenha sido abençoado e encorajado.



0 comentários:

Inteligência espiritual

16:02 Irismar Oliveira 0 Comments


Devocional do dia:

Armas da Mulher de Provérbios 31

Dra. Temi Michael-O


Dia 2 
Inteligência espiritual 

Leitura  Bíblica: Levanta-se ainda noite, e dá mantimento à sua casa, e porção às suas servas. Provérbios 31, versículo 15 

Arma 2: A Palavra de Deus

A Palavra de Deus é alimento forte para a nossa casa. À noite, durante os momentos de tristeza por nossos filhos e períodos de fraqueza, lembremo-nos de que a Palavra de Deus é alimento para o espírito, alma e corpo. Vamos falar a Palavra de Deus em tempos difíceis. Vamos considerar esta escritura: "o alimento sólido pertence aos maiores de idade, mesmo aqueles que, por motivo de uso, têm seus sentidos exercitados para discernir o bem e o mal". Hebreus 5:14 


Alimentar nossa casa com a Palavra de Deus ajudará todos em nossa casa a discernir o bem e o mal nestes últimos dias. A Palavra de Deus nutre o espírito, a alma e o corpo (Provérbios 4: 22).


Vamos dar a Palavra de Deus como alimento para nossa casa quando surgem terrores noturnos, a pressão dos colegas tenta atrapalhar nossos filhos e o inimigo tenta roubar nossa paz, matar nossos sonhos e destruir as obras de nossas mãos. Ao estudarmos e meditarmos na Palavra de Deus, nos posicionamos para sempre andar na luz, mesmo em tempos sombrios 


Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18


Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119: 105. 


Quando nos apoiamos repetidamente na Palavra de Deus em todas as estações, aumentamos nossa capacidade de usar habilmente a Palavra de Deus para derrotar o que quer que venha contra nós e aqueles em nossa esfera de influência. Isso é inteligência espiritual!


Oração do dia: Pai Celestial, obrigado pelo poder transformador de sua Palavra. Em nome de Jesus, abra meus olhos espirituais para entender sua Palavra e destrua tudo o que me impede de acessar a revelação divina de sua Palavra. Pai, deixe sua Palavra se misturar com a fé em meu coração e despertar o zelo por sua Palavra. Obrigado por responder à minha oração! 


Desejamos um abençoado dia. Fiquem com Deus e até o próximo devocional. 

0 comentários:

Já possuímos o que é preciso para ser uma mulher sábia.

21:03 Irismar Oliveira 0 Comments


 


Devocional do dia

Armas da Mulher de Provérbios 31  - Dra. Temi Michael-O


Dia 1

Já possuímos o que é preciso para ser uma mulher sábia.


Leitura Bíblica:

Ela prova e experimenta uma substância melhor, e sua luz brilhante não se apagará, não importa quão escura seja a noite. Provérbios 31, versículo 18




Ler sobre uma mulher de Provérbios 31 pode deixar alguém se sentindo inadequado. No entanto, nossos sentimentos nunca devem nos forçar a nos contentar com menos. 


Quando Deus nos mostra um padrão, é porque ele nos deu a capacidade de cumprir o padrão, e podemos buscar a Deus a graça de fazer a Sua vontade.


Acredito que explorar a vida espiritual da mulher de Provérbios 31 pode eliminar a intimidação e nos ajudar a ver que já possuímos o que é preciso para ser uma mulher sábia, um ser espiritual e armas espirituais. 


Ao estudarmos e abraçarmos as práticas espirituais da Mulher de Provérbios, seremos capacitadas para manifestar nossa identidade como mulheres ou pais sem limites.


Arma 1: Espiritualidade e Parceria com o Espírito Santo


Ela percebe que sua mercadoria é boa: sua vela não se apaga de noite. Provérbios 31, versículo 18  

Perceber reflete discernimento espiritual e o Espírito Santo nos dá a capacidade de discernir. Mercadoria são mercadorias que podemos vender ou comprar. Provérbios 23, versículo diz: Compre a verdade e não a venda; também sabedoria, instrução e entendimento. 



Usando Provérbios 23, versículo 23 para interpretar essa escritura, podemos dizer que uma mulher de Provérbios 31 investe em coisas de valor eterno, não vendendo o que valoriza. Se você está lendo isso e priorizando seu crescimento espiritual, está comprando a verdade, o recurso mais valioso. E para manter a verdade protegida em seu coração, você deve permanecer espiritualmente alerta.


A vela da mulher de Provérbios 31 não se apaga à noite. Isso indica alerta espiritual. Em Provérbios 20, versículo 27 nos diz que o espírito de um homem é a vela do Senhor. 




Para nos mantermos espiritualmente despertos, nosso espírito precisa ter comunhão com o espírito de Deus. É o núcleo da inteligência espiritual. A comunhão com o Espírito Santo aumenta nossa compreensão da Palavra de Deus, que é uma chave essencial para acessar e usar efetivamente todas as nossas armas espirituais. Somente um relacionamento com o Espírito Santo pode nos manter espiritualmente sensíveis, capacitando-nos a identificar e usar efetivamente as armas espirituais para navegar na vida triunfantemente.


Hoje, convido-os a pedir a Deus que os encha com o Espírito Santo. Dê uma recepção especial ao Espírito Santo, dizendo-Lhe para ajudá-lo a crescer em seu relacionamento com Ele.



Desejamos um abençoado dia. Fiquem com Deus e até o próximo devocional . 




0 comentários:

Deus é a fonte suprema e infalível de provisão.

10:31 Irismar Oliveira 0 Comments



O Pastor Aloisio Barcelar tem um belíssimo texto que diz:

Certa feita, Deus alimentou o profeta Elias com carne e pão trazidos pelos corvos. Curiosamente, a Bíblia diz que os filhotes desses pássaros "andam vagueando, por não terem o que comer". Logo, os corvos não são conhecidos pelo cuidado com sua prole.  Todavia o Senhor os designou para nutrir Seu servo. Há uma lição aqui: ainda que os canais sejam falíveis, sempre poderemos confiar na fonte. Então, honre e respeite os canais, contudo, somente deposite sua confiança na fonte. Firme-se nessa verdade e viva tranquilo.

O texto que acabamos de ler nos convida a distinguir entre a fonte de nossas bênçãos e os canais pelos quais elas chegam até nós. No relato bíblico, Deus utiliza os corvos, pássaros que não são conhecidos por seu cuidado parental, para alimentar o profeta Elias. Isso nos mostra que, mesmo utilizando meios que parecem improváveis ou até inadequados aos nossos olhos, Deus continua sendo a fonte suprema e infalível de provisão.


A mensagem central é que nossa confiança deve estar exclusivamente em Deus, e não nos instrumentos que Ele utiliza. Os "canais" podem variar — podem ser pessoas, oportunidades, situações ou até mesmo circunstâncias adversas. Entretanto, eles são apenas intermediários, sujeitos a falhas e limitações. Deus, por outro lado, permanece constante em Sua fidelidade e cuidado.

Quando compreendemos essa verdade, aprendemos a honrar e respeitar os canais que Deus usa, sem, contudo, depositar neles nossa total confiança. Isso nos permite viver com serenidade, sabendo que, independentemente de como as coisas pareçam estar no momento, Deus, que conhece nossas necessidades, proverá o que precisamos de acordo com Sua riqueza em glória.

Portanto, firme-se na certeza de que, ainda que os meios pareçam improváveis ou inconstantes, a fonte da provisão é imutável e inesgotável. 

Lembre-se: 
É a confiança nessa verdade que nos permite enfrentar a vida com tranquilidade e fé, sabendo que Deus, em Cristo Jesus, há de suprir cada uma de nossas necessidades.

Desejamos um abençoado dia. Fiquem com Deus e até a próxima reflexão.

0 comentários:

Os perigos da Solidão

10:54 Irismar Oliveira 0 Comments


Lutando contra a Solidão 

Amorita Weaver
Hoje estamos no último dia deste estudo. Deixe-me enfatizar novamente a necessidade de comunhão com Deus e comunidade uns com os outros.

O inimigo nos quer sozinhos – seu plano funciona melhor quando estamos isolados e desconectados.

Depois que Jesus foi batizado, Ele se aventurou sozinho no deserto e jejuou por quarenta dias. Embora existam outros pontos que esse cenário pode nos ensinar, vamos nos concentrar no fato de que Jesus estava em um estado de solidão física e emocional. Aqui vemos satanás vindo para tentar Jesus enquanto Ele estava em Seu ponto mais baixo. Ele estava isolado e faminto no deserto seco e cansativo, mas estava armado com a Palavra de Deus e usou a Palavra contra satanás (veja Mateus 4:1-11, Lucas 4:1-12).

Quando passamos por uma temporada de solidão, seja física ou emocional, ou uma combinação de ambas, o inimigo usará essa oportunidade para atacar. Ele lhe contará mentiras, cimentando ainda mais a sensação de que você está isolado e fazendo com que você não veja saída.


Lute com a Palavra de Deus! Fale a Palavra sobre sua vida, coração e mente... convide o Espírito Santo, a força poderosa da Palavra, para as profundezas do seu desespero.

"Não temas, porque estou contigo; Não se assuste, pois eu sou o seu Deus. Eu te fortalecerei, sim, eu te ajudarei, te sustentarei com a minha destra justa" - Isaías 41:10 NKJV."

sim, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado, eles me consolam" - Salmo 23:4 NKJV.

Em resumo

A solidão vem em vários tons no espectro que é a humanidade. Mas devemos saber, devemos acreditar, que Deus (Emanuel) está conosco no meio disso. Ele deseja que não fiquemos sozinhos - que sintamos Sua presença abranger nosso ser de tal forma que expulse a solidão. Deus deseja que vivamos em uma comunidade onde carregamos os fardos uns dos outros. Jesus modelou para nós como podemos viver isso de forma aplicável no dia-a-dia – passando tempo em comunhão com Nosso Pai e cultivando relacionamentos significativos uns com os outros.

Oração do dia:

Deus Pai, nós Te agradecemos pela oportunidade de nos reunirmos nesta plataforma para edificar e encorajar uns aos outros. Agradecemos-Te por nos dar a Tua Palavra, onde é clara a evidência de que não desejas que fiquemos sozinhos, mas que sintamos e conheçamos a presença reconfortante do Teu Espírito Vivo. Senhor Jesus, nós Te agradecemos por nos modelar uma vida de comunhão com Nosso Pai. Em nome de Jesus, amém.

Para Refletir:

O que você pode fazer agora para combater a solidão e se conectar com alguém?


 

0 comentários:

Dias mais brilhantes

08:42 Irismar Oliveira 0 Comments

 


Dias mais brilhantes

Lutando contra a solidão

de Amorita Weaver

Ufa! Ok - você está de volta. Fico feliz que você não tenha se assustado com o ciclo sombrio no Dia 1. Aguente firme comigo, pois só fica mais claro a partir deste ponto. Vamos mergulhar. O que a Palavra de Deus tem a dizer ...


"O coração conhece sua própria amargura e um estranho não compartilha de sua alegria." - Provérbios 14:10 NKJV.




Este versículo destaca a solidão que todos nós sentimos em um ponto ou outro. A ERV coloca desta forma: Quando você está triste, ninguém mais sente a dor: e quando você está feliz, ninguém mais pode realmente sentir a alegria. Mas o que isso significa? Nunca teremos a satisfação de ter nossos corações conhecidos por outro? Continue lendo, amigo.


A verdade é que um estranho não pode compartilhar nossa alegria, apenas aqueles que nos amam genuinamente podem compartilhar nossa alegria. Ta-da! A resposta está na comunidade e no cultivo de companheirismo significativo.

As tristezas da vida são minimizadas quando nos tornamos vulneráveis e permitimos que outras pessoas carreguem nossos fardos. A Bíblia nos ordena a carregar os fardos uns dos outros (Gálatas 6:2). O fato de o coração conhecer sua própria amargura não significa que ninguém jamais entenderá nossa dor. Muito pelo contrário. Deus não nos abandonará (obrigado Jesus! Mateus 28:20)! Ele traz relacionamentos divinos para nossas vidas para revelar Seu amor. É por meio desse presente que nossas feridas são curadas, nossos corações partidos são restaurados e nossas vidas começam a brilhar cada vez mais. A Deus seja a glória!

0 comentários:

As raízes da Solidão

21:43 Irismar Oliveira 0 Comments

Lutando contra a solidão

Amorita Weaver

O que é solidão e por que isso importa?

Você já se sentiu abandonado, isolado, sem um amigo no mundo ou abandonado? Talvez você esteja em uma época em que esta é a sua realidade. Ou talvez você tenha um ente querido lutando para superar o desespero da solidão.

Junte-se a mim para aprender sobre a solidão e nossa necessidade inata de comunidade e companheirismo.

Os diferentes tipos de solidão:

1. Solidão emocional: a sensação de estar sozinho.

A solidão emocional pode estar presente quando você está com outras pessoas ou quando está fisicamente sozinho.

  • Isso pode se apresentar como um isolamento interno no qual sentimos que estamos com as pessoas, mas não com alguém com quem temos um relacionamento seguro e familiar.
  • Isso pode estar relacionado a um emprego, escola/academia, militar, novo ambiente ou uma temporada de mudança.


2. Solidão física: estar fisicamente sozinho.

Talvez você seja uma dona de casa, em um ambiente acadêmico rigoroso, uma viúva, uma neira vazia, aposentada, sofrendo de doença ou em um ambiente de trabalho isolado.

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais. Pense em um momento em que você se sentiu solitário e o que você acredita ter sido a causa dessa solidão.

Permita-me compartilhar sobre minha própria experiência em vários domínios.

  • Na escola de enfermagem: Eu me senti sozinha e como se ninguém no meu círculo pudesse entender o que eu estava passando - a quantidade de estresse mental e fadiga, o nível de expectativa colocado em mim mesma - e a solidão física que escolhi porque precisava estudar com o mínimo de distrações.
  • Navegando na mudança de ter um recém-nascido e uma criança: Senti que ninguém entendia ou via as coisas da minha perspectiva. Ou percebi o quanto eu pensava que estava me sacrificando - mentalmente, fisicamente e emocionalmente - tudo para simplesmente manter todos alimentados e com roupas limpas.

Raízes da solidão

Agora, vamos desenterrar as raízes. Existe um tema recorrente quando você experimenta solidão?

Permita-me dissecar qual foi o tema recorrente em minha experiência.

Quando senti como se estivesse sendo mal compreendido e não validado - como se ninguém pudesse entender de onde eu estava vindo, o que estava sentindo ou quanto desespero emocional eu estava - respondi desenhando uma caixa em torno de mim e me isolando ainda mais. Portanto, a solidão incita mais solidão.

Em épocas ou circunstâncias de solidão, nossos pensamentos tendem a se voltar para dentro, alimentando o terreno fértil de emoções e pensamentos já desesperados. Isso eventualmente nos leva a desenvolver uma mentalidade de vítima.

Espere! O que acabei de compartilhar soa como uma espiral descendente - porque é. Amigo, deixe-me contar uma boa, ótima notícia:

Deus, em Sua infinita sabedoria, nos criou para a comunidade. E melhor ainda, vemos o modelo de companheirismo e comunidade de Jesus ao longo de Seu ministério. Mais sobre isso mais tarde. Por enquanto, medite em Gênesis 2:18 e console-se em saber que nosso Pai Celestial deseja que experimentemos uma comunidade profunda e significativa com outras pessoas e com Ele.

"Ora, disse o Senhor Deus: "Não é bom que o homem esteja só; Farei dele uma ajudadora [alguém que o equilibra - uma contraparte que é] adequada e complementar para ele." - Gênesis 2:18 AMP

0 comentários:

20:19 Irismar Oliveira 0 Comments


 Revestindo-se da Nova Identidade

Texto do Ministério Chama


Leitura Bíblica: 

Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. Efesios 4:24

Viver na nova identidade que temos em Cristo significa permitir que nossa vida seja transformada pela verdade de Deus. É um ato contínuo de fé, onde nos despimos das antigas mentiras e nos revestimos das verdades eternas que Deus declara sobre nós.



Quando abraçamos nossa nova identidade, começamos a viver de acordo com o propósito que Deus tem para nós, experimentando a vida abundante que Ele prometeu. Essa nova identidade não só nos guia em nossa jornada espiritual, mas também nos dá a força e a clareza para enfrentar os desafios da vida.


Pergunta para reflexão: Como você pode, diariamente, se revestir da nova identidade que Deus te deu? Como essa nova identidade pode transformar sua vida e seus relacionamentos?


Oração: Senhor, ajuda-me a viver plenamente na nova identidade que Tu me deste. Que cada dia seja uma oportunidade para me despir do velho e me revestir do novo, vivendo em justiça e retidão. Que minha vida reflita Tua verdade e amor em tudo o que faço. Amém.



0 comentários: