As raízes da Solidão
Lutando contra a solidão
Amorita Weaver
O que é solidão e por que isso importa?
Você já se sentiu abandonado, isolado, sem um amigo no mundo ou abandonado? Talvez você esteja em uma época em que esta é a sua realidade. Ou talvez você tenha um ente querido lutando para superar o desespero da solidão.
Junte-se a mim para aprender sobre a solidão e nossa necessidade inata de comunidade e companheirismo.
Os diferentes tipos de solidão:
1. Solidão emocional: a sensação de estar sozinho.
A solidão emocional pode estar presente quando você está com outras pessoas ou quando está fisicamente sozinho.
- Isso pode se apresentar como um isolamento interno no qual sentimos que estamos com as pessoas, mas não com alguém com quem temos um relacionamento seguro e familiar.
- Isso pode estar relacionado a um emprego, escola/academia, militar, novo ambiente ou uma temporada de mudança.
2. Solidão física: estar fisicamente sozinho.
Talvez você seja uma dona de casa, em um ambiente acadêmico rigoroso, uma viúva, uma neira vazia, aposentada, sofrendo de doença ou em um ambiente de trabalho isolado.
Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais. Pense em um momento em que você se sentiu solitário e o que você acredita ter sido a causa dessa solidão.
Permita-me compartilhar sobre minha própria experiência em vários domínios.
- Na escola de enfermagem: Eu me senti sozinha e como se ninguém no meu círculo pudesse entender o que eu estava passando - a quantidade de estresse mental e fadiga, o nível de expectativa colocado em mim mesma - e a solidão física que escolhi porque precisava estudar com o mínimo de distrações.
- Navegando na mudança de ter um recém-nascido e uma criança: Senti que ninguém entendia ou via as coisas da minha perspectiva. Ou percebi o quanto eu pensava que estava me sacrificando - mentalmente, fisicamente e emocionalmente - tudo para simplesmente manter todos alimentados e com roupas limpas.
Raízes da solidão
Agora, vamos desenterrar as raízes. Existe um tema recorrente quando você experimenta solidão?
Permita-me dissecar qual foi o tema recorrente em minha experiência.
Quando senti como se estivesse sendo mal compreendido e não validado - como se ninguém pudesse entender de onde eu estava vindo, o que estava sentindo ou quanto desespero emocional eu estava - respondi desenhando uma caixa em torno de mim e me isolando ainda mais. Portanto, a solidão incita mais solidão.
Em épocas ou circunstâncias de solidão, nossos pensamentos tendem a se voltar para dentro, alimentando o terreno fértil de emoções e pensamentos já desesperados. Isso eventualmente nos leva a desenvolver uma mentalidade de vítima.
Espere! O que acabei de compartilhar soa como uma espiral descendente - porque é. Amigo, deixe-me contar uma boa, ótima notícia:
Deus, em Sua infinita sabedoria, nos criou para a comunidade. E melhor ainda, vemos o modelo de companheirismo e comunidade de Jesus ao longo de Seu ministério. Mais sobre isso mais tarde. Por enquanto, medite em Gênesis 2:18 e console-se em saber que nosso Pai Celestial deseja que experimentemos uma comunidade profunda e significativa com outras pessoas e com Ele.
"Ora, disse o Senhor Deus: "Não é bom que o homem esteja só; Farei dele uma ajudadora [alguém que o equilibra - uma contraparte que é] adequada e complementar para ele." - Gênesis 2:18 AMP
0 comentários: