Deus guiando duas mulheres por um caminho de restauração e frutificação.
Devocional no livro de Rute
Dia 01 - Longe de Casa
Você já se perguntou se Deus está trabalhando em sua vida? Eu já, muitas vezes, e então me lembro do livro de Rute. Não vemos milagres ou intervenção divina do Céu; vemos Deus sutilmente trabalhando ao guiar as duas mulheres por um caminho de restauração e frutificação.
O livro de Rute começa com a história de uma família que vive em Belém. Eles estão morando em uma cidade conhecida como a casa do pão, mas há fome. O escritor não nos conta muito sobre as circunstâncias da família; começamos quase imediatamente com eles viajando para a terra de Moabe. Desde o início, a nação de Moabe era de imoralidade. No entanto, Elimeleque tomou a decisão de desarraigar sua família da casa do pão para viajar para uma nação estrangeira cheia de pecado.
Não vamos muito longe no capítulo 1 antes de encontrarmos uma aplicação vital para nossas próprias vidas. Quando enfrentamos tempos difíceis, não devemos confiar na compreensão humana ou tomar o caminho mais fácil; devemos buscar a Deus para Seus propósitos. Elimeleque não perguntou a Deus qual era a Sua vontade, nem confiou em Deus. Em vez disso, ele arrancou sua família do lugar onde o povo de Deus morava para viver em um país perverso, onde não haveria lugar para adorar a Deus e nem comunhão com outros crentes.
Ironicamente, Elimeleque partiu para escapar da morte, mas ele e seus filhos encontrariam exatamente isso dentro de uma década. Sua má decisão não só o afetou negativamente, mas afetou também toda a sua família. Devemos chegar à conclusão de que as escolhas que fazemos na vida afetarão os outros.
Uma vez que Elimeleque agiu sem buscar a vontade de Deus, ele não tinha mais a capacidade de distinguir entre o certo e o errado. Ele permitiu que seus filhos se casassem com mulheres moabitas que não conheciam a Deus e permitiu casamentos sob jugo desigual. Com uma má decisão, Elimeleque afastou sua família das coisas de Deus. É importante que você e eu busquemos a vontade de Deus em vez de fazer o que achamos melhor. Uma má decisão pode nos levar a uma série de más decisões.
A boa notícia é que Deus restaura e Deus é bom. Não vemos somente uma família destruída com uma decisão. Deus ainda não terminou.
Como povo de Deus, temos a oportunidade única de conhecer Sua vontade e viver sob Sua proteção. Há momentos em nossa vida em que a tempestade atinge. É nessas épocas que podemos buscar Sua vontade e confiar Nele, ou podemos confiar em nosso próprio entendimento e tomar a decisão que acharmos melhor. Em última análise, o plano de Deus para nós é melhor do que o nosso.
0 comentários: