Erótico versus Espiritual.

08:30 Irismar Oliveira 8 Comments


A.W. Tozer

A época em que vivemos poderá ficar conhecida como a Idade do Erotismo. O amor sexual se tornou uma forma de culto. Entre os homens civilizados, Erostem mais adoradores do que qualquer outro deus. Para milhões, o erótico tem substituído completamente o espiritual.

Os fatores
Não é difícil determinar como o mundo caiu nesse estado. Fatores contribuintes são as emissoras de rádio e os aparelhos de som, que podem disseminar uma música de amor por todo um país em poucos dias; o cinema e a televisão, que proporcionam a toda uma população a oportunidade de banquetear-se com mulheres sensuais e jovens soberbos unidos em abraços apaixonados (nas salas de visitas de lares “cristãos”, aos olhos de crianças inocentes!); menos horas de trabalho e a multiplicação de máquinas automáticas que resultam no aumento do lazer para todos.
Juntemos a tudo isso dezenas de campanhas de propaganda concebidas inteligentemente, que transformam o sexo em isca não muito bem disfarçada, a fim de atrair compradores para quase todos os produtos imagináveis; os escritores infames que consagraram suas vidas à obra de tornar conhecidas as levianas e falsas nulidades, utilizando personagens que têm carinha de anjo e moral de prostituta; novelistas sem consciência que alcançam fama duvidosa e enriquecem à custa da perniciosa ocupação de drenar do esgoto de sua alma podridões literárias que entretêm as massas. Tudo isso nos mostra como Eros conseguiu triunfar sobre o mundo civilizado.
Se esse deus não importunasse os crentes, não haveria razão para inquietar-me com o seu culto. Um dia, toda a sua fétida sujeira ruirá sobre si mesma, tornando-se um excelente combustível para o fogo do inferno, uma justa recompensa, fazendo-nos ter compaixão daqueles que forem engolidos na sua trágica ruína. Se as coisas fossem diferentes do que realmente são, as lágrimas e o silêncio seriam melhores do que as palavras. Mas o culto de Erosestá afetando seriamente a igreja. A límpida religião de Cristo, que flui do coração de Deus como um rio cristalino, está sendo poluída pelas águas sujas que escorrem do altar da abominação que se vê em todos os outeiros e debaixo de todas as árvores, em todas as parte de nosso país.

Os crentes estão sendo influenciados
A influência desse espírito erótico está sendo percebida em quase todos os círculos evangélicos. Grande parte da música cantada em certos tipos de reuniões transpira mais romance do que a voz do Espírito Santo. Cânticos e músicas foram escritos para despertar a luxúria. Cristo é tratado com uma familiaridade que revela ignorância completa a respeito do seu caráter. O que predomina não é mais a reverente intimidade do santo que adora, e sim a impudica familiaridade do amante carnal.
A ficção religiosa tem utilizado o sexo para criar interesse em seus leitores, servindo-se da aparente desculpa de que, entrelaçando o romance erótico com a religião em uma ficção, o leitor habitual, que não gasta tempo com um livro puramente religioso, desejará ler a ficção e, assim, conhecerá o evangelho. Não levando em conta o fato de que os mais modernos romancistas religiosos são apenas amadores, incapazes de escrever pelo menos uma linha de literatura realmente boa, o conceito de romances espirituais está errado.
Os impulsos libidinosos e o doce e profundo estímulo do Espírito Santo são diametralmente opostos. A noção de que Eros pode servir como um auxilio ao Senhor da glória é ultrajante. Os filmes “cristãos” que procuram atrair o público com cenas amorosas em sua propaganda são completamente contrários à religião de Cristo. Somente os que se acham espiritualmente cegos podem ser enganados.
A moda da beleza física e de personalidades brilhantes nas produções religiosas é uma manifestação da influência do sentimento romântico na igreja. O balanço rítmico, o sorriso inalterável e a voz demasiadamente alegre enganam o religioso mundano. Ele aprendeu a sua técnica na televisão, mas não o suficiente para obter sucesso no campo profissional; por isso, ele traz sua produção ineficiente para o lugar santo, mascateando-a aos cristãos débeis e mal nutridos, que buscam algo para divertirem-se, enquanto fazem parte da maioria religiosa popular.

Tempo para falar
Se a minha linguagem parece severa, lembrem-se de que não está sendo dirigida a ninguém pessoalmente. Sinto grande compaixão pelo mundo dos homens perdidos e desejo que todos venham ao arrependimento. Pelos crentes cujas vigorosas mas errôneas lideranças têm desviado a igreja moderna do altar de Jeová para o altar do Erro, sinto amor e compaixão. Quero ser o último a injuriá-los e o primeiro a per- doá-los, lembrando-me dos meus pecados passados e da minha necessidade de misericórdia, bem como de minha própria fraqueza e inclinação natural para o pecado e o erro. A jumenta de Balaão foi usada por Deus para repreender um profeta. Concluímos disto que Deus não requer perfeição no instrumento que usa pa-ra admoestar e exortar seu povo.

Quando o rebanho de Deus está em perigo, o pastor não deve contemplar as estrelas e meditar sobre temas “inspirativos”. Está moralmente obrigado a pegar suas armas e a correr para defendê-lo. Quando as circunstâncias exigem, o amor tem de usar a espada, embora tenha o desejo de enfaixar o coração quebrantado e cuidar do ferido. Chegou o tempo de o profeta ser ouvido novamente. Durante as últimas décadas, a timidez disfarçada em humildade tem-se mantido no seu canto, enquanto a qualidade espiritual da cristandade evangélica tem se tornado pior a cada ano que passa. Por quanto tempo ainda, Senhor? Por quanto tempo?
Fonte da imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Querida Iris, parabéns por postar esse texto aqui.
    Fico feliz que muitos tem aberto os seus olhos para isso, pois é uma triste realidade o que tem acontecido nesse aspecto.
    Infelizmente Satanás com suas artimanhas tem se infiltrado e enganado a muitos, mas que o clamor dos que estão enxergando isso, chegue ao Trono da Graça e muitos dos que estão no engano sejam despertados.
    Um beijo querida e uma abençoada continuação de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga e Pra Irismar!. Que texto oportuno, que pregação imprescíndivel de exortação é essa. Infelismente ecoando na aridez de muitas vidas, e acima de tudo de certas igrejas e pastores que vão ter que dar conta a Deus da sua má mordomia na frente do rebanho do povo de Deus. Isso é muito triste!.

    ResponderExcluir
  3. Joselandio, muito obrigada por sua visita!!! Um bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Cida, obrigada!!! Isso é verdade e cada dia tem crescido e destruído muitas vidas. Como Tower disse: A qualidade espiritual da cristandade evangélica tem se tornado pior a cada ano que passa, que possamos orar para que Deus abra os olhos dos cristãos. Um bom dia e obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Eneas a pouco fala com um dos nossos pastores de dize como vejo a questão de ser um pastor algo muito serio, pois vamos cuidar de vida que Deus confiou e ouvi uma frase no dia da consagração e pastores,que não esqueço: Essa consagração implica até a eternidade. Oremos pelas ovelhas e pelos pastores. Um bom dia

    ResponderExcluir
  6. Paz querida Iris!!!
    Tem um selinho na minha postagem de hoje que estou lhe oferecendo com carinho.
    Você é muito especial
    Deus te abençoe
    Na Paz

    ResponderExcluir
  7. Excelente mensagem como sempre Irismar!
    E como disse nosso amigo Eneas Lara, em oportuna ocasião, já que temos vistos como se tem disseminado essa semente malígna em meio ao povo de Deus.
    Parabéns...
    Deus te abençõe...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir