O que Você Faria?

08:51 Irismar Oliveira 23 Comments


Você é bom em tomar decisões?

Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas. Uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada. Apenas uma criança brinca na via desativada, enquanto que as outras, na via em operação. O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.




Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças. Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.

Você deixaria o trem seguir seu caminho? O que você faria?
A maioria das pessoas escolherá desviar o trem e sacrificar só uma criança. Você pode ter pensado da mesma forma, eu acho.

Exatamente, salvar a vida da maioria das crianças à custa de uma só criança é a decisão mais racional que a maioria das pessoas tomariam, moralmente e emotivamente. Mas, você pensou que a criança que escolheu brincar na via desativada foi à única que tomou a decisão correta de brincar num lugar seguro?

Não obstante, ela tem que ser sacrificada por causa de seus amigos ignorantes que escolheram brincar onde estava o perigo.

Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias. No escritório, na comunidade, na política... E especialmente numa sociedade democrática, a minoria freqüentemente é sacrificada pelo interesse da maioria, não importa quão tola ou ignorante a maioria seja e nem a visão de futuro e o conhecimento da minoria.

Além do mais, se a via tinha sido desativada, provavelmente não era segura. Se você desviou o trem para a outra via, colocou em risco a vida de todos os passageiros. E em sua tentativa de salvar algumas crianças sacrificando apenas uma, você pode acabar sacrificando centenas de pessoas.

Se estamos com nossas vidas cheias de fortes decisões que precisam ser tomadas, nós não podemos esquecer que decisões apressadas nem sempre levam ao lugar certo.

Lembre-se de que o que é correto nem sempre é popular... e o que é popular nem sempre é correto. E que todo o mundo comete erros; foi por isso que inventaram a borracha e o apagador.




De tanto ver as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes na mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter a vergonha de ser honesto. (Rui Barbosa)

Versículo Para meditação!!

Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-Lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que Lhe pedem; Ele não se ofenderá com isso.Mas, quando Lhe perguntarem, estejam certos de que vocês realmente esperam que Ele lhes diga, pois uma mente duvidosa é tão inconstante como uma onda do mar que é empurrada e agitada pelo vendo


Obs: Conheci essa historia através de uma amiga que me enviou em 2005, achei ela tremenda e nunca esqueci. Não encontrei o autor , por favor se alguém a soube me dar um tok e colocarei. 


Você também pode gostar

23 comentários:

  1. Olá Irismar querida!
    Viver é correr riscos constantes, portanto tomar decisões faz parte dos riscos que escolhemos. O importante, como digo aqui, é que cada um seja capaz de arcar com as consequências de suas decisões e escolhas...sendo elas boas ou ruins!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris!
    Que belíssimo texto para reflexão.
    Você acredita que eu pensei assim: "Mas não é justo sacrificar logo a criança que está brincando na linha desativada, pois as outras foram imprudentes". Antes eu pensaria em salvar a maioria, mas com tantos anos de caminhada e vendo o quanto somos desobedientes, o quanto o homem faz coisas erradas e isso leva a morte de outros inocêntes, que hoje eu realmente pensaria na possibilidade de deixar viver o que estava no trilho correto.
    Mas é claro, isso são especulações, pois como a Jackie disse no comentário acima, temos que arcar com as consequências das nossas escolhas, então na hora a gente muitas vezes sacrifica um pela maioria.
    Gostei demais dessa postagem, me fez pensar e lembrar algumas coisas muito importantes.
    Obrigado por compartilhar querida. Valeu mesmo!!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Nos momentos de crise ou de tomar decisão, depende do que estiver dentro da alma, muitas vezes quanto mais pensamos, mais erramos.
    A decisão certa muitas vezes só damos por ela depois de passar.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Jackie isso é verdade toda e qualquer decisão que tomarmos terá suas conseqüências. Então que possamos ser prudentes em nossas decisões, li um vez sobre sabedoria que dizia: Ser sábio é fazer a escolhas certas hoje para não se arrepender amanhã. Muito obrigada por sua participação!!! Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Amiga Cida, essa ilustração é muito forte e nos leva a tomar uma decisão que muitas das vezes não estamos preparada, sabemos que na vida real isso acontece muito. As vezes só um tomou a decisão correta e ele é punido. Mas graças a bondade de Deus podemos ir a ele e pedi sabedoria para tomarmos as decisões que ele tomaria. Amiga obrigada por sua visita e participação

    ResponderExcluir
  6. irmão Antonio,o que o sr falou é verdade, por isso como cristão podemos buscar a sabedoria de Deus. Lembrei agora de Salomão diante das duas mães que brigavam pelo filho e ele tomou a decisão correta. Um bom dia e muito obrigada por sua participação

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz Iris,

    Parabéns pela seleção deste post, maravilhoso mesmo, ganhei minha tarde...
    Que Deus esteja sempre te abençoando em todas as áreas de tua vida e que nós possamos estar sempre no centro de Sua vontade, para que possamos ouvir a orientação de Seu Santo Espírito e tomarmos, sempre, a decisão correta.
    Fica na Paz do Eterno.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabio, que bom que você foi abençoado com o texto. Acho essa ilustração muito boa, li ela em 2005 e nunca esqueci. Obrigada pelas palavra de incentivo. Te desejo uma bela tarde.

    ResponderExcluir
  9. Paz querida irmã Iris!!
    Você especial como sempre postando palavras que faz bem ao coração.
    Um beijos no seu coração
    Na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  10. Oi fabi, obrigada por sua visita e comentário!! Uma boa noite

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Pra. Eu aqui de novo dando a minha opinião.Deus nos deu a capacidade de escolha em termos humanos, e para isso capacitou-nos com inteligencia e dicernimento para agir-mos até em situações intrincadas como essa. Gosto muito das palavras de Jesus em (Mat.7. 8)"Todo aquele que pede recebe, O que busca encontra, o quem bate, abrir-se-lhe-á". A decisão mais importante que temos que tomar em nossa vida, é aquela que definirá a eternidade de nossas vidas. E para não tomarmos decisão equivocada o Senhor Jesus disse: Peça, busque, bata, insista, tome atitude, em outras palavras; Abra bem a boca que ta encherei. Aleluia !.....

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso seu texto Pastora, as vezes sacrificamos uma pela maioria, os corretos sempre são sacrificados por uma imensa maioria errada. Lindo demais. Aprendi mais uma esta noite. bjs te amooo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Eneas, sua vinda aqui é sempre bem-vinda, volte as vezes que desejar,srsrsr!! Muito obrigada por seu comentário nos levando a ir buscar em Deus a verdadeira sabedoria pois é só pedi. Uma boa noite

    ResponderExcluir
  14. Rô, o que você falou é verdade, muitas das vezes sacrificamos a que optou em fazer a coisa certa. Muito obrigada por sua visita e comentário. Uma bela noite e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Graça e paz amada! que maravilha de reflexão sua postagem.
    Deus te abencoe!
    Você é uma benção por ande passar.

    ResponderExcluir
  16. AS ESCOLHAS...como elas são difíceis!
    Mas....Se estamos firmados e enxertados na oliveira...com certeza faremos o melhor.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga Clelia é verdade amiga podemos contar com a graça do nosso Deus para nos socorrer em tempo oportuno. Uma boa tarde e obrigada por tua participação.

    ResponderExcluir
  18. OLá queridíssima Irismar !!

    Maravilhosa e verdadeira este história !
    Os desafios e urgência na tomada de decisões são constantes no nosso dia a dia, por isso é necessário frear a impulsividade e pensar bem antes de decidir, se possível usar a ética racional, sem se deixar levar pela pressa ou emotividade.
    Infelizmente errar faz parte do aprendizado, mas levando em consideração estes cuidados, quem sabe não deixamos de cometer alguns erros desnecessários.
    Um super beijo !!

    ResponderExcluir
  19. Olá Iris!!!!

    Que bela postagem!!!

    As vezes nos encontramos com situaçoes dificeis onde não podemos usar o coração e sim a razão, tenho passado por isso em minha vida profissional. Mas sempre peço ao Senhor sabedoria p/ escolher a melhor opção e o melhor caminho.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  20. Olá Iris

    Um belíssimo texto. As escolhas são sempre difíceis e discutíveis. O Senhor, deu ao homem o livre-arbítrio, para que ele construa o seu caminho, e arque com as consequências das suas escolhas.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga Emília é verdade, só que muitas vezes não sabemos usar!!O salmista Davi sempre pedia a Deus que o orientasse para escolher o melhor caminho, pois algumas escolhas que ele fez teve grandes conseqüências. Muito obrigada por tua participação e te desejo uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Amiga iris,
    Sinceramente acho que vendo por este angulo não sou bom em tomar decisao,
    acho que todo mundo tem problemas em lidar com o inesperado.
    Hoje vejo que na juventude temos que buscar mentoriamento, pois na nossa ipseidade nao temos
    muito material pra resolver questoes, nao temos muitas experiencias acumuladas.

    Infelizmeten a marca dos jovens é achararem que sabem tudo, parece até que isso
    é um sugestão maligna na mente, nao gosto de espiritualizar tudo, mas é perfeito nao é?
    Ver pessoas em formação e ataca-las dando a elas um espirito altivo.
    Essa opiniao hibrida, composta de varios elementos é coisa de gente madura.
    Mas saiu no jornal o globo que temos no brasil 11,1% de pessoas com 60 anos ou mais no brasil, nao que idade é atestado de sabedoria, mas outro dia ouvi uma pergunta muito boa de um pastor.
    ele dizia, supondo que você tenha 40 anos de idade, se eu te pedisse agora um livro por ano de vida, voce teria esses 40 livros pra me dar?

    A maioria diria nao, a maioria é mediocre mesmo e por isso deputados palahaços estão ae, ex jogadores de futebol .. e tudo que é popular igual ao povão é aceito... e a maioria paga....
    Esse tema é muito bom , vou parar por aqui senao voce nao curte o feriado ehehehe
    Abração iris

    ResponderExcluir
  23. Eu sou uma lesma. Ficaria gritando como louca para Jesus resolver da melhor forma. Não sei tomar decisões, creio ser covardia, mas penso que poderia ser injusta.

    Não sei tomar decisões, oro e peço a Jesus, só. Qdo sou forçada chego a suar frio.

    Ô vida...

    Abraço

    ResponderExcluir