Mude a sua perspectiva!!
Você vai enxergar aquilo em que se focar
No clássico vídeo experimental chamado “O gorila invisível”, criado pela Universidade de Harvard em 1999, seis pessoas usando camisetas pretas e brancas trocam passes de basquete. Uma voz pergunta ao espectador para contar quantas vezes as pessoas de camisetas brancas passam a bola.
Simples, certo?
Metade dos que assistem o vídeo deixam de ver algo muito, muito óbvio – um gorila. Sim, alguém fantasiado de gorila passa pelo meio dos jogadores, olha para a câmera claramente, bate no peito e depois sai da tela. Metade das pessoas está tão ocupada contando os passes dos jogadores de camiseta branca que não percebe o gorila. Quando o vídeo pergunta: “Você viu o gorila?”, elas dizem: “O quê?? Espera aí, que gorila?!”
Aquilo em que nos focamos muda o que observamos ao nosso redor. Vamos perceber mais e mais aquilo em que nos concentramos; ou, ao contrário, vamos notar menos e menos aquilo que não queremos enxergar.
Na pesquisa para o meu livro The Kindness Challenge (O desafio da bondade), descobri que essa é uma das principais causas de estresse desnecessário na nossa vida, e uma das maneiras que nos foram concedidas por Deus para superá-lo. Enquanto nos concentramos nas coisas que nos incomodam ou nos irritam – ora, você já adivinhou! – muitas vezes perdemos completamente de vista coisas boas e maravilhosas que poderiam mudar nossos sentimentos. Deixamos de ver o gorila! É tão comum, quando estamos preocupadas com as dificuldades do nosso casamento, frustradas com um filho adulto, com a bagunça de um colega de quarto, ou com o nosso maldoso colega de trabalho, essa coisa negativa parece enorme aos nossos olhos. Pensamos nela, refletimos sobre ela, expressamos a nossa frustração com ela, e nem sequer enxergamos as coisas espetaculares que acontecem ao nosso redor.
No entanto, ao nos concentrarmos em “tudo o que for amável” – as coisas boas e verdadeiras que gostamos e apreciamos – vamos notar que percebemos essas coisas com mais frequência. E ao fazermos, nossas preocupações negativas não vão parecer tão grandes.
Vamos supor que, ao invés de perguntar por que seu marido encheu a máquina de lavar louça daquele jeito (outra vez!), você lhe dá um abraço e o agradece por limpar a cozinha. O que vai acontecer com os seus sentimentos? Você vai se sentir melhor! E enquanto você procura mais uma coisa para elogiar... e outra e mais outra... você vai descobrir que nem se importa mais com aquilo que te irritou tanto. Ao contrário, você vai começar a sentir gratidão por muitas coisas que antes nem percebia.
É uma mudança de foco que Deus nos pede para fazer, porque Ele sabe que isso exerce grande impacto.
Mude a sua perspectiva!!
(Fonte: Autor Shaunti Feldhah- youversion -Fonte da imagem: Pixabay.com)
0 comentários: