As raízes da Solidão

21:43 Irismar Oliveira 0 Comments

Lutando contra a solidão

Amorita Weaver

O que é solidão e por que isso importa?

Você já se sentiu abandonado, isolado, sem um amigo no mundo ou abandonado? Talvez você esteja em uma época em que esta é a sua realidade. Ou talvez você tenha um ente querido lutando para superar o desespero da solidão.

Junte-se a mim para aprender sobre a solidão e nossa necessidade inata de comunidade e companheirismo.

Os diferentes tipos de solidão:

1. Solidão emocional: a sensação de estar sozinho.

A solidão emocional pode estar presente quando você está com outras pessoas ou quando está fisicamente sozinho.

  • Isso pode se apresentar como um isolamento interno no qual sentimos que estamos com as pessoas, mas não com alguém com quem temos um relacionamento seguro e familiar.
  • Isso pode estar relacionado a um emprego, escola/academia, militar, novo ambiente ou uma temporada de mudança.


2. Solidão física: estar fisicamente sozinho.

Talvez você seja uma dona de casa, em um ambiente acadêmico rigoroso, uma viúva, uma neira vazia, aposentada, sofrendo de doença ou em um ambiente de trabalho isolado.

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais. Pense em um momento em que você se sentiu solitário e o que você acredita ter sido a causa dessa solidão.

Permita-me compartilhar sobre minha própria experiência em vários domínios.

  • Na escola de enfermagem: Eu me senti sozinha e como se ninguém no meu círculo pudesse entender o que eu estava passando - a quantidade de estresse mental e fadiga, o nível de expectativa colocado em mim mesma - e a solidão física que escolhi porque precisava estudar com o mínimo de distrações.
  • Navegando na mudança de ter um recém-nascido e uma criança: Senti que ninguém entendia ou via as coisas da minha perspectiva. Ou percebi o quanto eu pensava que estava me sacrificando - mentalmente, fisicamente e emocionalmente - tudo para simplesmente manter todos alimentados e com roupas limpas.

Raízes da solidão

Agora, vamos desenterrar as raízes. Existe um tema recorrente quando você experimenta solidão?

Permita-me dissecar qual foi o tema recorrente em minha experiência.

Quando senti como se estivesse sendo mal compreendido e não validado - como se ninguém pudesse entender de onde eu estava vindo, o que estava sentindo ou quanto desespero emocional eu estava - respondi desenhando uma caixa em torno de mim e me isolando ainda mais. Portanto, a solidão incita mais solidão.

Em épocas ou circunstâncias de solidão, nossos pensamentos tendem a se voltar para dentro, alimentando o terreno fértil de emoções e pensamentos já desesperados. Isso eventualmente nos leva a desenvolver uma mentalidade de vítima.

Espere! O que acabei de compartilhar soa como uma espiral descendente - porque é. Amigo, deixe-me contar uma boa, ótima notícia:

Deus, em Sua infinita sabedoria, nos criou para a comunidade. E melhor ainda, vemos o modelo de companheirismo e comunidade de Jesus ao longo de Seu ministério. Mais sobre isso mais tarde. Por enquanto, medite em Gênesis 2:18 e console-se em saber que nosso Pai Celestial deseja que experimentemos uma comunidade profunda e significativa com outras pessoas e com Ele.

"Ora, disse o Senhor Deus: "Não é bom que o homem esteja só; Farei dele uma ajudadora [alguém que o equilibra - uma contraparte que é] adequada e complementar para ele." - Gênesis 2:18 AMP

0 comentários:

20:19 Irismar Oliveira 0 Comments


 Revestindo-se da Nova Identidade

Texto do Ministério Chama


Leitura Bíblica: 

Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. Efesios 4:24

Viver na nova identidade que temos em Cristo significa permitir que nossa vida seja transformada pela verdade de Deus. É um ato contínuo de fé, onde nos despimos das antigas mentiras e nos revestimos das verdades eternas que Deus declara sobre nós.



Quando abraçamos nossa nova identidade, começamos a viver de acordo com o propósito que Deus tem para nós, experimentando a vida abundante que Ele prometeu. Essa nova identidade não só nos guia em nossa jornada espiritual, mas também nos dá a força e a clareza para enfrentar os desafios da vida.


Pergunta para reflexão: Como você pode, diariamente, se revestir da nova identidade que Deus te deu? Como essa nova identidade pode transformar sua vida e seus relacionamentos?


Oração: Senhor, ajuda-me a viver plenamente na nova identidade que Tu me deste. Que cada dia seja uma oportunidade para me despir do velho e me revestir do novo, vivendo em justiça e retidão. Que minha vida reflita Tua verdade e amor em tudo o que faço. Amém.



0 comentários:

Deus guiando duas mulheres por um caminho de restauração e frutificação.

08:20 Irismar Oliveira 0 Comments


 

Devocional no livro de Rute

Dia 01 - Longe de Casa

Texto de Brittany Rust

Você já se perguntou se Deus está trabalhando em sua vida? Eu já, muitas vezes, e então me lembro do livro de Rute. Não vemos milagres ou intervenção divina do Céu; vemos Deus sutilmente trabalhando ao guiar as duas mulheres por um caminho de restauração e frutificação.

O livro de Rute começa com a história de uma família que vive em Belém. Eles estão morando em uma cidade conhecida como a casa do pão, mas há fome. O escritor não nos conta muito sobre as circunstâncias da família; começamos quase imediatamente com eles viajando para a terra de Moabe. Desde o início, a nação de Moabe era de imoralidade. No entanto, Elimeleque tomou a decisão de desarraigar sua família da casa do pão para viajar para uma nação estrangeira cheia de pecado.




Não vamos muito longe no capítulo 1 antes de encontrarmos uma aplicação vital para nossas próprias vidas. Quando enfrentamos tempos difíceis, não devemos confiar na compreensão humana ou tomar o caminho mais fácil; devemos buscar a Deus para Seus propósitos. Elimeleque não perguntou a Deus qual era a Sua vontade, nem confiou em Deus. Em vez disso, ele arrancou sua família do lugar onde o povo de Deus morava para viver em um país perverso, onde não haveria lugar para adorar a Deus e nem comunhão com outros crentes.

Ironicamente, Elimeleque partiu para escapar da morte, mas ele e seus filhos encontrariam exatamente isso dentro de uma década. Sua má decisão não só o afetou negativamente, mas afetou também toda a sua família. Devemos chegar à conclusão de que as escolhas que fazemos na vida afetarão os outros.


Uma vez que Elimeleque agiu sem buscar a vontade de Deus, ele não tinha mais a capacidade de distinguir entre o certo e o errado. Ele permitiu que seus filhos se casassem com mulheres moabitas que não conheciam a Deus e permitiu casamentos sob jugo desigual. Com uma má decisão, Elimeleque afastou sua família das coisas de Deus. É importante que você e eu busquemos a vontade de Deus em vez de fazer o que achamos melhor. Uma má decisão pode nos levar a uma série de más decisões.


A boa notícia é que Deus restaura e Deus é bom. Não vemos somente uma família destruída com uma decisão. Deus ainda não terminou.


Como povo de Deus, temos a oportunidade única de conhecer Sua vontade e viver sob Sua proteção. Há momentos em nossa vida em que a tempestade atinge. É nessas épocas que podemos buscar Sua vontade e confiar Nele, ou podemos confiar em nosso próprio entendimento e tomar a decisão que acharmos melhor. Em última análise, o plano de Deus para nós é melhor do que o nosso.


0 comentários: