O Inverno Vem Antes da Primavera

13:14 Irismar Oliveira 1 Comments



O Inverno Vem Antes da Primavera


Texto: Isabella Barros Gama

A primavera é uma estação com um clima agradável. Os dias são mais longos e as noites mais curtas. É uma fase alegre, muito colorida, em que as flores desabrocham. Há um renascimento da flora e um aumento da fertilidade da fauna. 


O verão é a estação mais quente do ano. Há chuvas fortes, mas curtas. Geralmente, associamos o verão às férias e ao descanso. As árvores ficam verdes e carregadas de frutas.


No outono, as noites são mais longas do que os dias. As temperaturas ficam mais amenas, os ventos mais fortes e as árvores perdem as folhas. Mas essa é a estação da colheita. Os frutos ficam maduros e caem, permitindo que estoquemos alimento para o inverno. 



No inverno, os dias são curtos e as noites longas. Sentimos mais fome, porque nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos. Nossa imunidade e fertilidade diminuem. Algumas doenças e dores têm maior incidência nessa época. Em algumas regiões há neve, que é escorregadia e dificulta a movimentação. Não que alguém queira ficar do lado de fora no frio!


Parece que nem os animais gostam do inverno. Alguns deles entram em hibernação para não terem que passar por essa etapa. Você também hiberna durante os invernos de sua vida? Ou você é como as aves, que migram para uma região mais quente nessa época?


Geralmente, quando enumeramos as estações, começamos com a primavera e deixamos o inverno por último. Colocamos o inverno como a fase derradeira e final, mas ele antecede a primavera. 


Não há primavera sem o inverno! Quando tentamos apressar a chegada da primavera, acabamos desequilibrando todas as demais estações! O aquecimento global torna a temperatura mais amena, mas prejudica todo o ciclo da natureza. 


Para o processo se completar, é preciso passar por todas as etapas. Fugir, evitar, ignorar, resistir ou procrastinar uma estação trará consequências futuras. No tempo em que precisarmos, teremos que lidar com a escassez.


Quando reconhecemos que cada estação tem seu propósito, não desprezamos umas e valorizamos outras, mas nos preparamos e aprendemos a extrair o máximo de cada uma delas. Durante a primavera, aproveite a fertilidade e plante sementes! Durante o verão, descanse e comemore suas vitórias! Durante o outono, colha o que plantou! Durante o inverno, recolha-se, reflita sobre o que precisa ser mudado e deixe Deus operar a transformação necessária! Quando cada estação completa seu ciclo, há abundância! 


 

Você também pode gostar

Um comentário: