Como tratamos nossos pais na velhice?

08:03 Irismar Oliveira 3 Comments

Deus por sua bondade cuida de todas as fases de nossas vidas. Como filhos nos confiou aos cuidados dos nossos pais para zelar por nossas vidas, como pais nos deixou debaixo de uma ordem dada aos nossos filhos: "Honra teu pai e tua mãe". Mas sabemos que assim como muitos pais não zelam por seus filhos, existe muitos filhos que desprezam seus pais principalmente na velhice. Precisamos entender que ambos são mandamentos do Senhor.
Quero deixar dois texto para nossa meditação quantos ao que temos feito ou fazeremos  com nossos pais, principalmente na velhice. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6: 7
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7: 12
 

Veja essa pequena ilustração de como um filho tratava seu pai

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. Seu filho o levou para morar com ele após a morte de sua mãe. Ele morava só no interior e toda a vizinhança achou bastante digna a atitude do filho em querer proteger seu pai.
As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante. A família comeu junto à mesa. Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora: "Nós temos que fazer algo sobre o vovô", disse o filho. "Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão".
Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira.
Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.
O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, "O que você está fazendo"?
Da mesma maneira dócil, o menino respondeu "Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer".
O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito.
Aquela noite o marido pegou a mão do vovô e com suavidade o conduziu atrás da mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tivesse sujado.

Você também pode gostar

3 comentários:

  1. É, a palavra de Deus diz que devemos amar nossos pais para se prolonguem nossos dias na terra!

    ResponderExcluir
  2. Um dos mandamentos é "Honrar pai e mãe" e o que vemos é esse desrespeito, banalizar o idoso como coisa descartável, simplesmente absurdo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Amigo você falou uma palavra forte e verdadeira nos nossos dias, muitos filhos fazem de seus como algo descartável. Obrigada amigo por sua participação.

    ResponderExcluir