Um Templo ou um Teatro?

14:29 Irismar Oliveira 4 Comments





Charles Haddon Spurgeon (1834-1892)

Os homens parecem nos dizer: “Não há qualquer utilidade em seguirmos o velho método, arrebatando um aqui e outro ali da grande multidão. Queremos um método mais eficaz. Esperar até que as pessoas sejam nascidas de novo e se tornem seguidores de Cristo é um processo demorado. Vamos abolir a separação que existe entre os regenerados e os não-regenerados. Venham à igreja, todos vocês, convertidos ou não-convertidos. Vocês têm bons desejos e boas resoluções: isto é suficiente; não se preocupem com mais nada. 


É verdade que vocês não crêem no evangelho, mas nós também não cremos nele. Se vocês crêem em alguma coisa, venham. Se vocês não crêem em nada, não se preocupem; a ‘dúvida sincera’ de vocês é muito melhor do que a fé”.


Talvez o leitor diga: “Mas ninguém fala desta maneira”. É provável que eles não usem esta linguagem, porem este é o verdadeiro significado do cristianismo de nossos dias. Esta é a tendência de nossa época. Posso justificar a afirmação abrangente que acabei de fazer, utilizando a atitude de certos pastores que estão traindo astuciosamente nosso sagrado evangelho sob o pretexto de adaptá-lo a esta época progressista.

O novo método consiste em incorporar o mundo à igreja e, deste modo, incluir grandes áreas em seus limites. Por meio de apresentações dramatizadas, os pastores fazem com que as casas de oração se assemelhem a teatros; transformam o culto em shows musicais e os sermões, em arengas políticas ou ensaios filosóficos. Na verdade, eles transformam o templo em teatro e os servos de Deus, em atores cujo objetivo é entreter os homens. Não é verdade que o Dia do Senhor está se tornando, cada vez mais, um dia de recreação e de ociosidade; e a Casa do Senhor, um templo pagão cheio de ídolos ou um clube social onde existe mais entusiasmo por divertimento do que o zelo de Deus?
Ai de mim! Os limites estão destruídos, e as paredes, arrasadas; e para muitas pessoas não existe igreja nenhuma, exceto aquela que é uma parte do mundo; e nenhum Deus, exceto aquela força desconhecida por meio da qual operam as forças da natureza. Não me demorarei mais falando a respeito desta proposta tão deplorável. 


(Série de artigos da : Editora Fiel, disponibilizados pelo projeto Spurgeon) http://www.projetospurgeon.com.br/


Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Uma mensagem forte e atual. Que Deus levante homens e mulheres nesse abençoado pais que se movam pela sua palavra e não pela influencia do mundo e suas estratégia. Muitos de nós não queremos usar os métodos de Deus porque acreditamos que estão ultrapassado, demoram e não funcionam, não dizemos de boca mas com as atitudes. Paul Washer disse uma grande verdade "Muitos cristãos não acreditam que a Bíblia é suficiente"

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente hoje, a igreja contemporânea, exige de nós Cristãos muita vigilância, sofremos dias maus: Teologia da Prosperidade, Heresias, Misticismo, Idolatria, Falsos Profetas e Lobos revistados em pele de cordeiros, pastores tosquiadores que sobem nos púlpitos e manipulam as ovelhas em cenas teatrais, profissionais televisivos, animadores de auditórios proliferando males a igreja, indo contra mão do puro e simples Evangelho de Jesus Cristo, que infelizmente já sentimos os reflexos na sociedade em geral.
    Este teatro gospel que enche os bancos e cadeiras das igrejas, enche os gazofilácio, grandes templos luxuoso enfim...
    Parabéns irmã pela coragem de trazer a tona o contexto em que vivemos, temas como este sabe que não agrada a maioria, mais tenha certeza que agrada o Reis dos Reis, e sua consciência certamente estará em Paz.
    Deus te abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  3. A igreja sem dúvida alguma é um teatro, onde os atores em muitos momentos, esquecem que estão contracenando e deixam a máscara cair.
    O teatro reflete menos o mundo na igreja, porém, diz algo a mais sobre o verdadeiro caráter daquele que se diz crente.

    ResponderExcluir
  4. Como a Ruth disse: "Quando a igreja vai parar de entreter os bodes e começar a alimentar as ovelhas."?

    ResponderExcluir