Sossegai

10:07 Irismar Oliveira 13 Comments


Ontem postei “você pode dormir enquanto os ventos sopram em sua vida”? À noite lembrei-me de um hino que cantei quando era adolescente (entre nós, faz um bom tempo), do cantor cristão 254, Sossegai. Procurei a letra e comecei a cantar (só posso cantar sozinha) senti vontade de chorar, na minha buscar pela letra encontrei a historia da autora do hino Mary Ann, que vou compartilha com vocês a letra e a historia desse hino.

 

A história do hino  " Ó Mestre o Mar se revolta".

Mary Ann Baker, a autora deste lindo hino nasceu em 16 de setembro de 1831. A tuberculose ceifou a vida dos seus pais e deixou-a órfã em tenra idade. Moravam em Chicago com a irmã e o irmão. Esse, um moço de excepcionais qualidades de caráter, começou a sofrer efeitos desta terrível doença. Das suas escassas economias, as duas irmãs conseguiram recursos para que ele viajasse à Flórida, na esperança de que no clima mais ameno começasse a melhoria. Não lhes foi possível acompanhá-lo. “Tudo em vão. Em poucas semanas o mal se agravou e o rapaz faleceu, longe do aconchego da família.” Não havia dinheiro para as irmãs irem ao seu enterro, nem para transportar o seu corpo para Chicago. Mary escreveu sobre esta experiência assoladora:
“Embora nosso choro não fosse ‘como outros que não têm esperança’ e embora tivesse crido em Cristo desde menina e desejasse sempre viver uma vida consagrada e obediente, tornei-me terrivelmente rebelde a esse desígnio da divina providência. Disse no meu coração que Deus não amava a mim, nem aos meus. Mas a própria voz do meu Mestre veio aclamar a tempestade no meu coração rebelde e me trouxe a calma de uma fé mais profunda e uma confiança mais perfeita.”
Foi logo depois desta maçante experiência que o Dr. Horatio Palmer solicitou a Mary Ann o preparo de um grupo de hinos sobre os assuntos das lições da Escola Bíblica da sua igreja Batista. “Um dos temas era Cristo Acalmando a Tempestade. Esta lição expressou tão vividamente a minha experiência, que este hino foi o resultado”
Nas palavras da inigualável hinóloga Henriqueta “Rosinha” Braga, a experiência de Mary Ann não apenas permitiu-lhe narrar com felicidade a passagem bíblica; mais do que isto, capacitou-a a expressar a profunda fé na atuação do Mestre, quando estamos prestes a submergir nas dificuldades, tristezas e impasses em que a vida nos enreda.
Imediatamente, o próprio Dr. Palmer escreveu a música para o hino, que tem beneficiado a muitos com a sua mensagem de fé. Publicou-o na sua coletânea Songs of Love for the Bible School(Cânticos de Amor para a Escola Bíblica), em 1874.
Depois disto, Mary Ann se empenhou de corpo e alma à União de Mulheres Cristãs Pela Temperança. Neste ministério teve oportunidade de observar, bem de perto, o sofrimento de irmãs, esposas e mães de alcoólatras cujas vidas naufragaram pelo degradante vício de beber. Depois de chorar com muitas destas mulheres ao lado da sepultura destes seus entes queridos, ela testificou: “Tenho chegado a sentir gratidão pelas doces memórias do meu irmão. O caminho de Deus é o melhor”.
Ao saber que seu hino também estava sendo uma grande benção em outros países. Mary Ann Baker disse: “Me surpreende muito que este humilde hino tenha atravessado os mares e sido cantado em terras bem distantes para a honra do nome do meu Salvador”.
Este hino logo foi incluído em outras coletâneas, Nos Estados Unidos, tornou-se tão amado que, em 1881, quando o Presidente Garfield foi baleado, ficou entre a vida e a morte, e finalmente morreu, este hino foi usado repetidamente em cultos em sua homenagem. Foi neste ano que a autora também faleceu.
Sankey incluiu este hino em Sacred Songs and Solos (Cânticos e Solos Sacros-1881), que o difundiu ao redor do mundo. Provavelmente foi deste hinário que o saudoso missionário William Edwin Entzminger o traduziu para o português em 1903 e o incluiu no Cantor Cristão. Esta bela tradução, muito fiel à letra original, fez com que o hino se tornasse um dos favoritos dos evangélicos brasileiros.
Fonte : http://musicaeadoracao.wordpress.com

Letra do hino:  Ó Mestre, o mar se revolta

Ó Mestre! O mar se revolta:

As ondas nos dão pavor:
O céu se reveste de trevas:
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir.
Se a cada momento nos vemos,
Sim, prestes a submergir?
Coro  “As ondas atendem ao meu mandar:
Sossegai!
Seja o encapelado mar
A ira dos homens, o gênio do mal:
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! — sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!”
 Mestre, quão grande tristeza
me quer hoje consumir.
E a dor que perturba minha alma,
Te implora "Vem me acudir!"
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me fará sair?
Pereço, pereço, oh Mestre
Te rogo: vem me acudir!
Mestre chegou à bonança,
Em paz vejo o céu e o mar!
O meu coração goza calma
Que não poderá findar.
Fica comigo, oh! Meu Mestre,
Dono da Terra e Céu,
E assim chegarei bem seguro
Ao porto, destino meu.

Quero destacar o coro desse hino, pois nesta parte mostra o Senhor respondendo ao seu clamor por se achar naufragando.  

O Senhor responde
As ondas atendem ao meu mandar:
Sossegai!

 O Senhor enumera alguns inimigos
Seja o encapelado (agitação) mar
A ira dos homens, o gênio do mal:

E diz 

Tais águas não podem a nau (Antiga embarcação a vela) tragar (engolir)

O Senhor  fala  por que  a nau  não será tragada

O Rei do Céu está dentro dela.
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! — sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!”
Se um dia a tempestade vier, lembre-se O Rei do Céu e mar está dentro do barco.

Você também pode gostar

13 comentários:

  1. Oh Glória

    esse é o Deus da minha vida, da minha salvação...
    aonde menos espero , Ele fala comigo!
    Deus abençoe
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Conheço o hino já o cantei várias vezes, mas desconhecia a sua história. Muita paz minha irmã.

    ResponderExcluir
  3. Amada,

    parabéns, parabéns.
    meu coração transborda de alegria ao tomar conhecimento que melodias dos céus ainda fazem tremer os santos cá na terra.

    Que o Senhor seja louvado.

    Apenas um detalhe, a letra começa com a súplica desesperada ao Mestre:
    ó, Mestre o mar se revolta...

    mais uma vez que o Senhor seja louvado.

    ResponderExcluir
  4. Paulo,muito obrigada pela visita e pela dica, já fiz a correção.

    ResponderExcluir
  5. Amiga Irismar,
    Aprendemos com a tempestade: Quantos de nós nos assemelhamos aos discípulos quando estamos atribulados? Achando que Deus nos abandonou, que não se importa conosco e ainda: Sequer conseguimos enxergar que existem "outros barquinhos". Outras pessoas que atravessam problemas semelhantes aos nossos e até bem piores. Tudo que vemos é : "água no barco, embarcação afundando, altas ondas e ventos impetuosos".
    Nossa vida é assim. Como aquele mar da Galiléia. Ora os apóstolos passavam de uma margem a outra, pacificamente. Ora, turbulentamente. Ora Pedro caminhava sobre as àguas, ora afundava. Quando Pedro afundou? "Quando sentiu o vento forte" Mc 14:30. Deixou de olhar para Jesus, que estava de braços abertos a lhe esperar.
    O exemplo de Paulo e Silas, entoando hinos na prisão, é poderoso para todo cristão (At 16:25). O que se viu, "no meio da tempestade" que enfrentavam, foi milagre. Milagre para eles e para "os outros barquinhos". Todos os presos, tiveram o cárcere aberto. Ali, houve salvação! Todo o mar se acalma quando Jesus ordena.
    abçs e feliz natal!
    Marivan

    ResponderExcluir
  6. Todos enfrentamos tempestades, mais ele nos ampara nessas horas revoltas.
    "Convosco estou para vos salvar:
    Sim, sossegai!”"
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  7. Meu amado irmão Marivan, muito obrigada por enriquecer essa postagem com seu abençoado comentário. A certeza do nosso livramento é porque ele esta dentro do barco, glórias a Deus por isso. Um bom dia

    ResponderExcluir
  8. Príncipe é verdade todos passamos por lutas e tribulações, Deus em sua bondade promete nos livrar de todas. Muitas são as aflições do justo mais o Senhor o livra de todas. Por isso que podemos louva-lo porque isso lhe é agradável. Davi disse: Louvarei ao Senhor em TODO tempo, o seu louvor estará continuamente em meus lábios.Salmo 34

    ResponderExcluir
  9. Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse... E eu Muito Obrigado por seu post que li nesta madrugada e traz uma palavra de conforto e posso também dizer: E assim chegarei bem seguro
    Ao porto, destino meu.
    Paz e Graça

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Charles!! Fico feliz por você ter sido abençoado. Esse hino é uma palavra tremenda para os nossos corações!!!Gosto da parte onde diz Tais aguas não podem a nau tragar porque, vela o Rei do ceu e mar, pois TODOs ouvem o meu mandar, sossegai!!! Glórias a DEus Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Querida irmã, o blog da Pr. Nana me levou ao teu e não tem coincidência na vida dos filhos de Deus, Deus prepara sempre uma provisão um consolo, que bencão o teu blog!!!!!continue assim.
    Beijos Sandra Rut
    quando puder visite o meu blog
    ministerioinfantil5re.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Meus irmãos, eu estava perdida nesse mar sem remos e lemes... sou um figlio pródigo. O mestre me trouxe de volta e todos os dias quando oro as lágrimas escorrem pelo meu rosto. Esse hino, pra mim, tem "cheiro e sabor" da minha infância na igreja, ainda não sabia reconhecer esse amor do Senhor para conosco. Hoje, percebo e sinto o quanto Jesus me acompanha na mia viagem nesse mar agitado que é a vida. Amem!

    ResponderExcluir