Livre para prosseguir...

09:14 Irismar Oliveira 10 Comments



Livre do passado para desfrutar o presente

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim” Filipenses 3:13b


Por Irismar Santos

Muitas pessoas são vitimas do seu passado vivendo presas ao que lhes aconteceu. O passado pode ter uma influencia negativa em nossas vidas tenha  ele sido bom ou ruim
Passado ruim: são experiências dolorosas como tragédias, traições, decepções, injustiças, ou atitudes que tomamos que nos arrependemos depois. Essas situações passam, mas deixam em algumas pessoas marcas profundas que as tornam pessoas tristes, amarguradas e revoltadas.
Passado bom: são momentos bons, maravilhosos, experiências marcantes, mas como tudo passa esses momentos também passaram, mas para algumas pessoas também é difícil soltar às cordas dos momentos bons, e as marcas deixadas por esses momentos são: pessoas saudosistas, melancólicas, tristes, desmotivadas e fechadas para algo novo.
Não podemos ignorar o nosso passado, sejam os momentos bons ou ruins, é uma coisa que não podemos negar, pois passamos foi real. Agora, uma coisa que precisamos ver em relação ao passado é se ele está influenciando negativamente o nosso presente, não permitindo viver o hoje, ai, precisamos tomar uma atitude de soltá-lo, pois no presente no dia chamado hoje, novas coisas estão acontecendo e elas não serão percebidas nem desfrutadas se estivermos presos ao passado. Já fui bombardeada varias vezes por adversidades, injustiças, traições e houve momentos que fiquei paralisada por aquilo que aconteceu, não sabia os danos que aquilo estava me fazendo, até que um dia reunida com um grupo de irmãs onde estavam conversando ,sorrindo, brincando uma com as outra, mas parecia que eu não estava ali, aquele momento não me atingia, não conseguia viver aquilo e essa situação me perturbou, nesse momento senti Deus falar ao meu coração e abri meus olhos espirituais, ele mostrou como eu estava vivendo: vi-me dentro de um cubo de gelo congelada desde o dia da tragédia, fazia mais de um ano que aquilo tinha acontecido, estava conservada no passado e isso fazia com que não desfrutasse do presente, estava presa, mas graças a Deus naquela noite, aquele cubo foi quebrado e eu sair para Glórias de Deus.   
Paulo escreveu aos Filipenses 3:13, “Irmãos, não que eu em mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim”.
Paulo nesse versículo mostra duas atitudes em relação ao
Passado: esquecer
Presente: avançava, para atingir o seu alvo que faz parte do Futuro.  Uma das armas que satanás usa para nos impedir de prosseguir e fazer com que foquemos o passado, pois ele tem como objetivo nos desviar do principal alvo de nossas vidas. Em 2 Coríntios 4:16-18, Paulo dá outro conselho: “Portanto, não desanimemos, mas se o nosso homem exterior se corrompe, o interior se renova dia a dia. Pois a nossa leve e temporária aflição produz para nós um peso eterno de gloria excelente. Nós não fixamos o olhar nas coisas que são vistas, mas nas que não são vistas, pois as que são vistas são temporárias, e as que não são vistas são eternas”.
Podemos dizer: as lutas, as feridas, as traições, as decepções, as alegrias, os momentos bons são temporárias e tudo isso vai passar, mas a gloria excelente de Deus é eterna. Que possamos aprender o que diz o autor da carta aos Hebreus 12:1, 2, “Deixemos de lado todo peso e pecado que fortemente nos envolve e corramos, com perseverança, a corrida que nos está proposta. Olhando firmemente para Jesus, o Autor e consumador da nossa fé. Precisamos aprender que não podemos mudar o nosso passado nem o que nele aconteceu, mas podemos com a graça do nosso eterno pai, esquecer das coisas que ficaram para trás e prosseguir para o alvo, pois a palavra de Deus nos orienta a sermos livres do passado, desfrutar do presente e avançarmos para o futuro.

Aprendi que TUDO passa e que tudo tem seu tempo, nada é eterno o único eterno é Deus e a sua Palavra. “Se você passou por momentos difíceis e hoje eles estão tão presente como quando aconteceu, quero deixar uma frase que diz o seguinte “Deus deseja que eu leia o meu passado como um livro de historia, não como uma profecia do meu futuro”, e Rm 8:28,” Sabemos que Todas as coisas (traições, adversidades, tristezas, injustiças, maldades, calunias) Cooperam para o bem daqueles que ama a Deus e foram chamados segundo seu propósito” Lamentações 3:21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

Se você viveu momentos maravilhosos, desfrutou de grandes amizades e eles ficaram para trás e hoje a única coisa que lhe resta é saudade, deixo Eclesiastes 3:1 “Tudo tem seu tempo próprio, e há momento adequado para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de chorar, e tempo de rir, tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar”, em Isaias 43: 18,19 Deus falou para Israel” Não vos lembrei das primeiras coisas, nem considereis as antigas. Eis que eu faço uma coisa nova, agora germinará, não a percebeis? Eu coloquei um caminho no deserto, e rios em lugar desolado”. Que Deus nos ajude a romper com as coisas velhas, a trocar o velho pelo novo, pois as suas misericórdias se renovam a cada manha.

Você também pode gostar

10 comentários:

  1. pastora irismar abençoada de DEUS , olha, todos os dias leio suas mensagens , amo todas , mais essa mensagem foi direta no meu coração ,poxa como o senhor te usa pra ecrever mensagens tão lindas , e eu não posso deixar de levar pra igreja, hoje eu dirjo o culto de oração , temos uma pequena infermidade , voltada pra esse assunto , hoje mesmo quero abençoar meus irmãos levando sua mensagem ,, posso? beijos tenho orado sempre por vc .

    ResponderExcluir
  2. Só quando perdoamos a nós mesmos e aos que nos causaram o MAl....É que nos libertamos das correntes do passado.
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir
  3. Muitos são vítimas das raizes das amarguras e deixam que elas os prendem e ficam no ostracismo do mundo. Devemos sempre estar podando essas raízes para que não façamos parte deste mundo de prisões.
    Bela mensagem amiga.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu amigo!!!! A bíblia diz que quando a raiz da amargura crescer contamina a muitos, que dizer não é só o dono mas quem esta por perto. Que possamos aprender como o apóstolo Paulo disse: Esquecendo-me das coisas que ficam para atras prossigamos LIVRES!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns deixe o ES te usar e lembre-se: Aquilo que nos une é maior do que o que nos separa!
    Fica na graça.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de seu post que tem tudo a ver com o ser humano perante Deus quando se depara como diz em sua postagem que: "Livre do passado para desfrutar o presente...
    "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim” Filipenses 3:13b" Obrigado Pastora U. p/Deus por mais este recado celestial e como diz em hino que escuto agora em seu Blog: Eu tomo Posse pelo que Deus me deu em nome de Jesus como filho seu!

    ResponderExcluir
  7. OI Charles, o apostolo Paulo nos deixa um caminho excelente para prosseguir avante sem nos deter ao que aconteceu no passado tenha ele sido bom ou ruim pois o hoje, infelizmente muitos de nós vivemos do que aconteceu e com isso não conseguímos desfrutar do hoje que é um presente que precisamo abrir .

    Mito obrigada por sua participação!!!

    Desejo uma bela semana,

    ResponderExcluir
  8. Um belo ensinamento esse, o passado como o próprio nome já diz, já passou, acabou, já era....... O negócio é bola prá frente, é levantar, sacudir a poeira e dá a volta por cima.......... Não se mexe no que fede senão...

    ResponderExcluir
  9. OI Ivan até compreender isso que já passou muitos perdem o hoje, precisamo soltar o passado tenha ele sido bom ou ruim se não o hoje nunca será desfrutado na dimensão que deve ser.
    Tenho aprendido que TUDO passa e que tudo tem seu tempo, nada é eterno o único eterno é Deus e a sua Palavra. “Se você passou por momentos difíceis e hoje eles estão tão presente como quando aconteceu, quero deixar uma frase que diz o seguinte “Deus deseja que eu leia o meu passado como um livro de historia, não como uma profecia do meu futuro”,

    Muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  10. OI Marcio, muito obrigada por sua visita e por suas palavras.

    UM bom dia

    ResponderExcluir