Crescemos ou ainda somos como criança?

09:19 Irismar Oliveira 6 Comments


A definição da palavra dependente é depender de, está subordinado ou sujeito ao outro, já a palavra Independente é o oposto, significa alguém que não depende de ninguém ou de alguma coisa.

Independência faz parte do ser humano, esse desejo começa desde criança quando começamos fazer as coisas do nosso jeito, escolher nossas roupas ou o que queremos ganhar. Até certo ponto a independência tem seu lado positivo, pois ninguém quer um marmanjo dependendo dos outros depois de velho, o perigo da independência é quando ela começa a surgir na vida espiritual. 


 Podemos ver esse pecado reinando em nossas vidas no nosso dia-a-dia, vejamos algumas coisas que praticamos que revelam nossa independência: na maioria das vezes quando um rapaz ou uma moça vão iniciar um relacionamento não oram pedindo orientação a Deus, outros quando precisam fazer uma mudança, seja de emprego ou cidade também não ora, quando chega um problema seja ele financeiro ou familiar também não pedem ajuda ao Senhor. 

Poderia enumerar muitas outras coisas aqui que mostram que não buscamos Deus nem sua orientação, pois muitos diante das adversidades, necessidades ou problemas já têm suas respostas e defensas.


Nos dias atuais será que podemos aconselhar alguém a orar para pedia orientação a Deus em qualquer área da sua vida? Alguém poderá dizer: para que orar quando recebo uma boa proposta de emprego ou sou convidado para morar em outro estado com a possibilidade de crescer um pouco na minha área? Para que orar quando o rapaz que gosto tanto fez uma proposta para ficar comigo? Os jovens podem dizer, sou jovem e preciso curtir a vida qual o problema de ficar com quem sinto desejo? Os feridos e humilhados vão perguntar, para quer orar depois de alguém ter me prejudicado, não sou tapete para as pessoas pisarem em cima de mim, quem fez comigo, só faz uma vez, os casados podem justificar, para quer orar quando meu casamento está em crise se posso ir lá fora e buscar a satisfação com outra pessoa, Deus sabe que preciso ser feliz.


Vejamos uma passagem da Bíblia que deve ser observada por nós nos dias atuais, a Bíblia diz que Israel só podia sair se a nuvem saísse, enquanto ela não se movia, eles não podiam se mover. A nuvem representava a presença de Deus no meio do seu povo, em Números 9:16-23 diz: “Assim era de continuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Mas sempre que a nuvem se levantava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam. Segundo a ordem do SENHOR, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do SENHOR se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados. E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR, e não partiam. E, quando a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo, segundo a ordem do SENHOR se alojavam, e segundo a ordem do SENHOR partiam. Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até a manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam. Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. Segundo a ordem do SENHOR se alojavam, e segundo a ordem do SENHOR partiam; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés”. Nesse texto quero destacar duas palavras, “Assim era de continuo, outra versão diz sempre era assim” e a outra é “Segundo a ordem de Deus”. Lendo esse texto vejo que havia um mover contínuo e sujeito a vontade Deus, não um mover baseado nas suas necessidades e vontades. Israel contava também com a arca da aliança entre eles, a “arca era o meio de comunicação entre Deus e seu povo, além dela ser o meio de comunicação ela ia à frente para fornecer descanso para eles,” E eles partiram do monte do Senhor, caminho de três dias; e a arca da aliança do Senhor ia á frente deles, caminho de três dias, para encontrar um lugar de repouso para eles”. Números 10:33, Israel tinha que aprender a confiar em Deus. Podemos dizer, hoje, mas nos não temos a nuvem e a arca entre nós, a bíblia diz que o que aconteceu no passado era sombra do real, hoje vivemos numa aliança superior ao do passado, 1 Coríntios 6: 19” Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tende da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos”? Hoje Deus não esta no nosso meio ele está dentro de nós, somos templo e morada do seu Espírito e temos a sua Palavra que contém suas promessas e mandamentos. 


Faço uma pergunta por que hoje deve ser diferente com a igreja do Senhor Jesus? Quem nos liberou para agirmos por conta própria? Será que já crescemos o bastante para andarmos sozinhos? Vamos pensar qual foi a ultima vez que pedimos orientação a Deus para as decisões do dia-a-dia? Será que hoje não estamos sofrendo as conseqüências da nossa Independência? Será quem não precisamos aprender esse principio de buscar o Senhor em todo tempo ou estamos apresados de mais para esperar sua resposta? Que possamos nos mover quando Deus se mover, que possamos deixar a sua Palavra que sempre tem uma palavra para nós não importa o que estivermos passando prepara um lugar de descanso em Hebreus 4: 1-4 diz que os que crêem entram no descanso de Deus, quando um coração é controlado pela Palavra de Deus, os seus passos são firmes e certos, salmo 37:31.

( Autora: Irismar Oliveira)

***



Você também pode gostar

6 comentários:

  1. oiiii gostei muito do seu blog tambem....e obrigado por ter gostado do meu tambem....fique c Deus e saiba que gostei muito de vc....fique na paz de Deus...ate mais amigas em cristo jesus

    ResponderExcluir
  2. “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. [Mateus 6.33]”
    Eu creio que quando Jesus expressou estas palavras foi muita além do que nos lançarmos as nossas ansiedades, as nossas preocupações em problemas pessoais e de ordem financeiras, vai muito além disto.
    Buscar o Senhor Jesus de todo o seu coração em primeiro lugar, dando supremacia, o seu Reino e sua justiça, nada menos é ser totalmente dependente dELE!
    Nós como Cristãos, não pertencemos mais a este mundo, não temos mais domínio sobre nós, somos dELE e servimos a ELE, como discípulos, dando louvores, graças e dando frutos do espírito.
    Ser Cristão é se renunciar é ser totalmente dependente de Cristo.
    A igreja contemporânea (os membros) são totalmente dependente de Cristo?
    Obrigado pelas palavras irmã, Deus Te Abençoe...

    ResponderExcluir
  3. Amém Carlos, como você disse: ser cristão e viver renuncia.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada,Senhor, pela vida da irmã Irismar! Te amo, Amado de minha alma! A Ti o meu coração e minha alma. Muito obrigada, Pai! Muito obrigada pela Tua infinita e eterna misericórdia em nossas vidas. Muito obrigada por hoje. Muito obrigada por essa necessidade de Ti. Eu sempre precisarei de Ti, Senhor. Muito obrigada, Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  5. MInha amada, o nosso pai recebeu glorias por nossas vidas no dia de hoje!!Muito obrigada pelo carinho e por seus abençoados comentarios!!

    ResponderExcluir
  6. Hoje Deus é um mero coadjuvante. Falamos dele e dos seus feitos. Entretanto falamos de lábios, e Ele está bem distante do coração. Somente aqueles que são chegados realmente as coisas de Deus, sentem a necessidade de pedir orientação em todos os momentos. E essa falta de submissão ocorre dentro dos templos também. Homens que se julgam auto suficientes.

    ResponderExcluir