Os benefícios da banana.

11:22 Irismar Oliveira 6 Comments

Uma fruta saudável
A banana - originária da Ásia meridional, de onde se difundiu para a África e a América - é uma fruta deliciosa, nutritiva, medicinal. É ligeiramente diurética e laxativa. É um fator terapêutico em certas enterites, sendo também aconselhável aos convalescentes em geral.
Entre todas as frutas, nenhuma se compara à banana em vários aspectos. Nenhuma outra é tão apreciada pelo homem e, principalmente, pela criança. Os petizes preferem bananas a qualquer outra fruta.
É uma fruta para todas as idades, para todas as mesas, para todas as classes sociais. Crianças e velhos, sãos e enfermos, ricos e pobres, todos podem usufruir a paradisíaca. É a fruta das frutas.
Crua, assada, cozida, seca ao sol ou passada no melado, em doces, caldos ou compotas, a banana é um alimento de primeira grandeza. Deve-se, porém, preferi-la sempre crua. Transformada em farinha, dá um alimento especial, muito nutritivo, recomendado, em mingaus, às crianças pequenas e debilitadas.

Valor Alimentício
No Brasil são conhecidas mais de 30 variedades de bananas, sendo as mais comuns: nanica, prata, ouro, maçã, d'água, são-tomé, figo, da-terra, cacau, abóbora, chocolate, manteiga, etc.
O valor alimentício da banana reside principalmente no seu teor em hidratos de carbono, que vai de 20,80% na banana são-tomé a 36,80% na banana-ouro. Entre os sais minerais contidos na banana destacam-se o potássio, o fósforo, o cloro, o magnésio, o enxofre, o silício e o ferro. A banana contém as vitaminas A, B1, B2, PP (Niacina) e C.
A banana deve ser comida ao natural ou misturada, em saladas, com outras frutas. Podemos usar, também, com vantagem, os doces de banana, que devem ser preparados sem açúcar, pois a própria fruta já é consideravelmente doce, as bananas dessecadas e a farinha de banana, que são alimentos principalmente energéticos.
A banana-prata madura pode ser incluída na dieta infantil desde os 6 meses de idade. Passada no liquidificador, é incluída na mamadeira com leite, sem açúcar. O próprio adocicado da banana é suficiente para adoçar.
As frutas, saudáveis, devem substituir as nocivas guloseimas, devoradas avidamente pelas crianças. A banana ao natural é exemplo de excelente substituto para qualquer guloseima.

Resumo das Utilidades Medicinais
AnemiaA banana não é, relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, três a cinco unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.
Asma: Assar a muda pequena da bananeira-maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas. Depois espremer para obter o caldo, misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.
Chaga: Ver feridas.
Colite: Fazer algumas refeições de banana-prata madura, sem misturar com outro alimento. Pode-se, eventualmente, usar banana com iogurte natural, em refeição exclusiva.
Constipação intestinalRecomenda-se a banana-nanica (ou banana d'água ou banana-caturra). Fazer, em jejum, uma refeição com esta banana, crua, sem misturar com outro alimento.
Contusões: Proceder como indicado em inflamações em geral.
DesnutriçãoA banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja vista que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.
DiarréiasTomar o caldo do cozimento da banana-maçã verde. Pode-se também usar a banana-prata quase madura amassada, sem misturar com outro alimento. Algumas colheres de chá, da seiva da bananeira (uso interno), são também indicadas.
Disenterias: Ver diarréias.
Enterite: Proceder como indicado em colite.
Estômago, doenças doRecomenda-se a banana-prata cozida, utilizada esporadicamente na alimentação, como refeição, sem misturar com outro alimento.
Feridas agudas: Aplicar nódoa da bananeira diretamente sobre a ferida, que deve estar limpa. Observar os cuidados de assepsia.
Fígado, doenças doProceder como indicado em gota.
GotaFazer freqüentemente refeições exclusivas de banana, sem misturar com outro alimento.
Hemorróidas: Aplicar compressas locais com a seiva da bananeira.
HidropisiaO mesmo método indicado em rins, desordens dos.
IcteríciaFazer um corte no caule da bananeira-maçã, a mais ou menos um metro, e abrir uma cavidade capaz de conter um frasco, que ali se introduz para se recolher cheio no dia seguinte. Tomar à noite três goles durante três dias.
Inflamações em geral: Aplicar localmente a casca da banana (fresca, parte interna) em compressas. Renovar a cada duas horas.
Machucaduras: Ver feridas agudas.
Nefrite: Ver rins, desordens dos. Diluir a seiva da bananeira em água (três colheres de sopa da seiva para cada 100 ml de água); tomar duas ou três xícaras por dia.
NeuralgiaFazer compressas locais com a casca da banana (parte de dentro). Renovar a cada três horas.
ObesidadeOs obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana-prata (uma ou duas unidades pequenas) são indicáveis.
ParalisiaAs doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas, é adequada nesses casos como elemento dietético.
PneumoniaComer a banana ligeiramente assada, exalando seu aroma (qualquer espécie de banana).
QueimaduraProceder como indicado em inflamações em geral.
Retite: Ver colite.
Rins, doença dos: Fazer esporadicamente algumas refeições exclusivas de banana.
ÚlcerasAplica-se, com algodão, a seiva da bananeira localmente. Observar cuidados de assepsia.


Você também pode gostar

6 comentários:

  1. Essa é a fruta adoro, sempre de todas as maneiras. Muito legal sua matéria.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. A Banana deve ser boa para a visão pois nunca vi um macaco cego,
    kakakakaakka
    abçs e obrigado pela aula de propriedades da Banana,
    Marivan

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pois é amigo, mas podemos pergunta ao amigo macaco pipi,srrssr!!Um bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Irismar!

    Você entrou o mês falando da banana, do fruto amarelo e eu da cor! Não tinha visto sua postagem, mas também, neste mês, postei sobre a banana! É bom nos envolver com o lado saudável da vida, trazendo qualidade aos nossos dias! E como nosso amigo disse:'nunca vimos um macaco com problemas de visão!' Falar da natureza é falar de Deus e de tudo o que Ele fez de melhor pra todos nós!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  5. rssrsrsrrsr esse riso é pelo macaco.!! Amiga obrigada por sua particição e por seu belo comentário!!! Um bom dia

    ResponderExcluir
  6. Essa fruta... fala sério.... é espetacular! Tem vitaminas, alimenta, fica bem em vitamina, comida e sobremesa... e ainda damos de papinha aos bebes!

    ResponderExcluir