Os Benefícios do Abacaxi!

16:54 Irismar Oliveira 6 Comments


Uma fruta saudável
O abacaxi é uma fruta muito agradável, refrescante, de aroma assaz delicioso.
Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho, da família das bromeliáceas.
Bromelina – a enzima digestiva do abacaxi:
O abacaxi é bom para digestão? Seu alto conteúdo ácido faz com que muitos considerem o abacaxi como indigesto, prejudicial ao estômago ou acidificante. Muitos o utilizam incorretamente, e reclamam de azia ou queimação e mesmo aftas associadas à ingestão de abacaxi. Para certas pessoas essa fruta demonstra-se inconveniente em razão de certos distúrbios pré-existentes, sendo, nestes casos, recomendável evitá-la.
O estudo da composição química do abacaxi levou à descoberta de uma potente enzima, a bromelina (assim chamada pelo fato de o abacaxi pertencer à família das bromeliáceas). Antigamente usava-se o suco de abacaxi para "amolecer" carnes, e até hoje este suco presta-se ao amolecimento de gelatinas. Esta propriedade deve-se exatamente à bromelina, enzima capaz de desdobrar proteínas em substâncias mais simples como proteoses e peptonas. Sugerem-se pelo menos dois efeitos medicinais atribuíveis à bromelina:
1. Ação favorecedora da digestão. Pacientes com insuficiência gástrica (com baixa produção de suco gástrico ou hipocloridria) poderiam beneficiar-se com o uso de suco diluído do abacaxi sem açúcar. Pode-se tomar uns 80 ml deste suco fresco, diluído a 1/2 (metade de água), às colheradas, meia hora a dez minutos antes das refeições. É importante, porém, que este tratamento seja adequadamente aplicado. Não se recomenda abacaxi a pacientes com hipercloridria, úlcera gastroduodenal, pirose etc.
2. Doenças respiratórias produtivas (em que há produção de catarro): bronquites, gripes, pneumonias e outras patologias respiratórias acompanhadas de tosse e abundante secreção de muco podem ser tratadas com bromelina, que favorece a expectoração, pois desdobra as mucoproteínas do catarro. Há no mercado xaropes à base de bromelina.
Uso Medicinal
O abacaxi tem várias aplicações na medicina caseira, como sejam:
Bronquite - Day informa que é um dos melhores remédios contra a bronquite. Cortar em fatias, pô-las numa panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar. Depois de esfriar, retirar o suco e colocar em um vidro. Tampar bem. Tomar três a quatro colheres, das de sopa, ao dia.
Afecções da garganta - O abacaxi é também muito útil no tratamento das afecções da garganta, e mesmo na difteria. Come-se a fruta, ao natural, ou toma-se o suco, ou fazem-se gargarejos com o suco. É importante não misturar o abacaxi com outros alimentos na mesma refeição, e não se lhe deve adicionar açúcar.
Outras indicações - O abacaxi tem, outrossim, virtudes medicinais como diurético e vermífugo; combate a prisão de ventre: é desobstruente do fígado; favorece a digestão; combate todas as inflamações do tubo digestivo e auxilia na cura das febres intestinais; é conveniente no tratamento dietético da arteriosclerose e anemia; é bom contra as enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra; é muito útil em caso de cálculos renais e vesicais, e em caso de amenorréia; é bom remédio contra o reumatismo, como também contra o artritismo; emprega-se com bons resultados na hidropisia e na icterícia; é muito útil no combate à nefrite; é depurativo do sangue.
Valor Alimentício
O abacaxi é uma dádiva ao paladar, à saúde e à nutrição dos que vivem em países tropicais. Contém aproximadamente o mesmo valor calórico da laranja, porém encerra teor mais alto de carboidratos, dos quais destaca-se, em proporção, a sacarose. É rico em potássio, fornecendo também fósforo, cálcio e magnésio, entre outros minerais. Contém diversas vitaminas como a riboflavina, a tiamina, o ácido pantotênico e a niacina. Fornece um pouco de vitamina C. Apresenta em sua composição vários ácidos de fruta, como o cítrico e o málico, que no metabolismo exercem ação alcalinizante.
O abacaxi pode ser usado de diversas maneiras: ao natural, em sucos, em saladas (em mistura com frutas), em compotas, em geléias etc. Graças ao delicioso sabor e ao perfil nutritivo e medicinal que o caracterizam, o abacaxi é um complemento muito útil à nossa dieta.
Resumo das Utilidades Medicinais
Amigdalite: Gargarejos com o suco. Fazer refeições exclusivas de abacaxi.
Anemia: A acidez do abacaxi favorece, na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
Aterosclerose: Sugere-se que o uso metódico de abacaxi pode ajudar a prevenir e atenuar a aterosclerose. Passar alguns dias cada mês com dieta exclusiva de abacaxi, sem açúcar, se não houver sensibilidade excessiva a esta fruta.
Artrite reumatóide: O mesmo método indicado em aterosclerose. Quanto mais avançada a doença, maior a freqüência da dieta de abacaxi, se não houver contra-indicação ou hipersensibilidade digestiva.
Bexiga: Passar alguns dias com suco de abacaxi diluído em água sem açúcar, ou substituir refeições por este suco.
Bronquite: Ver acima tópico sobre a Bromelina.
Cálculos renais: Ver nefrolitíase.
Cálculos da bexiga: O mesmo método indicado em nefrolitíase.
Cérebro, para fortalecer o: Proceder como indicado em Memória, perda de.
Constipação intestinal: Fazer várias refeições exclusivas de abacaxi. Mastigar cuidadosamente e não pôr açúcar. Pode-se usá-lo em jejum, exclusivamente.
Depurativo do sangue: Ver Sangue, depurativo do.
Difteria: Fazer gargarejos com o suco de abacaxi. Usar esta fruta ao natural, sem misturar com qualquer outro alimento. Seguir cuidadosamente as prescrições médicas.
Digestão: Pessoas com deficiência de ácido clorídrico (hipocloridia) poderão auferir benefícios do uso adequado do suco de abacaxi. Ler tópico “Bromelina - a enzima digestiva do abacaxi”.
Dismenorréia: Ver Menstruação, distúrbios da.
Diurese: O suco de abacaxi é excelente diurético.
Febre intestinal: Em caso de febre intestinal procede-se a uma dieta de maçã e mamão (às refeições, sem misturar com outros alimentos). Como variação, pode-se tomar um pouco de suco de abacaxi diluído em água sem açúcar, às colheradas.
Fígado, desordenado: Proceder como indicado em constipação intestinal.
Garganta, afecções da: Ver amigdalite.
Hidropisia: Mesmo procedimento indicado em constipação intestinal.
Icterícia: Recomenda-se usar, longe das refeições, o suco de abacaxi. Nunca adoçar com açúcar.
Inapetência: O suco de abacaxi, sem açúcar, tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Memória, perda de: Recomenda-se empiricamente o abacaxi contra a perda de memória. Proceder como descrito em aterosclerose.
Nefrolitíase: Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos. O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.
Prisão-de-ventre: Ver constipação intestinal.
Próstata, doenças da: Proceder como indicado em constipação intestinal. Pacientes sensíveis a esta fruta podem, entretanto, não se sentir bem com esta dieta.
Reumatismo: Ver Artrite Reumatóide.
Rins, doenças dos: Em algumas doenças renais em que se busca estimular a diurese, o suco de abacaxi, usado entre as refeições, demonstra-se útil. Alguns pacientes sensíveis a esta fruta podem, entretanto, não se sentir bem com esta dieta.
Sangue, depurativo do: Alguns dias de dieta exclusiva de abacaxi apresentam este efeito. Pacientes com hiperacidez gástrica ou sensíveis a esta fruta podem não se sentir bem com esta dieta.
Uretra, doenças da:Proceder como indicado em bexiga



Você também pode gostar

6 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ AMADA! É UMA FRUTA QUE GOSTO MUITO E AQUI NO NORDESTE ELA É MUITO VISTA NESSE CALOR QUE FAZ O SUCO É MUITO REFRESCANTE, QUANTO MAIS VOCÊ BEBE MAIS VOCÊ QUER. E PELO QUE LI FAZ MUITO BEM, VOU COMPRAR UNS AMANHA MESMO!

    ResponderExcluir
  2. Sou louquinho por esse danado, amiga traço de qualquer jeito, muito bom mesmo tanto no paladar como para a saúde.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Oi Samuel graça e paz!!! E uma delicia essa fruta.

    ResponderExcluir
  4. principe,é verdade, o abacaxi é uma das melhores frutos que acho!!!! Uma boa tarde meu amigo

    ResponderExcluir
  5. Ai flor vc pegou meu ponto fraco nas frutinhas...rsrs...adoooooro abacaxi e agora então sabendo todas essas informações...é bom demais...

    Um cherim da titia bláblá

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga que bom, ela também é a minha preferida!!!

    ResponderExcluir