O que você é capaz de fazer por seus filhos?
Uma Mãe Perseverante!
Por Irismar OLiveira
Alguns homens e mulheres na Bíblia chamam a minha atenção, por suas atitudes diante das adversidades e pressões da vida. Alguns nomes são conhecidos outros não, mais a postura que eles tiveram merecem ser mencionados, pois nos deixam grandes lições. Que ao lermos suas historias possamos aprender com eles.
A historia de hoje é sobre uma mãe que admiro muito por sua atitude de perseverança * Perseverante: persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução.
Nos dias de Davi houve uma fome de três anos consecutivos; pelo que Davi consultou ao Senhor; e o Senhor lhe disse: E por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. Então o rei chamou os gibeonitas e falou com eles (ora, os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus; e os filhos de Israel tinham feito pacto com eles; porém Saul, no seu zelo pelos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los);
Perguntou, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça. e como hei de fazer expiação, para que abençoeis a herança do Senhor? Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com a sua casa; nem tampouco cabe a nós matar pessoa alguma em Israel. Disse-lhes Davi: Que quereis que vos faça?
Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos consumia, e procurava destruir-nos, de modo que não pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E o rei disse: Eu os darei.
O rei, porém, poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor que entre eles houvera, isto é, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.
Mas o rei tomou os dois filhos de Rizpa, filha de Aías, que ela tivera de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita,
E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e os sete caíram todos juntos. Foi nos primeiros dias da sega que foram mortos, no princípio a sega da cevada.
Então Rizpa, filha de Aías, tomando um pano de cilício, estendeu-o para si sobre uma pedra e, desde o princípio da sega até que a água caiu do céu sobre os corpos, não deixou que se aproximassem deles as aves do céu de dia, nem os animais do campo de noite:
Quando foi anunciado a Davi o que fizera Rizpa, filha de Aías, concubina de Saul, Ele foi e tomou os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho, aos homens de Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado quando mataram a Saul em Gilboa; e trouxe dali os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho; e ajuntaram a eles também os ossos dos enforcados.
Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas seu filho, na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de Quis, seu pai; e fizeram tudo o que o rei ordenara. Depois disto Deus se aplacou para com a terra. 2 Samuel 21: 1-14-
Quero destacar o que esse mãe fez por aproximadamente dois meses pelos seus filhos que ja estavam mortos.
1) Desconforto: O lugar para vigiar seus filhos, não foi num belo sofá ou numa bela cadeira de balanço foi uma pedra coberta com um saco de pano.
2) Solidão: Ela enfrentou isso sozinha, não havia ninguém ao seu lado.
3) Vigilância: Ela cuidava deles 24horas por dia, não havia ninguém para trocar com ela o turno, espantava durante o dia as aves e as feras à noite.
Podemos aprender com essa grande mulher o valor que nossos filhos têm, os dela já estavam mortos e mesmo assim pagou um alto preço, ficou com eles até ter um enterro. Sei que existem muitas mães com filhos problemáticos, que lhes dão trabalho, busque em Deus força e graça mas não desista deles.
Olá querida!
ResponderExcluirA algumas semanas atrás estudamos na igreja justamente sobre Rispa. A influência da fidelidade. Ela foi fiel, ficou ali, perseverou e o rei se condoeu e foi fiel com ela também.
Até então eu não tinha me atido a esse belo exemplo de fidelidade e perseverança que essa mulher nos mostra através da sua atitude. Como escrevestes, ela não estava num local confortável. Pelo contrário, com certeza o lugar cheirava muito mal, devido aos corpos estarem se decompondo em baixo de sol e chuva. Ela corria perigos, pois animais poderiam querer se aproximar. Mas ela permaneceu firme no seu propósito, vigiando 24 hs por dia. E também como citastes, ela estava só.
Nossa amiga, fiquei feliz com essa postagem, pois mais uma vez me fez lembrar do quanto precisamos ser fiéis e perseverantes.
Beijos e um bom dia de natal!
BOm dia dia, CIda!!! Muito obrigada por enriquecer essa postagem com seu comentário. Essa é uma das historia da bíblia que para mim é muito forte, pois essa mulher pagou um alto preço por seus filhos mortos. Um bom fim de semana,
ResponderExcluirGRAÇA E PAZ AMADA IRISMAR! LINDA POSTAGEM, ESSE 3 PONTOS Q VC DESTACOU SÃO MUITO IMPORTANTES DESCONFORTO, SOLIDÃO E VIGILÂNICA. QUASE TODAS AS COISAS NA VIDA SE CONSTROEM DESSA FORMA.
ResponderExcluirBoa tarde. Pr. Samuel!! Muito obrigada por seu belo comentário!!!!!!!!Desejo ao Senhor um belo fim de semana.
ResponderExcluirÉ verdade, a perseverança é fundamental na vida de cada filho de Deus.
ResponderExcluirDeus abencoe grandemente amada irmã!
Até pedra enfrentou
ResponderExcluirIsso é ótimo
Isso é maravilhoso
dá para se trazer para nossa vida e perceber que as lutas vem para que as conquistas aconteçam
Gostei do texto, nastante edificante... uma prova fidedigna do amor materno e tambem uma prova de que Deus teve oa mãe....
ResponderExcluirOi Almir, realmente a atitude dessa mae é grande expressão!!
ResponderExcluir