O que você é capaz de fazer por seus filhos?

10:43 Irismar Oliveira 8 Comments




Uma Mãe Perseverante!


Por Irismar OLiveira
Alguns homens e mulheres na Bíblia chamam a minha atenção, por suas atitudes diante das adversidades e pressões da vida. Alguns nomes são conhecidos outros não, mais a postura que eles tiveram merecem ser mencionados, pois nos deixam grandes lições. Que ao lermos suas historias possamos aprender com eles. 


A historia de hoje é sobre uma mãe que admiro muito por sua atitude de perseverança * Perseverante: persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução.

Nos dias de Davi houve uma fome de três anos consecutivos; pelo que Davi consultou ao Senhor; e o Senhor lhe disse: E por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. Então o rei chamou os gibeonitas e falou com eles (ora, os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus; e os filhos de Israel tinham feito pacto com eles; porém Saul, no seu zelo pelos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los);


Perguntou, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça. e como hei de fazer expiação, para que abençoeis a herança do Senhor?  Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com a sua casa; nem tampouco cabe a nós matar pessoa alguma em Israel. Disse-lhes Davi: Que quereis que vos faça? 

Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos consumia, e procurava destruir-nos, de modo que não pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E o rei disse: Eu os darei. 


O rei, porém, poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor que entre eles houvera, isto é, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. 


Mas o rei tomou os dois filhos de Rizpa, filha de Aías, que ela tivera de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita, 


E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e os sete caíram todos juntos. Foi nos primeiros dias da sega que foram mortos, no princípio a sega da cevada. 


Então Rizpa, filha de Aías, tomando um pano de cilício, estendeu-o para si sobre uma pedra e, desde o princípio da sega até que a água caiu do céu sobre os corpos, não deixou que se aproximassem deles as aves do céu de dia, nem os animais do campo de noite: 


Quando foi anunciado a Davi o que fizera Rizpa, filha de Aías, concubina de Saul,  Ele foi e tomou os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho, aos homens de Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado quando mataram a Saul em Gilboa; e trouxe dali os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho; e ajuntaram a eles também os ossos dos enforcados. 


Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas seu filho, na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de Quis, seu pai; e fizeram tudo o que o rei ordenara. Depois disto Deus se aplacou para com a terra. 2 Samuel 21: 1-14- 

Quero destacar o que esse mãe fez por aproximadamente dois meses pelos seus filhos que ja estavam mortos.


1) Desconforto: O lugar para vigiar seus filhos, não foi num belo sofá ou numa bela cadeira de balanço foi uma pedra coberta com um saco de pano.


2) Solidão: Ela enfrentou isso sozinha, não havia ninguém ao seu lado.


3) Vigilância: Ela cuidava deles 24horas por dia, não havia ninguém para trocar com ela o turno, espantava durante o dia as aves e as feras à noite. 


Podemos aprender com essa grande mulher o valor que nossos filhos têm, os dela já estavam mortos e mesmo assim pagou um alto preço, ficou com eles até ter um enterro. Sei que existem muitas mães com filhos problemáticos, que lhes dão trabalho, busque em Deus força e graça mas não desista deles. 




Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Olá querida!
    A algumas semanas atrás estudamos na igreja justamente sobre Rispa. A influência da fidelidade. Ela foi fiel, ficou ali, perseverou e o rei se condoeu e foi fiel com ela também.
    Até então eu não tinha me atido a esse belo exemplo de fidelidade e perseverança que essa mulher nos mostra através da sua atitude. Como escrevestes, ela não estava num local confortável. Pelo contrário, com certeza o lugar cheirava muito mal, devido aos corpos estarem se decompondo em baixo de sol e chuva. Ela corria perigos, pois animais poderiam querer se aproximar. Mas ela permaneceu firme no seu propósito, vigiando 24 hs por dia. E também como citastes, ela estava só.
    Nossa amiga, fiquei feliz com essa postagem, pois mais uma vez me fez lembrar do quanto precisamos ser fiéis e perseverantes.
    Beijos e um bom dia de natal!

    ResponderExcluir
  2. BOm dia dia, CIda!!! Muito obrigada por enriquecer essa postagem com seu comentário. Essa é uma das historia da bíblia que para mim é muito forte, pois essa mulher pagou um alto preço por seus filhos mortos. Um bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  3. GRAÇA E PAZ AMADA IRISMAR! LINDA POSTAGEM, ESSE 3 PONTOS Q VC DESTACOU SÃO MUITO IMPORTANTES DESCONFORTO, SOLIDÃO E VIGILÂNICA. QUASE TODAS AS COISAS NA VIDA SE CONSTROEM DESSA FORMA.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Pr. Samuel!! Muito obrigada por seu belo comentário!!!!!!!!Desejo ao Senhor um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, a perseverança é fundamental na vida de cada filho de Deus.
    Deus abencoe grandemente amada irmã!

    ResponderExcluir
  6. Até pedra enfrentou
    Isso é ótimo
    Isso é maravilhoso
    dá para se trazer para nossa vida e perceber que as lutas vem para que as conquistas aconteçam

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, nastante edificante... uma prova fidedigna do amor materno e tambem uma prova de que Deus teve oa mãe....

    ResponderExcluir
  8. Oi Almir, realmente a atitude dessa mae é grande expressão!!

    ResponderExcluir